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Alright AdTech

11 fatores que influenciam na monetização de sites

Você é um gestor de site de notícias ou portal de conteúdo vertical? Então continue lendo, pois vamos falar de todos os principais fatores que influenciam na sua monetização. 

A monetização com publicidade online vem mudando ao longo do tempo. Antigamente, a transação de publicidade entre anunciantes e portais funcionava em um modelo básico em que o anunciante negociava diretamente com o veículo um valor por um espaço em seu site para anunciar sua mercadoria. 

Com o tempo, foram desenvolvidas diversas tecnologias que serviram como intermediários entre anunciantes e endereços na web com o objetivo de agregar inventários de sites e rastrear audiências, proporcionando uma segmentação maior delas. Essas tecnologias podem ser classificadas como intermediários de dados, intermediários de rede – formando as grandes redes de sites -, e intermediários de plataformas de compra que o anunciante acessa. 

Cada um desses intermediários teve e tem um papel importante no desenvolvimento de um novo modelo de compra e venda de mídia – a mídia programática. Por isso, cada um deles também fica com um pouco dos rendimentos da monetização do site, reduzindo um pouco sua lucratividade. 

Ainda não conhece bem a mídia programática? Confira nosso conteúdo que explica o essencial que todo anunciante e publisher deve saber.
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Portanto, a esses intermediários damos o nome de compra programática. Eles possuem diversos nomes técnicos e siglas, como DMPs e DSPs, e compõem o ecossistema da mídia programática. 

Saiba todos os termos e siglas do ecossistema programático em nosso glossário de mídia digital
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A mídia programática já se estabeleceu no mercado e é muito difícil evitá-lo. Nos Estados Unidos, para se ter uma ideia, a programática já corresponde a 85% da mídia digital. Nos países da União Europeia, corresponde a 74%.

Agora você deve se perguntar: qual o papel da Alright no ecossistema programático? Atuamos como ad exchange – o que significa que conectamos os sites com as plataformas de venda e calibramos os principais fatores que influenciam na sua monetização. Nosso objetivo é que a receita gerada seja a melhor possível para o publisher, mesmo com a presença de tantos intermediários que absorvem uma parte dos rendimentos. 

Mas quais são esses 11 fatores? Continue lendo, pois vamos falar sobre cada um deles.

Como um equalizador de rádio antigo, os 11 fatores a seguir precisam estar bem ajustados entre si para que os resultados de monetização sejam satisfatórios. 

Fator 1: Tráfego

Quanto mais tráfego, mais audiência, e mais um site se monetiza. Há vários formas de geração de tráfego. A primeira é com a busca orgânica, que exige um trabalho de SEO (Search Engine Optimization), ou otimização de buscas. Outra fonte importante de tráfego são as mídias sociais, com um impulsionamento e postagem de conteúdos nessas redes. 

Confira dicas de tráfego para publishers monetizadores de conteúdo
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Mas o tráfego sozinho não é suficiente. Há outros fatores importantes que muitas vezes até com menos tráfego, você consegue se monetizar mais do que antes. 

 

Fator 2: Formatos 

Quem nunca entrou em um site e teve dificuldades de encontrar a notícia em meio a tanta publicidade? Algumas empresas oferecem uma monetização com uma simples instalação de tag que inclui formatos que quebram e poluem todo o site, prejudicando a experiência do usuário. 

Existem muitos formatos de anúncios disponíveis, e a Alright sugere os melhores para compor as páginas dos sites, combinando as melhores opções em termos de monetização e experiência do usuário. Os principais formatos programáticos são: display, vídeo e native ads.

Conheça mais sobre os principais formatos de mídia programática
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Saiba dicas de como monetizar seu site sem poluir suas páginas com anúncios
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Fator 3: Mobile 

Se seu site é adaptado para mobile, você terá melhores condições para se monetizar. A proporção de uso mobile/desktop no Brasil é de 85/15, e essa proporção é maior ainda quando falamos de sites de notícias. Ou seja, grande parte da audiência está no mobile, e ter um site responsivo é essencial para ter bons resultados de receita. 

