[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”10 dicas de otimização de anúncios para gerar mais receita com seu site” subtitle=”Confira dicas e boas práticas de otimização de anúncios e do seu site para gerar mais receita com seu conteúdo” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#341b7a” bg_gradient2=”#c7b6d8″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003858″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Os usuários da internet estão cada vez mais intolerantes à publicidade intrusiva e ao excesso de banners, que prejudicam sua experiência de navegação.
Em tempos de uso massivo de adblocks e penalizações a páginas que não oferecem uma boa experiência ao usuário, os editores precisam estar em dia com boas práticas de monetização de conteúdo para não ter sua geração de receita com anúncios prejudicada ou perder audiência.
É importante que os publishers otimizem seu inventário digital para melhorar a qualidade e o tráfego do site, bem como o desempenho dos anúncios para uma monetização consistente e de sucesso. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Por que otimizar seu site e anúncios
Com processos de otimização de sites e dos anúncios presentes nele, os publishers conseguem gerar tráfego de melhor qualidade e receitas mais consistentes.
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Tipos de otimização
Há dois tipos de otimização possíveis e importantes de serem feitas em portais que monetizam seu conteúdo, que envolvem:
- Melhorias de implementação de anúncios
- Alterações no site
O acompanhamento e melhoria do desempenho do site nos aspectos envolvidos nesses tipos de otimização trazem diversas vantagens para publishers, como:
- Aumento de receita
- Melhoria da funcionalidade do site
- Aumento de tráfego
Porém, você deve estar se perguntando o que são e como realizar essas otimizações tão benéficas na prática.
Continue lendo este artigo e tenha ideias de otimização para melhorar o desempenho de seus anúncios e de sua monetização, e saiba dicas para ajudar a aprimorar seu site. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Boas práticas de otimização
Ao decidir gerar receita com seu conteúdo na web, os editores precisam considerar diversos fatores ao posicionar anúncios em suas páginas a fim de obter sucesso em sua monetização. E já que 2021 será o ano centrado no usuário, vamos conferir algumas boas práticas com foco na boa experiência de navegação:
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1) Considere o usuário, pense como ele
Ofereça uma navegação fácil e agradável com um conteúdo organizado e sem anúncios intrusivos ou mal posicionados. Uma boa dica trazida pelo Google, é se perguntar as seguintes questões quando estiver planejando a implementação de publicidade em suas páginas:
Qual é a intenção do usuário ao visitar meu site?
O que ele faz ao visualizar uma página específica?
Que lugar chama mais sua atenção?
Como posso integrar os anúncios nessa área sem incomodar o usuário?
Como posso manter a página com aspecto limpo, ordenado e atraente?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
2) O conteúdo é o principal
Como editor, você deve sempre se perguntar: meu conteúdo é de fácil acesso pelo leitor que visita meu site pela primeira vez?
Se sua resposta for sim, você está no caminho certo, e o novo usuário tem grandes chances de se tornar um usuário recorrente.
Caso a resposta seja não, é hora de revisar e otimizar seu site com as boas práticas de conteúdo.
Equilibre a proporção de conteúdo e anúncios, colocando-os próximos à informação principal que o usuário procura (antes da dobra do site) para que o usuário encontre o que procura com facilidade.
Não se esqueça: o conteúdo informativo é o seu produto e o foco deve ser entregá-lo da melhor forma possível. A boa experiência entregue em suas páginas trará melhores resultados de monetização que não estão relacionados à quantidade de banners, mas sim à qualidade do conteúdo e à aplicação de boas estratégias de implementação dos anúncios.
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3) Anúncios devem parecer anúncios
É fácil diferenciar conteúdo e anúncios nas suas páginas? Seja transparente com os usuários, e evite anúncios alinhados com imagens e conteúdos que imitem formatos de publicidade. Ou seja, evite posições em que os anúncios possam ser confundidos com conteúdo, gerando cliques ou interações não-intencionadas do usuário.
Além disso, utilize a nomenclatura correta para os blocos de anúncios, rotulando-os como “anúncios”, “publicidade”ou “link patrocinado.”[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
4) Menos é mais
Não deixe seu site visualmente poluído com excesso de publicidade. A fadiga publicitária é um dos principais motivos pelo qual usuários abandonam sites ou utilizam bloqueadores de anúncios.
Para se ter uma ideia, de acordo com a fonte eMarketer (2020), cerca de 27% dos usuários da internet nos Estados Unidos utilizam adblockers na sua navegação.
Portanto, você nunca deve ter mais anúncios do que conteúdo nas suas páginas.
