Alright Responde
FAQ Publishers
Perguntas Frequentes
Dúvidas Frequentes
Qual o tempo médio para o meu site começar a gerar receita?
A monetização começa logo após a implementação de todas as tecnologias do Alright em seu site. No entanto, é importante observar que esse processo pode levar até 24 horas úteis para ser concluído. A implantação é uma etapa crucial, por isso recomendamos que você fique atento ao seu e-mail e WhatsApp para receber atualizações.
A Alright tem um prazo mínimo de fidelidade?
Não, mas recomendamos aos nossos publishers parceiros que permaneçam em nossa rede por um prazo mínimo de até 90 dias, tempo suficiente para os algoritmos e robôs identificarem a relevância do inventário do site. Durante esse tempo, também trabalhamos em seu site para impulsionar a performance de monetização e identificar melhores oportunidades.
Como a Alright combina experiência do usuário e anúncios.
Analisamos o seu site e recomendamos os formatos e posições que se adequam melhor à estrutura das suas páginas, visando melhorar a performance e a experiência do usuário.
Fique por dentro desse assunto, clique aqui para conhecer as boas práticas para o posicionamento de anúncios.
Se eu contratar a Alright, o que preciso fazer?
Apenas é necessário instalar a tag Alright e adicionar as linhas do ads.txt corretamente. Após a implementação adequada dessas tecnologias, poderemos iniciar o processo de monetização do seu site.
Convidamos a ler os artigos ads.txt: o que é? Qual a sua importância? e Sellers.json: Entenda a importância deste arquivo para tornar o mercado programático mais seguro e confiável. Ambos abordam o assunto e a complexidade desse arquivo com uma simples sintaxe.
Em casos particulares, é necessário também instalar as div’s. Utilizamos esse recurso para garantir que nossos formatos sejam implementados em todas as páginas, possibilitando a monetização de 100% do seu conteúdo.
Quais os principais parceiros da Alright?
Em nossa rede, trabalhamos com as principais plataformas de mídia programática e temos mais de 30 parceiros localizados no Brasil, Europa e Estados Unidos. Além disso, estamos constantemente pesquisando novos parceiros para melhorar a performance, aumentar o tráfego de alta qualidade e maximizar a monetização.
O que é o Dashboard Alright? Como consulto a receita gerada na minha monetização?
O Dashboard Alright é o painel de visualização das impressões e receitas. Compartilhamos todos os dados de forma transparente para que você possa analisar a performance do seu site. Os relatórios são atualizados diariamente no formato D-1.
Além disso, você também utilizará o dashboard para gerenciar as ordens de pagamento e atualizar seus dados cadastrais. Por meio dele, você poderá fazer o upload da sua nota fiscal e acompanhar o faturamento.
Também oferecemos um módulo de atendimento, onde você poderá enviar mensagens para nossa equipe de suporte técnico e atendimento.
O que preciso saber sobre a sazonalidade de anúncios?
Existem períodos do ano em que os investimentos em publicidade apresentam picos e declínios, causando oscilações nas receitas.
Temos três datas principais para o varejo, Black Friday, Cyber Monday e Natal, nestes períodos é esperado o aquecimento nos investimentos do mercado de mídia programática, o oposto ocorre no início dos meses onde já é esperado uma baixa demanda de anúncios.
Por padrão, os 10 dias finais do mês são fundamentais para a monetização e neste período ocorre o maior ganho de receita.
Saiba mais sobre as sazonalidades do calendário de publicidade aqui.
O que é e como funciona o mercado de mídia programática?
A mídia programática é a compra de anúncios online de maneira automatizada, segmentada e utilizando inteligência artificial para atingir eficiência em seus resultados. Conecta o inventário dos publishers (espaços publicitários disponíveis) com anunciantes que desejam divulgar seus produtos e serviços. Esse processo é feito nas AD Exchanges através da integração de dois tipos de plataformas, as DSPs (Demand Side Platform) e SSPs (Supply Side Platform), responsáveis pelo leilão em tempo real para obter o lance mais alto pelo espaço publicitário.
Quais as vantagens de organizar no meu site por categorias?
A categorização do conteúdo é um recurso utilizado para classificar seus artigos. Essa organização torna o seu site mais relevante e contribui para o aumento de visibilidade da sua página nos mecanismos de busca.
Saiba mais clicando aqui.
Preciso me preocupar com os acessos via dispositivos móveis?
O dispositivo móvel é a principal ferramenta para o consumo de conteúdo na internet, e hoje já representa 82% de todos os acessos. Portanto, é fundamental que o seu site esteja preparado para receber esse público, a nossa recomendação é que você tenha uma página responsiva, ou seja, que se adapte aos mais diversos aparelhos. O Google adotou o conceito Mobile First, aplicado em projetos web com foco principal na arquitetura e desenvolvimento para os dispositivos móveis, para só depois fazer adaptações para o desktop e demais dispositivos. Hoje o Google prioriza sites que aplicam essa metodologia.
Qual a importância da sua linha editorial?
A linha editorial é o guia de assuntos que serão abordados e trabalhados nas suas publicações, ela será o apoio na segmentação do seu conteúdo, no ganho de autoridade e público especializado.
