[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Qual a diferença entre Accelerated Mobile Pages (AMP) e páginas responsivas?” subtitle=”Entenda a diferença entre Accelerated Mobile Pages (AMP) e páginas responsivas, além da sua importância e impactos sobre a geração de receita com conteúdo na web” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#553bcb” bg_gradient2=”#8680d6″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003864″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Ao estudar as técnicas de SEO, é bastante provável que você encontre referências a sites AMP e sites responsivos.
Especialistas de todo o mundo recomendam incansavelmente o uso das páginas AMP e também o formato responsivo para publishers, já que fazem com que o carregamento seja mais rápido e tornam o conteúdo acessível em qualquer dispositivo.
E aí ficam aquelas dúvidas: o que significam essas nomenclaturas? Como aplicá-las no meu site?
Leia o conteúdo até o final e entenda o que são páginas AMP e responsivas, assim como explorar as diferenças entre elas. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”SEO para publishers” link_type=”external” text=”Dicas essenciais de SEO para publishers” item_url=”https://alright.com.br/dicas-de-seo/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Google Mobile First: a importância de ter um site AMP rápido e responsivo
Antes de explicar o que são sites AMP e sites responsivos, é bom saber (ou lembrar) porque é tão importante ter uma página rápida e que se adapte a qualquer formato de tela.
Líder indiscutível entre as ferramentas de busca, o Google vive atualizando seu algoritmo para ir de encontro aos hábitos de navegação e proporcionar uma melhor experiência para os usuários.
E a popularização dos dispositivos móveis, como tablets e smartphones, não passou despercebida pela empresa. O número de pesquisas através dos telefones celulares cresceu consideravelmente, e o algoritmo acompanhou essa demanda.
O Google começou a operar com a filosofia mobile first (ou dispositivos móveis primeiro, em bom português) a partir de março de 2018. Ou seja, a partir dessa data o algoritmo passou a indexar primeiro as versões móveis dos sites.
Na prática, isso significa que sites que se adaptam a telas menores e carregam mais rapidamente saem na frente na corrida pelos primeiros resultados na ferramenta de busca.
Em resumo, não adianta apenas criar o melhor conteúdo do mundo se ele não é perfeitamente acessível para dispositivos móveis. E por isso, o papo de hoje é tão importante![/vc_column_text][vntd_content_box title=”Tenha um site ágil” link_type=”external” text=”Saiba como diagnosticar e melhorar a velocidade de carregamento do seu site” item_url=”https://alright.com.br/tempo-de-carregamento-do-site/”][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é AMP (Accelerate Mobile Pages)
Com o crescente número de usuários de dispositivos móveis e consequente aumento nas buscas oriundas de tablets e smartphones, o Google percebeu a necessidade de ter em seus resultados sites mais velozes, que carregassem rapidamente mesmo em condições desfavoráveis (em um local com baixa velocidade de internet, por exemplo).
Junto com outras empresas de tecnologia, como o Twitter, Pinterest e LinkedIn, o Google então lançou o AMP Project, no final de 2015.
AMP é a sigla para Accelerate Mobile Pages (na tradução, páginas aceleradas para dispositivos móveis) e é uma iniciativa em código aberto – qualquer pessoa pode fazer download e efetuar modificações, em caráter colaborativo.
As páginas AMP usam menos dados, são mais leves e carregam em uma fração de segundo. Pense nos seus próprios hábitos de navegação: se você está na rua e precisa encontrar uma informação, esperaria um site carregar por muito tempo?
A iniciativa começou com portais de notícias, que viram os acessos mobile crescerem de forma significativa, e hoje está disponível para qualquer publisher.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Como criar sua página AMP
Criar uma versão AMP da sua página não é um bicho de sete cabeças. O próprio site do AMP Project tem um tutorial bem completo (em inglês).
Vamos trazer aqui uma versão resumida para que você entenda quais são os passos necessários:
1) Incluir o código HTML
O primeiro passo para criar seu site AMP é criar uma página HTML. O código está disponível no site do AMP Project.
2) Incluir uma imagem
Logo após, é necessário incluir uma imagem em seu site. O código pode ser copiado aqui.
3) Customizar o layout
É necessário fazer algumas alterações no layout para que ele se adeque às especificações das páginas AMP. Confira aqui quais são as customizações necessárias.
4) Preparar a página para exibição nas buscas
Para os casos em que existem duas versões de uma mesma página (a tradicional e a AMP), é necessário inserir links e tags para que o Google saiba qual delas deve ser exibida no resultado das buscas. Você pode ver quais são esses links na página do AMP Project.
