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Evergreen: o conteúdo que nunca envelhece

O trabalho de produção de conteúdo não é nada fácil: é preciso pesquisar, planejar e postar com frequência para sempre oferecer conteúdos novos aos leitores e ranquear bem nos buscadores como o Google. Diante de todos os desafios, o conteúdo evergreen – também conhecido como conteúdo perene – ajuda sua produção a manter o valor por mais tempo.

O conteúdo evergreen é atemporal; ou seja, nunca envelhece. Ao contrário do conteúdo noticioso – como notícias, estatísticas, artigos de opinião e eventos, que têm prazo de validade reduzido, demandando atualização constante -, o estilo de redação perene mantém sua relevância por muito mais tempo, recebendo visitas por anos após sua publicação. Geralmente, ele tem a função de fornecer informações mais completas e educar o leitor sobre determinado tema. 

 

Alguns exemplos de conteúdos evergreen são: 

  • Guias;
  • Glossários;
  • Checklists;
  • FAQs;
  • Infográficos;
  • Listas;
  • Dicas;
  • Curiosidades;
  • Conceitos (Ex.: ”O que é conteúdo evergreen?”);
  • Comparativos (Ex.: ”Qual a diferença entre conteúdo perene e conteúdo noticioso?”).

 

Esses conteúdos são consultivos e atiçam a curiosidade ou necessidade de saber através dos anos. Assim, conteúdos evergreen são como artigos de uma enciclopédia – mesmo que necessitem de eventuais atualizações, elas não são constantes, ocorrendo de tempos em tempos. 

Confira dicas para atrair e fidelizar mais leitores para o seu site ou blog.
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Outras vantagens do conteúdo evergreen

Além da atemporalidade do conteúdo, o estilo de redação evergreen traz outras vantagens para seu site ou blog: 

 

1) Autoridade

Por mais básico que seja, se o seu conteúdo é completo, exclusivo e de qualidade, ele gera mais credibilidade e autoridade para o seu blog ou site, atraindo e fidelizando mais leitores, além de gerar mais compartilhamentos e disseminação orgânica feita por usuários que vão não apenas consumir, mas também recomendar seu conteúdo evergreen pela alta relevância e utilidade. 

 

2) Links externos

Os conteúdos evergreen também ajudam no link building. Quanto mais conteúdos relevantes você produzir, maiores as chances de ser referenciado em outros endereços na web, com os links do seu domínio alcançando audiências de outros sites e blogs, gerando mais tráfego e autoridade para seu conteúdo. 

 

3) Aumento de tráfego no Google

Conteúdos perenes de qualidade também sobem no ranqueamento dos buscadores como o Google. Capriche no SEO escolhendo as melhores palavras-chave, busque no Google Trends o que as pessoas estão pesquisando para entregar conteúdos relevantes, e apareça nos primeiros resultados no Google. 

Confira nosso conteúdo com dicas de técnicas que você DEVE usar para melhorar o SEO do seu site.
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4) Visitas constantes

Se seu conteúdo mantém a relevância por anos, é claro que ele terá cada vez mais acessos com o passar do tempo. Não é à toa que os conteúdos evergreen são conhecidos por trazerem os maiores volumes de tráfego orgânico para os sites. 

 

5) Qualificação da audiência

É muito importante que você conheça sua audiência. Para isso, nada melhor do que analisar os acessos aos seus conteúdos. Utilize ferramentas como o Google Analytics e saiba quais conteúdos atraem mais visitantes para seu site ou blog e continue nessa linha de produção. 

Confira as métricas mais importantes do Google Analytics para produtores e monetizadores de conteúdo
Saiba Mais

Como produzir um bom conteúdo perene? 

Vamos à checklist:

 

1) Manere na profundidade

Conteúdos evergreen são para clientes no topo do funil de vendas; ou seja, que ainda estão explorando um problema, buscando informações mais básicas para resolvê-lo ou entendê-lo. Portanto, escreva para essa audiência – não use termos muito técnicos e invista em conteúdos mais generalistas sobre determinado assunto. A partir daí, vá refinando a informação, oferecendo aos poucos conteúdos mais específicos relacionados àquele assunto através de CTAs ou links internos, que o redirecionem a outras páginas e conteúdos do seu site ou blog.  

 

2) Explore assuntos perenes

Utilize ferramentas como o Google Trends para acessar tendências e assuntos mais pesquisados no mecanismo de busca em longos períodos de tempo. Assim, você consegue ter ideias de conteúdos relevantes, com maior possibilidade de serem buscados pelos usuários. O Google Trends também possibilita que você compare a popularidade de termos sinônimos para te ajudar a escolher as melhores palavras-chaves e turbinar o SEO. 

 

3) Links, links, muitos links

Você não quer que o usuário visite só uma página e saia do seu site, certo? Inclua links internos e CTAs em seus conteúdos evergreen que redirecionem para outras páginas do seu site ou blog, mostrando ao leitor que você tem mais conteúdos relacionados ao que ele procura saber, gerando autoridade e tráfego.  

Além disso, estude técnicas de link building para ter mais links externos em outros domínios da web apontando para seu conteúdo, e leve seu tráfego às alturas. 

4) Evergreen é duradouro, mas não é eterno

Tenha em mente que mesmo os conteúdos evergreen precisam ser revisitados e receber eventuais pequenas atualizações, como alteração de palavras-chave e adição de informações ao texto. O Google também valoriza conteúdos antigos que recebem atualizações para subirem no seu ranqueamento. 

Sabemos que os conteúdos noticiosos têm um grande appeal tanto para os seus produtores quanto para os leitores. Porém, é importante saber equilibrar esse estilo de redação com produções evergreen ou perenes, pois estas trazem diversas vantagens que levam ao aumento da autoridade, tráfego e relevância do seu site ou blog – características essenciais para quem quer ver sua monetização sempre dando bons resultados. 

Acesse aqui dicas rápidas de como ter uma monetização consistente e garantir a sustentabilidade financeira do seu site.
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Conheça a Alright para Publishers

Agora que você já sabe o que são conteúdos evergreen, coloque em prática nossas dicas e colha os fruto$ de produzir conteúdo perene e de qualidade. Seja um parceiro de monetização da Alright!

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