Como já mencionado antes neste artigo, o conteúdo é o principal e deve ser o ponto focal para sua audiência.
Segundo a política de inventário valioso do Google, páginas com conteúdo de pouco valor ou com excesso de publicidade podem ter a veiculação de anúncios limitada ou desativada. Confira casos em que isso pode acontecer:
– Sites que aproveitam conteúdo de outras fontes sem agregar valor algum; ou seja, sites com páginas com conteúdo substancialmente duplicado;
– Páginas cuja presença de publicidade excede a de conteúdo;
– Conteúdo gerado automaticamente sem revisão;
– Sites com páginas de entrada que visam apenas ao ranqueamento nos resultados de pesquisa, mas que não oferecem conteúdo relevante, não têm conteúdo ou são apenas páginas de anúncios hospedados.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
5) Cresça e otimize seu inventário de anúncios
Há tecnologias no mercado capazes de otimizar os espaços de publicidades dos sites, favorecendo o engajamento do usuário e eliminando a necessidade de excesso de anúncios para gerar receitas substanciais.
Um exemplo disso é o formato intersticial recomendado e implementado pela Alright. Anúncios intersticiais são uma oportunidade de monetizar espaços entre páginas, antes não explorados para geração de receita. Contudo, há diversas práticas de boa implementação de intersticiais que devem ser seguidas para que a experiência do usuário não seja prejudicada.
Algumas vantagens dos anúncios intersticiais implementados pela Alright são a ampliação do inventário, otimização de pageviews e incremento de receita.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Anúncios intersticiais” link_type=”external” text=”Confira vantagens e boas práticas de implementação do formato de alta performance” item_url=”https://alright.com.br/anuncios-intersticiais/”][vc_empty_space][vc_column_text]Além disso, é possível multiplicar o potencial de monetização de um mesmo espaço de anúncio com o uso da tecnologia Second Print, implementada através do Algoritmo de Engajamento da Alright em portais parceiros com bom engajamento dos usuários.
Essa solução realiza o refresh da publicidade, exibindo um novo anúncio a cada 30 segundos de permanência do usuário na página, contabilizando um novo pageview e gerando mais receita com um mesmo espaço.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Algoritmo de Engajamento da Alright” link_type=”external” text=”Saiba a importância do engajamento do usuário para a monetização de conteúdo e os benefícios da aplicação da tecnologia Second Print no inventário de parceiros da Alright” item_url=”https://alright.com.br/engajamento-do-usuario-e-geracao-de-receita/”][vc_empty_space][vc_column_text]
6) Posicionamento estratégico de formatos
A monetização de sites com publicidade requer uma estratégia de posicionamento de anúncios muito bem executada. Com isso, a receita gerada será satisfatória sem a necessidade de exagerar na quantidade de banners exibidos nas páginas.
Posicionar as publicidades em locais onde os leitores ficam por mais tempo é essencial para uma boa experiência e para a monetização.
Alguns exemplos de bom posicionamento de formatos estão abaixo, classificados como “bom, melhor e ideal.”[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003818″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Como vimos antes, no que diz respeito à geração de receita com seu conteúdo, menos é mais. Uma boa dica para entender a navegação do usuário no seu site e posicionar os anúncios em locais de alto viewability (uma métrica muito valorizada pelos anunciantes), é utilizar os chamados mapas de calor para sites – os heat maps.
Heat maps são ferramentas utilizadas para gerar insights de usabilidade do seu portal com relatórios das interações do público, mostrando com exatidão os links e elementos que mais geram cliques, a extensão das rolagens nas páginas, entre outros aspectos da navegação.
Assim, você consegue entender quais locais das páginas são propícios a gerar mais engajamento com os anúncios, melhorando sua performance e a receita gerada.
Abaixo, um exemplo de heat map da plataforma Hotjar indicando em vermelho os pontos de maior interação e permanência do usuário em uma página.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003820″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]
7) Adote a tecnologia Header Bidding
Adotar a tecnologia Header Bidding é uma otimização por si só. Sua solução já é consagrada no modelo de monetização com mídia programática através do Prebid, e oferece diversas vantagens para publishers.
Com a diversificação das fontes de demanda e monetização, o header bidding proporciona aumento dos CPMs e da receita, além de maior transparência sobre os bids (ganha quem paga mais) e maior controle sobre o inventário programático. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Tecnologia Header Bidding” link_type=”external” text=”Tudo o que você precisa saber sobre Header Bidding” item_url=”https://alright.com.br/header-bidding/”][vc_empty_space][vc_column_text]
8) Diversifique seus formatos
Vá além dos banners, e explore formatos de alto engajamento e interatividade. Do vídeo à publicidade nativa, é possível diversificar seu inventário e oferecer mais opções aos anunciantes e uma melhor experiência aos leitores do seu site.
