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Algoritmo do Google 2021

SEO

Google Page Experience: atualização do algoritmo do Google para 2021

Google lança nova atualização no seu algoritmo que valorizará a qualidade da Experiência do Usuário (UX) nas páginas web em 2021

Algoritmo do Google 2021

Todos os anos, o Google acaba lançando alguma atualização de seu algoritmo que exige determinadas mudanças em sites de conteúdo para não afetar o rankeamento. Se você quer se adiantar e não ficar para trás, já é possível conferir as novas diretrizes do Google para 2021 para a adaptação das páginas web.

A próxima grande atualização do buscador é o chamado Google Page Experience, uma diretriz que promete priorizar os sites que oferecem uma boa experiência do usuário e punir as páginas que não se adéquem às medidas de UX (User Experience).

Para os e-commerces, é importante ficar de olho nessas mudanças, uma vez que a redução de tráfego orgânico também significa menores chances de conversão e vendas. Publishers que monetizam conteúdo, por sua vez, devem estar com as boas práticas de usabilidade de seus portais em dia para garantir que não haja queda nas receitas.

Portanto, acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre as novas diretrizes do Google para 2021 e antecipe as mudanças no seu site. Continue a leitura!

Como otimizar sua página para o Google Page Experience?

O Google Page Experience irá privilegiar três aspectos que dizem respeito à experiência do usuário nas páginas do seu site. Essas métricas são conhecidas como Core Web Vitals, tendo como principais pontos:

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Velocidade de carregamento

Os sites com melhor classificação devem oferecer uma boa velocidade de carregamento da sua página, em um tempo inferior a 2,5 segundos.

Desde 2018, o Google já havia anunciado que os carregamentos que levavam mais de 3 segundos têm uma taxa de 53% de abandono de carrinho, principalmente em navegação pelos dispositivos móveis (tablets e smartphones).

Sendo assim, se ao clicar em um produto do seu e-commerce, como um Stand para evento, o usuário verificar uma demora na abertura, é bem provável que ele desista de comprar a mercadoria. Afinal, a sua experiência não será positiva.

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Interatividade

A interatividade também será um aspecto muito relevante no Page Experience. Isso porque quando um usuário clica em um botão, link ou elemento, é fundamental que a resposta seja rápida (em torno de 100 milissegundos).

Ou seja, a interatividade da sua página deve funcionar mais rápido que a leitura de uma catraca com biometria, além de oferecer várias possibilidades de engajamento ao usuário, como curtidas, compartilhamentos e comentários com páginas nas principais redes sociais. 

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Estabilidade do layout

É importante que os elementos do layout não se desloquem, principalmente quando a navegação do usuário é realizada em dispositivos móveis.

Quer dizer que é preciso garantir uma estabilidade visual para o seu site, evitando que o usuário clique acidentalmente em um botão ou link não desejado.

Importante ressaltar que além dessas mudanças, o Google continuará avaliando a compatibilidade das suas páginas com os dispositivos móveis, isto é, a responsividade do site, bem como a segurança do seu endereço.

Dessa forma, é preciso garantir a proteção contra vírus, malwares, investindo em medidas para evitar a ocorrência de cibercrimes. Por isso, a falta do protocolo HTTPS, que criptografa os dados dos usuários, já está sofrendo punições pelo Google.

A presença de banners e pop-ups em excesso também aparece como um fator que prejudica a experiência do usuário. Sendo assim, mesmo na divulgação de uma bateria de carro 60a, por exemplo, vale a pena tomar cuidado com o tipo de publicidade empregada.

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Passo a passo para adequar seu site à atualização do algoritmo do Google em 2021

Já que a experiência da página será a prioridade para o Google, os sites terão que avaliar vários pontos em relação à programação da infraestrutura, mas também no que diz respeito ao design, layout e ao próprio conteúdo das páginas.

Isso não quer dizer que é necessário reformular todo o seu site (somente em alguns casos específicos), mas vale a pena ter uma atenção especial quanto à aplicação do UX. Além disso, o Google não irá baixar a classificação de todos os seus conteúdos. 

Isso quer dizer que se um blog post sobre renovação de licença ambiental, por exemplo, oferecer uma boa experiência, enquanto um outro artigo não é tão eficiente assim, o buscador só irá baixar o segundo conteúdo, não o seu site inteiro.

A seguir, confira algumas dicas de como aplicar a experiência do usuário na prática.

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1 – Otimize a velocidade e reduza erros 400

Como percebemos, quanto mais rápido o seu site carregar, melhor é a experiência do usuário. Isso pode ser corrigido com a otimização de alguns elementos na sua página, incluindo tamanho das fotos e gadgets adicionados.

