Anúncios Intersticiais
Novo formato do Google Web Interstitial beneficia anunciantes, publishers e usuários
Novo Google Web Interstitial Ads oferece oportunidade de incremento de receita para publishers, alta performance para campanhas de anunciantes e uma melhor experiência de navegação para usuários.
Com ações voltadas para a construção de ambientes online que ofereçam uma experiência do usuário positiva, em 2020 o Google lançou novos formatos de anúncios intersticiais nas versões mobile e desktop – os Google Web Interstitial Ads.
Diante do crescimento da insatisfação de usuários com a presença crescente de publicidade intrusiva durante sua navegação, houve o aumento dos índices de uso de ad blockers que minam a monetização de publishers e a performance de campanha de anunciantes.
Com o intuito de desenvolver um formato que não seja visto como uma intromissão ao consumo de conteúdo pelos leitores, os novos anúncios intersticiais exploram um inventário que antes não era monetizado: entre as páginas de navegação.
Fonte: Google
“In the spaces between”: novos formatos Web Interstitials para mobile e desktop do Google exploram os espaços entre páginas de navegação, que antes não eram monetizados.
O que são anúncios intersticiais?
O formato intersticial de anúncios já era comum em dispositivos móveis. São os famosos anúncios que aparecem na transição entre conteúdos e entre fases de jogos de aplicativos que baixamos no mobile, por exemplo.
Ele costuma ser confundido com pop-ups, que têm uma repercussão negativa para a experiência do usuário por interromper de forma abrupta a navegação. Porém, os anúncios intersticiais apenas aparecem entre dois pageviews, ou seja, como já mencionado, no espaço de transição de uma página para outra na web.
Como monetizar seu site e preservar o UX
Entenda como preservar a experiência do usuário gerando receitas consistentes sem poluir o site com anúncios
Saiba MaisComo os anúncios intersticiais aparecem?
No formato intersticial, a publicidade apenas aparece entre as páginas de navegação.
Por exemplo, um usuário clica em um link dentro de um artigo, e o anúncio é exibido antes dele ir para o próximo artigo. O formato possui botão de fechar de fácil acesso, em consonância com as políticas do CBA (Coalition for Better Ads).
Assim, caso a publicidade não seja de seu interesse, o usuário pode fechar o anúncio com facilidade e ser direcionado para sua página de destino. Caso ele clique no anúncio, ele vai direto para a landing page do anunciante.
Diretrizes do Google quanto ao uso de anúncios intersticiais
A fim de evitar o mal uso dos anúncios intersticiais de forma que possam causar cliques acidentais e exibições inconvenientes para o usuário, o Google possui diretrizes para o uso do formato. É recomendado que o anúncio seja implementado entre o conteúdo das páginas ou entre níveis e fases de jogos, por exemplo.
Fonte: Google
Exemplo de aplicação de anúncio intersticial em dispositivo móvel.
Além disso, aplicativos e sites que não respeitam tais diretrizes conforme as listadas abaixo são penalizados com a desativação da veiculação de anúncios.
Implementações não permitidas de intersticiais:
- Não é permitido inserir anúncios intersticiais ao carregar ou sair do aplicativo.
- Intersticiais repetidos ou recorrentes que sobrecarregam os usuários, afetando a sua navegação.
- Intersticiais que são exibidos inesperadamente durante a execução de tarefas pelos usuários e que podem gerar cliques acidentais. Por exemplo: o anúncio é exibido na abertura de um aplicativo ou após o carregamento de uma página.
Fonte: Google
Exemplo de má implementação do formato: anúncio intersticial recorrente.
Vantagens dos anúncios intersticiais
1) Incremento de receita
Formato com grande potencial de incremento de receita por aumentar o inventário de sites e aplicativos. Ou seja, o Google não utiliza blocos de anúncios já existentes, e sim um local em que não eram exibidas publicidades antes.
2) Altos CPM e RPM
Por se tratar um formato propositalmente limitado em quantidade para preservar a experiência do usuário, com frequência fixada em 1 impressão por hora por usuário a cada domínio, os CPMs e RPMs tornam-se mais altos do que a média dos formatos display tradicionais.
3) Maior CTR
Por ser favorável à experiência do usuário, sua taxa de engajamento acima da média gera resultados de boa performance de campanhas para anunciantes, como a maior taxa de cliques (CTR).
4) 100% de viewability
O formato não carrega publicidades em branco e são banners do tamanho da tela do dispositivo móvel, apresentando uma taxa de 100% viewability.
5) Favorável à Experiência do Usuário
Quando bem implementado segundo as diretrizes de uso, o formato não prejudica a navegação do usuário, ajudando na performance do site nos quesitos engajamento e experiência do usuário – fator prioritário dos algoritmos do Google em 2021 para o bom rankeamento do conteúdo nos resultados de busca.
Google Page Experience
Entenda a prioridade à experiência do usuário com fator para o bom rankeamento no Google
Saiba MaisFormato recomendado e implementado pela Alright
A Alright sugere e implementa o formato Google Web Interstitial na versão mobile de portais parceiros sem a necessidade de inclusão de nova tag ou divs de posicionamento pelo publisher.
Assim, o produtor de conteúdo pode aproveitar benefícios de ampliação do inventário, otimização de pageviews e incremento de receita oferecidos pelo formato com comodidade e segurança de uma implementação estratégica segundo as diretrizes do Google.
Google Interstitial Web
Saiba mais sobre os benefícios do novo formato exclusivo para mobile
Saiba MaisConfira nossos conteúdos em vídeo no YouTube!
Publisher, conheça a Alright for Brands.
Quer monetizar seu site com transparência, segurança e contexto que atraem os maiores anunciantes? Faça parte da maior Rede de sites regionais do Brasil. Solicite uma avaliação do seu portal e conheça a Alright for Brands!