[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Conteúdo editorial: a importância das editorias para publishers” subtitle=”Saiba como publishers podem ter ganhos consistentes durante todo o ano com planejamento estratégico de conteúdo editorial.” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#e14070″ bg_gradient2=”#492d92″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003871″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Ter ganhos consistentes durante todo o ano é um dos grandes desafios para os editores e produtores de conteúdo.
Assim como no comércio mais tradicional, os hábitos de navegação dos usuários podem variar conforme a época do ano, feriados e outros fatores externos – como o atual cenário de pandemia, por exemplo.
E isso pode afetar a geração de receita com publicidade se não houver planejamento.
Por isso, hoje vamos conversar sobre a importância de trabalhar diversas editorias em seu conteúdo, e também sobre a relevância de criar uma pauta que contemple as sazonalidades e datas comemorativas.
Dessa maneira, você será capaz de garantir ganhos com poucas variações, mesmo nos meses considerados mais “fracos”; ou seja, de menor demanda publicitária e de queda no tráfego de usuários.
Continue lendo e descubra como criar conteúdos mais atrativos para leitores e anunciantes, e como elaborar um calendário editorial para ganhar dinheiro durante os 12 meses do ano. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Sazonalidade de receita de anúncios” link_type=”external” text=”Saiba mais dicas de como usar as sazonalidades do calendário de publicidade a seu favor e gerar receitas consistentes o ano todo. ” item_url=”https://alright.com.br/sazonalidade-de-receita-de-anuncios/”][vc_empty_space][vc_column_text]
O que são editorias de conteúdo
“Qual é a linha editorial do seu conteúdo?”
Em marketing de conteúdo, as editorias – também conhecidas como verticais – categorizam a produção de conteúdo em temáticas ou assuntos. Elas servem de guia para a geração e planejamento de pautas para as publicações de seu blog ou site.
Alguns exemplos de verticais ou editorias de conteúdo em portais na web podem ser: saúde, economia, finanças, gastronomia, bem-estar, moda, beleza, tecnologia, esporte, só para citar algumas.
No processo de planejamento de conteúdo, é preciso conhecer o seu leitor, além de entender o momento presente para pensar as editorias de forma estratégica, respondendo a perguntas como:
- Quais os assuntos mais relevantes para o meu público?
- Com quais temas o meu público engaja melhor?
- Neste momento, quais assuntos estão em alta?
- Por quanto tempo este assunto permanecerá relevante?
- Com quais temas as pessoas engajam melhor?
Mas o que as editorias têm a ver com o sucesso da monetização de portais com publicidade? Além disso, como é possível fazer um planejamento editorial para portais de notícias, se eles lidam com acontecimentos em tempo real, não previsíveis? Continue lendo para entender melhor. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
A importância de desenvolver editorias no seu conteúdo
As chamadas “hard news”, ou notícias de última hora, são extremamente importantes para a audiência. É através delas que o público se informa e entende o contexto social em que está inserido.
Em tempos de notícias falsas e pós-verdades, os jornais e portais se tornaram essenciais por apresentar fatos e traduzir os acontecimentos para quem busca informações pela internet.
O problema é que esse tipo de conteúdo tem prazo de validade. Todos os dias há novos fatos para noticiar, e os artigos de ontem deixam de ser relevantes com uma velocidade impressionante.
Mesmo que esse seja o seu nicho de atuação, há espaço para que você varie a produção de conteúdo e inclua em seu calendário tanto artigos evergreen (que funcionam durante o ano todo) quanto aqueles mais específicos, que aproveitam os feriados e outras datas para conquistar a audiência.
Digamos que hoje você vai produzir dois conteúdos: um sobre os números da pandemia, e outro com uma receita de pão caseiro. Qual deles atrairá visitas daqui seis meses?
Os números da pandemia variam diariamente, e muitas novas notícias surgirão sobre o assunto. Seu artigo deixará de ser tão relevante amanhã. Mas as receitas de pão continuarão sendo procuradas pelos usuários durante muito tempo, mesmo após o fim da ameaça da Covid-19.
