logologo
  • Anunciantes
  • Publishers
  • Blog
  • Carreira
  • Contato
  • Anunciantes
  • Publishers
  • Blog
  • Carreira
  • Contato

Alright for Publishers

Como o Google Search Console pode ajudar a aumentar a sua receita

Se tem uma empresa que entende de internet e hábitos de navegação, é a Google. Ao longo dos anos, a companhia deixou de ser a mera criadora do popular navegador e criou diversas ferramentas para auxiliar tanto os usuários em geral quanto os produtores de conteúdo.

Enquanto o público geral ganhou redes sociais (lembra do Orkut? Do Google Wave? Do Google+?) e ferramentas que organizam nossas vidas, como o Google Flights e o Google Drive, os criadores e profissionais de marketing podem contar com o Google Analytics, o Google Trends e, mais especificamente, com o Google Search Console. 

Mas o que é o Google Search Console? Como ele pode ajudar os criadores de conteúdo? Continue lendo que nós vamos contar tudo a respeito da ferramenta! 

Conheça outra ferramenta do Google importante para conteúdistas digitais: o Google Analytics
Saiba Mais

Conheça o Google Search Console

 

Que o Google é o maior navegador todo mundo já sabe, mas você sabe que ele responde sozinho por 90,46% de todo o mercado? Isso significa mais de 60 mil pesquisas a cada segundo! Sendo assim, é natural que os criadores de conteúdo queiram estar de acordo com as diretrizes do buscador que definem se um site é bom e confiável – ou não. 

Não é por acaso que muitos publishers dedicam boa parte do seu tempo às técnicas de SEO: estar no topo das pesquisas do Google é a garantia de receber muitas visitas e, consequentemente, ganhar muito dinheiro. 

 

O Google Search Console é muito útil para quem quer oferecer a melhor experiência possível aos seus visitantes. A ferramenta faz uma espécie de check-up em todo o seu site e entrega um relatório bastante completo sobre o que funciona e o que pode melhorar na sua página. 

 

Talvez você já conheça o Console: até 2015 ele era conhecido como Webmaster Tools, mas foi renomeado para deixar claro que qualquer pessoa que tenha um site pode utilizá-lo. 

Com o serviço você é capaz de ver quais foram as buscas que levaram visitas até seu site, e saber quais páginas apresentam o melhor desempenho, o que pode ser uma mão na roda na hora de criar a sua pauta: saber quais são os conteúdos mais acessados pode guiá-lo na criação de novos artigos. 

Dicas simples e valiosas de SEO para publishers
Saiba Mais

Outro serviço bastante útil oferecido pelo Google Search Console é o envio de alertas, por e-mail, cada vez que um problema é identificado no seu site. Dessa maneira você pode corrigir qualquer erro rapidamente para manter seu conteúdo no topo das buscas. 

Como utilizar o Google Search Console no seu site

 

O Google Search Console é gratuito e é bastante simples. Para começar a utilizar a ferramenta, você só precisa comprovar que o site rastreado é de sua propriedade. Siga os seguintes passos: 

1) Faça login ou crie sua conta Gmail;

2) Entre no Google Search Console, acesse o menu suspenso e selecione a opção “Adicionar propriedade”;

3) Escolha entre Domínio e Prefixo do URL, digite o endereço do seu site e siga as instruções da instalação;

4) Siga as instruções de confirmação da propriedade. A opção “Tag HTML” é mais fácil e rápida; 

5) Após a aplicação da tag, retorne ao Google Search Console para realizar a verificação;

Pronto! Se a sua página foi verificada corretamente, você pode começar a usar a ferramenta. 

Como usar o Google Search Console para aumentar suas visitas – e seus ganhos

 

O Google Search Console oferece conteúdo para cada tipo de usuário: desde aqueles que não têm muito tempo para gerenciar um site até aqueles que trabalham com desenvolvimento web e possuem bastante conhecimento na área. 

