[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Como gerar mais tráfego orgânico com o Google Discover” subtitle=”Saiba o que é o Google Discover e como ele pode ajudar a trazer mais visitantes para seu site” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#6244e8″ bg_gradient2=”#ff66c4″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003833″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Quem é publisher tem que estar sempre atento às possibilidades de gerar mais tráfego orgânico e aumentar o alcance do conteúdo que produz. E o Google – sempre ele – oferece uma ferramenta que pode ser uma verdadeira mão na roda nesse sentido: o Google Discover.
O Discover é uma iniciativa que muda um pouco a dinâmica da entrega de conteúdo para os usuários: em vez de apenas reagir a uma pesquisa, ele é proativo e mostra artigos que os leitores podem se interessar em uma espécie de feed, baseado em pesquisas anteriores e hábitos de navegação.
Se você está interessado em implementar ações de SEO e aumentar o tráfego orgânico em seu site, não deixe de incluir o Google Discover em seu planejamento.
Mas como fazer isso? Calma, que a gente conta tudo!
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O que é o Google Discover?
O Google Discover é uma funcionalidade que os usuários de dispositivos móveis têm à sua disposição na página inicial da busca do Google, tanto no app quanto nos navegadores, e que mostra uma série de conteúdos recomendados.
Lançada anteriormente como Google Feed, a ferramenta ganhou novo nome e formato em setembro de 2018. O objetivo do Google Discover é apresentar novos conteúdos aos usuários – sempre relacionados aos interesses e pesquisas anteriores.
Um dos diferenciais do Google Discover é que ele não apresenta apenas conteúdo novo e noticioso, mas aposta também nos artigos evergreen. Ou seja, os usuários não encontram apenas materiais recentes: conteúdos publicados há mais tempo e que seguem relevantes também são exibidos na interface.
A Inteligência Artificial do Google consegue inclusive identificar o nível de domínio do usuário nos assuntos mostrados. Se você costuma buscar por aulas de violão, por exemplo, a ferramenta saberá exatamente se deve mostrar conteúdo indicado para iniciantes ou para experts.
O Google Discover também permite que os usuários personalizem sua experiência. É possível gerenciar os interesses ou bloquear temas e sites indesejados para tornar o uso da ferramenta ainda mais interessante.
Além disso, os usuários podem determinar o idioma dos conteúdos que serão exibidos. Assim, mesmo leitores do Brasil podem ver notícias e conteúdos publicados em outras localidades – e vice-versa! [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Dicas de otimização de páginas e anúncios” link_type=”external” text=”Saiba como alavancar sua monetização com essas 10 dicas de otimização de sites e anúncios” item_url=”https://alright.com.br/otimizacao-de-anuncios/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Quais são os benefícios de aparecer no Google Discover?
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Fonte: Central da Pesquisa Google
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Não é necessário quebrar a cabeça para entender as vantagens óbvias de ter conteúdo exibido no Google Discover.
Com bilhões de usuários e a crescente popularização dos dispositivos móveis, os artigos indicados pela ferramenta têm potencial para impactar milhares de leitores de maneira orgânica, sem que você precise investir um centavo em impulsionamento.
Para você ter uma ideia, quando o Google Discover foi lançado em 2018 ele já contava com 800 milhões de usuários mensais!
Alguns publishers relatam que o número de acessos via Discover já chega a ser maior do que aqueles via busca orgânica. A Condé Nast, editora da revista Vogue, revelou que em 2019 o número de visitas vindas através da ferramenta foi maior do que através das buscas. Impressionante, né?
Além disso, o Google Discover permite que tenhamos um contato mais próximo com as tendências de consumo de conteúdo. Observando os artigos que são exibidos na ferramenta temos uma melhor ideia das práticas de SEO que o Google valoriza – e assim colocá-las em prática.
Ou seja, mesmo que o seu conteúdo não seja exibido imediatamente no Google Discover, você estará reforçando as técnicas de SEO para trazer mais tráfego orgânico para sua página. Nesse cenário, você sai ganhando de qualquer forma![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Como garantir que seu conteúdo vai aparecer no Google Discover?
Se você deseja que o seu conteúdo seja exibido no Google Discover, temos uma boa notícia: não é necessário tomar nenhuma medida específica para que isso aconteça.
Ou seja, siga com todas as recomendações de SEO para gerar tráfego orgânico para seu site. Se o Google entender que o conteúdo é de qualidade e confiável, ele deve ser listado no Discover para usuários interessados nos temas que você aborda.
