Ad Manager: a plataforma mais completa de anúncios do Google
Entenda o que é e como funciona a plataforma Google Ad Manager, que facilita o gerenciamento de anúncios de diversas redes de publicidade e de vendas diretas.
Diante de recorrentes reclamações de profissionais de marketing sobre a sua dificuldade em gerenciar campanhas digitais, o Google anunciou em 2018 a fusão de duas de suas plataformas de publicidade – DoubleClick for Publishers (DFP) e Google Ad Exchange (AdX).
Assim nascia o Google Ad Manager – plataforma que simplifica o gerenciamento de anúncios pelos publishers que desejam gerar mais rentabilidade com seus portais.
Como fazer meus conteúdos serem indexados mais rápido pelo Google?
Confira dicas para acelerar o rastreamento de novos conteúdos pelos bots dos buscadores e alavanque seu tráfego orgânico
Saiba MaisO que é o Google Ad Manager
Através do Google Ad Manager, o usuário tem acesso ao melhor dos antigos Google DFP e AdX em uma única plataforma.
Com uma melhor experiência do usuário e a possibilidade de gerenciar diferentes redes de publicidade em uma só ferramenta, o Ad Manager tem muitas vantagens como plataforma de monitoramento e gestão de anúncios, que propicia maiores receitas com todos os tipos de inventário dos publishers (sites e aplicativos).
Isto porque ela conta com vários recursos que possibilitam:
- Gerenciamento simplificado de rendimentos;
- Controle granular de dados e formatos de anúncios
- Relatórios mais completos e personalizados;
- Ferramentas de otimização e segurança contra fraudes de anúncios e impressões falsas;
- Recursos de tráfego, entre outros.
11 fatores de monetização
Os principais fatores que influenciam no seu tráfego e monetização
Saiba MaisQuais as diferenças entre o Google Ad Manager e o AdSense?
Como já vimos, o Ad Manager oferece o controle de várias redes de publicidade, entre elas o AdX, redes de terceiros, além do próprio Google AdSense.
Assim, é possível gerenciar todas essas redes dentro de uma única plataforma e fazê-las competirem entre si pelos espaços de publicidade – valorizando, assim, o inventário dos publishers com ofertas de CPMs mais elevados por conta da maior concorrência.
Contudo, é comum haver dúvidas sobre a diferença entre as ferramentas, sendo o Ad Manager comumente referido como uma versão premium do AdSense.
Porém, é importante ter em mente que são coisas bem diferentes: o Ad Manager é uma plataforma de anúncios que oferece a possibilidade de gerenciamento unificado de várias redes, enquanto o AdSense é basicamente uma dessas redes de publicidade.
Ou seja, ao fundir o AdX e o Double Click para dar origem ao Ad Manager, o Google manteve o AdSense como uma rede de publicidade separada.
Além disso, uma das principais características que o diferem do Ad Manager é que o AdSense é acessível a um número maior de publishers, pois são aceitos até mesmo aqueles que ainda estão em fase de desenvolvimento e geração de tráfego.
O AdX, por sua vez, é mais seletivo e torna o Ad Manager também mais restrito e voltado para grandes publishers, que realizam um grande volume de vendas diretas (confira as diretrizes aqui).
Confira abaixo o comparativo entre o Google Ad Manager e o AdSense a respeito de alguns recursos:
O Ad Manager valoriza o inventário dos publishers
Como já mencionado, além da seletividade e da possibilidade de gerir tráfego de diversas redes de publicidade e de vendas diretas, o Ad Manager também pode ser configurado pelo usuário para realizar a exibição de anúncios do AdSense.
Portanto, ao permitir que os anúncios do AdSense concorram com as outras redes de anúncios, o Ad Manager ajuda a garantir que os melhores lances de demandas programáticas entre as diferentes redes vençam os leilões automáticos e façam a exibição de publicidade nos sites.
Por isso, fica a dica: é bastante interessante para publishers que se conectem tanto ao AdX quanto ao AdSense, e depois faça sua integração para melhor gerenciamento e maximização de receita através do Ad Manager.
Vale ressaltar que a forma de monetização do Ad Manager também é diferente do AdSense. Neste, o publisher recebe o pagamento do próprio Google, enquanto no Manager quem paga são os anunciantes diretos ou as diferentes redes de anúncios.
Diferenças entre o Google AdSense e AdX
Entenda a diferença entre ambas as redes de publicidade do Google
Saiba MaisConclusão
Como vimos, o Google Ad Manager entrega uma solução completa e integrada para otimização do seu inventário. Por isso, é o servidor de anúncios do Google mais recomendado para gerenciar seu inventário de venda direta, via Google e de outras redes de publicidade.
Além disso, é possível e recomendado integrar sua conta do AdSense ao Ad Manager, e através deste gerenciar também sua conta do AdX.
Confira um resumo de tudo o que é possível com o Google Ad Manager:
1) Criar inventários;
2) Configurar campanhas de anúncios;
3) Gerenciar criativos;
4) Gerenciar o tráfego, gerar previsões e criar relatórios de campanhas de anúncios;
5) Gerenciar o controle de qualidade dos anúncios na sua rede;
6) Gerenciar o inventário de maneira programática;
7) Gerenciar anúncios por meio de regras de preço com proteções avançadas contra fraudes.
Gostou do conteúdo?
Em caso de dúvidas sobre como conectar seu site ao Ad Manager, entre em contato com a Alright. Somos parceiros do Google com nossa própria rede de publishers e damos aos nossos portais parceiros acesso às melhores plataformas.