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Como o Google Search Console pode ajudar a aumentar a sua receita
Se tem uma empresa que entende de internet e hábitos de navegação, é a Google. Ao longo dos anos, a companhia deixou de ser a mera criadora do popular navegador e criou diversas ferramentas para auxiliar tanto os usuários em geral quanto os produtores de conteúdo.
Enquanto o público geral ganhou redes sociais (lembra do Orkut? Do Google Wave? Do Google+?) e ferramentas que organizam nossas vidas, como o Google Flights e o Google Drive, os criadores e profissionais de marketing podem contar com o Google Analytics, o Google Trends e, mais especificamente, com o Google Search Console.
Mas o que é o Google Search Console? Como ele pode ajudar os criadores de conteúdo? Continue lendo que nós vamos contar tudo a respeito da ferramenta!
Conheça o Google Search Console
Que o Google é o maior navegador todo mundo já sabe, mas você sabe que ele responde sozinho por 90,46% de todo o mercado? Isso significa mais de 60 mil pesquisas a cada segundo! Sendo assim, é natural que os criadores de conteúdo queiram estar de acordo com as diretrizes do buscador que definem se um site é bom e confiável – ou não.
Não é por acaso que muitos publishers dedicam boa parte do seu tempo às técnicas de SEO: estar no topo das pesquisas do Google é a garantia de receber muitas visitas e, consequentemente, ganhar muito dinheiro.
O Google Search Console é muito útil para quem quer oferecer a melhor experiência possível aos seus visitantes. A ferramenta faz uma espécie de check-up em todo o seu site e entrega um relatório bastante completo sobre o que funciona e o que pode melhorar na sua página.
Talvez você já conheça o Console: até 2015 ele era conhecido como Webmaster Tools, mas foi renomeado para deixar claro que qualquer pessoa que tenha um site pode utilizá-lo.
Com o serviço você é capaz de ver quais foram as buscas que levaram visitas até seu site, e saber quais páginas apresentam o melhor desempenho, o que pode ser uma mão na roda na hora de criar a sua pauta: saber quais são os conteúdos mais acessados pode guiá-lo na criação de novos artigos.
Outro serviço bastante útil oferecido pelo Google Search Console é o envio de alertas, por e-mail, cada vez que um problema é identificado no seu site. Dessa maneira você pode corrigir qualquer erro rapidamente para manter seu conteúdo no topo das buscas.
Como utilizar o Google Search Console no seu site
O Google Search Console é gratuito e é bastante simples. Para começar a utilizar a ferramenta, você só precisa comprovar que o site rastreado é de sua propriedade. Siga os seguintes passos:
1) Faça login ou crie sua conta Gmail;
2) Entre no Google Search Console, acesse o menu suspenso e selecione a opção “Adicionar propriedade”;
3) Escolha entre Domínio e Prefixo do URL, digite o endereço do seu site e siga as instruções da instalação;
4) Siga as instruções de confirmação da propriedade. A opção “Tag HTML” é mais fácil e rápida;
5) Após a aplicação da tag, retorne ao Google Search Console para realizar a verificação;
Pronto! Se a sua página foi verificada corretamente, você pode começar a usar a ferramenta.
Como usar o Google Search Console para aumentar suas visitas – e seus ganhos
O Google Search Console oferece conteúdo para cada tipo de usuário: desde aqueles que não têm muito tempo para gerenciar um site até aqueles que trabalham com desenvolvimento web e possuem bastante conhecimento na área.
Porém, independentemente do seu nível de familiaridade com a criação e estruturação de um site, ele mostra um resumo com informações bastante interessantes e úteis, como o desempenho da página nas pesquisas, a cobertura do índice (o número de páginas que o Google foi capaz de indexar) e as métricas de usabilidade por dispositivos móveis. Não esqueça que o buscador adotou a política do “Mobile First”, que torna indispensável um bom desempenho do site em smartphones.
Para quem deseja aumentar as visitas e, consequentemente, a receita de um site, o Google Search Console utiliza os algoritmos do buscador para dizer exatamente o que cada criador de conteúdo precisa fazer para melhorar sua indexação e chegar aos primeiros lugares das pesquisas. Ou seja, ele oferece todas as informações que você precisa para destacar seus artigos. Uma verdadeira mão na roda!
Ferramentas úteis do Google Search Console para criadores de conteúdo
O Google Search Console oferece uma série de ferramentas extremamente úteis para os criadores de conteúdo – e não deixe de ficar de olho nas atualizações, já que a empresa ainda estuda como aplicar algumas das funcionalidades do antigo Webmaster Tools no Console. Confira algumas que já estão disponíveis e podem ajudá-lo:
– Ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis: o teste revela se uma página é compatível com dispositivos móveis.
– Ferramenta de inspeção de URL: o Google Search Console analisa a página específica que você deseja avaliar, basta digitar a URL para receber informações detalhadas.
– Ferramenta de teste de AMP: permite testar o desempenho de suas páginas AMP (Accelerated Mobile Pages).
– Mudança de endereço: se você migrar seu conteúdo para outra URL, essa é a ferramenta utilizada para avisar o Google e permitir que a mudança apareça nas buscas.
– Relatório de desempenho: mostra quantas pessoas chegaram ao seu site através de pesquisas no Google, quais foram as consultas que mostraram seu site e em qual posição ele apareceu nos resultados.
– Relatório de cobertura: mostra quais páginas do seu site são indexadas pelo Google, com explicações para cada resultado.
– Relatório de sitemaps: mostra quais sitemaps estão cadastrados no Google Search Console e as estatísticas de cada um. O relatório também aponta possíveis erros nos sitemaps.
– Relatório de AMP: mostra quais páginas AMP (Accelerated Mobile Pages) do seu site foram indexadas pelo Google.
– Relatório de problemas de segurança: mostra possíveis falhas que podem ameaçar a segurança do seu site e dos usuários que o visitam. A ferramenta também aponta como corrigi-las.
– Relatório de links: a ferramenta possibilita descobrir quais sites têm links apontando para o seu. Também é possível verificar os links internos.
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