Mas quais são essas recomendações? Vamos relembrar:
1) Otimize seu site para dispositivos móveis
Como o Google Discover é uma ferramenta essencialmente mobile, se torna ainda mais importante ter atenção em como o seu conteúdo é exibido em dispositivos móveis.
O Google já opera com a mentalidade “mobile first”, o que significa que o algoritmo prioriza e verifica o desempenho de cada site em smartphones e tablets na hora de definir quais conteúdos serão exibidos nos primeiros resultados das buscas.
Portanto, é fundamental se certificar de que sua página é responsiva e se adapta aos diferentes tipos de telas, oferecendo uma boa experiência de navegação e leitura a usuários de todos os dispositivos.
Também é importante verificar o tempo de carregamento do site ou portal em dispositivos móveis. Não adianta nada ter o melhor conteúdo do mundo, se o usuário não tem acesso imediato a ele.
2) Atenda aos critérios EAT
O algoritmo do Google passa por atualizações frequentes, e cada vez mais procura os critérios chamados EAT nos conteúdos exibidos na busca. A sigla EAT significa Expertise, Authoritativeness and Trustworthiness (em português: Experiência, Autoridade e Confiabilidade).
Ou seja, o Google busca por conteúdos que sejam criados por pessoas que saibam do que estão falando. Por isso, é fundamental que seus artigos contenham informações de autor, e também que usem fontes confiáveis para respaldar o conteúdo. Em tempos de fake news, é cada vez mais importante indicar conhecimento no tema abordado!
Também é fundamental mostrar datas, nome da publicação, do editor, da empresa ou da rede, e fornecer dados de contato para oferecer ainda mais transparência aos visitantes.
3) Evite os clickbaits
Muitos produtores de conteúdo exploram os clickbaits (caça-cliques ou iscas para cliques, em bom português) para aumentar o tráfego orgânico em seus sites, mas essa estratégia pode se tornar perigosa em longo prazo.
Títulos e imagens sensacionalistas, que não entregam o que prometem, geram uma alta taxa de rejeição por parte dos usuários, e não passam despercebidos pelo algoritmo do Google.
Ao usar táticas de caráter duvidoso para atrair mais visitantes para sua página, você estará ferindo os critérios EAT. O conteúdo poderá até ter um resultado interessante de imediato, mas prejudicará o seu desempenho nas buscas orgânicas – e, consequentemente, não aparecerá no Google Discover.
4) Crie conteúdo envolvente e de qualidade
O Google valoriza cada vez mais o conteúdo de qualidade, que conta uma história completa e responde às perguntas dos usuários.
Ao planejar seus artigos, pense em todas as demandas dos leitores. Utilize dados e recursos gráficos, como fotos e infográficos, para entregar um conteúdo realmente útil para os usuários.
Organize suas informações para que sejam facilmente encontradas pelos leitores. Dessa maneira você também facilitará o trabalho do algoritmo do Google – e aumentará suas chances de gerar tráfego orgânico para o conteúdo.
Uma boa dica é abusar dos links internos para complementar seu conteúdo. Não deixe de indicar artigos relacionados para tornar seu material ainda mais abrangente.
5) Utilize imagens de alta qualidade
Outra dica importantíssima para ter seu conteúdo exibido no Google Discover é usar fotos de alta qualidade para ilustrar seus artigos.
Evite utilizar bancos de imagens, e produza suas fotos sempre que possível. Imagens únicas se destacam na busca orgânica, e ajudam a promover seu conteúdo no Discover.
A recomendação do próprio Google é usar fotos com pelo menos 1.200px de largura e ser ativadas pela configuração max-image-preview:large ou tendo um site em versão AMP (Accelerated Mobile Pages).
Também é importante incluir texto alternativo na hora de fazer upload das imagens, assim como usar ferramentas para compressão dos arquivos para que eles não fiquem tão pesados (lembra da importância de velocidade de carregamento, especialmente em dispositivos móveis?).
6) Crie conteúdo em vídeo
Os vídeos se tornaram um item importante na estratégia de criação de conteúdo, e eles podem aumentar suas chances de aparecer no Google Discover.
Como a ferramenta oferece um mix de notícias recentes e conteúdos evergreen, a recomendação é que você inclua essa mistura no seu planejamento de conteúdo.
Produza vídeos falando sobre assuntos recentes e de interesse do grande público, mas publique também tutoriais, guias e entrevistas mais profundas que manterão o apelo por mais tempo.
É uma estratégia que beneficia os criadores de conteúdo de diversas maneiras: além de potencializar sua presença no Discover, você vai complementar seu material e também atrair uma nova audiência para o canal no YouTube.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Novos parâmetros do Google” link_type=”external” text=”Entenda os novos Core Web Vitals e como eles afetam o SEO” item_url=”https://alright.com.br/core-web-vitals-google/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Como o Google Discover exibe o conteúdo?
