[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”UX: otimizações de Experiência do Usuário para publishers ” subtitle=”2021 é o ano centrado no usuário. Saiba como otimizações simples de UX para sites ajudam a aumentar a geração de receita de publishers com anúncios.” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#e14070″ bg_gradient2=”#e38796″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003877″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Quem acompanha as tendências do mundo da comunicação deve ter visto a expressão “experiência do usuário” ou “user experience” (UX) sendo citada muitas vezes nos últimos anos.
De fato, proporcionar uma boa navegação para os usuários se tornou essencial para quem deseja fidelizar a audiência e aumentar seus ganhos com conteúdo.
Entretanto, valorizar a experiência do usuário não significa apenas organizar as informações de uma maneira intuitiva e facilitar a navegação pelo conteúdo, mas também pensar maneiras de exibir anúncios que não atrapalhem a leitura e visualização da página.
A experiência do usuário pode afetar como o seu site ou portal é percebido pelos visitantes, e pode influenciar em seus ganhos, além de ser vital para sua estratégia de SEO.
Portanto, é um assunto que merece atenção e cuidado.
E é isso que faremos hoje: uma reflexão sobre a importância da experiência do usuário. E, claro, compartilhar algumas dicas para você ter os melhores resultados com seu conteúdo! [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
2021: um ano centrado na experiência do usuário
Os últimos meses foram atípicos. Com a pandemia do COVID-19 e a necessidade de ficar em casa, os usuários passaram a usar a internet ainda mais intensamente.
Mesmo aqueles reticentes (e resistentes) começaram a utilizar a rede para fazer compras, movimentações bancárias e consultas médicas, entre muitas outras atividades online possíveis.
O resultado? Com os nossos olhos voltados para a internet, passamos a exigir mais eficiência durante a navegação.
Queremos comprar e consumir conteúdo, mas algumas medidas são necessárias. Desde o design até a segurança na hora de informar dados, tudo é considerado na hora de decidir quem merece o nosso clique – ou não.
Por isso a experiência do usuário é tão importante em 2021.
Não importa se você tem uma loja online ou se cria conteúdo, colocar o usuário em primeiro lugar é fundamental para ter sucesso na internet.
Um site que demora para carregar, ou que não funciona em dispositivos móveis, é um convite para conferir a concorrência.
Até o Google passou a privilegiar a experiência do usuário na hora de determinar quais conteúdos serão exibidos nos primeiros lugares da busca.
Portanto, 2021 é o ano para colocar o usuário no topo das suas prioridades!
Como? Continue lendo que a gente explica.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Core Web Vitals: novos parâmetros de UX do Google
Como mencionado anteriormente, o algoritmo do Google é constantemente atualizado para priorizar os sites que oferecem uma boa experiência aos usuários.
Ou seja, criar um conteúdo de qualidade é importante. Mas também é fundamental pensar em como esse conteúdo será consumido do outro lado.
Por isso, a gigante da internet criou uma série de parâmetros que devem ser agregados à estratégia de SEO para que o publisher garanta um bom posicionamento do seu conteúdo nas buscas.
Esses parâmetros são chamados de Core Web Vitals, ou Principais Métricas da Web. Eles devem ser priorizados por criadores de conteúdo que desejam uma boa performance de SEO no buscador.
São eles:[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003875″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]
– LCP: Largest Contentful Paint (exibição do maior conteúdo, em português)
Mede a velocidade de carregamento do conteúdo da página. Como o próprio nome sugere, o Google leva em consideração o carregamento do maior elemento da página nessa métrica.
Pode ser uma imagem, ou um bloco de texto. O importante é que esse maior elemento esteja visível para os usuários em, no máximo, dois segundos e meio. Qualquer tempo acima disso gera uma grande taxa de rejeição.
– FID: First Input Delay (latência de entrada, em português)
Mede a velocidade da página para responder à interação do usuário com o conteúdo. É normal que as páginas web apresentem um pequeno delay, conhecido como latência, mediante as ações dos usuários (como cliques em banners e links, por exemplo).
Esse atraso, porém, tem que ser muito pequeno. O parâmetro estipulado pelo Google é de apenas 100 milisegundos, que nós percebemos como instantâneo. Se esse tempo ficar acima dos 300 milisegundos, a espera se torna incômoda e pode causar rejeição.
– CLS: Cumulative Layout Shift (mudança de layout cumulativa, em português)
Mede mudanças de layout repentinas que não são resultado de uma interação do usuário. Ou seja, aqui o Google avalia a estabilidade do layout durante a navegação.