5) Pré-visualizar e validar a página
É possível pré-visualizar a página AMP como qualquer outro site. Também é possível (e altamente recomendável) validar a página para se certificar de que ela será exibida nos resultados do Google. Os caminhos necessários para esses dois passos também estão disponíveis no site do AMP. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Dicas de otimização de páginas e anúncios” link_type=”external” text=”Saiba como alavancar sua monetização com essas 10 dicas de otimização de sites e anúncios” item_url=”https://alright.com.br/otimizacao-de-anuncios/”][vc_empty_space][vc_column_text]
As vantagens de ter um site AMP
As páginas AMP se tornaram muito populares, e existem boas razões por trás disso.
Confira alguns dos benefícios de ter um site AMP:
– Oferecer melhor experiência de navegação e fidelização do usuário
Oferecer uma navegação mais rápida e eficiente foi o grande motivo para o desenvolvimento das páginas aceleradas. E os publishers se beneficiam muito dessa estratégia: com a navegação mais fluída, aumenta o tempo de leitura e o engajamento dos usuários.
Mais importante do que isso: ao oferecer conteúdo nesse formato, o publisher fideliza o leitor, que fica ciente da boa experiência que o site oferece e se sente mais à vontade para retornar sempre que necessário.
– Acompanhar uma forte tendência mundial e passar mais credibilidade
Ao apostar nas páginas AMP, os publishers se unem a grandes veículos de comunicação, como El Pais, The Guardian e The New York Times, entre outros.
Oferecer ao leitor a oportunidade de se informar em um formato semelhante ao de grandes players coloca o publisher no mesmo patamar. Isso significa um aumento considerável na credibilidade do seu site!
– Melhorar o posicionamento das suas páginas nas buscas
Como mencionado anteriormente, o algoritmo do Google privilegia os sites que oferecem a melhor experiência na navegação mobile em seus resultados.
As páginas AMP são o melhor formato para essa entrega, portanto ao utilizar o formato você estará reforçando o seu trabalho em SEO e terá resultados ainda melhores na busca orgânica.
– Aumentar os ganhos do seu site
O que acontece quando um veículo tem credibilidade, oferece uma melhor experiência para os usuários e figura entre os primeiros lugares nas buscas? Isso mesmo que você pensou: aumenta o faturamento!
O uso das páginas AMP faz com que os publishers alcancem melhores resultados com seus artigos, aumentem o tráfego e consequentemente ganhem mais dinheiro com publicidade. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Core Web Vitals” link_type=”external” text=”Conheça as novas métricas de UX do Google que você precisa observar” item_url=”https://alright.com.br/core-web-vitals-google/”][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é um site responsivo
Agora que já conversamos sobre as páginas AMP, é hora de falarmos sobre os sites responsivos.
Voltemos às últimas décadas: depois do lançamento do primeiro Iphone, em junho de 2007, os telefones celulares deixaram de ser meros aparelhos para fazer ligações e enviar SMS, e se tornaram verdadeiros computadores de mão.
Os usuários começaram a se acostumar com aplicativos e seus possíveis usos, e passaram a dividir suas atenções entre os smartphones e os computadores mais tradicionais, como desktops e notebooks.
E o que vimos na segunda década do século XXI? Com a popularização do Android, outros fabricantes passaram a produzir smartphones e os aparelhos se tornaram mais baratos e acessíveis – ao mesmo tempo em que a internet móvel também ficou ao alcance de todos.
O resultado é que hoje a imensa maioria da população mundial também usa smartphones e tablets para navegar. Pesquisas, comunicações, compras: tudo é resolvido na palma da mão.
O problema é que publishers e desenvolvedores ainda priorizam os formatos tradicionais na hora de colocar um site no ar.
Isso não é errado, já que muitas vezes os usuários pesquisam nos dispositivos móveis, mas efetuam as compras no desktop – ou vice-versa.
Portanto, o ideal é que qualquer site funcione bem em todos os tipos de tela, atendendo aos usuários dos mais diversos dispositivos. Ou seja, ter um site responsivo é fundamental![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Mas o que é exatamente um site responsivo?
É aquele que se adapta aos mais diversos tamanhos de tela. Não estamos falando apenas da orientação (horizontal, vertical, etc), mas também da funcionalidade.
O site responsivo tem que ser legível, sem que o usuário precise dar zoom na tela para visualizar textos. Os menus e botões precisam ter o tamanho certo para que não comprometam o design e a usabilidade, mas que possam ser clicados sem dificuldade. As imagens precisam ser leves, para carregar rapidamente.