Fator 4: Fill rate

Fill rate significa taxa de preenchimento, e é a variável que indica o percentual de requests atendidos por uma network. Como falamos antes, no modelo programático de publicidade, a compra e venda de espaço publicitário se dá no formato de leilão. O anunciante dá um lance e a campanha dele vai parar nos sites preenchendo seus espaços de publicidade. Mas se o site tem problemas de carregamento, a publicidade acaba não preenchendo aquele espaço, ou o site acaba recebendo publicidades de plataformas que oferecem lances menores. Mas lembre-se que os melhores anunciantes dão os maiores lances por páginas com bom carregamento. Ou seja, se você tem um site lento, vai acabar anunciando para quem paga menos, e os resultados de monetização ficam comprometidos. Por isso, o próximo fator é a velocidade do site. 

Fator 5: Velocidade do site

Ter um site que carrega rapidamente é muito importante para um bom fill rate e também para a experiência do usuário. Verifique a velocidade de carregamento do seu site, e caso identifique lentidão, não perca tempo e corrija esse problema com dicas que trazemos em um conteúdo sobre o tema. 

Saiba como verificar e melhorar a velocidade do seu site
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Fator 6: Viewability

Viewability também é uma métrica diretamente influenciada pelo carregamento da publicidade. Segundo padrão da IAB, um anúncio que tem 50% de seus pixels expostos na tela por pelo menos 1 segundo corresponde a 1 view. A média de mercado para taxa de viewability é de 53%, mas na Alright cumprimos no mínimo 70%. Entenda mais sobre a importância dessa métrica no conteúdo abaixo. 

Entenda o que é e a importância da métrica de Viewability
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Fator 7: Posicionamento do anúncio

Um anúncio que está na primeira rolagem de um site, tem muito mais chance de ser visto do que um que está na segunda rolagem. Portanto, priorize sempre anúncios na 1º e 2º dobra do seu site. Mas não deixe de considerar a Experiência do Usuário (UX). Poucos espaços com banners bem posicionados valem mais do que muitos banners poluindo sua página, pois estes aumentam a taxa de rejeição e carregamento do seu portal.

Fator 8: CTR

A sigla CTR significa Click Through Rate, ou taxa de cliques. Trata-se de uma métrica importante para a avaliação do desempenho de um anúncio. Para calculá-la, basta dividir o número de cliques de uma propaganda pelo seu número de visualizações. Uma CTR alta indica que os usuários consideram um anúncio útil e relevante, e é consequência de uma boa calibragem de vários outros fatores que já apresentamos. Anúncios melhor posicionados têm maiores chances de serem vistos e clicados, somando para a sua monetização. 

Fator 9: Conteúdo

Produção de conteúdo com maior atratividade gera mais tráfego e autoridade para seu site. Contudo, é importante evitar replicar sempre os mesmo conteúdos só porque eles são populares. Busque em mecanismos como o Google Trends por assuntos que estão e alta e tenha originalidade na produção de conteúdo, assim você evita que seu site caia na mesmice e seja só mais um em meio a milhões de outros endereços na web. 

Além disso, invista em conteúdos perenes (também chamados de evergreen), que nunca envelhecem e sempre são de interesse da audiência. Ou seja, você produz o conteúdo perene uma vez e ele permanece gerando tráfego por muito tempo, demandando apenas pequenas atualizações de tempos em tempos. 

Saiba mais sobre conteúdos perenes ou evergreen
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Fator 10: Contexto

Anunciantes do segmento automotivo obviamente preferem aparecer atrelados a conteúdos relacionados ao segmento automotivo. Isso porque é maior a chance de que esse tipo de conteúdo vá atrair pessoas interessadas no produto anunciado. O anunciante de beleza paga muito mais para anunciar em sites que falam sobre moda e tratamentos para cabelo do que em sites sobre culinária, por exemplo. Ou seja, as marcas pagam mais pelo melhor contexto para o que elas anunciam. 

Entenda por que a programática entrega mídia com contexto
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Fator 11: Usuário

O que move todos esses fatores? A busca dos anunciantes pelos usuários certos, que navegam pelos sites e portais na internet. Os sites que produzem conteúdos de qualidade, prezam pela Experiência do Usuário e apresentam o melhor contexto para os anunciantes podem e devem manter a recorrência do tráfego de sua audiência através de newsletters, divulgando seus conteúdos nas redes sociais e sendo assíduos na postagem de novos conteúdos. Isso reflete não apenas na autoridade e reputação do seu site, mas também nos resultados de monetização, já que os seus rendimentos dependem diretamente da interação desses usuários com o seu site e com os anúncios expostos em suas páginas. 

Confira nosso canal no YouTube

Quer saber mais sobre como a Alright ajuda a calibrar todos esses fatores para melhores resultados de monetização? Preencha o formulário que nosso time de especialistas entrará em contato com você.

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