Além disso, é fundamental verificar se há hiperlinks de redirecionamento com erros 400. Esse é um tipo de quebra na programação e que prejudica a classificação do seu site.

Por isso, verifique todos os botões e links: desde uma citação que redireciona para uma postagem sobre conserto de câmbio automático, por exemplo, até as formas de checkout, no caso dos e-commerces.

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2 – Faça comparação com os concorrentes

Outra dica é comparar a experiência da sua página com a concorrência. Isso ajuda a ter insights importantes sobre como outros sites estão investindo no aprimoramento de seus conteúdos e a qualidade da infraestrutura tecnológica.

É importante focar em páginas do mesmo nicho de atuação. Por exemplo, se o seu negócio é voltado a serviços de espelhamento automotivo, o ideal é focar em empresas que façam a mesma atividade.

3 – Aprimore o design do seu site

O design é um dos pontos mais importantes para o Google, visto que vários usuários já consideram a sua experiência de navegação logo que entram na página, pela disposição dos elementos e pela aparência do layout.

Algumas dicas para um design aprimorado são:

  • Organize os elementos em ordem de prioridade;
  • Escolha uma paleta de cores padronizada;
  • Mantenha a identidade visual da marca;
  • Não exagere nos recursos imagéticos.

Além disso, é importante que as imagens clicáveis façam sentido ao usuário. Se a intenção é colocar uma ilustração referente a troca de categoria CNH, o elemento deve representar justamente esse serviço.

4 – Instale o Ubersuggest para o Chrome

A extensão do Ubersuggest para o Chrome ajuda nesse processo de adequação do seu site à atualização do algoritmo  Google Page Experience. 

Com esse recurso, é possível verificar os dados de cada URL no ranking de pesquisas. Ou seja, tem-se dados a respeito do emprego de palavras-chave nas estratégias de SEO (otimização para os mecanismos de busca).

Assim, ao digitar por “CNH suspensa ou cassada”, por exemplo, o Ubersuggest mostra dados de pontuação do domínio (maior o número, maior a autoridade) e a quantidade de citações (links) que uma página recebeu.

Desse modo, ao fazer uma busca otimizada, o ideal é procurar uma pontuação de domínio mais baixa e com menos backlink do que a concorrência, mas que mantenham uma alta posição. Com isso, fica mais fácil investir em estratégias de rankeamento.

5 – Continue produzindo conteúdo relevante

Não é de hoje que se fala sobre a importância de produzir conteúdo relevante para o melhor rankeamento do seu site.

Afinal de contas, esse aspecto leva em consideração o próprio perfil do consumidor atual, cada vez mais interessado em informações relevantes, não em anúncios sensacionalistas e invasivos, como ocorre na publicidade tradicional.

Sendo assim, a experiência do usuário também é caracterizada por esse compartilhamento de conteúdo relevante, que envolve o uso de informações cada vez mais aprofundados sobre uma temática.

Para os sites que já investem no marketing de conteúdo, a dica é permanecer nesse mesmo esquema, aprofundando os artigos e materiais, quando possível. Até porque a principal moeda de troca na internet é a informação.

Entenda o que é e as vantagens de produzir conteúdo Evergreen

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Quais as métricas de avaliação do Google para 2021?

Além das três métricas mais importantes do Page Experience, o Google já enfatizou que as Core Web Vitals provavelmente irão evoluir com o tempo. Fora que o buscador não deixará de avaliar os demais indicadores que já faziam parte da experiência do usuário.

Sendo assim, tenha em mente que as avaliações do Google serão feitas com base:

  • Na responsividade e compatibilidade com dispositivos móveis;
  • Em uma navegação segura, com protocolos HTTPs;
  • Na ausência de materiais intrusivos, como banners e popups;
  • Na produção de conteúdo relevante.

Para ajustar eventuais problemas do seu site, a dica é usar as ferramentas do próprio Google, como o Search Console, que ajuda a identificar rapidamente as falhas e os pontos de melhoria da sua página.

Google Search Console: principais funcionalidades para publishers

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Conclusão

O ano de 2021 promete se focado na experiência do usuário. Tanto que até o Google está investindo em uma nova diretriz de UX trazida pela atualização do algoritmo do Google, a Page Experience, levando em consideração os aspectos que melhoram a navegação e a vivência dos internautas.

O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como melhorar a experiência do seu site, cumrpindo as diretrizes do Google e, com isso, alcançar um melhor rankeamento.

De praxe, vale lembrar que quanto maior é o tráfego orgânico, maiores são as chances de conversão e vendas!

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