[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Live” heading=”A importância de regionalizar suas campanhas de mídia digital” subtitle=”Alright realiza live para apresentar a Alright for Brands: sua Rede de publishers regionais – a maior do Brasil – e a importância e vantagens de regionalizar campanhas de mídia digital” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#131575″ bg_gradient2=”#3557f2″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004024″][vc_empty_space][vc_column_text]Em tempos em que a segmentação e a personalização ganham cada vez mais destaque dentro da publicidade digital, a regionalização se torna um passo importante para criar campanhas de sucesso.
Pensando nisso, a Alright Adtech promoveu uma live nessa terça-feira, 29/09, para apresentar ao mercado a Alright for Brands: sua Rede de publishers regionais – a maior do Brasil – e debater sobre a importância e vantagens para marcas de regionalizar campanhas de mídia digital.
Dessa vez o time de especialistas foi todo formado por profissionais da Alright. Domingos Secco Jr., fundador e CEO, Fabiano Goldoni, sócio-fundador, Cristiano Terres, gerente nacional comercial e Patrícia Hartcopp, gerente regional comercial, falaram sobre o novo posicionamento da empresa, que se firma como um grande hub que conecta produtores de conteúdo hiper-regionalizados para oferecer melhores resultados nas campanhas de anunciantes.
Continue lendo e confira o resumo da live! [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Os dilemas do marketing digital em 2020
Com o início da vigência da LGPD e a multiplicação de sites com fake news, entre outros conteúdos negativos, o panorama do marketing digital passou por mudanças profundas nos últimos meses. Fabiano Goldoni, sócio-fundador da Alright, falou sobre os dilemas enfrentados neste ano. São eles:
1) “Jardins Fechados”
Ferramentas como o Google e o Facebook estão fechando cada vez mais o acesso aos seus dados, e os anunciantes não podem mais realizar ações como baixar dados dos usuários impactados ou subir uma lista de e-mails na hora de configurar uma campanha. “São plataformas dominantes, e a gente tem cada vez menos autonomia dentro delas”, revelou Goldoni.
2) O fim dos cookies de terceiros
Como os anunciantes só poderão utilizar dados fornecidos pelos próprios usuários para configurar as campanhas, os cookies third-party como conhecemos estão com os dias contados.
3) Fraude online
Outro desafio encontrado pelos anunciantes são as fraudes online. Goldoni lembrou que é possível comprar um bot clicador de Adsense até no Mercado Livre, o que pode prejudicar as campanhas.
4) Fake News
A multiplicação dos sites com fake news também foi apontada como um dilema do marketing digital em 2020, já que nenhuma marca quer ser associada a conteúdos de qualidade e informação duvidosa.
5) Contexto de baixa qualidade
Por fim, a falta de controle sobre onde a publicidade será exibida também foi apontada como um grande problema. “Brand Safety virou prioridade, e até parece que rolou uma volta ao passado. Os anunciantes estão olhando para os gigantes como um porto seguro”, pontuou Goldoni.
Domingos Secco Jr. revelou que percebe uma desconfiança do mercado em relação à mídia programática. “Percebemos um desencanto em relação ao programático. Essa desigualdade entre expectativas e entregas tem sido o grande motivador para encontrarmos soluções para os anunciantes”, afirmou.
O CEO da Alright apontou também que as marcas acabam tendo que escolher entre ter um grande alcance ou anunciar apenas em ambientes seguros. Nesse cenário, a entrega de mídia em ambientes online que oferecem um contexto favorável para anunciantes através de seu conteúdo ganha relevância. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Conteúdos editoriais e melhor contexto para marcas” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/conteudo-editorial-para-publishers/” text=”Entenda porque é importante que publishers invistam em conteúdo editorial para atrair os maiores anunciantes”][vc_empty_space][vc_column_text]
A regionalização das campanhas digitais
Pensando em todos esses dilemas e dificuldades encontradas pelos anunciantes, a equipe da Alright trabalhou duro para oferecer soluções para o mercado. A AdTech atua com inovação e desenvolvimento desde 2015, e nesse tempo conquistou o know-how necessário para se tornar a maior rede regional digital do Brasil. “Não somos só um veiculador de mídia, somos uma empresa de desenvolvimento de tecnologia focada em mídia”, disse Domingos Secco Jr.
“Nosso mote como empresa é olhar esse aspecto da mídia através de uma regionalização. E essa regionalização tem um olhar muito distinto da geolocalização como vemos nos canais tradicionais”, afirmou.
