Macrotendência
Os desafios de se tornar relevante produzindo conteúdo
5 previsões de marketing digital para 2020
Este conteúdo faz parte do mapeamento de previsões de tendências para o mercado de comunicação e marketing da Alright. Acesse aqui.
Saiba Mais[rock-convert-cta id=”7003182″]
O primeiro grande desafio para se tornar relevante produzindo conteúdo é que a marca passa a competir no mercado totalmente novo. Produzir conteúdo relevante significa competir com veículos de comunicação. Um simples podcast de marca está concorrendo pela atenção do usuário do Spotify com podcasts de rádios e portais com equipes formadas pelos melhores jornalistas e profissionais do mercado para produzirem esse tipo específico de conteúdo. O mesmo vale para formatos como vídeo e texto. Produzir um blog de moda significa concorrer com veículos como Vogue, Marie Claire, Steal The Look entre outros.
O segundo grande desafio é dominar os dados da audiência. Quando uma marca cria conteúdo no Facebook ou Instagram, por exemplo, ela só consegue voltar a se comunicar com a sua audiência se pagar pelo alcance. As plataformas facilitaram muito a publicação de conteúdo, tanto para pessoas como para marcas, criando um ambiente simples para qualquer um fazer marketing digital. Mas essa facilidade tem um modelo de negócio baseado na necessidade da marca investir toda vez que quiser comunicar com seus fãs ou seguidores. Isso cria uma falsa impressão de acumulação de audiência para as marcas uma vez que esta não pode fazer nada com seus seguidores além de comprar sua atenção todos os meses.
A conexão dos dados através da tecnologia
Você realmente entende a importância do domínio da audiência para a sua marca? Continue lendo o conteúdo: