[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Tipos de tráfego online e como atraí-los para o seu site” subtitle=”Conheça os principais tipos de tráfego online e dicas de como gerar mais acessos com eles” btn1_label=”” bg_overlay=”dark50″ bg_gradient1=”#f70ccc” bg_gradient2=”#008be8″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][vc_wp_categories][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003611″ alignment=”center”][vc_column_text]Tráfego online é a movimentação de usuários pelas páginas da internet, e um dos mais importantes fatores de monetização para publishers. Afinal, quanto mais visitas você adquire, maior a geração de receitas com impressões e cliques nos anúncios exibidos em seu site. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Tipos de tráfego online
Existem diversos tipos de tráfego na web que envolvem diferentes estratégias para atrair mais acessos para o site através deles.
Leia este artigo até o final e saiba mais sobre os 6 principais tipos de tráfego online:
- Tráfego orgânico
- Tráfego pago
- Tráfego de referência
- Tráfego direto
- Tráfego de e-mail marketing
- Tráfego social
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1) Tráfego orgânico
Quando um usuário chega ao seu conteúdo pela sua própria iniciativa, e não através de campanhas pagas, por exemplo, ele qualifica tráfego orgânico.
Nesse caso os usuários ativamente acessam seu site, mas isso não significa que você, como produtor de conteúdo não tenha que fazer algo para atraí-los organicamente.
O tráfego orgânico é gerado através de estratégias de inbound marketing oferecendo conteúdo relevante aos internautas.
A forma mais comum de se conquistar um bom tráfego orgânico é através dos mecanismos de busca como Google, Bing e Yahoo.
Ou seja, o usuário faz uma pesquisa e clica nos resultados mais relevantes para ele. Por isso, os publishers devem investir na produção de conteúdo de qualidade e com uma boa constância, a fim de aumentar a autoridade do seu dominío diante dos robôs orientados por algoritmos que trabalham constantemente buscando novos conteúdos na web para indexar.
Além disso, é essencial aplicar técnicas de SEO (Search Engine Optimization) para aumentar sua encontrabilidade nessas buscas, o que significa estar entre os primeiros resultados que aparecem na primeira página.
As principais técnicas de SEO envolvem um bom planejamento de palavras-chave, geração de guest posts e backlinks. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Dicas de SEO para publishers” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/dicas-de-seo/” text=”Confira as principais estratégias de SEO para melhorar o ranqueamento dos seus conteúdos nos mecanismos de busca como o Google”][vc_empty_space][vc_column_text]
2) Tráfego pago
Também é possível complementar o tráfego orgânico de forma paga, através de links patrocinados.
Esse tipo de tráfego faz mais sentido para anunciantes, pois garante uma rapidez de resultados e conversões que o tráfego orgânico não oferece por envolver estratégias que precisam de otimização constante para que seu conteúdo supere outros no ranqueamento com determinada palavra-chave, o que pode levar um bom tempo.
O tráfego pago, em contrapartida, é imediato. E os resultados de alcance são garantidos dependendo do investimento. Através do Google Ads, por exemplo, é possível pagar para que seu resultado nas buscas apareçam antes dos resultados orgânicos.
E com o AdSense e o AdX, as principais redes de publicidade do Google, é possível anunciar em sites de forma segmentada de acordo com as preferências do anunciante para um alcance mais qualificado de usuários.
O tráfego pago é um bom complemento ao orgânico, e uma boa forma de obter resultados imediatos para necessidades mais pontuais, como campanhas de lançamento de novos conteúdos ou produtos, por exemplo. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google EAT” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/o-que-e-google-eat/” text=”Saiba como adequar seu site às exigências da atualização E-A-T do algoritmo do Google”][vc_empty_space][vc_column_text]
3) Tráfego de referência
Esse tipo de tráfego envolve uma das principais estratégias de link building e SEO, e que não apenas contribuem para a geração de tráfego, mas também para aumentar a autoridade do seu domínio na web.
O tráfego de referência é quando o link do seu conteúdo é inserido em meio ao conteúdo de outro site como uma forma de citação ou recomendação aos leitores.
Esses links são chamados de backlinks, e quando um outro domínio referencia seu conteúdo dessa maneira, ele agrega à autoridade do seu site. Afinal, os Googlebots entendem essa prática como uma forma de recomendação do seu conteúdo, o que demonstra que ele é de qualidade e relevância.
Por isso, busque ter links de entrada para o seu conteúdo em outros sites de alta confiabilidade e autoridade, pois isso agrega ainda mais à autoridade do seu domínio. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Link Building para publishers” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/link-building/” text=”Saiba como executar uma boa estratégia de link building e gerar mais autoridade e tráfego para seu site “][vc_empty_space][vc_column_text]
4) Tráfego de e-mail marketing
Também é possível gerar tráfego enviando e-mails aos usuários com links do seu site, e essa é uma forma de conseguir um alto índice de cliques.
Para sites de conteúdo é muito interessante enviar newsletters periódicas para inscritos divulgando novos conteúdos como uma forma de mantê-los atualizados e engajados.
Além disso, é uma das formas de fidelizar leitores, uma vez que se um usuário se inscreve para receber suas newsletters, significa que ele é mesmo muito interessado em seu conteúdo e deseja voltar sempre ao seu site.
Por ser um modelo muito mais pessoal, as taxas de engajamento são muito maiores do que a de tráfego pago, por exemplo. E por ter sido escolha do próprio usuário se inscrever para receber atualizações por e-mail, é uma fonte de tráfego qualificado para o seu site. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
5) Tráfego direto
Esse tipo de tráfego é o mais antigo de todos, que antecedem os mecanismos de busca. Ele é gerado quando o usuário digita a URL da suas suas páginas no navegador e acessa diretamente o seu site, seu intermediário algum.
Esse tipo de tráfego ocorre quando o usuário já conhece seu site ou tem indicação dele de forma offline. Além disso, se o leitor tem e acessa sua URL pelos seus favoritos, ele gera um acesso de tráfego direto ao seu site. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
6) Tráfego social
Esse é um dos tipos de tráfego mais relevantes hoje em dia. Afinal, é raro o site ou marca que não tenha uma página no Facebook, Instagram e outras redes sociais.
O tráfego social é o que advém dessas redes, que são canais muito importantes para geração de tráfego, uma vez que os internautas passam muito tempo do seu dia navegando neles.
Porém, esse tipo de tráfego não consiste em apenas compartilhar links nas redes sociais de forma deliberada. Há estratégias importantes de serem seguidas para ter bons resultados de alcance, engajamento e compartilhamento.
Por isso, é importante entender qual o melhor horário de postagem em cada rede para o perfil da sua audiência, observar o número de posts diários ideal e planejar conteúdos exclusivos para atrair a atenção dos usuários. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_video link=”https://youtu.be/fqw47oAV9QQ” title=”Assista à gravação do nosso Webinar sobre Tráfego de Social Media “][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]
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