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Formatos e Canais ideais para se comunicar com o seu público-alvo
Toda ação para gerar bons resultado existe um planejamento por trás. Essa é uma parte fundamental da estratégia para se conseguir bons resultados e ter menos desperdício de mídia. Dentro do planejamento de uma campanha, antes de sairmos escrevendo os conteúdos em si é preciso passar pela etapa de definição dos melhores canais e formatos de mídia para cada público-alvo.
Ao pensar nos canais precisamos ter em mente quem é nossa audiência qual é sua jornada de consumo, pois entregar o conteúdo pelo canal certo, no momento certo e no melhor formato fará o público ter maior engajamento e interesse pelo seu produto/serviço. Fazendo isso, quando os canais e formatos forem definidos você indiretamente estará atuando nas dores da sua persona, deixando de ser uma mídia/conteúdo de interrupção para ser uma marca que gera notoriedade e que irá agregar valor ao negócio da pessoa.
Ao longo dos anos, a forma como o consumidor adquire produtos e serviços mudou. A internet se tornou um facilitador nesse quesito, pois ampliou o leque de possibilidades e esse ponto reforça a importância do planejamento de canais e formatos.
Canais
Vamos falar dos principais canais digitais existentes para divulgação da sua marca, serviço ou produto.
Mídia em Canais Próprios – São todos os canais proprietários da marca: sites, e-mail marketing, perfis em redes sociais, blogs e whatsapp, sim o whatsapp, já não é mais uma tendência de mídia e sim um fato, este canal quando bem usado é um ótima fonte de divulgação dentro de uma estratégia de buzz marketing. No geral esses canais são ótimas oportunidades para divulgar seus conteúdos e campanhas sem custo. É sempre importante considerá-los no planejamento e mantê-los atualizados, para ter uma unidade de comunicação nas campanhas e aumentar engajamento e o reconhecimento da marca.
Mídia Adquirida – Nesta categoria entram todos os compartilhamentos, conteúdos, citações e textos referenciados da marca, ou seja, outros canais organicamente citaram e referenciaram seu conteúdo. Essa mídia é muito importante para gerar autoridade de domínio, o que influencia para um bom posicionamento nos resultados da busca do google.
Mídia em Canais Pagos: São todos os canais de mídia usados para promover e impulsionar seu negócio no meio digital. Nessa categoria entra tanto anúncios onde a compra pelos espaços pode ser feita diretamente com o canal ou realizada via leilão, até ações com influenciadores e mídia geolocalizada.
Abaixo vamos abrir os principais canais que você deve conhecer antes de iniciar seu planejamento de mídia.
A mídia programática é a ferramenta ideal para encontrar seu target e entregar seu conteúdo no contexto e no momento certo. Dois terços (65%) dos investimentos globais em publicidade digital em 2019 serão destinados a Programática. Então você não pode deixar de fora esse canal do seu planejamento. Mas vamos entender um pouco mais o porque ela está virando a queridinha das mídias:
Mídia Geolocalizada
Já pensou impactar seu público de acordo com seu comportamento físico? Os dados de localização são preciosos para entender o perfil de consumo, permitindo criar estratégias que possam engajar e influenciar o consumidor em sua jornada no mundo off, gerando um fluxo no ponto de venda físico ou online. Essa mídia é muito importante para quem deseja impactar seu públicos em todos os momentos da sua jornada de consumo.
Redes Sociais
As redes sociais são os canais mais indicados para relacionamento e engajamento com o público. Cerca de 66% da população está conectada em alguma rede social e se olharmos para pessoas com acesso a internet esse número sobe para 93%
Formatos
Native Ads
Anúncios nativos são anúncios que se misturam à aparência e função do local onde foram inseridos, como feed de notícias e aplicativos. Facilmente encontrados em redes sociais, portais de notícias, plataformas de produtos e conteúdos recomendados de sites, anúncios nativos não se parecem com anúncios tradicionais, e por essa característica não disruptiva eles acabam gerando cliques confiantes, tendo em média um CTR acima de 3%.
Anúncios nativos podem gerar 76% mais lembrança de marca que outros formatos tradicionais do digital. Profissionais de marketing afirmam que a alta ocorrência de adblockers, resultados ineficientes, fraudes, etc são fatores que contribuem cada vez mais para a escolha do trabalho com Native Ads. Entenda mais sobre este formato.
Display
Anúncios em display são mais clássicos, com certeza você já foi impactado por um. disponibilizado em sites e explorados pela programática e google possuem o maior inventário dentre todas redes
O Display pode entrar em qualquer etapa da sua estratégia através de formatos de mídia com alta visibilidade dos conteúdos, com formatos que atendem objetivos de alcance e cobertura, assim como tráfego e impacto. As campanhas podem ser otimizadas por CTR, viewability e frequência.
Vídeo
O vídeo é um dos formatos que mais crescem no consumo de conteúdo dos usuários. Ele está presente em redes sociais, plataformas de conteúdo e também cada vez mais nos sites de notícias e verticais. Estudos indicam que vídeo será responsável por 81% de todo o tráfego de dados até 2021, e esta tendência é visível nas redes sociais, com o sucesso dos vídeos ao vivo através de plataformas como o Instagram TV. Pela programática é possível explorar esse formato em redes sites aumentando o impacto e cobertura no taget até da garantia de Viewability. Os formatos disponíveis de vídeo são variados: desde o clássico pré-roll ao intext e videos que podem ser expansivos.
Áudio
A publicidade em áudio digital é ideal para contar histórias, apresentar produtos e serviços, fixar a marca na mente do consumidor. O áudio é um ambiente sem distrações, com um único anúncio é possível entregar a mensagem completa ao usuário garantindo o audibility de 100%, diferente de outros ambientes digitais.
Os principais diferenciais dessa mídia são a mobilidade e a experiência imersiva que o canal possui. Conseguindo impactar um usuário hiper engajado e qualificado, que ouvi a publicidade em seus momentos de deslocamento (durante o trabalho, na pausa do intervalo, retorno para casa) e entre músicas/conteúdos que ele escolheu ouvir, dessa forma fixando a mensagem no inconsciente do consumidor.