Porém, independentemente do seu nível de familiaridade com a criação e estruturação de um site, ele mostra um resumo com informações bastante interessantes e úteis, como o desempenho da página nas pesquisas, a cobertura do índice (o número de páginas que o Google foi capaz de indexar) e as métricas de usabilidade por dispositivos móveis. Não esqueça que o buscador adotou a política do “Mobile First”, que torna indispensável um bom desempenho do site em smartphones. 

Para quem deseja aumentar as visitas e, consequentemente, a receita de um site, o Google Search Console utiliza os algoritmos do buscador para dizer exatamente o que cada criador de conteúdo precisa fazer para melhorar sua indexação e chegar aos primeiros lugares das pesquisas. Ou seja, ele oferece todas as informações que você precisa para destacar seus artigos. Uma verdadeira mão na roda!

Google Mobile First: por que é tão importante ter um site adaptado para smartphones?
Saiba Mais

Ferramentas úteis do Google Search Console para criadores de conteúdo

 

O Google Search Console oferece uma série de ferramentas extremamente úteis para os criadores de conteúdo – e não deixe de ficar de olho nas atualizações, já que a empresa ainda estuda como aplicar algumas das funcionalidades do antigo Webmaster Tools no Console. Confira algumas que já estão disponíveis e podem ajudá-lo:

 

– Ferramenta de teste de compatibilidade com dispositivos móveis: o teste revela se uma página é compatível com dispositivos móveis.

– Ferramenta de inspeção de URL: o Google Search Console analisa a página específica que você deseja avaliar, basta digitar a URL para receber informações detalhadas.

– Ferramenta de teste de AMP: permite testar o desempenho de suas páginas AMP (Accelerated Mobile Pages).

– Mudança de endereço: se você migrar seu conteúdo para outra URL, essa é a ferramenta utilizada para avisar o Google e permitir que a mudança apareça nas buscas.

– Relatório de desempenho: mostra quantas pessoas chegaram ao seu site através de pesquisas no Google, quais foram as consultas que mostraram seu site e em qual posição ele apareceu nos resultados.

– Relatório de cobertura: mostra quais páginas do seu site são indexadas pelo Google, com explicações para cada resultado.

– Relatório de sitemaps: mostra quais sitemaps estão cadastrados no Google Search Console e as estatísticas de cada um. O relatório também aponta possíveis erros nos sitemaps.

– Relatório de AMP: mostra quais páginas AMP (Accelerated Mobile Pages) do seu site foram indexadas pelo Google.

– Relatório de problemas de segurança: mostra possíveis falhas que podem ameaçar a segurança do seu site e dos usuários que o visitam. A ferramenta também aponta como corrigi-las.

– Relatório de links: a ferramenta possibilita descobrir quais sites têm links apontando para o seu. Também é possível verificar os links internos. 

Este conteúdo foi útil?  A Alright possui um time de BI e uma plataforma própria que ajudam nossos parceiros de monetização a acompanharem seu desempenho e métricas relevantes para geração de receita.

Confira nosso canal no YouTube

Experimentou as funcionalidades do Google Search Console? Seu site está bem indexado? É hora de monetizar seu conteúdo! Entre em contato com a Alright para que nossos especialistas avaliem a sua página e apresentem as melhores opções para ganhar dinheiro com seu site. 

Veja Também

Diferença entre Accelerated Mobile Pages (AMP) e páginas responsivas
Diferença entre Accelerated Mobile Pages (AMP) e páginas responsivas
  • Por Vitoria Souza
  • em 4 março, 2021

Ler mais
Regras de preços unificados do Google Ad Manager
Regras de preços unificados do Google Ad Manager
  • Por Vitoria Souza
  • em 25 fevereiro, 2021

Ler mais
O cenário da mídia programática na visão das Trading Desks
O cenário da mídia programática na visão das Trading Desks
  • Por Vitoria Souza
  • em 24 fevereiro, 2021

Ler mais
Novo Google Analytics 4
Novo Google Analytics 4
  • Por Vitoria Souza
  • em 22 fevereiro, 2021

Ler mais
Vitoria Souza

© Alright | AdTech Company. Todos os direitos reservados.