[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Monetização ” heading=”Sazonalidade de receita de anúncios ” subtitle=”Entenda as sazonalidades que fazem sua geração de receita cair nos primeiros meses do ano e como se preparar para ter uma monetização recorrente mesmo nos períodos de baixa.” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#5e17eb” bg_gradient2=”#00ff7e” fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004198″ alignment=”center”][vc_column_text]O fim do ano traz importantes datas comemorativas do calendário do varejo e corresponde a um dos melhores períodos em termos de receita para publishers.
Datas como Black Friday e natal são os momentos em que os usuários estão mais propensos ao consumo, e as empresas aumentam seu investimento em mídia consideravelmente.
Porém, passado o natal e a virada do ano, em janeiro e fevereiro o calendário varejista não tem grandes datas que estimulam o consumo. Por isso, as marcas tendem a reduzir seus orçamentos em publicidade, o que reflete na queda dos valores de CPM para veiculação de campanhas e, consequentemente, na receita de monetização.
Os publishers devem estar preparados para sentirem menos o impacto desta típica e normal queda causada pela sazonalidade de receita de anúncios nos primeiros meses do ano, e aproveitar para adequar seu site para os períodos de alta a partir da páscoa, em março/abril.
Confira algumas dicas para garantir uma receita recorrente mesmo nos períodos de baixa, e preparar seu site para as grandes datas do varejo que vêm em seguida para alavancar a rentabilidade do seu site e conquistar uma monetização consistente durante o ano. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Como driblar os períodos de queda na monetização causada pela sazonalidade de receita de anúncios
1) Preveja a queda de receita nos primeiros meses do ano e esteja preparado
Utilize a monetização das altas de receita que ocorrem com as datas especiais de fim do ano e poupe para o período de baixa, em janeiro e fevereiro. Assim, você fica tranquilo para otimizar seu site e valorizar seu inventário para as grandes datas comerciais do resto do ano. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Fraudes no ecossistema de mídia programática” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/como-evitar-fraudes-no-ecossistema-de-midia-programatica/” text=”Entenda como evitar fraudes de campanhas no meio digital “][vc_empty_space][vc_column_text]
2) Priorize estratégia acima da quantidade
Menos é mais. Posições estratégicas são mais importantes do que a quantidade de anúncios. É importante entender como o usuário consome seu conteúdo para dispor os blocos de anúncios e formatos de forma estratégica nas páginas. Assim você otimiza seus espaços, ajuda a aumentar a RPM (Receita por Mil) e evita poluir suas páginas com publicidade que tanto prejudica a experiência do usuário. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Saiba como garantir uma boa monetização sem poluir suas páginas com anúncios” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/site-poluido-com-publicidade/”][vc_empty_space][vc_column_text]
3) Tenha um site responsivo
É imprescindível oferecer uma experiência de navegação positiva nos dispositivos móveis, de onde vem grande parte do tráfego de usuários. Ter um site responsivo coloca seu conteúdo nos primeiros resultados dos mecanismos de buscas, uma vez que se trata de um dos principais requisitos de bom rankeamento do Google.
Investir em versões AMP (Accelerated Mobile Pages) do seu site para páginas otimizadas com maior velocidade de carregamento no mobile é uma ótima prática para gerar mais receita através de acessos por esses dispositivos. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google Mobile First ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/mobile-first/” text=”Entenda por que o Google valoriza sites que oferecem uma boa experiência nos dispositivos móveis”][vc_empty_space][vc_column_text]
4) SEO e produção de conteúdos relevantes
Produzir conteúdos com as palavras-chave certas no momento oportuno ajudam a criar conteúdos mais relevantes e atrativos, além de ajudar no seu rankeamento para gerar mais tráfego orgânico.
Mecanismos como o Google Trends podem ajudar nas suas estratégias de SEO de planejamento de palavras-chave para aumentar a encontrabilidade das suas matérias e atrair mais acessos orgânicos. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”SEO para publishers” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/dicas-de-seo/” text=”Conheça dicas essenciais de SEO para publishers aumentarem sua receita”][vntd_content_box title=”Conteúdo evergreen ou perene” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/conteudo-evergreen/” text=”Entenda por que os conteúdos que nunca envelhecem são importantes para a sua monetização “][vc_empty_space][vc_column_text]
5) Utilize o Algoritmo de Engajamento da Alright para gerar mais receita com cada espaço de anúncio
O engajamento do usuário indica o nível de relevância do seu conteúdo, traduzido em métricas como o tempo de permanência do leitor em suas páginas. É preciso oferecer conteúdo de qualidade e uma experiência de navegação positiva aos seus usuários a fim de retê-los por mais tempo em suas páginas, resultando em mais exposição às publicidades exibidas, e portanto, mais receita.