Elementos como imagem e GIFs mal dimensionados ou anúncios mal posicionados podem ocasionar essas mudanças no layout. O Google criou uma escala que vai de 0 a 1, e recomenda que o score de CLS se mantenha até 0.1 – um score a partir de 0.25 é considerado ruim pela empresa. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Core Web Vitals” link_type=”external” text=”Novos parâmetros de UX que vão virar fatores de ranqueamento de SEO” item_url=”https://alright.com.br/core-web-vitals-google/”][vc_empty_space][vc_column_text]
9 dicas e práticas para oferecer uma boa experiência aos usuários
Agora que você já sabe o quão importante é oferecer uma boa experiência aos usuários, é hora de entendermos quais são as medidas indicadas para garantir essa navegação tranquila para seus visitantes.
A primeira dica, que talvez seja a principal, é: coloque-se sempre no lugar do usuário. Antes de qualquer atualização em seu site, avalie como você perceberia as novidades se estivesse navegando na sua página.
Dito isso, vamos às práticas recomendadas:
1) Teste seu site em diversos dispositivos
Você precisa garantir que o site será exibido perfeitamente em qualquer tipo de dispositivo. Lembre-se que as pessoas acessam a internet através de computadores, smartphones, tablets e até mesmo de televisores.
Realize testes periódicos para se certificar de que sua página é exibida perfeitamente em cada um desses devices. Você precisa ter certeza de que seu site será perfeitamente visível, e plenamente funcional, em qualquer tamanho de tela. Usar um design responsivo, que se adapta aos mais diferentes devices, é fundamental.
Lembre-se que o site responsivo não se adapta somente ao tamanho da tela. O tamanho das imagens, textos e botões também muda, assim como os menus.
2) Melhore o tempo de carregamento
O publisher preocupado com a experiência do usuário também deve prestar atenção ao tempo de carregamento da página. Lembrando que com os Core Web Vitals, um site veloz também contará pontos de SEO para suas páginas, ajudando no ranqueamento nas buscas. Por isso, otimize suas páginas, utilize imagens leves em formato JPG e revise os plugins utilizados para tornar seu site mais leve e mais rápido.
3) Ofereça campo de pesquisa em seu site
O campo de busca ou pesquisa é um bom diferencial para que os usuários possam encontrar facilmente o que procuram em seu site e tenham uma boa experiência de navegação. Implemente a pesquisa em um local visível, e ofereça filtros para que seu visitante tenha acesso rápido ao conteúdo.
4) Simplifique os cadastros
Os usuários buscam agilidade na internet. Por isso, não exija um cadastro complexo para que assinem sua newsletter, por exemplo. O mesmo vale para o e-commerce: simplifique as etapas de conclusão de compra sempre que possível!
Uma boa prática é criar formulários eficientes, com campos pré-populados. É sempre melhor escolher uma opção entre as disponíveis do que digitar as informações. Um exemplo de facilidade são os formulários onde se insere o CEP e as informações de endereço (como nome da rua, bairro, cidade e estado) são preenchidas automaticamente.
5) Crie conteúdo de qualidade
2021 é o ano centrado no usuário. Tanto do ponto de vista da experiência de navegação quanto de produção de conteúdo, qualidade é o mais importante. Não adianta ter um site rápido e com o melhor design se o conteúdo não faz jus à “embalagem.”
Busque conhecer sua audiência, crie conteúdo completo, que responda às questões dos usuários para ocupar as primeiras posições das buscas e fidelizar os visitantes que chegam até sua página.
6) Insira anúncios de forma estratégica, sem prejudicar a experiência dos usuários
Agora que a importância de proporcionar uma boa experiência aos usuários já está bem clara, vamos à pergunta que não quer calar: como inserir anúncios de uma maneira que não comprometa a navegação?
Só quem já navegou em um site com tanta publicidade que tornava difícil encontrar o conteúdo sabe o quanto essa experiência pode ser frustrante. É preciso conciliar a publicidade e o conteúdo em seu site de maneira harmônica – e lucrativa.
7) Experimente e teste diferentes posicionamentos
Não se trata de inserir banners em todos os lugares – mas sim de posicioná-los nos melhores lugares. E esses melhores lugares podem não ser aqueles que você pensa.
Mudar o posicionamento da publicidade pode trazer resultados surpreendentes, mas você só vai descobrir isso se experimentar. Portanto, faça testes e acompanhe os resultados para encontrar o melhor lugar para os anúncios.
Também é muito importante equilibrar conteúdos e anúncios. É preciso escolher locais para posicionar as publicidades que não impactem negativamente a experiência do usuário nas páginas.
