[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”5 Vantagens de campanhas de Mídia Regionalizada para marcas ” subtitle=”Entenda as vantagens de trabalhar com segmentação e mídia regionalizada através de portais regionais e locais” btn1_label=”” bg_overlay=”custom” bg_gradient1=”#6d21d1″ bg_gradient2=”#381bba” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/12″][/vc_column][vc_column width=”9/12″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004119″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]São diversos os fatores que contribuem para o sucesso (ou não) de uma campanha de mídia digital.
Um dos mais importantes é a contextualização: a publicidade tem que fazer sentido para o usuário, para se tornar relevante e trazer resultados.
A segmentação, por sua vez, desempenha um papel fundamental nessa busca por relevância. Saber quem é o seu público-alvo, e direcionar a campanha para usuários que correspondem ao perfil dos seus clientes é fundamental para fazer investimentos em publicidade de maneira mais assertiva e eficaz.
Porém, estamos em um momento de mudanças na mídia digital.
Com a implementação das leis de proteção de dados ao redor do mundo, o uso de informações pessoais para configuração de campanhas se tornou mais restrito.
E aí surge o desafio: como segmentar as campanhas dentro desse cenário?
A resposta é a segmentação regional, que garante a veiculação de mídia contextualizada dentro da localização determinada para sua campanha.
E esse é o assunto do nosso artigo de hoje. Continue lendo para entender os benefícios da segmentação regionalizada![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Aumento da relevância da segmentação contextual e regional
Imagine que você está assistindo a um programa na televisão, e durante o intervalo é exibido um comercial sobre um supermercado.
As ofertas são ótimas, e você planeja visitar o estabelecimento e fazer uma compra.
Mas ao final do vídeo você descobre que o supermercado está localizado em outra cidade, e que o deslocamento até a loja é inviável. Frustrante, né?
O mesmo se aplica para campanhas digitais: se você deseja conversar com uma audiência específica, é imprescindível configurar anúncios que levem a localização geográfica em consideração.
Não faz sentido desperdiçar recursos para impactar usuários que muito provavelmente não têm interesse naquilo que você tem a dizer.
Por outro lado, faz muito sentido investir em campanhas regionalizadas. Dentro desse contexto, a segmentação regionalizada tem mais força do que nunca no âmbito da mídia digital. Se comunicar com uma audiência bem definida, levando as especificidades de cada local em consideração, é ter a certeza de que o investimento em mídia trará os resultados esperados.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
A influência do fim dos cookies na tendência de mídia regionalizada
Com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) no Brasil, e de outras iniciativas semelhantes ao redor do globo, o modo de planejar e configurar campanhas de mídia digital mudou.
Uma das maiores mudanças foi anunciada ano passado pelo Google: o fim dos third-party cookies (ou cookies de terceiros, em bom português) no Chrome, navegador mais usado no mundo.
O que isso significa na prática? Que dados de terceiros que eram coletados durante a navegação cross-site dos usuários e disponibilizados por DMPs e DSPs, não estarão mais disponíveis para a configuração de campanhas em um futuro bem próximo.
Informações como hábitos de navegação, interesses, sites visitados e compras realizadas serão de responsabilidade de cada domínio na web com sua coleta mediate consentimento e rígidas políticas de privacidade, e tanto marcas quanto produtores de conteúdo que monetizam seus sites com anúncios já devem começar a pensar em outras alternativas para entregar publicidade para as pessoas certas.
Agora, as marcas somente podem utilizar os cookies de dados first-party; ou seja, dados de fonte primária, fornecidos pelos próprios usuários dentro de cada domínio, com sua autorização expressa, na hora de configurar as campanhas. É uma mudança tremenda nas regras do jogo.
E é nesse cenário que a mídia regionalizada vem se destacando: com anúncios rodando em veículos regionais e levando a localização geográfica em consideração, as marcas estão conseguindo impactar usuários de maneira mais segmentada e relevante.
E, consequentemente, tendo melhores resultados com suas campanhas.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
A pandemia e seu impacto na tendência de segmentação e mídia regionalizada
O mundo mudou muito nos últimos meses, desde que a crise da Covid-19 ao redor do mundo foi classificada como pandemia. Tanto os consumidores quanto as marcas precisaram se reinventar e encontrar novas maneiras de realizar tarefas cotidianas.
Mudou a maneira de estudar, de trabalhar, e também de consumir.
