Monetização
Qual a relação entre Engajamento do Usuário e geração de receita?
Entenda como o Engajamento traduzido na métrica de Tempo Médio de Permanência do Usuário por Sessão influencia na monetização do seu site
Já falamos de diversas dicas e fatores que influenciam na geração de receita de publishers, entre elas estão técnicas de SEO, boas práticas para geração de tráfego e melhorias na Experiência do Usuário (UX).
Hoje vamos falar especificamente da importância do engajamento do usuário traduzido em uma das métricas mais relevantes para monetizadores de conteúdo, mas que às vezes deixa de receber a atenção que merece: o tempo de permanência do usuário por sessão.
Continue lendo e entenda a importância dessa métrica para aumentar os lucros com seu site.
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Saiba MaisO que é Engajamento do Usuário
No mundo do marketing digital, entendemos o conceito de engajamento como sendo o nível de proximidade entre uma marca e seus consumidores.
A forma como o consumidor interage com o conteúdo e ações da marca é um indicador da sua relevância para o público-alvo. E não poderia ser diferente com sites de conteúdo.
No caso de portais na web, o engajamento se traduz não apenas no engajamento em redes sociais, com reações e compartilhamentos de conteúdos e notícias. Vai muito mais além.
Além da importância do tráfego para a monetização, que diz respeito ao alcance do seu conteúdo e ao volume de usuários navegando no seu site, o engajamento traduz mais diretamente a relevância do seu conteúdo para os leitores.
Tempo de Permanência do Usuário por Sessão
Publishers podem avaliar o engajamento dos internautas com seu conteúdo pela métrica de tempo de permanência do usuário por sessão. Ou seja, o tempo médio que cada usuário passa navegando pelas páginas do seu site.
Quanto maior esse tempo, os algoritmos do Google entendem que maior é a relevância e credibilidade do seu conteúdo, pois o usuário de fato o está consumindo passando tempo no seu site.
Isso ajuda a aumentar a autoridade do seu domínio e também a ter melhores posições nos resultados de pesquisa nos mecanismos de busca como o Google.
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Saiba MaisComo o engajamento do usuário impacta na geração de receita
Falando especificamente da métrica de engajamento de tempo de permanência do usuário no site por sessão, seu faturamento aumentará quanto maior for esse tempo.
A razão disso é simples: porque quanto mais tempo o leitor passa em uma página ou navegando de uma página para outra, mais impressões ele vai gerar com os anúncios exibidos no portal.
Ou seja, a retenção do leitor favorece a visualização de mais anúncios exibidos no site, aumentando sua receita.
Como aumentar o tempo de permanência do usuário no seu site
Algumas dicas básicas para reter o usuário por mais tempo em seu site são:
1) Produza conteúdo original, interessante e completo
A extensão do conteúdo também é importante, o recomendado é não menos do que 1000 palavras. Portanto, quanto maior, melhor, pois o leitor levará mais tempo para ler tudo. Porém, ele precisa ser cativante e original para induzir o leitor a rolar a página para consumir todo o conteúdo,e assim gerar mais impressões aos anúncios posicionados estrategicamente nas páginas.
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Saiba Mais2) Tenha um site responsivo
A maior parte do tráfego vem do mobile, não tem como fugir disso. Portanto, tenha um layout responsivo que se adapte a todos os tamanhos de tela e que garanta uma boa Experiência do Usuário em qualquer dispositivo.
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Saiba Mais3) Diminua o tempo de carregamento das suas páginas
Lentidão no carregamento é um dos principais fatores que elevam as taxas de rejeição dos sites. Com um site que carrega conteúdos de forma lenta, você perde uma parcela significativa de tráfego e de engajamento. Além disso, os anúncios tendem a carregar mais lentamente também, perdendo impressões. Portanto, evite elementos que deixem o site pesado e lento.
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Saiba Mais4) Tenha parcerias de monetização que otimizem seus pageviews
Há tecnologias no mercado que otimizam a geração de receita com os pageviews e o tempo de permanência dos usuários. É o caso da tecnologia Second Print, utilizada pela Alright em portais de sua rede de publishers própria – a Rede Alright for Brands.
Alright for Brands e a tecnologia Second Print
Aplicada em sites com tempo de permanência médio do usuário de pelo menos 50 segundos por sessão, a Second Print otimiza os espaços de publicidade do site fazendo o refresh do leilão programático a cada 30 segundos de permanência do leitor na página, exibindo uma nova publicidade e gerando receita com uma nova impressão no mesmo espaço.
Assim, cada pageview e espaço de publicidade têm seu potencial de monetização multiplicado e otimizado como se fossem vários. Além disso, realizamos uma curadoria para direcionar os publishers às melhores práticas para aumentar o engajamento dos leitores com seus conteúdos e a selecionar os melhores formatos com alto viewability para aplicar a tecnologia, como o banner fixo e vídeo outstream.
Entre em contato com o nosso time de media scientists pelo formulário abaixo e solicite mais informações sobre a tecnologia Second Print.
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