[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”O que é Google EAT” subtitle=”Entenda o que é EAT no algoritmo do Google e o que é avaliado nas páginas de conteúdo para ranquear nos primeiros resultados de busca” btn1_label=”” bg_gradient1=”#c4040e” bg_gradient2=”#ff5e59″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003399″ img_size=”600×300″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Google EAT é uma atualização do algoritmo do Google que se popularizou em 2018 como um foco importante para estratégias de SEO (Search Engine Optimization).
O EAT foi criado para evitar que conteúdos negativos, duvidosos e de baixa qualidade apareçam nos primeiros resultados de busca do Google, a fim de entregar a melhor resposta aos usuários.
Para isso, o algoritmo avalia três aspectos dos conteúdos, um para cada letra da sigla. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
A sigla EAT
Confira o que significa cada uma das letras da sigla EAT:
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E – Expertise (especialização)
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A – Authoritativeness (autoridade)
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T – Trust (confiança)
De acordo com um documento do Google chamado QRG (Quality Raters’ Guidelines), uma página de alta qualidade possui um alto nível de EAT; ou seja, altos níveis de expertise, autoridade e confiabilidade. Isso se traduz em páginas com as seguintes características como:
- Conteúdo de qualidade e aprofundado, com informações honestas e claras, inclusive das fontes, editores e autores do que foi redigido;
- Boa reputação da empresa, do site, de suas páginas e dos redatores dos conteúdos;
- Sem uso de títulos sensacionalistas com o intuito de atrair leitores;
É importante que os sites otimizem-se para esse algoritmo a fim de subirem no ranking do Google, e assim conseguirem mais acessos, e consequentemente, melhores receitas de monetização. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
O que o EAT avalia na prática
Vamos entender melhor o que é avaliado pelo algoritmo em cada aspecto da sigla EAT:
1) Expertise
Expertise está relacionada ao nível de especialização do autor e do site sobre o assunto redigido. É difícil dizer como o algoritmo consegue avaliar essa competência, mas é certo que se sai melhor o conteúdo que é escrito por pessoas especialistas (por exemplo, conteúdos de medicina escritos por médicos), e o site que possui uma boa frequência de postagem de conteúdos especializados.
2) Autoridade
Autoridade diz respeito ao nível de relevância de uma página nos mecanismos de busca. Para ser bem avaliado nesse quesito, seu site deve ter uma boa UX (Experiência do Usuário) e um bom número de backlinks.
EAT é a parte do algoritmo do Google que consegue avaliar se uma página tem boa UX pelo tempo que o usuário permanece nela. Quanto maior esse tempo, melhor o bot ranqueia seu conteúdo por entender que o leitor achou a informação útil e relevante.
Backlinks, por sua vez, são links de entrada para suas páginas que vêm de outros sites. Quando um site de autoridade alta faz referência ao seu conteúdo, isso aumenta a sua autoridade também. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”SEO para publishers” link_type=”external” text=”Confira dicas rápidas e valiosas para melhorar a UX do seu site ” item_url=”https://alright.com.br/dicas-para-fidelizar-a-audiencia-do-seu-site/”][vc_empty_space][vc_column_text]
3) Confiança
Para o Google EAT, a confiabilidade de uma página tem a ver com seu nível de segurança. Páginas com links quebrados, erros gramaticais, sem design responsivo e sem proteção de dados são penalizados ficando de fora dos primeiros resultados, ou até das primeiras páginas.
Portanto, cuide da segurança do seu site. No meio digital temos um ditado: não há lugar para melhor se esconder algo do que a segunda página do Google. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Atenção especial para páginas YMYL
O algoritmo do Google EAT prioriza algumas páginas para avaliação de SEO – as chamadas páginas YMYL, acrônimo para Your Money Your Life.
Essas páginas possuem conteúdo de setores considerados mais importantes e de interesse público, cuja credibilidade da informação impacta mais diretamente na vida dos usuários.
Alguns exemplos de páginas YMYL são de:
- Informações médicas;
- E-commerces, páginas bancárias e outras transações financeiras;
- Aconselhamento jurídico, leis, processos de cidadania;
- Serviços de utilidade pública, programas governamentais e órgãos oficiais.
Portanto, se você possui sites com páginas YMYL, as dicas a seguir sobre como ter um alto EAT são ainda mais importantes. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Dicas para um alto EAT
As dicas abaixo trazem as otimizações mais relevantes para ter uma boa avaliação de Google EAT:
1) Mencione seus autores especialistas
O EAT do Google avalia e faz a varredura não apenas de sites e páginas, mas também de autores. É valorizado o conteúdo que menciona seus redatores, e ainda mais se eles forem especialistas no tema que escrevem.
2) Credibilidade da informação com fontes confiáveis
São melhor classificadas as páginas que contém informações de fontes confiáveis e bem embasadas com evidências científicas, como pesquisas, estudos, etc.
3) Tenha boas avaliações e cuide da reputação da sua empresa
O Google também leva em conta a reputação das empresas e suas avaliações em plataformas como o ReclameAqui, Google Meu Negócio, nas redes sociais e nos próprios sites.
Cuide da reputação da sua empresa e fique de olho na suas avaliações nas diferentes plataformas, pois muitos sites caem drasticamente nas buscas do Google ao apresentarem situações como grande quantidade de comentários negativos na rede e reclamações de problemas não resolvidos. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
4) Atualize seus conteúdos regularmente
O algoritmo do Google também verifica e valoriza as páginas que têm seus conteúdos revisitados, corrigidos e atualizados com regularidade para elevar a qualidade da informação dos primeiros resultados de busca.
5) Tenha uma boa estratégia de link building
Estratégias de link building são essenciais para um bom SEO. Tanto links internos que levam para outros conteúdos do próprio site, quanto links externos (de outros domínios) têm um peso para um bom ranqueamento no Google.
A autoridade do site e dos conteúdos são consideravelmente elevados no Google EAT quando possuem menções de outros domínios com autoridade alta.
Portanto, invista na qualidade e originalidade do seu conteúdo para conseguir menções espontâneas de outros sites especialistas.
Vale também apostar no relacionamento e networking com profissionais e publicadores especialistas e de alta autoridade no seu nicho de informação para troca de conhecimento, bem como meio de conseguir bons links externos.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Estratégias de link building” link_type=”external” text=”Entenda melhor o que são backlinks e outras estratégias de link building para aprimorar o SEO do seu site” item_url=”https://alright.com.br/link-building/”][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003397″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]
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Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre o Google EAT.
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