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Como evitar fraudes no ecossistema de mídia programática

Confira os tipos de fraudes mais comuns e boas práticas para evitá-las ao veicular campanhas com mídia programática

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Como evitar fraudes em mídia programática

A mídia programática está em evidência como estratégia de marketing digital pela sua automatização e entrega inteligente para audiências mais qualificadas que, consequentemente, veem mais relevância na publicidade que as impactam. 

Contudo, apesar da alta performance, seu ecossistema é cercado por ameaças de fraudes e falta de transparência que ainda minam a confiança de alguns profissionais de marketing na hora de direcionar sua verba à mídia programática.

A fraude na tecnologia é uma indústria bilionária. De acordo com dados da World Federation of Advertisers (WFA), todos os anos estima-se US$ 50 bilhões, ou R$ 260 bilhões em perdas para fraudes na publicidade (Ad Fraudes). Imagine o potencial de aumento desse número com o passar dos anos devido à evolução da inteligência dos chamados bots (usuários que não são humanos), capazes de simular a atividade humana e causar prejuízos à toda a cadeia de anúncios no meio digital. 

Vale lembrar também que a crescente digitalização da sociedade no cenário pós-pandemia da Covid-19 – em que muitas pessoas passam mais tempo conectados e utilizando computadores pessoais com sistemas de segurança mais vulneráveis para realizar o home office – também fez aumentar os índices de práticas maliciosas e de cibercrimes para o roubo de dados de usuários e de empresas.

Tipos de fraude em mídia programática

Na programática, há dois tipos de fraudes mais comuns: 

1) Fraude de cliques através de falsos publishers 

Websites falsos são criados para desviar o tráfego de sites reais para suas páginas. Os anúncios que aparecem nesses sites recebem cliques simulados, ou seja, feito por robôs. Assim, a publicidade gera cliques que não vieram de usuários humanos. 

2) Fraude de impressões através de falsos usuários

A implantação de malwares faz com que usuários da web sustentem esse tipo de fraude sem nem mesmo saberem. Esses softwares fazem com que os bots carreguem as publicidades diversas vezes, aumentando o CPM e fazendo com que anunciantes paguem pela distribuição de seus anúncios e por impressões falsas. 

Práticas anti-fraude em mídia programática

Agora, confira algumas práticas que diminuem as chances de campanhas de anunciantes e da integridade de marcas serem vítimas de fraude em mídia programática: 

 

1) Desconfie de CPMs muito baratos e ofertas de instalações

Se o preço de CPM ofertado for muito abaixo do praticado no mercado, desconfie, pois a entrega pode ser de impressões falsas realizadas por bots.  

Além disso, fique com um pé atrás em relação a ofertas de instalações no seu site que prometem turbinar sua receita e suporte 24h, por exemplo . É bastante comum que se tratam de ferramentas que geram leads fraudulentos com dados falsos. Busque saber sua procedência antes de realizar sua instalação.

Entenda a relação entre custos e fraudes em mídia programática

Saiba Mais

2) Conte com autenticadores anti-fraude de confiança

Busque por empresas e agências que utilizam ferramentas de autenticação anti-fraude e que monitorem as métricas de desempenho da campanha bem de perto. 

Inconsistências entre métricas de impressões e cliques podem ser um indicativo de que sua campanha está sendo fraudada, bem como picos ou decaídas bruscas na curva histórica dessas métricas.

Viewability

Viewability: uma métrica importante para a transparência da programática

Saiba Mais

3) Invista em transparência e em inventários de qualidade

Além disso, o serviço de mídia programática deve ser transparente. É importante contratar empresas do ramo que garantam a veracidade e segurança do inventário onde os anúncios estão sendo veiculados. 

A qualidade do site também deve ser verificada pelo seu conteúdo, pois esse é o aspecto que oferece o contexto – favorável ou não – para a marca. Por isso, esteja atento se o inventário está em dia com as boas práticas de brand safety. Afinal, nenhuma marca quer ser desgastada pela sua associação a conteúdos negativos, duvidosos ou inapropriados.

Além disso, busque comparar espaços de publicidade de publishers com ads.txt implementado. A presença desse arquivo nos sites corresponde a um selo de qualidade e atesta que o seu inventário está autorizado a vender impressões no modelo programático. 

Brand Safety e contexto na mídia programática

Entenda o que é, e por que marcas se preocupam em anunciar em sites com brand safety

Saiba Mais

4) Esteja e exija inventários em compliance com a LGPD

Atenção à LGPD. A Lei Geral de Proteção de Dados entrou em vigor neste setembro, e é importante que os sites onde as marcas veiculam suas campanhas estejam em compliance com ela. E não apenas para cumprir com a lei.

A mídia programática oferece um potencial de segmentação de públicos sem igual entre as modalidades de publicidade online, mas de nada adianta se essa segmentação é baseada em dados falsos e de procedência duvidosa. 

Portanto, a LGPD existe para proteger os dados e a privacidade dos usuários da web, mas também beneficia anunciantes de mídia programática com a coleta de dados mais seguros e que garantem uma segmentação de qualidade da audiência.

LGPD

Objetivos e principais pontos da nova Lei Geral de Proteção de Dados

Saiba Mais

A Alright é uma AdTech que atua nos dois lados da ponte do ecossistema de mídia programática: anunciantes e publishers.

Somos a única rede de publishers com 3 parâmetros de garantia para marcas anunciarem suas campanhas de mídia programática: segurança, melhor contexto e transparência para uma performance consistente.

Acompanhe o canal da Alright no YouTube

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Entre em contato com a Alright e conheça nossas soluções de mídia programática para marcas com uma rede de publishers verificados e com brand safety.

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