Com um bom trabalho de SEO, o artigo com a receita de pão poderá ficar no topo das pesquisas e gerar visitas (e receita) por um longo tempo. Deu pra entender a diferença?
Por isso, é tão importante que produtores de conteúdo planejem a pauta com cuidado. Misturar os assuntos do momento com temas que se mantêm relevantes por mais tempo é uma receita que raramente dá errado. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Calendário de publicidade para publishers” link_type=”external” text=”Entenda as principais sazonalidades do varejo para organizar sua pauta de conteúdo” item_url=”https://alright.com.br/calendario-da-publicidade-para-publishers/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Editorias e melhor contexto para marcas
Com uma pauta bem estruturada, é possível incluir diversas editorias e ter artigos relevantes o ano inteiro – mesmo naqueles meses considerados mais fracos.
As editorias também cumprem o papel de valorizar e tornar o seu inventário mais qualificado e “premium” na visão das marcas. Isso porque os anunciantes buscam cada vez mais por melhores contextos nos ambientes online onde exibem seus anúncios. Não apenas no quesito da segurança de marca (brand safety e conteúdo verificado, livre de fake news) que um site oferece, mas também da audiência que ele atrai e do tipo de conteúdo que ele publica.
Certamente um anunciante irá valorizar e estará disposto a pagar mais por um inventário de um site que tenha conteúdos sobre temas relacionados ao seu produto, pois além de oferecer um melhor contexto para sua campanha, ele sabe que a audiência atraída por suas publicações tem maiores chances de se interessar pelo seu anúncio e de se converter em lead.
Por exemplo, você acha que uma marca de cosméticos verá mais valor em anunciar sua campanha de Dia das Mães em sites que tenham matérias de editorias de moda e beleza, ou em um site que apenas traz notícias sobre esportes, crimes, pandemia e política? O foco do seu site pode até ser as hard news, mas se uma de suas linhas editoriais for sobre dicas e novidades do mundo da beleza, provavelmente ainda será de interesse deste anunciante. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Brand Safety e mídia programática” link_type=”external” text=”A importância do brand safety na mídia ” item_url=”https://alright.com.br/o-que-e-brand-safety-midia-programatica/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Aumento da relevância das editorias com o fim dos cookies third-party
A importância das editorias e da mídia contextualizada cresceu e virou tendência com o fim iminente dos cookies de dados third-party, pois a segmentação contextual tornou-se uma alternativa aos cookies como fonte de dados para anunciantes atingirem seu target. Portanto, os publishers devem surfar nessa onda otimizando seus conteúdos com o planejamento de linhas editoriais de forma estratégica.
Dessa maneira, ao oferecer uma mídia mais contextualizada através do conteúdo produzido, o seu inventário se torna mais variado, “premium”, atraindo mais anunciantes e gerando mais receita. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Fim dos Cookies ” link_type=”external” text=”Entenda os impactos do fim dos cookies third-party na gestão de dados do marketing e monetização de conteúdo” item_url=”https://alright.com.br/o-fim-dos-third-party-cookies/”][vc_empty_space][vc_column_text]
A influência da sazonalidade na receita
Agora que você já sabe o quanto é importante variar as editorias na hora de produzir conteúdo, vamos avançar para outro tema importante: a influência da sazonalidade na receita de publicidade.
Os editores não precisam temer ou se tornar reféns das sazonalidades, mas sim, precisam saber como aproveitá-las para potencializar suas receitas.
Se você costuma acompanhar as métricas do seu site, já deve ter percebido alguns padrões nos acessos. Enquanto em alguns meses há recorde de visitas, em outros o número de usuários cai consideravelmente.