O volume de vendas online cresceu muito, e a necessidade de distanciamento social tirou os consumidores dos corredores dos shoppings. E consequentemente, passamos a valorizar muito mais o ato de comprar de maneira virtual não só de grandes marketplaces e prestadores de serviços, mas também de comércios de atuação menos abrangentes, dentro de suas comunidades.
Além disso, o impacto da pandemia na economia também fez com que os usuários também passassem a procurar mais por fontes de informação confiáveis sobre suas regiões e localidades para se manterem atualizados sobre os rumos da saúde pública, entre outros assuntos.
Também é necessário levar em consideração o fluxo migratório causado pela pandemia, especialmente entre as classes mais altas: muitas famílias optaram por mudar de endereço, e escolheram cidades menores para viver.
Ou seja, hoje temos um panorama bem diferente daquele que se apresentava em março de 2020.
Dentro desse contexto, a segmentação regionalizada se tornou uma tendência forte da publicidade online. Falar diretamente com usuários que fazem parte do seu público-alvo, além dos que estão nos grandes centros ou que navegam apenas em portais de mídia hegemônica, é uma maneira de garantir a ampliação do alcance e cobertura das campanhas com o melhor contexto para a audiência, trazendo melhores resultados.
Apostar na exibição de publicidade em veículos regionais e locais também oferece a segurança de poder falar a “mesma língua” dos moradores que serão impactados pela campanha. Por isso, a prática da segmentação regionalizada é recomendada mesmo para marcas e negócios que desejam alcance e cobertura a um nível nacional. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]O cenário da publicidade online está mudando com uma velocidade impressionante, e acompanhar essas tendências traz diversas vantagens para os anunciantes.
Agora que já entendemos a importância da mídia e segmentação regionalizada, vamos resumir suas principais vantagens para marcas. [/vc_column_text][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row bg_color_pre=”bg-color-1″ css=”.vc_custom_1495542047594{padding-top: 70px !important;padding-bottom: 35px !important;}”][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][special_heading title=”(b)5 VANTAGENS DE TRABALHAR COM MÍDIA REGIONALIZADA:(/b)” subtitle=”” c_margin_bottom=”60px” add_icon=”true” icon_fontawesome=”fa fa-bookmark”][vc_column_text]
1) Brand Safety: mais segurança para a reputação das marcas
Os objetivos podem ser muitos ao criar uma campanha de mídia digital. Você pode querer aumentar as vendas, ampliar o reconhecimento da sua marca, ou simplesmente obter cadastros com informações sobre os seus clientes em potencial.
Mas de uma coisa a gente tem a mais absoluta certeza: nenhum anunciante deseja prejudicar a reputação da marca.
Porém, isso pode acontecer, por uma série de motivos. Em uma campanha massiva, o seu anúncio pode parar em um site que vai contra os propósitos da marca, por exemplo.
Ou, ainda pior, pode ser exibido em algum veículo que propaga fake news – e ser destacado em iniciativas como o Sleeping Giants, que cobra posicionamento de empresas que anunciam em sites, portais ou canais que publicam notícias falsas ou com discurso de ódio.
Em uma campanha veiculada em redes de sites com conteúdo verificado e brand-safety, esse risco diminui, já que há um maior controle sobre o inventário dos publishers. O anunciante sabe exatamente onde a publicidade será veiculada, e dessa maneira garante que a campanha será exibida somente em veículos que ofereçam um contexto favorável e alinhado com os valores da marca. [/vc_column_text][vc_column_text]
2) Campanhas mais contextualizadas
Você já deve estar careca de saber, mas não custa repetir: a contextualização é um dos segredos das campanhas digitais bem sucedidas.
Exibir seus anúncios dentro de um contexto em que eles façam sentido é essencial para que chamem a atenção do público – e também para que a audiência se sinta motivada a clicar e saber mais sobre a sua marca.
A segmentação regionalizada é uma maneira de contextualizar as campanhas digitais: ao anunciar em veículos com conteúdos mais relevantes e que se comunicam diretamente com audiências locais e regionais, suas campanhas tendem a ter melhor performance.