Quer mais uma evidência de que os sites responsivos são necessários? A chamada internet das coisas, em que poderemos nos conectar através dos mais diversos dispositivos, já é uma realidade.
E quando as pessoas estiverem navegando através da geladeira, você vai querer estar lá. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Como garantir que seu site é responsivo
Agora que você sabe o que é um site responsivo, é hora de se certificar de que a sua página se encaixa nos requisitos, certo?
Criar um site responsivo é uma tarefa relativamente fácil, já que as ferramentas de desenvolvimento contam com funcionalidades que auxiliam nesse sentido.
Mas como ter certeza de que a sua página está sendo exibida corretamente, sem distorções, em todos os tamanhos de tela?
Existem algumas ferramentas que permitem a simulação de acesso aos sites com diversos dispositivos. Uma das mais populares é o Chrome DevTools, desenvolvido pelo Google. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
As vantagens de ter um site responsivo
Ter um site responsivo não se trata mais de uma vantagem competitiva, mas sim de uma obrigação para qualquer publisher que deseja conquistar seu lugar na internet.
Mas se você ainda não se convenceu, temos mais alguns benefícios de ter um site responsivo pra te contar:
– Aumentar as conversões
Não importa qual é o seu objetivo final. Pode ser a venda, o cadastro, ou o download.
Ter um site responsivo vai ajudá-lo a aumentar o número de conversões, já que os usuários de smartphones são cada vez mais numerosos. Estar onde eles estão, oferecendo conteúdo de qualidade em um site de fácil navegabilidade, é aproveitar essa audiência para fazer mais negócios.
– Diminuir a taxa de rejeição
Não ter um site responsivo é ignorar a multidão de usuários de dispositivos móveis.
Se o seu site não oferece uma boa experiência de navegação, é provável que o usuário feche a janela e vá direto para o concorrente. Melhor não correr esse risco, né?
Monitore sempre sua taxa de rejeição, e caso seja alta demais verifique como seu site está sendo exibido nos dispositivos móveis.
– Aumentar o compartilhamento nas redes sociais
Pense nos hábitos de navegação dos usuários de dispositivos móveis: as pessoas pegam os smartphones para fazer suas pesquisas, e muitas vezes usam as redes sociais em seguida.
Se você oferece uma boa experiência de navegação, e encanta o usuário, o compartilhamento está a apenas um clique de distância.
Mas se o seu site não é responsivo, é pouco provável que isso aconteça.
– Fidelizar os usuários
Os usuários não só compartilham suas boas experiências. Eles voltam pra mais!
Se você oferece uma boa navegação em dispositivos móveis, aliada a um bom conteúdo, o seu site se torna uma referência para pesquisas futuras.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”SEO e Google E-A-T” link_type=”external” text=”Entenda o que é avaliado nas páginas de conteúdo para ranquear nos primeiros resultados de busca no Google.” item_url=”https://alright.com.br/o-que-e-google-eat/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Sites AMP e sites responsivos: entenda a diferença
Agora que já apresentamos os conceitos e vantagens dos sites AMP e dos sites responsivos, fica o questionamento: eles são a mesma coisa?
Não, não são.
Os sites responsivos são aqueles que se adaptam a todos os tipos de tela.
Os sites AMP, por sua vez, são versões de sites (ou de páginas específicas) já existentes, com configurações específicas para um carregamento mais veloz nos dispositivos móveis.
Ou seja, para uma estratégia de SEO bem abrangente, o recomendado é que você tenha os dois: site responsivo e páginas AMP.
Enquanto um garante que você ofereça uma boa experiência para os usuários de tablets e smartphones, o outro dá ainda mais gás para a otimização do seu conteúdo – e consequente melhora na performance nos mecanismos de buscas.
Mas não esqueça: as páginas AMP precisam ser configuradas de acordo com as especificações do AMP Project para que seu conteúdo não seja duplicado nas buscas. Salve esse post nos favoritos e consulte sempre que necessário![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Conclusão
O acesso à internet através de dispositivos móveis é uma tendência consolidada, e ignorar essa audiência pode prejudicar o seu projeto, e certamente afetará sua monetização.
Ter um site responsivo é praticamente obrigatório hoje em dia, e as páginas AMP são o complemento perfeito para alavancar os seus resultados em SEO. Estude, encontre parceiros, faça acontecer. Só não perca essas oportunidades de impulsionar seus esforços![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech que atua como uma parceria de monetização para publishers, e aplica estratégias e otimizações de anúncios personalizadas que valorizam o inventário de sua Rede própria de sites regionais, sempre em conformidade com as boas práticas do mercado e do Coalition for Better Ads (CBA).[/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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