Os meses de janeiro e fevereiro, por exemplo, costumam registrar quedas. Aqui no Brasil esses são os meses de verão e férias, em que os usuários viajam e não estão online o tempo todo, apesar dessa tendência ter apresentado variações no contexto da pandemia com o isolamento social, que mantém o tráfego online intenso mesmo nessas épocas.
Além disso, as pessoas gastam bastante na época de festas e costumam puxar o freio no início do ano – que também coincide com o pagamento de diversos impostos.
Essas variações nos hábitos dos consumidores influenciam diretamente na receita dos publishers. Para que seus ganhos não sejam impactados, é preciso ficar de olho no calendário e planejar a sua produção de conteúdo.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Dicas de otimização de páginas e anúncios” link_type=”external” text=”Saiba como alavancar sua monetização com essas 10 dicas de otimização de sites e anúncios” item_url=”https://alright.com.br/otimizacao-de-anuncios/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Como criar um calendário editorial para a produção de conteúdo
Se você deseja faturar alto com o conteúdo que produz, a chave do sucesso é o planejamento.
É importante que você conheça a sua audiência, e identifique quais são os temas que têm uma melhor performance em seu site.
De posse dessas informações, é hora de se debruçar sobre o calendário e identificar como adaptar sua pauta e criar conteúdo que faça sentido em cada época ou data comemorativa.
Vamos conferir algumas dessas datas e algumas dicas para incluí-las na sua pauta?
– ANO NOVO (01/01)
O brasileiro tem o costume de celebrar a chegada de um novo ano, e esse pode ser um dia com menos acessos, já que muitos estarão viajando e preparando a festa. Mas também há oportunidades no Ano Novo: considere produzir conteúdo com receitas típicas da data (como aves ou lentilha, por exemplo), dicas de decoração ou até mesmo sugestão de looks com peças brancas e douradas.
– CARNAVAL (fevereiro)
Outra festa típica brasileira que influencia nos hábitos de navegação dos usuários. Muitas pessoas aproveitam a folga para viajar ou simplesmente ficar offline. Por outro lado, aumentam as buscas por dicas de maquiagem e por tutoriais para criar fantasias em casa.
– DIA DO CONSUMIDOR (15/03)
O dia do consumidor vem ganhando bastante força nos últimos anos, com o e-commerce apostando na data para fazer promoções e divulgar outras iniciativas que valorizam os clientes. Os criadores de conteúdo podem aproveitar o dia do consumidor para indicar boas ofertas, mas também podem criar conteúdo sobre direitos, por exemplo.
– INÍCIO DO OUTONO (20/03)
O início de uma nova estação não é propriamente uma data comemorativa, mas vale a nossa atenção. O outono, por exemplo, é uma época que traz temperaturas mais amenas e mudanças consideráveis no comportamento dos usuários. É hora de curtir mais o aconchego da casa. As pessoas passam mais tempo navegando na internet, mas de qualquer maneira você pode apostar em conteúdos mais duradouros, que reflitam as especifidades da estação.
– PÁSCOA (abril)
Data muito aguardada pelas crianças, a Páscoa é uma excelente oportunidade para criar conteúdo com receitas de chocolates e artesanatos para decoração da casa e da mesa.
– DIA DAS MÃES (maio)
O Dia das Mães é uma das maiores datas para o e-commerce brasileiro, mas os criadores de conteúdo podem (e devem) pegar carona nesse interesse todo. Dá pra pensar em receitas, dicas de presentes, e até tutoriais pra mostrar como a família pode se reunir de forma remota.
– DIA DOS NAMORADOS (12/06)
Outra data que movimenta bastante o comércio brasileiro, o Dia dos Namorados pode ser uma excelente oportunidade para compartilhar dicas de presentes, ou até mesmo dicas de relacionamento. A criatividade é o limite!
– INÍCIO DO INVERNO (21/06)
Mesmo sendo o Brasil um país tropical, somos impactados pela chegada do inverno – especialmente na região sul. Essa é uma boa época para compartilhar receitas, dicas de saúde e de moda.
