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Plugin Yoast e outras dicas de SEO para produtores de conteúdo

Todo mundo que publica conteúdo na internet quer ser bem-sucedido – e ser bem-sucedido online significa ser lido pelo maior número possível de usuários. A matemática é bem simples: quanto mais visitantes o site recebe, maior a receita do publisher. Escrever bons textos é o básico, mas não é tudo.

Confira aqui como atrair mais visitantes para o seu site.

É necessário investir algum tempo em SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Mecanismos de Busca) para aparecer na primeira página do Google e garantir que seu conteúdo seja encontrado facilmente.

 

Se as técnicas de SEO parecem um bicho de sete cabeças para você, estamos aqui para te tranquilizar. Aplicá-las em seu conteúdo é um trabalho de formiguinha, que exige paciência, mas traz um resultado muito interessante a longo prazo.

 

E se você usa o WordPress como plataforma de criação de conteúdo, essa tarefa fica ainda mais simples com a ajuda de plugins como o Yoast. 

 

Por isso, hoje vamos compartilhar algumas dicas para usar o Yoast e outros truques de SEO que farão o seu conteúdo se destacar e figurar no topo das buscas. Continue lendo e confira! 

 

Como usar o plugin Yoast no WordPress para melhorar o SEO do seu site

 

A instalação de plugins no WordPress é bastante fácil e intuitiva: basta acessar a aba plugins, digitar o nome ou palavra-chave do plugin que procura, e depois clicar em “instalar”. Pronto, você já tem o Yoast à sua disposição! 

O Yoast faz alguns ajustes que ajudam na indexação do site, como a otimização técnica do SEO no WordPress, e também tem a funcionalidade de XML sitemaps – que permite que os robôs do Google mapeiem seu conteúdo com mais facilidade. 

Mas o grande diferencial do Yoast é a ferramenta de análise de conteúdo. Com esse recurso, você pode verificar todos os pontos relacionados ao SEO antes da publicação do seu texto. Ou seja, o Yoast escaneia todo o conteúdo rapidamente e faz uma lista de checagem na própria tela de edição do WordPress. 

Nessa ferramenta o Yoast avalia itens como o número de vezes que a palavra-chave foi utilizada e suas localizações (ela deve constar no título e em subtítulos, por exemplo), o número de links internos e externos, o uso da meta descrição, o atributo alt das imagens, número de palavras do texto e a escaneabilidade geral do texto. É importante que os artigos publicados tenham subtítulos para facilitar a leitura, tanto dos visitantes quanto dos mecanismos de busca. 

Ao lado de cada item, o Yoast exibe uma cor. Itens verdes não precisam de correção; amarelos ainda podem melhorar; e os vermelhos não estão de acordo com as boas práticas de SEO. Isso significa que você pode corrigir qualquer problema antes da efetiva publicação do seu texto, e assim alcançar  os melhores resultados possíveis com o seu artigo. 

Por conta de sua facilidade de uso, o Yoast é o mais popular plugin de SEO para WordPress. Mas somente o seu uso não garante um bom posicionamento nos buscadores. Temos outras dicas de SEO para turbinar ainda mais a indexação do seu site, confira!

 

5 dicas de SEO para deixar seu site no topo das buscas

 

1) Faça um levantamento das palavras-chave em que você deseja se destacar

Para fazer um bom trabalho de SEO é fundamental saber em quais palavras-chaves você quer se destacar. Se você escreve sobre um assunto específico, encontre quais são as palavras-chave mais relevantes dentro desse nicho e use-as em seu conteúdo. Você pode monitorar keywords e a concorrência que vai enfrentar usando ferramentas como o SEMRush. 

 

2) Publique conteúdo completo e envolvente

Não tem SEO que faça mágica se o seu conteúdo não é bom. Por isso, faça um outline, planeje bem cada artigo que irá publicar e certifique-se de que responderá a todas as dúvidas da sua audiência. Divida seu conteúdo em diversos subtítulos para facilitar a escaneabilidade. Use imagens, gráficos e vídeos que complementem as informações do texto. 

 

3) Faça link building

Uma das coisas que o algoritmo do Google observa na hora de classificar e decidir quem fica no topo da busca é o número de links apontando para o seu site. Por isso, é muito importante construir a sua reputação e conquistar o endorso de outros publishers. Existem diversas maneiras de fazer link building, sendo que a mais fácil e popular é o guest post – ou seja, você escreve como autor convidado em outro site e aponta para a sua própria URL no conteúdo. 

 

4) Melhore o tempo de carregamento do seu site

O Google não tolera mais sites lentos. Todas as respostas devem estar acessíveis de forma rápida aos usuários, por isso é fundamental monitorar constantemente o tempo de carregamento do seu site. Use ferramentas como o Google PageSpeed Insights ou o Pingdom Tools para verificar a velocidade do seu site e identificar os pontos onde deve melhorar para entregar uma melhor experiência aos usuários. 

 

5) Certifique-se de que o site é responsivo e será exibido corretamente em dispositivos móveis

Desde maio deste ano o Google usa a indexação Mobile First para novos sites. Isso significa que o algoritmo do maior buscador do mundo prioriza os sites responsivos e que oferecem uma boa experiência aos usuários de dispositivos móveis.

Faz muito sentido, já que a maioria dos acessos à internet são realizados através de dispositivos móveis. Por isso, na hora de colocar o seu site no ar, certifique-se de que o tema se adapta bem a todos os tamanhos de tela. Alguns temas até permitem que você configure como a página será exibida nos dispositivos móveis. Mas caso o seu não ofereça esse recurso, existem plugins no WordPress – como o Wptouch e o JetPack – que transformam a sua página em um site amigável para usuários mobile. 

Criamos um canal no Youtube para trazer os conteúdos de uma maneira mais simplificada.

Confira o nosso vídeo que traz 5 dicas para melhorar o seu SEO:

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