Alright AdTech
5 Mitos e Verdades sobre a Mídia Programática
Por ser uma forma de anúncios relativamente nova, a mídia programática ainda está sendo descoberta por muita gente, o que leva à criação de mitos que muitas vezes não correspondem à realidade. Confira alguns desses mitos:
1- O que interessa é encontrar a audiência, não importando o contexto
MITO. É sim muito importante encontrar a audiência, mas o contexto também é fundamental para o sucesso de qualquer campanha. E é isso que a mídia programática oferece: o conteúdo certo para a audiência certa, no momento exato.
2- Programática reduz o custo da mídia
MITO. O custo da mídia programática pode ser semelhante ou superior ao de outros formatos de anúncios, mas têm como grande diferencial a eficiência pelo alto potencial de segmentação e contextualização. Isso aumenta consideravelmente as chances de conversão e evita desperdícios de verba com anúncios para uma audiência pouco qualificada. Assim, o anunciante paga o mesmo ou investe mais verba, mas recebe muito mais resultado em troca.
3- É possível ter resultados satisfatórios com mídia programática em curto período de tempo
MITO. Algumas pessoas acreditam que é possível criar campanhas de curto período para ter o investimento reduzido. Possível é, mas os anunciantes não terão os mesmos resultados que uma campanha de longa duração (mínimo de 30 dias). O investimento é influenciado pelo tamanho da audiência que se quer atingir e o tempo mínimo necessário permite o algoritmo identificar o perfil específico de usuário em em meio a milhares de usuários na internet.
4- Mídia programática é mais segura
VERDADE. Com a mídia programática o anunciante tem mais segurança de que a sua campanha está sendo exibida para as pessoas certas. Também é importante destacar novamente que a mídia programática trabalha com o conceito de “brand safety” (segurança da marca), e que os sites parceiros são constantemente checados para garantir que os anúncios não sejam veiculados junto a conteúdo de qualidade duvidosa que pode prejudicar a marca.
Além disso, em média 50% dos anúncios digitais não são vistos em redes sem ferramentas de verificação, que também correm risco de gerar impressões e cliques fraudulentos gerados por rôbos. Ao contrário da mídia programática, que permite uma negociação e uma entrega mais transparente, onde o anunciante pode acompanhar a performance de uma campanha por meio de diferentes métricas como o viewability.
5- A programática acabou com a criatividade
MITO. Com a mídia programática os anunciantes podem criar campanhas nos mesmos formatos oferecidos pelo Google, e ainda mais. Basta ter boas ideias – a mídia programática dá conta do resto.
Confira nossa série no YouTube – Alright Sem Filtro
Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo ou gostaria de saber mais sobre a Mídia Programática da Alright?
Preencha o formulário que nosso time de especialistas entrará em contato com você.