Como mencionamos anteriormente, o conteúdo do Google Discover é exibido para os usuários em uma espécie de feed. Basta rolar a página para baixo para visualizar dezenas de artigos recomendados, que podem ser exibidos de três formas:
1) Cards do Google Discover
Ao abrir o app do Google nos dispositivos móveis, você verá o campo de pesquisa, e os chamados cards logo abaixo.
Eles exibem a foto principal, o título, o nome do site ou portal, e também o horário da publicação. Ou seja, você sabe imediatamente se é um conteúdo novo ou publicado há mais tempo (o que justifica a necessidade de exibição da data de publicação em seu conteúdo).
2) Web Stories
O Google Discover também exibe conteúdo em formato de Web Stories, como um carrossel, do jeito que estamos acostumados a ver em ferramentas como o Instagram e o Snapchat.
A diferença é que esses stories são publicados no seu próprio site ou portal, e indexados pelo Google para exibição no Discover. Existe um plug-in de Web Stories para WordPress que facilita a criação de conteúdos nesse formato pelos publishers.
A ferramenta criou uma página especial sobre melhores práticas para criadores de conteúdo e desenvolvedores aproveitarem ao máximo os Web Stories (em inglês).
Fique atento: como o recurso ainda é pouco explorado pelos publishers, essa pode ser uma excelente maneira de se destacar no Google Discover!
3) Destaques
Além dos cards e dos stories, o Google Discover também incorporou um formato que foi desenvolvido originalmente para o Google News: os Destaques.
Nesse formato, os conteúdos de sites jornalísticos são exibidos de maneira mais extensa, com itens destacando os pontos principais dos textos.
Na primeira fase de implementação dos Destaques, cerca de 200 veículos jornalísticos do Brasil e Alemanha estão aptos a terem seus conteúdos mostrados nesse formato.
4) Anúncios
O foco aqui é a geração de tráfego orgânico, mas não podemos deixar de mencionar que anúncios também são exibidos no Google Discover.
Os anúncios são mostrados no mesmo formato dos cards, com imagem e texto, porém com a informação de que se trata de publicidade. Para ter seu conteúdo patrocinado no Google Discover, basta selecionar a opção “campanha discovery” no Google Ads.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004056″ alignment=”center”][vc_column_text]
Exemplo de Web Stories do Google Discover
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Como avaliar os resultados do Google Discover?
Depois que você otimizou o conteúdo para que ele apareça entre as recomendações do Google Discover, vem a hora da verdade: a ferramenta trouxe resultados?
É importante destacar que as visitas oriundas do Discover não são especificadas pelo Google Analytics. Mas não precisa se preocupar: esses dados estão disponíveis no Google Search Console!
As informações apenas são mostradas quando você atinge um número mínimo de visualizações na ferramenta (o número exato não é divulgado pelo Google por enquanto). Os dados disponíveis no relatório atualmente são: número de cliques, número de visualizações e a média de CTR.
É possível configurar esse relatório, incluindo informações de datas específicas (os últimos 16 meses estão disponíveis na ferramenta) e realizando filtragens conforme necessário.
Lembre-se: os dados dos últimos três dias são considerados dados preliminares, e podem mudar. Também é possível que haja discrepância entre os números apresentados no Search Console e em outras ferramentas de monitoramento, que podem ser causadas pelo fuso horário e por outras questões.
Para entender mais sobre as métricas do Google Discover, recomendamos essa página de ajuda do Google Search Console.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google Search Console” link_type=”external” text=”Entenda por que a ferramenta do Google é tão importante para editores de conteúdo na web” item_url=”https://alright.com.br/google-search-console-para-publisher/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Conclusão
O Google Discover é uma excelente maneira de apresentar o seu conteúdo para novos usuários, e alavancar o tráfego orgânico em seu site.
Apesar de não existirem ações específicas que garantam a presença do seu site nessa interface, criar conteúdo relevante e usar técnicas de SEO é o segredo para abocanhar uma fatia desse bolo.
Portanto, não deixe de aplicar as mudanças necessárias para se certificar de que seu conteúdo tem a confiabilidade e qualidade que o Google busca com seu algoritmo![/vc_column_text][vntd_content_box title=”Black Hat SEO” link_type=”external” text=”7 técnicas de SEO par NÃO usar em seu site” item_url=”https://alright.com.br/black-hat-7-tecnicas-de-seo-para-nao-usar-no-seu-site/”][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]Curtiu as dicas? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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