Destaque para o vídeo que vem ganhando relevância no Brasil, e correspondeu à maior fatia de investimentos (38%) no digital em 2019 (Pesquisa Adspend 2019, IAB). Isso porque ele oferece maior interatividade com a junção de áudio e imagem, cativando principalmente a nova geração de consumidores que gostam de conteúdos em vídeo acima de qualquer outro formato.
O Display ainda é muito importante (34% dos investimentos no digital no Brasil em 2019), e seu formato banner ainda é o mais popular (61% dos investimentos em Display no Brasil).
Eles definitivamente são indispensáveis para a performance de campanhas de anunciantes e para a monetização de conteúdo. Porém, devem ser usados com parcimônia, já que são os maiores causadores da fadiga publicitária com sua presença excessiva nas páginas.
É possível diversificar nos formatos Display indo além dos banners, e explorando uma de suas modalidades mais interessantes: os anúncios nativos. Conhecidos como os “conteúdos recomendados” presentes nas páginas, o formato Native Ads oferece uma entrega contextual que atrai o engajamento dos usuários sem interromper sua navegação. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Display e Native Ads” link_type=”external” text=”Saiba como os anúncios Display e sua modalidade de publicidade nativa podem crescer a receita gerada com seu conteúdo” item_url=”https://alright.com.br/native-ads-ou-display-ads-para-ux/”][vc_empty_space][vc_column_text]
9) Seja o melhor contexto para os anunciantes
Com o fim iminente dos third-party cookies, a segmentação contextual da audiência ganha força e exige que editores invistam mais em editorias específicas para valorizar seu inventário de anúncios.
Marcas buscarão cada vez mais alternativas aos cookies através de mídia contextualizada com conteúdos mais relacionados aos seus produtos e de portais regionalizados para atingir sua audiência desejada de forma mais precisa.
Portanto, além de notícias, busque gerar pautas de conteúdos perenes sobre assuntos que estão em alta nas pesquisas do Google (utilize ferramentas como o Google Trends para insights) e que estejam relacionados a produtos dos maiores anunciantes – como os dos segmentos de moda, beleza, saúde, automobilístico, tecnologia, etc. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Mídia Contextualizada: importância e vantagens” link_type=”external” text=”A segmentação contextual ganha força com o fim dos cookies. Entenda! ” item_url=”https://alright.com.br/midia-contextualizada/”][vntd_content_box title=”O fim dos third-party cookies” link_type=”external” text=”Entenda os efeitos do fim iminente dos cookies sobre o futuro da gestão de dados de marketing para anunciantes e publishers ” item_url=”https://alright.com.br/o-fim-dos-third-party-cookies/”][vc_empty_space][vc_column_text]
10) Atenção aos indicadores de experiência de página do Google
Acompanhe e aprimore o desempenho do seu site nas principais métricas da web do Google, os Core Web Vitals. Em breve eles serão fator de ranqueamento do seu conteúdo nos mecanismos de pesquisa.
Agregando suas métricas a sua estratégia de SEO, você garante que seu site ofereça uma boa experiência aos usuários – nos quesitos velocidade de carregamento do conteúdo, interatividade e estabilidade do layout do seu site – e evita comprometer sua geração de tráfego orgânico. E já sabemos: sem tráfego, não tem receita.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003821″ alignment=”center”][vc_empty_space][vntd_content_box title=”Core Web Vitals do Google ” link_type=”external” text=”Entenda os novos parâmetros de experiência de página do Google e por que você deve incluir suas métricas na estratégia de SEO do seu site.” item_url=”https://alright.com.br/core-web-vitals-google/”][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]Esperamos ter ajudado com uma visão ampla das possibilidades de otimização do seu inventário de anúncios e do seu site. Sabemos que são muitos aspectos a serem acompanhados para que você tire o máximo de proveito do seu conteúdo para gerar receitas sustentáveis.
Por isso, entre em contato conosco para saber como a parceria da Alright pode ajudar publishers com soluções e tecnologias que otimizam a monetização de portais de conteúdo na web.
Assista também ao nosso webinar sobre monetização de inventário de anúncios com os media scientists da Alright e aprofunde-se nas dicas que você acabou de ler.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Confira o webinar sobre otimização de anúncios com os media scientists da Alright
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Conheça e faça parte da Alright for Brands – a maior rede digital de sites regionais do Brasil
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