Para te ajudar a ter certeza de que seu site está sendo indexado pelo Google e outros mecanismos de busca – e te ajudar como processo caso não esteja – preparamos este conteúdo onde você encontra as seguintes informações:
1) Por que é importante estar indexado?
2) Como funciona a indexação?
3) Como saber se seu site está indexado?
4) Como indexar o site rapidamente?
Se você está lendo este conteúdo, provavelmente já sabe que criar um site demanda tempo e dedicação. É preciso estar atento a aspectos como SEO, UX (experiência do usuário), e se o portal oferece uma boa versão mobile.
Depois do processo de criação, você quer que seu site seja encontrado pelos leitores rapidamente e ter resultados de monetização expressivos; e para isso, investir em boas estratégias de tráfego orgânico é muito importante.
Os mecanismos de busca são uma das principais fontes desse tipo de tráfego, e para estar nos primeiros resultados do Google, por exemplo, é preciso aplicar diversas boas práticas editoriais e técnicas de SEO que já abordamos em outros conteúdos.
[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Dicas essenciais de SEO para publishers” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/dicas-de-seo/” text=”O básico de SEO para atrair mais visitantes e alavancar sua receita”][vc_empty_space][vc_column_text]Porém, é mais comum do que se pensa que publishers se preocupem tanto com estratégias de SEO para terem um bom ranqueamento, que às vezes se esquecem de que seu esforço pode estar sendo em vão se seu site não estiver sendo indexado pelos buscadores.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Por que é importante que seu site seja indexado pelo Google?
Se SEO é um conjunto de técnicas para ranquear bem nos mecanismos de busca, a indexação é o primeiro passo para sequer ser considerado pelos algoritmos dos buscadores. Ou seja, se você se esforça para produzir conteúdo com boa aplicação de SEO sem estar indexado, sinto lhe dizer, mas está trabalhando à toa.
Isso porque a indexação nada mais é do que a ação do Google de incluir seu site entre os portais que estão na lista para aparecerem nas pesquisas dos usuários. Só depois disso vem o ranqueamento que faz suas páginas competirem com outras pelas primeiras posições e aumentar sua encontrabilidade.
Leia também: Os principais fatores que influenciam no seu tráfego e monetização
Como funciona a indexação do Google?
O processo de indexação dos mecanismos de busca funciona através de robôs de rastreamento que usam algoritmos para realizar a busca e a varredura de páginas na internet.
No caso do Google, esses algoritmos sofrem atualizações recorrentes para serem cada vez mais apurados na análise de experiência do usuário, autoridade e qualidade do conteúdo de páginas da web.
Esses robôs, conhecidos como Googlebots, estão sempre procurando novos sites para indexar e atualizar seu índice de pesquisa.Entenda como a atualização do algoritmo do Google influencia na monetização de publisher
Como saber se o seu site está sendo indexado?
Para saber se seu site está sendo indexado pelo Google, abra o buscador e digite a URL do seu portal. Se ele aparecer nos primeiros resultados, isso prova que seu site está no índice do buscador e, portanto, está sendo indexado.
Outro procedimento importante é verificar a existência de um arquivo chamado robots.txt na raiz do seu site. O robots.txt é o que indica se seu portal está liberado para ser indexado, e também o que faz a comunicação entre o seu site e os robôs dos buscadores. Portanto, não apague-o ao incluir linhas de ads.txt, por exemplo.
Como indexar o site rapidamente?
Os Googlebots podem realizar a indexação do seu site e de novas páginas de forma natural, mas esse processo pode demorar um pouco. Depois de averiguar se seu site está sendo indexado, você pode agilizar a indexação de novos conteúdos que você publicar, e começar a aparecer nos resultados de busca e a atrair tráfego orgânico mais rapidamente.
Confira dicas simples de como fazer isso:
1. Utilize o Google Search Console
O Search Console é uma das ferramentas mais importantes do Google para publishers. Ela possui recursos excelentes para indexação e manutenção do portal.
Caso haja algum problema com o rastreamento, o Console notifica os erros e como consertá-los em relatórios muito completos sobre o desempenho de tráfego orgânico do seu site.
2. Envie um pedido de rastreamento para o Google Search Console
Uma das formas mais simples de indexar suas páginas no Google é disponibilizando seu sitemap (lista de URLs de todas as páginas do seu site) a ele. Dessa forma, é como se você desse aos bots um mapa para rastrear seu portal.
Para isso, é necessário adicionar seu sitemap ao arquivo robots.txt do seu site ou enviá-lo diretamente ao Google Search Console. Saiba mais como criar e enviar um sitemap aqui.
3. Gere mais páginas e links com seu conteúdo
Quanto mais material você tiver para ser indexado, melhor. Por isso, gere constantemente novos links e páginas com novos conteúdos. Para isso, é interessante ter um blog atrelado ao seu portal com conteúdos mais longos e especializados.
Dessa forma, a cada novo conteúdo indexado, mais links competindo pelas melhores posições de pesquisa você terá, e mais leitores você irá atrair organicamente para seu site.
4. Fique de olho no Google Analytics
Outra ferramenta essencial para publishers é o Google Analytics. Ela permite que você acompanhe e analise métricas importantes de tráfego e de preferências dos usuários do seu site.
Além disso, a instalação do Analytics também é uma forma de chamar a atenção dos bots de rastreamento e agilizar o processo de indexação de novas páginas. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google Analytics” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/google-analytics-para-monetizadores-de-conteudo/” text=”Conheça as principais métricas para publishers e o que elas indicam”][vc_empty_space][vc_column_text]
5. Não ignore o arquivo robots.txt
Como mencionamos antes, o robots.txt é um arquivo importante que serve como uma autorização de indexação de suas páginas.
Se você ignorá-lo e utilizar apenas o sitemap, por exemplo, os bots dos buscadores vão entender que todas as páginas devem ser indexadas, até aquelas que não precisam e que prejudicam a autoridade do seu portal, como páginas duplicadas e de login de acesso restrito.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
6. Faça link building
Links são indispensáveis para indexação, e quanto mais, melhor. Por isso, invista em uma boa estratégia de link building com links internos dentro do seu conteúdo, que redirecionem o leitor para outras páginas do seu site, mantendo-o por mais tempo no seu domínio.
Outro tipo de link importante para a autoridade do seu portal são os guest posts, ou links externos. Tratam-se de links seus incluídos em conteúdos de outros domínios de boa autoridade.
Esses links são entendidos pelos algoritmos do Google como uma recomendação de seus conteúdos feita por outros sites de credibilidade, o que também ajuda (e muito) no seu ranqueamento nas buscas.“Saiba as principais técnicas de link building para turbinar o SEO do seu site
7. Promova suas páginas nas redes sociais e em comunidades
A Alright já promoveu webinars sobre geração de tráfego através das redes sociais e comunidades, pois são realmente fontes valiosas de acessos aos seus conteúdos.
Portanto, faça perfis de seu site nas principais redes sociais, além de criar comunidades no Facebook e Telegram, por exemplo. Assim, a cada novo conteúdo que você produzir, não perca tempo e divulgue-os nesses canais o quanto antes.
Mas não esqueça de manter seus perfis atualizados e com os links certos. Afinal, os robôs do Google também vasculham as redes sociais em busca de novos conteúdos e páginas para indexar, e levam em consideração a presença desses perfis como um indicador de autoridade, beneficiando também sua posição nos buscadores.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]