Ao investir em mídia programática, o anunciante pode realizar uma segmentação específica para uma idade, gênero, interesses, demografia, dentre outros. Também pode aplicar o brand safety para garantir que seu anúncio não será vinculado a fake news ou conteúdos chocantes/indesejados.
O Google, parceiro Alright, possui um inventário que corresponde a cerca de 95% do tráfego dos sites brasileiros, e dispõe de uma central de políticas que analisa e aplica restrições a conteúdos que violam as diretrizes. Além disso, as marcas trabalham com listas de bloqueio, por isso, é importante a publicação de conteúdo de alta qualidade.
Para tornar o seu conteúdo relevante para o usuário, aposte em títulos atraentes, conheça o seu leitor, produza conteúdos com frequência, aplique técnicas de SEO, e acompanhe sempre as métricas do seu Google Analytics e Google Search Console.
Fique por dentro da diretrizes Google, acessando a Central de Políticas
Quais as melhores práticas no mercado de publishers?
Garantir que seu site aplique as boas práticas do mercado de publisher contribuem para o aumento de receita e assegura uma boa experiência ao leitor. Conheça abaixo as 7 principais práticas para levar o seu site ao sucesso:
- Crie conteúdo relevante para o mercado atual;
- Conheça sua audiência, mapeie sua persona;
- Tenha um site responsivo (Mobile, Desktop e Tablet);
- Utilize tecnologias para entregar o conteúdo do seu site com o carregamento rápido;
- Use as técnicas de SEO;
- Mantenha o seu arquivo ads.txt atualizado e com a sintaxe regulamentada pela IAB;
- Para portais de notícias, cadastre o seu site no Google News.
Posso contratar a Alright e continuar monetizando com o Adsense?
Sim! Sua parceria com a Alright no modelo de gerenciamento de inventário é independente de sua conta no AdSense, e não interfere na sua monetização.
Dúvidas Técnicas
Posso instalar anúncios em minhas páginas AMP?
A tecnologia AMP (Accelerated Mobile Pages) é uma configuração que permite otimizar o carregamento simplificado ou quase instantâneo de páginas web em dispositivos móveis. Aqui na Alright conseguimos preencher seus espaços de anúncios com display, vídeo e conteúdo recomendado, temos a solução completa.
O que é GMC ou MCM?
É o cadastro no Google Ad Manager! Com o Gerenciamento de Múltiplos Clientes (GMC), conseguimos gerenciar os espaços negociados com você. O Google precisa aprovar tanto a conexão como os sites e você precisa aceitar nosso convite. Dessa forma conseguimos estabelecer nossa parceria de monetização.
Tenho mais de um site, posso usar o mesmo tag manager em todos?
Não, é necessário um tag manager para cada domínio! Cada site possui layout e implementações diferentes, e os blocos de anúncios são gerados no Google por domínio, portanto cada site da nossa rede tem uma tag diferente.
Dúvidas Financeiras
Quando e como funciona o pagamento da minha monetização?
Você receberá o pagamento da sua monetização por meio de transferência bancária. Sua receita gerada no mês anterior será processada e paga no final do mês subsequente. Por exemplo, os ganhos de junho serão pagos no final de julho.
Além disso, para receber sua receita, é necessário atingir um valor mínimo de R$100,00. Caso o valor mínimo não seja alcançado em um único mês, o valor acumulado será transferido para os meses seguintes, até atingir o mínimo para pagamento.
A ordem de pagamento é gerada automaticamente todo 5º dia útil do mês. Após a liberação da ordem de pagamento no Dashboard Alright, você deve emitir sua nota fiscal e fazer o upload em nossa plataforma. O prazo para envio das notas fiscais é até o dia 20 de cada mês. Notas fiscais enviadas após esse prazo serão pagas no mês subsequente.
Os pagamentos seguem a regra de serem realizados até o dia 30 do mês atual. No caso de o dia 30 ser um final de semana ou feriado, os pagamentos ocorrem no último dia útil do mês, a menos que o mês tenha o dia 31, sendo esse dia útil. É importante mencionar que os pagamentos serão realizados dentro do horário bancário, podendo ser efetuados até o encerramento deste período.
Tenho dúvidas sobre a emissão de nota fiscal
Todos os meses, até o 5º dia útil, você receberá por e-mail, no endereço cadastrado em nosso dashboard, o relatório financeiro referente à receita gerada com sua monetização no mês anterior. Após receber o relatório, você poderá gerar a nota fiscal e fazer o upload em nosso dashboard.
Caso sua nota fiscal ainda esteja em formato físico (talão), você deve escaneá-la e fazer o upload em nosso dashboard.
Posso alterar os meus dados cadastrais?
Sim, para realizar os procedimentos de atualização cadastral, é necessário entrar em contato com nossa equipe de suporte. Você pode acessar o Dashboard Alright e, do lado esquerdo, clicar em “Suporte” para fazer sua solicitação de atualização junto ao time financeiro.
Ficou sem alguma resposta?
Entre em contato com o nosso time de atendimento e suporte técnico no e-mail suporte@alright.com.br
Dúvidas sobre parceiros e monetização (Comercial): parceiros@alright.com.br
Horário de atendimento: Segunda a Sexta- das 9h às 18h