Por isso, ter anúncios inseridos em portais regionalizados é uma excelente ideia para marcas de diferentes segmentos e abrangências de mercado. Além de garantir que você estará ampliando sua comunicação impactando audiências regionais e locais qualificadas que antes não eram alcançadas, essa comunicação se dará de forma melhor contextualizada por estar associada a conteúdos mais atraentes às diversas comunidades e seus interesses. [/vc_column_text][vc_column_text]
3) Maior alcance e cobertura das campanhas
A vantagem anterior já introduz a característica de ampliação do alcance e cobertura de campanhas veiculadas em sites e portais regionalizados, mas vale a pena reforças alguns pontos. Existem diversos (e excelentes) sites de alcance nacional, mas no final das contas muitos usuários recorrem a veículos locais e regionais para buscar informações sobre as suas comunidades.
Essa é uma realidade especialmente presente em cidades menores, que acabam não recebendo tanta atenção no noticiário mais abrangente.
A gente quer saber de política e economia, mas também queremos saber sobre o funcionamento do comércio, sobre o calendário de vacinação, sobre as iniciativas dos vizinhos. E essas informações estão mais presentes nos sites e portais que cobrem as notícias da comunidade local.
Portanto, se você pretende ter um alcance do hiper-local ao nacional e, consequentemente, aumentar a cobertura da campanha, esses veículos são indispensáveis na sua estratégia de mídia digital.
Um planejamento que contemple esses sites e portais de maior relevância local e regional acaba sendo mais abrangente do que aquele que prevê a veiculação da publicidade apenas em grandes players.
Dessa maneira, você garante que a campanha irá impactar usuários em todos os cantinhos do nosso país – ou, especificamente, nas regiões que você deseja. E o melhor: em um contexto mais relevante para eles. Recomendamos fortemente que você considere a segmentação regionalizada para aumentar o alcance e cobertura de suas próximas campanhas![/vc_column_text][vc_column_text]
4) Conformidade com as leis de proteção de dados
A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já está em vigor no Brasil, e a partir de 2022, as empresas não poderão mais usar dados de terceiros para segmentar suas campanhas no maior navegador do mundo: o Google Chrome. Como vimos, é necessário obter autorização direta com os usuários para o envio e veiculação de mensagens de publicidade.
Diante desse cenário, muitos anunciantes podem encontrar dificuldades para segmentar suas campanhas e conciliar suas estratégias às regras estabelecidas pela legislação, especialmente nesse momento de transição e adaptação à nova lei.
A segmentação regionalizada pode ajudar nesse sentido. Ao optar por veicular publicidade em sites e portais regionais, você garante que estará falando diretamente com usuários interessados em notícias e novidades de determinada região – porque moram, trabalham, ou têm outros laços com a localidade.
Com a ajuda de uma AdTech, como a Alright, sua marca tem acesso ao inventário premium de publishers com audiências estabelecidas em diferentes localizações geográficas e com diversos perfis. Assim, você será capaz de escolher aqueles que melhor atendem às necessidades durante o planejamento da sua campanha.
Portanto, ao utilizar a veículos locais você poderá segmentar a sua campanha de maneira eficaz e 100% em conformidade com a LGPD, já que não estará usando dados de terceiros para direcionar os anúncios. [/vc_column_text][vc_column_text]
5) Transparência nos resultados das campanhas
Um dos grandes obstáculos enfrentados pelos anunciantes durante a veiculação de campanhas digitais é a fraude online, já que infelizmente existem até bots que simulam o comportamento humano para aumentar o número de cliques em anúncios.
Mas em uma campanha regionalizada, conduzida com o auxílio de uma AdTech de confiança, esse risco é bem menor, já que os inventários são verificados e oferecem muito mais segurança para todas as partes envolvidas: publisher, anunciante e usuário.
Auditorias e outros processos de segurança são realizados para garantir a transparência do processo. Isso significa que o anunciante vai pagar apenas por cliques reais, e que o a campanha será exibida para usuários de verdade, o que pode ser acompanhado através de relatórios atualizados diariamente. Ou seja, o resultado é transparente e seguro.
As campanhas de mídia contextualizada têm muito a ganhar com a segmentação regionalizada, que aproxima as marcas de usuários de uma maneira muito mais orgânica e natural, com alcance e cobertura hiper-local, regional e nacional.
Na verdade, ganham todos com a mídia regionalizada: os anunciantes, os publishers, e os consumidores – que são impactados por marcas que estão em sintonia com a realidade de cada comunidade. [/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Sua marca já aproveita as vantagens da mídia regionalizada para campanhas digitais?
Anuncie com a Alright AdTech, a maior rede de portais regionais do Brasil.
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