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Os principais relatórios do Google Analytics para avaliar o desempenho da sua monetização
Quem vive da produção de conteúdo sabe que é necessário prestar atenção em diversos detalhes para ganhar dinheiro na internet, além de ter faro apurado para os assuntos do momento. Um dos cuidados mais importantes é com as métricas do site ou portal – e não só para medir a audiência, mas também para entender o comportamento do seu público, estabelecer metas e avaliar o desempenho das ferramentas de monetização utilizadas.
A ferramenta mais conhecida (e certamente uma das mais completas) para fazer essa medição e ter relatórios precisos é o Google Analytics. Criado como uma ferramenta para webmasters, o Analytics se tornou muito popular entre os profissionais da área de marketing por conta dos dados disponíveis, que são extremamente úteis na hora de configurar campanhas segmentadas.
Entretanto, o Google Analytics pode se revelar um pouco complicado devido à grande quantidade de informações que são disponibilizadas em sua interface. Para que você não se perca no emaranhado de relatórios, fizemos uma lista com as métricas mais importantes que devem ser acompanhadas. Confira as métricas mais importantes do Google Analytics para quem tem foco na monetização:
1) Sessões
As visitas ao seu site são chamadas pelo Google Analytics de sessões. Essa métrica, que aparece na primeira página do GA e pode ser conferida em diferentes intervalos de tempo, mede o número total de visitas ao site (independente de ser um usuário que retorna, por exemplo). Para quem monetiza o conteúdo, essa é uma métrica muito importante, que mostra quantas pessoas foram atraídas até sua página. Quanto maior esse número, mais chances de ganhar dinheiro com publicidade.
2) Usuários
Os visitantes únicos são identificados pelo Google Analytics como usuários. Ou seja, se um mesmo indivíduo visita o seu site mais de uma vez por dia, ele será considerado um visitante único. Assim, as diversas visitas podem ser consideradas diversas sessões, mas ele será considerado como apenas um usuário. Essa também é uma métrica fundamental para quem monetiza o conteúdo, já que identifica os visitantes fiéis da sua página e pode ajudar a identificar quais são os conteúdos que atraem novas visitas de antigos usuários.
3) Taxa de rejeição
A taxa de rejeição mede o número de usuários que deixaram o seu site após visualizar apenas uma página. Segundo o guru Neil Patel, esse número costuma ser alto em blogs, já que os visitantes costumam fechar a aba após encontrar o conteúdo que procuravam. Para quem monetiza o conteúdo, é importante apostar em técnicas para manter os usuários por mais tempo na página para aumentar as chances de ganhos. Uma boa tática é inserir conteúdo relacionado e apostar em CTAs mais agressivos para levar seus visitantes para outras páginas do site. Caso sua taxa de rejeição seja muito alta, também é uma boa oportunidade para observar detalhes como tempo de carregamento da página e visualização em dispositivos móveis, que podem estar atrapalhando seus visitantes.
4) Duração da sessão
É o tempo médio dos visitas no seu site. É possível que você tenha uma grande taxa de rejeição, mas um número alto na duração da sessão – isso significa que os usuários leem todo o seu conteúdo extenso, mas não têm interesse em continuar navegando no seu site.
5) Canal de tráfego
Também disponível na página inicial do Google Analytics, essa métrica mostra as fontes das visitas em seu site: busca orgânica, acesso direto (quando o usuário digita o endereço do seu site no navegador), links em outros sites, social media, ou outros. Ter acesso a essas informações é fundamental, já que você poderá analisar quais são os canais que levam mais visitantes até seu conteúdo e encontrar maneiras para aumentar a sua audiência. Por exemplo, se o número de visitantes oriundos das redes sociais for baixo, você pode pensar em estratégias para impactar mais pessoas com os seus posts e, consequentemente, aumentar seu faturamento.
6) Velocidade do site
Essa métrica, que você pode encontrar na aba de comportamento do Google Analytics, é fundamental para que você monitore e melhore sempre que possível o tempo de carregamento do seu site. O número dos acessos à internet através de smartphones é cada vez maior; portanto, é muito importante oferecer uma boa experiência aos usuários para que eles permaneçam na sua página e cliquem nos anúncios. Aliás, o algoritmo do Google também usa essa informação para determinar a posição do seu site nas buscas, então é importante ter atenção redobrada com a velocidade de carregamento da página. Confira algumas dicas de como diminuir o tempo de carregamento do seu site.
7) Público-alvo
A aba “público-alvo”, localizada no menu à esquerda do Google Analytics, oferece diversas oportunidades para que você conheça os usuários que visitam o seu site. Ali é possível encontrar informações como a localização geográfica, sexo e a idade dos visitantes, que podem auxiliar na hora de pensar em novos conteúdos e ações segmentadas para sua audiência. Além disso, o GA também oferece informações muito mais específicas, como os interesses dos visitantes (baseados nos dados que o Google coleta durante a navegação dos usuários) e até mesmo qual o navegador, sistema operacional e operadora de celular que eles usam.
8) Comportamento dos usuários
No menu localizado na esquerda da tela do Google Analytics, você também encontrará uma aba dedicada ao comportamento dos usuários. Essas são métricas muito importantes para quem deseja monetizar seu conteúdo, já que é possível visualizar quais são as páginas mais visitadas e até um gráfico com o fluxo do comportamento dos usuários. Isso significa que você poderá visualizar de onde eles vieram e para onde foram após visitar o seu site, e com essas informações poderá criar mais conteúdo de interesse da sua audiência!
Uma vez fechada sua parceria com a Alright, é importante que você compartilhe a conta do seu site no Google Analytics conosco para que possamos analisar as métricas e entender os principais pontos que seu portal deve melhorar para obter bons resultados de monetização. Além de todas as possibilidades que o Google Analytics oferece, você também terá acesso a uma plataforma exclusiva da Alright para acompanhar alguns relatórios relacionados ao desempenho de geração de receita do seu site. Saiba mais