Regras de preços unificados do Google
Entenda a importância do recurso das Regras de preços unificados do Google Ad Manager e como elas ajudam a aumentar a receita de publishers.
O Google Ad Manager é mais do que uma plataforma que possibilita gerenciar diferentes redes de publicidade em uma só ferramenta. Ela também ajuda publishers que desejam gerar mais rentabilidade com seus portais através de features valiosas de otimização de inventário, como as Regras de Preços Unificados (UPRs na sigla em inglês).
Leia este artigo até o final e entenda melhor as vantagens de utilizar o recurso das Regras de precificação do Google Ad Manager como oportunidade de aumentar a receita gerada com seu conteúdo.
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Saiba MaisO que são as Regras de Preços Unificados do Google Ad Manager?
As UPRs (Unified Price Rules) do Google Ad Manager são um recurso de otimização de inventário digital para aumento de receita de publishers. Suas regras de precificação são usadas para centralizar e gerenciar o CPM mínimo e desejado, em todas as demandas programáticas.
Ou seja, são uma forma de ter maior controle e gerenciar o valor do seu inventário dentro do Ad Manager.
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Saiba MaisComo ter acesso às configurações de Regras de precificação unificadas no Google Ad Manager?
As regras de precificação do Google Ad Manager apenas são habilitadas para publishers com contas vinculadas ao Google Ad Exchange (AdX). É importante saber que as UPRs não se aplicam ao preenchimento do Google AdSense nem a campanhas negociadas por meio do programático direto.
Caso você não tenha acesso ao Google Ad Exchange, é recomendado parcerias para acessá-lo e ter melhor auxílio no gerenciamento das regras de preços.
Por que é importante ter um parceiro de monetização e como ele pode ajudar?
Parceiros podem ajudar publishers a terem acesso à rede do Google Ad Exchange, além de ajudarem a otimizar seu inventário e a melhorar a monetização do seu site.
Para ter acesso ao recurso das regras de preços, é preciso ter uma conta vinculada ao Google Ad Exchange, ao qual, por sua vez, só é possível acessar através de convite do próprio Google, ou através de um parceiro licenciado que tenha essa conta. Ou seja, parceiros como a Alright AdTech, autorizados pelo Google a colocar sites de terceiros dentro da sua conta do Ad Exchange.
Com um parceiro de confiança você pode ir além do AdSense, que por ser uma rede “self-service” possui um suporte limitado dependente da sua participação ativa em fóruns em caso de dúvidas e problemas.
Já as parcerias de monetização como a Alright têm acesso a um gerente de contas do Google disponível para ajudar com diversas questões importantes, como políticas, boas práticas, implementação de formatos e otimização de inventário dentro de suas redes de publicidade.
Assim, o Google oferece o suporte que não consegue dar a todos os sites a esses parceiros, capacitando-os a apoiar seus sites e ajudando-os a fazer a monetização adequada desses publishers, inclusive dando a eles acesso ao AdX e a diversos recursos como as UPRs.
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Saiba MaisComo acessar e configurar Regras de Preços Unificados no Ad Manager?
Em posse de uma conta vinculada ao Ad Exchange, é possível aplicar até 200 regras desse tipo por rede do Ad Manager. Para encontrar as regras de preços unificados, acesse através do Google Ad Manager:
Inventário > Regras de precificação > Criar e gerenciar suas regras de preço.
Depois, você deve definir qual inventário você deseja aplicar as regras. Há diversas segmentações possíveis, mas é importante saber que configurar muitas dessas segmentações pode tornar o gerenciamento das regras de preço muito complexo. Por isso, o recomendado é iniciar aplicando as regras por inventário (bloco de anúncio) ou por URL (definidas previamente na aba URLs).
Tipos de regras de precificação
Há dois tipos de regras de preços que você pode configurar no Google Ad Manager:
1) Definir preços mínimos: você estipula um preço mínimo de CPM, e o menor lance nos leilões programáticos devem ser iguais ou superiores a este valor. Trata-se de uma configuração indicada para publishers mais maduros que estão com seu inventário bem ajustado ao valor de mercado.
2) Definir CPMs desejados: estipula o valor que você deseja para a segmentação do seu inventário. É feita uma precificação dinâmica, que pode ser por vezes maior ou menor ao valor desejado informado. Porém, trata-se de uma boa estratégia a longo prazo (de 3 a 6 meses) para que seu CPM médio se iguale ao CPM desejado que você definiu. Menos agressivo do que os preços mínimos, ajuda aos poucos o publisher a precificar seu inventário, podendo ajustar o preço desejado.
Além disso, o CPM desejado permite aumentar o fill rate enquanto aumenta o rendimento do seu inventário e mantém um preço mínimo médio conforme você estipular.
Possíveis impactos negativos sobre a receita
Um alerta: Quanto mais agressivo você for nas suas regras de precificação, maior o impacto sobre a receita. Ou seja, se você aumentar muito o valor do seu CPM mínimo ou desejado, venderá menos para o leilão aberto.
Nesse caso – principalmente se você não possui outras fontes de receita, como vendas diretas ou inventário remanescente -, você pode acabar deixando de preencher impressões e ter perda de receita. Mais um motivo para contar com a expertise de parceiros como a Alright para otimizar e gerenciar seu inventário com estratégias consistentes de regras de preço.
Outras configurações possíveis das Regras de Preços Unificados do Ad Manager
Assim como é possível definir uma configuração padrão de preços para tudo, independentemente do tamanho e tipo de criativo (com a opção “Definir preços para tudo”), publishers podem definir um preço mínimo ou desejado de CPM para itens especificados (selecionando a opção “Definir preços para itens específicos”) nas configurações de regras de precificação do Ad Manager.
Selecionando a opção “Definir preços para itens específicos” é possível precificar os seguintes itens no Google Ad Manager:
- Preços para diversos tamanhos de criativo.
- Preços para diferentes tipos de criativo (somente display e vídeo in-stream e out-stream).
- Preços para anunciantes, compradores e bidders (somente para demandas do Open Bidding e do Ad Exchange).
Cuidado com a demanda restrita
A saúde da sua monetização depende muito da qualidade do seu conteúdo e se ele segue as diretrizes de conteúdo para editores do Google. Isso porque se seu conteúdo tiver uma restrição de inventário, menos origens de publicidade gerarão receita para ele. Muitas vezes, nenhuma origem ou rede definirá lances para o inventário, e nenhum anúncio será exibido nesse conteúdo restrito ou, no mínimo, receberá menos anúncios do que os que não possuem restrições.
Portanto, jamais descuide do seu conteúdo. Confira nossos artigos e vídeos sobre diretrizes de conteúdo para editores.
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Saiba MaisEste conteúdo foi útil? Além da Central de Ajuda do Google Ad Manager, sugerimos conferir o guia complementar do Google sobre UPRs, onde você encontra diretrizes gerais, dicas de implementação e práticas recomendadas aqui.
A Alright é uma AdTech que atua como parceira de monetização, e aplica estratégias personalizadas de regras de precificação que valorizam o inventário dos sites de sua Rede própria seguindo as boas práticas recomendadas pelo Google.
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