A Alright aplica a tecnologia de seu algoritmo de engajamento em portais parceiros com tempo de permanência do usuário mais elevado. A tecnologia Second Print utilizada otimiza seus espaços de anúncios com o refresh dos leilões automáticos a cada 30 segundos com uma nova publicidade, gerando uma nova impressão e multiplicando a receita gerada por cada bloco de anúncio.
Assim, você monetiza cada bloco como se fossem vários e não precisa poluir seu site com excesso de publicidade para gerar receitas significativas. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Algoritmo de Engajamento da Alright” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/engajamento-do-usuario-e-geracao-de-receita/” text=”Entenda como funciona a tecnologia da Alright que otimiza seu inventário para gerar mais receitas preservando a Experiência do Usuário “][vc_empty_space][vc_column_text]
6) Priorize a Experiência do Usuário
Todos os anos o Google atualiza seu algoritmo e suas exigências para um bom rankeamento em seu mecanismo de busca. Em 2021, com a atualização Google Page Experience, a prioridade será User Experience (UX).
Portanto, encontre o equilíbrio entre anúncios e conteúdo para adequar seu site às diretrizes dessa atualização. Dê uma atenção especial às métricas do Core Web Vitals, que são a base de avaliação do Google Page Experience: velocidade, segurança de navegação, layout favorável sem materiais intrusivos e conteúdo relevante.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google Page Experience” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/atualizacao-algoritmo-do-google-2021/” text=”Conheça a atualização do algoritmo do Google que prioriza a experiência do usuário”][vntd_content_box title=”Google EAT” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/o-que-e-google-eat/” text=”Conheça uma das mais recentes atualizações de algoritmo do Google”][vc_empty_space][vc_column_text]
7) Diminua a latência e o tempo de carregamento do seu site
O tempo de resposta (latência) e carregamento do seu site têm grande impacto sobre a experiência do usuário. Por isso, invista em práticas como utilizar um bom CDN (Rede de Distribuição de Conteúdo) para diminuir a distância entre seu servidor e seus usuários, bem como escolher uma boa hospedagem e evitar excesso de elementos em seu site que possam deixá-lo pesado e lento. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Latência do Site” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/latencia-do-site/” text=”Saiba como diminuir o tempo de resposta do seu site e melhorar a experiência do usuário”][vntd_content_box title=”Velocidade do site ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/tempo-de-carregamento-do-site/” text=”Saiba diagnosticar e como aumentar a velocidade de carregamento do seu site”][vc_empty_space][vc_column_text]
8) Explore diversas fontes de tráfego
Há diversos tipos de tráfego online que você pode e deve explorar para atrair mais visitantes para seu site.
Aplique estratégias para gerar mais movimentação de usuários pelas páginas do seu site através de fontes diversificadas, pois este é um dos mais importantes fatores de monetização.
Os 6 principais tipos de tráfego online são:
- Tráfego orgânico
- Tráfego pago
- Tráfego de referência
- Tráfego direto
- Tráfego de e-mail marketing
- Tráfego de redes sociais
[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Tipos de tráfego online” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/tipos-de-trafego-online/” text=”Conheça os 6 principais tipos de tráfego online e como atraí-los para seu site”][vntd_content_box title=”Fatores de monetização ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/11-fatores-monetizacao/” text=”Conheça os 11 fatores que determinam o sucesso da sua monetização “][vc_empty_space][vc_column_text]
9) Estipule regras de precificação no Google Ad Manager
O recurso de regras de preços do Google Ad Manager ajuda você a ter mais controle sobre a sua receita através da centralização e do gerenciamento do seu CPM mínimo ou desejado.
Esse processo pode ser trabalhoso e complicado. Por isso, a Alright auxilia na configuração de regras de preço para portais parceiros otimizarem sua receita através do Google Ad Manager, permitindo que publishers tenham mais tempo para focar na produção de conteúdo.
Trabalhamos com as seguintes regras de precificação unificadas:
– Preço mínimo: os anunciantes não podem acessar seu inventário a não ser que paguem um dado valor de CPM mínimo estipulado pelo publisher;
– CPM desejado: o publisher pode aceitar lances menores ou maiores para alcançar um valor de CPM médio desejado.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google Ad Manager” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/google-ad-manager/” text=”Conheça as vantagens de conectar seu inventário à mais completa plataforma de gerenciamento de anúncios”][vc_empty_space][vc_column_text]
10) Utilize a técnica de Header Bidding
Header Bidding é uma solução de venda de inventário programático alternativa ao modelo tradicional de cascata, e que considera todas as ofertas ao mesmo tempo de maneira horizontal e possibilita ao publisher vender seu espaço publicitário para quem realmente está disposto a pagar o maior valor de CPM.