O CEO da Alright lembrou que o Brasil é um país continental e extremamente heterogêneo, com muitos sotaques, hábitos e diferenças culturais. A live realizada nessa terça-feira serviu também como o pontapé inicial de uma nova fase da empresa, que passa a oferecer a tecnologia para campanhas regionais mais precisas, além de uma rede de publishers que cobre a maior parte do território nacional.
“A nossa ideia é apresentar uma solução para a regionalização”, afirmou. “Muitas vezes a gente vê marcas investindo R$ 100 mil em uma audiência que tem 20 mil pessoas”, lembrou, apontando a necessidade do planejamento de mídia regionalizada e do conhecimento sobre cada lugar.
Secco pontuou que a mídia digital muda muito entre uma localidade e outra, e lembrou de algumas particularidades locais. Um exemplo apontado é o de Santa Catarina, cuja capital Florianópolis é menor que outras cidades do estado, como Joinville.
Ele também citou o exemplo de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, uma cidade de apenas 67 mil habitantes – mas que desempenha um papel fundamental no cenário do agronegócio brasileiro. “Quando a gente fala em agro, a audiência do Mato Grosso é fundamental. Os grandes portais do Mato Grosso estão com a Alright, o que nos dá um alcance muito grande”, disse.
“Conhecer o Brasil é o que estamos buscando como empresa pra ajudar os anunciantes”, finalizou.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Segmentação contextual e regional” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/midia-regionalizada/” text=”Saiba as vantagens de investir em mídia regionalizada para a performance de campanhas digitais”][vc_empty_space][vc_column_text]
A importância de uma rede de publishers confiável
Para que a regionalização tenha os resultados esperados, é fundamental contar com uma rede de publishers de confiança, que produzam conteúdo de qualidade. Pensando nisso, a Rede Alright for Brands foi criada com garantia de contexto, transparência e segurança para marcas anunciarem suas campanhas digitais.
“A maior parte dos publishers que estão com a Alright são grupos de comunicação, e isso faz uma diferença tremenda, pois são profissionais. Quando tu fala através de um veículo local e traz essa credibilidade para a publicidade, tudo muda de figura”, afirma Secco.
“O anunciante diz que quer anunciar na Exame ou em qualquer outro veículo grande, mas não diz que quer anunciar no site de notícias da cidade pequena, infelizmente. E isso é porque ele não conhece, então nosso trabalho é didático também”, completa o CEO da Alright.
Os publishers passam por cuidadosa curadoria e uma série de etapas para fazer parte da Rede da Alright for Brands. Esse é um relacionamento onde todos ganham, e a proximidade da agência com os publishers é um grande diferencial.
“A nossa relação com o publisher vai além do tradicional. A Alright ajuda o publisher a se desenvolver com tecnologia e conhecimento, sem criar opacidade. É transparente. Não somos traders pro publisher, nosso modelo é revenue share. Estamos na luta para gerar o melhor resultado possível. Esse ano a gente deve distribuir mais de R$ 3 milhões para os publishers”, revelou.
Todo esse trabalho compensa. “Estamos fazendo um trabalho há cinco anos para reconectar as marcas com os publishers e hoje entendemos que temos a maior rede regionalizada do país”, concluiu.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Meta Base: ferramenta da Alright fornece informações essenciais para o planejamento de campanhas regionalizadas
Além da rede de publishers de alta relevância, a Alright também desenvolveu uma ferramenta essencial para um planejamento ainda mais preciso: a Meta Base.
Apresentando informações essenciais sobre cobertura para o planejamento de campanhas, a Meta Base apresenta dados muito mais precisos sobre o alcance em cada região, e torna o ato de configurar uma campanha muito mais claro e transparente para os anunciantes.
“Dessa maneira a gente sai daquela obscuridade do open para a transparência total. Ali na Meta Base a gente sabe qual vai ser a cobertura e quem serão os publishers”, revela Patrícia Hartcopp, salientando que os mais de 300 publishers têm um alcance de mais de 4,5 mil municípios brasileiros. “A Alright fala todos os sotaques do Brasil, estamos em todas os lugares”, disse.
E qual é a vantagem de usar a Meta Base e regionalizar as campanhas? Segundo Patrícia, uma campanha desenvolvida nesse modelo tem mais cobertura – e exige menor esforço por parte do anunciante. “Dessa maneira a gente aproxima a marca com públicos de todos os locais”, afirma.
A gerente comercial lembra que esse é um grande diferencial da Alright. “Grandes marcas confiam na gente por causa da transparência e pela garantia de entrega. Só com a Alright você sabe exatamente onde está anunciando”, observou. Segundo ela, os anúncios realizados através da agência têm melhores resultados por três motivos: a rede própria de publishers, os formatos exclusivos e os dados que permitem a criação de campanhas mais assertivas.