– DIA DOS PAIS (AGOSTO)
O Dia dos Pais também movimenta bastante o nosso comércio, e pode ser uma boa oportunidade para criar conteúdo com dicas de presente e outras pautas comportamentais.
– INÍCIO DA PRIMAVERA (22/09)
A estação das flores traz um clima mais ameno – e também muitos espirros por conta de alergias. Aproveite a oportunidade para pautas de moda, compras e saúde.
– DIA DAS CRIANÇAS (12/10)
As crianças aguardam ansiosamente por essa data – e os varejistas também! As possibilidades de pautas são muitas, e vão desde dicas de presentes até sugestões de filmes e brincadeiras para os pequenos.
– BLACK FRIDAY (Terceira sexta-feira de novembro)
A maior data do e-commerce rende muitas pautas. Você pode apostar em dicas de compras para o seu segmento, compartilhar informações sobre como comprar em segurança, como acompanhar as variações de preços, entre outras possibilidades.
– INÍCIO DO VERÃO (21/12)
A estação mais aguardada do ano chega em clima de festa, e pode ser uma ótima oportunidade para criar conteúdos de moda e decoração, além de receitas de drinks e saladas.
– NATAL (25/12)
Um dos feriados mais aguardados em todo o mundo, o Natal se tornou sinônimo de troca de presentes. Você pode apostar em dicas de compras, mas também em sugestões de decoração, DIYs (faça você mesmo) e receitas típicas.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Core Web Vitals” link_type=”external” text=”Conheça as novas métricas de UX do Google que você precisa observar” item_url=”https://alright.com.br/core-web-vitals-google/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Ferramentas para planejamento de pauta
Além do calendário, existem outras ferramentas que você pode utilizar para auxiliar no planejamento da sua pauta ao longo do ano.
Confira algumas sugestões:
Google Trends
Criado pela gigante da internet em 2006, o Google Trends oferece uma visão bastante ampla das tendências de pesquisas no mundo todo – ou em localizações específicas.
O Google usa os dados das pesquisas realizadas na ferramenta para fornecer um panorama que pode ser bem útil para os criadores de conteúdo.
Basta inserir um termo na busca do Google Trends para visualizar um gráfico com o interesse ao longo do ano (ou em qualquer outro período de tempo que você definir).
Também é possível ver o interesse no termo em diversas regiões do país, e quais são os assuntos e consultas relacionados que mais se destacaram nesse período.
Por exemplo: fizemos uma busca pelo termo “natal”, e descobrimos que o pico de pesquisas sobre o assunto foi na semana entre 20 e 26 de dezembro. A consulta relacionada número um foi “mensagem de natal pandemia”.
Pronto, já temos uma pauta e até a melhor data de publicação caso a pandemia persista até o Natal de 2021!
Answer the Public
O Answer the Public (https://answerthepublic.com/) tem um funcionamento semelhante ao do Google Trends, mas vai um pouco além: ele faz um compilado das perguntas que os usuários fazem na ferramenta.
Sabe o recurso de autocompletar do Google que sugere perguntas? Ele faz um compilado dessas questões, para que você possa respondê-las através de seu conteúdo.
Além disso, ele oferece um levantamento de preposições e comparações que surgem nas buscas. Também é possível ver buscas relacionadas em ordem alfabética e as palavras complementares mais frequentes na versão gratuita.
Você pode visualizar essas informações em formato de gráfico ou dados simples, e também pode fazer download em formato CSV.
O site do Answer the Public é em inglês, mas você pode selecionar localização e idioma na hora da pesquisa![/vc_column_text][vntd_content_box title=”SEO e Google E-A-T” link_type=”external” text=”Entenda o que é avaliado nas páginas de conteúdo para ranquear nos primeiros resultados de busca no Google.” item_url=”https://alright.com.br/o-que-e-google-eat/”][vc_empty_space][vc_column_text]
10 dicas para ter bons ganhos durante o ano todo
Além de diversificar a produção de conteúdo e apostar em editorias variadas, temos algumas outras dicas para você manter seus ganhos estáveis durante todo o ano. Confira:
1) Entenda a sua audiência
Utilize ferramentas como Google Analytics para entender que tipo de leitor navega em seu site, e os assuntos que mais podem atrair novos usuários para seu site. Se você busca atrair outras variedades de audiências, o conteúdo que você produzir pode ser uma boa estratégia para obter sucesso.