Através da técnica de Header Bidding também é possível oferecer o seu inventário para múltiplas redes de anúncios e Ad Networks além do Google, que irão concorrer entre si e pagar um valor de CPM muito mais alto pelo seu usuário, resultando no aumento dos ganhos em até 20%.
Além disso, o publisher pode utilizar o Header Bidding sem abrir mão da venda de seus espaços publicitários de forma direta. Ou seja, é uma ótima forma de ampliar suas fontes de receita e valorizar seu inventário com o aumento da concorrência de compradores de mídia. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Header Bidding da Alright” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/header-bidding/” text=”A Alright faz uma entrega de mídia mais estratégica para que publishers de sua rede, a Alright for Brands, possam lucrar mais através da técnica de Header Bidding. Saiba mais”][vc_empty_space][vc_column_text]
11) Integração do site ao Google Ad Exchange (AdX)
A plataforma de publicidade Google AdX possui recursos que maximizam os ganhos do Google AdSense através das ferramentas de gerenciamento unificado do Google Ad Manager.
Entre os diferenciais mais importantes do Google AdX em comparação ao AdSense estão a possibilidade de programar transações preferenciais para CPMs fixos, mais opções de filtros e bloqueios que permitem maior controle do seu inventário, opções de relatórios mais personalizados, acesso a uma maior gama de anunciantes além dos que fazem parte das redes do Google entre outras vantagens.
A Alright auxilia na conexão de portais parceiros ao AdX mediante aprovação da plataforma, e a partir daí otimiza seus espaços de anúncios que resultam em um aumento de receita de até 40%. [/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vntd_content_box title=”Google Ad Exchange (AdX) x AdSense” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/google-ads-google-adx/” text=”Entenda as principais diferenças entre as plataformas de publicidade do Google “][vc_empty_space][vc_column_text]
12) Diversifique seus formatos de anúncios do seu site
Invista em formatos além dos tradicionais anúncios display do padrão IAB.
A Alright trabalha e sugere o formato Interstitial Web do Google. O formato exclusivo para mobile possui um grande potencial de incremento de receita, pois acessa um inventário entre páginas que antes correspondia a um espaço não monetizado.
Portanto, esse formato otimiza mais um espaço para você aproveitar e gerar mais receita, além de possuir melhores RPMs do que formatos display tradicionais.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003736″ alignment=”center”][vntd_content_box title=”Google Interstitial Web” link_type=”external” item_url=”https://youtu.be/Ani-ZlSwHPM?t=1298″ text=”Saiba mais sobre os benefícios do novo formato exclusivo para mobile “][vc_empty_space][vc_column_text]Em 2020 a Alright também iniciou uma parceria com a ImprovingAds, buscando melhorar ainda mais a receita de seus parceiros com formatos Pushdown, Interstitial, Layer Corner e Banner 300×600 de alta performance e RPM acima da média que podem ser integrados ao seu site.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003737″ alignment=”center”][vntd_content_box title=”Formatos Alright + ImprovingAds” link_type=”external” item_url=”https://alri.maillist-manage.com/click.zc?od=2d5a885a69b60a972ef27cfc19257de761185630859ca1fd0&repDgs=14c892173dc74693&linkDgs=14c892173dc7b68b&mrd=14c892173dc745b7&m=1″ text=”Conheça os novos formatos oferecidos pela Alright em parceria com a ImprovingAds”][vc_empty_space][vc_column_text]Além disso, o formato de vídeo da Alright recebeu um upgrade e seu portal pode render até 5 vezes mais com eles. O formato 3 em 1 (In stream, In text e Overlay) gera alto engajamento do usuário com a publicidade sem prejudicar a experiência de navegação e o consumo do seu conteúdo.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003738″ alignment=”center”][vntd_content_box title=”A/Vídeo” link_type=”external” item_url=”https://drive.google.com/file/d/1pUCG5GmLzmPIAwNKFyI07Tbfe3a4kNOc/view” text=”Saiba como ganhar até 5x mais com a receita gerada pelo novo formato de vídeo da Alright”][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Confira depoimentos de Publishers que são parceiros da Alright
[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/VVkM67MfjQs”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Conheça a Alright for Brands!
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