Conforme abaixo, os dois exemplos da esquerda são de bom posicionamento e equilíbrio de anúncios e conteúdo. Já o exemplo da direita, mostra um posicionamento do anúncios que prejudica o acesso ao conteúdo, que é empurrado para abaixo da dobra da página (fonte: Google Search).[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003876″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]
8) Fique de olho em novas tendências e formatos
O comportamento (e as preferências) dos usuários muda com uma velocidade surpreendente. Por isso, é importante ficar de olho nas tendências, e também nos novos formatos de publicidade que surgem.
Hoje em dia, por exemplo, os acessos via dispositivos móveis são muito mais frequentes do que eram há alguns anos. E anúncios em vídeo são muito mais populares. Por isso, fique sempre atento às novidades do mercado.
9) Conheça bem a sua audiência
A melhor prática para exibir anúncios que não incomodam os visitantes é, sem dúvida, conhecer a audiência do seu site. Use ferramentas como o Google Analytics para entender o perfil dos usuários, mas não deixe de perguntar em caso de dúvida.
Use ferramentas de interação, ou as próprias redes sociais, para conversar com a sua audiência e entender como ela se relaciona com a publicidade exibida!
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Ferramentas que ajudam a proporcionar uma melhor experiência do usuário
A gente entende que podem ser muitos fatores para ficar de olho no que diz respeito à experiência do usuário. Felizmente, existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo a monitorar seu site e apontar melhorias que podem ser feitas.
Confira algumas, e use sem moderação:
– Google Search Console
Conhecido antigamente como Google Webmasters Tool, o Search Console oferece uma série de funcionalidades que podem ser utilizadas para melhorar a experiência dos usuários. A ferramenta revela como o Google vê cada site, e pode trazer insights valiosos.
Entre as funcionalidades disponíveis, destacamos três que podem ser bastante úteis do ponto de vista da UX: o PageSpeed Insights, que verifica a velocidade de carregamento do site e aponta possíveis erros; o Teste de Compatibilidade com Dispositivos Móveis, que confere se o site roda corretamente em diferentes tipos de telas; e o relatório de problemas de segurança, que verifica se a sua página contém alguma falha que possa prejudicar os usuários. O Google Search Console é gratuito.
– Google Analytics
O Google Analytics é uma das ferramentas mais usadas pelos publishers, e também se mostra valiosa quando o assunto é experiência do usuário. Algumas das métricas oferecidas dentro da plataforma são muito úteis para avaliar o sucesso do site – e também para verificar o que pode ser melhorado.
Por exemplo, os dados de audiência são essenciais para entender quem são os visitantes da sua página, criar personas e pensar em formas de aprimorar a experiência de navegação. As taxas de rejeição e de tempo médio de navegação também podem ser indicadores de que você está no caminho certo – ou não. Gratuito.
– HotJar
Especialmente útil para publishers que desejam monetizar seu conteúdo, o HotJar aponta os mapas de calor do seu site e analisa a jornada dos usuários. Dessa maneira, fica mais fácil identificar quais são os pontos de atenção dos internautas e definir o posicionamento dos blocos de anúncio. Pago, oferece período de testes gratuito.
– Measure
O Measure usa a ferramenta Lighthouse para realizar um diagnóstico completo do seu site. Basta informar a URL para a ferramenta fazer uma varredura e avaliar itens como performance, boas práticas, SEO e acessibilidade. Gratuito.
– Desinion
Voltado mais para o lado estético e design, a ferramenta permite que você realize testes A/B para verificar as percepções sobre duas versões do mesmo criativo. Gratuito, mas possui versão pro com funcionalidades adicionais.
– Testa Isso
A plataforma brasileira realiza testes de usabilidade de sites e apps sob encomenda. Você define o perfil dos participantes e recebe vídeos e relatórios onde eles descrevem a navegação em sua página e apontam problemas encontrados. Ferramenta paga.
– Lookback
Outra ferramenta onde é possível acompanhar a jornada de usuários reais dentro do seu site, o Lookback tem como diferencial a possibilidade de acompanhar ao vivo os testes e interagir com os usuários. Paga, oferece período de testes gratuito.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Novo Google Analytics 4″ link_type=”external” text=”Conheça as novas funcionalidades da versão mais recente do Analytics” item_url=”https://alright.com.br/google-analytics-4/”][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech que atua como uma parceria de monetização para publishers, e aplica estratégias e otimizações de anúncios personalizadas que valorizam o inventário de sua Rede própria de sites regionais, sempre em conformidade com as boas práticas do mercado e do Coalition for Better Ads (CBA).[/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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