Domingos Secco Jr. lembra da importância dos dados, especialmente nos dias atuais. “Quando o cookie morre eu não consigo mais trabalhar o remarketing como eu trabalho hoje, eu não consigo mais usar uma DMP com aquele interesse que é um dado de terceiros. O que é que eu vou ter que fazer, como anunciante? Eu vou ter que buscar informações sobre esse tipo de conteúdo e esse tipo de usuário”.
“A Alright está com os publishers fazendo um trabalho de categorização de conteúdo, num nível que independe de cookies, independe de terceiros. Ou seja, onde está o conteúdo que fala de educação nesses 300 sites? Onde estão os conteúdos de agronegócios? E aí nós vamos entregar a contextualização ideal, que é o conteúdo certo na região certa – e aí tu vai fazer uma abordagem de segmentação, que pode ser por idade, ou outros comportamentos que façam sentido”, concluiu.
“Na parte mais tática, quando a gente roda a campanha a gente faz esse tipo de seleção: sites que são locais, sites que são verticais, sites que têm uma audiência local, dentro desses preceitos que a gente colocou”, ainda revelou Secco. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Como a Alright garante os melhores resultados para as marcas
Cristiano Terres, gerente comercial nacional da Alright, lembrou dos três pilares que tornam a AdTech única e garantem a qualidade das entregas: contexto, segurança e transparência
Ele também afirma que é vital que as marcas não esqueçam dos municípios do interior na hora de criar suas campanhas – e de suas particularidades. “Hoje o interior do estado está muito mais conectado do que a gente imagina. E quem está lá no interior busca primeiro a informação nos produtores locais de conteúdo”, observa.
Terres falou sobre alguns dos formatos de anúncios disponíveis, como widescreen, display, publieditoriais, vídeos in e out stream, e até de soluções inovadoras que a empresa pode oferecer, como chatbots dentro dos anúncios. Ele também ressaltou que a Alright conta com parceiros estratégicos para produzir conteúdo quando necessário.
O gerente comercial também ressaltou que a Alright desenvolve soluções para nichos específicos, como o agronegócio. “Além da rede de publishers e dos formatos que têm todo o fit com o agro, a gente tem outras ferramentas que são bem legais e mapeiam todo o Brasil, mostrando cultura de plantio em cada região, inclusive tamanho de hectares e percentual de tamanho de hectares por região. Então com essa outra ferramenta que temos, dá pra fazer uma estratégia de mídia sensacional pro mercado de agro”, afirmou.
Mas isso não significa que a Alright trabalhe só com campanhas de nicho regional. “Não fazemos apenas campanhas regionais. Temos alcance nacional, e podemos utilizar essa estratégia e toda essa rede pra ter um alcance pro Brasil todo. Se tem uma campanha a nivel nacional, a gente pode entregar pra todo Brasil em um contexto regional”, concluiu Terres.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Impactos ao regionalizar campanhas de mídia digital
Outro ponto lembrado pelos fundadores da Alright é a geração de renda que as campanhas locais trazem para as regiões impactadas pelos anúncios. “É um trabalho que tem propósito por trás, não é meramente comercial, mercantil”, revelou Fabiano Goldoni.
“Existem situações em que a gente vê um desequilíbrio econômico na compra de mídia. A compra de mídia se concentrando em um lugar, mas o dinheiro não chega. Como é que fica a responsabilidade social do anunciante nesse momento?”, questionou Goldoni, lembrando do posicionamento de empresas como o Magazine Luiza, que conta com uma gestão preocupada com a inclusão de minorias e outras questões sociais.
“Tem uma coisa de propósito social. Pode parecer meio piegas, mas o dinheiro fica aqui, fica no Brasil. E fica na região que vai ser impactada. O anunciante colabora com a economia regional”, afirmou.
Domingos Secco Jr. revela que a meta da startup é estar presente em 100% dos municípios brasileiros. “O que nós estamos fazendo estrategicamente? A gente está subindo o país. Já temos o centro-oeste bem estruturado, interior de São Paulo, estamos ampliando no Rio”.
“No Espírito Santo a gente tem uma parceria muito boa com a Gazeta, lá no Ceará a gente tem uma parceria incrível com O Povo. Temos parceria com grandes veículos regionais pra conectar campanhas juntos, como é o caso da Gazeta, do Povo, e além disso tem grupo RBS, Correio do Povo, enfim, estamos literalmente conectados com os médios e grandes”, completou.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright AdTech Company é muito mais do que uma Network. Levamos tecnologia, conhecimento e receita para mais de 300 publishers, e entregamos campanhas hiper-regionalizadas com maior cobertura e melhor contexto para anunciantes. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003397″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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