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Princípios de Link Building para pessoas donas de sites e produtoras de conteúdo

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Se você tem um site e possui algum conhecimento de SEO, provavelmente já ouviu falar em Link Building. A linkagem interna e externa das páginas de sites com backlinks é uma estratégia muito importante para todo produtor de conteúdo na internet, já que se trata de um dos  principais parâmetros para figurar nos primeiros resultados de busca do Google. 

O que é Link Building 

Traduzindo literalmente do inglês, link building significa “construção de links”, e nada mais é do que um conjunto de técnicas de geração de links em outros sites para chamar tráfego para o seu. Uma das formas mais simples de você conseguir ter links em outros sites é prospectando endereços na web que tenham relevância e autoridade no assunto do seu conteúdo.

Confira nosso conteúdo com dicas de técnicas que você DEVE usar para melhorar o SEO do seu site.
Saiba Mais

Por que fazer Link Building?

Considerado uma estratégia de SEO, o objetivo principal do link building é – através do trabalho de conseguir links para seu site ou página – criar mais relevância na Web e nos mecanismos de busca. Como mencionado antes, gerar links em outros sites é um dos principais parâmetros de ranqueamento do Google, já que é um indicador da reputação e do grau de autoridade do seu domínio. 

 

De forma didática, os algoritmos do Google interpretam links para sua página como um voto de confiança que outros sites dão ao seu conteúdo, aumentando a credibilidade e classificação do seu site, propiciando um aumento de tráfego.

 

Uma boa estratégia de link building inclui variar nos sites; ou seja, não focar em apenas um. Mas fique atento! Apesar de a quantidade ser importante (quanto mais links e sites, melhor), a qualidade, relevância e autoridade desses links é o que importa mais. 

Confira dicas para atrair e fidelizar mais leitores para o seu site ou blog.
Saiba Mais

Como fazer Link Building? 

Além da boa e velha prospecção direta de sites, blogs e portais que já mencionamos, outras táticas são: 

 

1 – Guest posts

Provavelmente muitos sites relacionados ao assunto do seu aceitam guest posts, que por sua vez são conteúdos feitos por outras pessoas ou empresas. Você pode oferecer um conteúdo seu para incluir em outros sites, mas lembre-se: ele deve ser original, e não uma cópia e cola do que você já tem nas suas próprias páginas. Também não vale oferecer o mesmo post em diversos sites diferentes. Ofereça qualidade e exclusividade acima de tudo!

Além da qualidade, priorize também a relevância do seu conteúdo para a audiência do site onde você vai publicar o post. Se você não tem muito material relacionado à temática do site onde deseja gerar links, até vale criar novos conteúdos para corresponder mais diretamente aos interesses dos leitores que navegam nele. 

 

2- Pesquise menções ao seu site

Alguns sites podem ter mencionado sua marca sem linkar para o seu site. Use o Google Alertas ou outras ferramentas que notificam essas menções na web, entre em contato com o veículo, e solicite a inclusão do seu link.   

 

3- Procure por links quebrados

Broken links, ou links quebrados, são aqueles links mortos, que não funcionam mais. Você pode “ressuscitá-los” com o seu conteúdo, caso a página seja relevante para você. Possuir links quebrados demonstra certo grau de negligência, prejudicando a autoridade e a experiência do usuário de qualquer site. Por isso, esta tática é benéfica para todos os lados: ajuda donos de sites a terem links quebrados substituídos por links relevantes que geram tráfego para o seu conteúdo. 

 

4- Inclua links internos e externos no seu conteúdo

O uso de backlinks no seu conteúdo não apenas expandem o conhecimento do leitor como também gera tráfego de qualidade para o seu site. Os links internos são interessantes, pois ligam suas próprias páginas com vários conteúdos relevantes, e aumentam o tempo de permanência do usuário no seu domínio.

Já sobre os links externos, você pode se perguntar: se sou eu que quero gerar links fora do meu domínio, por que eu incluiria links para gerar tráfego para outros sites? A resposta é simples: isso ajuda no seu link building. Afinal, cria oportunidades de outros sites fazerem links de volta para a sua página, além de tornar o seu conteúdo mais completo, com mais informações para seus leitores através do fornecimento de links com autoridade sobre determinado assunto. Mas cuidado! Certifique-se que seus links levam o usuário a páginas relevantes, úteis e com boa reputação. 

 

5- Não use técnicas Black Hat como link farms e links pagos

Sabemos que fazer link building dá trabalho e que não é tão fácil conseguir bons links. Por isso, alguns donos de sites e blogs acabam optando por certos atalhos como as link farms e os links pagos. Porém, o que pode parecer um jeito mais fácil de gerar links, acaba tendo efeitos indesejados. Sites que se rendem a práticas de Black Hat – como pagar para sites bem posicionados inserirem seus links nos conteúdos deles, ou criar sites e grupos exclusivamente para realizar a inserção e troca de links entre veículos – são investigados e estão na mira do Google para serem punidos.

Confira técnicas Black Hat de SEO que você NÃO deve usar pelo bem do seu site.
Saiba Mais

Conheça a Alright para Publishers

Estratégias de SEO como o link building são essenciais para criar autoridade e gerar tráfego para suas páginas, refletindo diretamente no sucesso da monetização do seu site. Ficou com alguma dúvida ou quer saber mais sobre as soluções de monetização da Alright? Deixe seu contato!

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