2) Crie e atualize conteúdo editorial perene de qualidade
Produza conteúdos originais e explore o máximo possível na variedade de editorias. Ou seja, busque variar nos assuntos das suas publicações e leve em conta o momento do ano para planejar a sua pauta.
Além disso, produza mais conteúdos perenes, ou evergreen, pois eles se mantêm relevantes por mais tempo do que as notícias, por exemplo. Porém, você só precisa estar atento e atualizar o conteúdo de tempos em tempos para não correr o risco dele ser lido daqui seis meses e estar completamente defasado. Isso porque conteúdos perenes continuam aparecendo nos mecanismos de busca por bastante tempo após sua publicação.
3) Categorize seu conteúdo
Divida suas publicações editoriais utilizando categorias (exemplo: moda, beleza, finanças, economia, notícias locais) para uma melhor organização do conteúdo e experiência de navegação. Isso também facilita você entender as editorias que se sobressaem na hora de monitorar o engajamento dos usuários com cada tipo de conteúdo.
4) Não perca o ritmo de produção
Não se deixe enganar pela sazonalidade. Não é porque seu site recebe menos visitas em determinado mês que você pode relaxar. Dedique-se a criar conteúdo de qualidade de forma sistemática, para fidelizar a sua audiência e gerar mais engajamento. Além disso, a constância da publicação favorece seus esforços em SEO, influenciando no bom ranqueamento nos sites de buscas.
5) Monitore a experiência do usuário
Certifique-se de que os usuários terão sempre uma boa experiência de navegação no seu site. Por isso, monitore com frequência a velocidade de carregamento e outros itens que podem atrapalhar a navegação, como links quebrados. Existem ferramentas como o PageSpeed Insights que fazem essa “varredura” periodicamente.
6) Foque na geração de tráfego
Quanto mais usuários navegando em seu site, maiores serão seus ganhos. Então foque nas estratégias que trazem mais tráfego para a sua página. Use as redes sociais a seu favor, aposte em newsletters, teste outros formatos (como áudio, vídeo, etc). Não tenha medo de promover seu conteúdo!
7) Não descuide do SEO
Não pense que o trabalho de otimizar seu conteúdo para os mecanismos de busca acaba quando o artigo é publicado. É um esforço contínuo, e você pode (e deve) voltar aos materiais publicados anteriormente para fazer atualizações de SEO no texto, inserir links, etc.
8) Otimize seu inventário
Fique sempre de olho no mundo da mídia programática e da publicidade online em geral para acompanhar as novidades e tendências. Não é figura de linguagem. Acompanhe mesmo: teste novos formatos e posicionamentos de anúncios sempre que possível, busque uma parceria de confiança e tenha um inventário mais diversificado.
9) Teste novos deals programáticos
Se a mídia programática no modelo open auction não está trazendo o resultado esperado, você pode testar outros tipos de deals (conheça os tipos de deals programáticos aqui) para ver o que funciona melhor para seu site ou portal.
10) Fuja dos problemas técnicos (ou planeje-os com antecedência)
É normal que surjam problemas e atualizações sejam realizadas para melhorar a performance geral do site. Mas tenha o cuidado de não realizar nenhuma mudança que possa deixar seu site fora do ar nas datas de maior acesso ao seu conteúdo, para não prejudicar os ganhos. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Webinar sobre Otimização de inventário” link_type=”external” text=”Assista à gravação do nosso webinar sobre otimização de anúncios para gerar maiores receitas” item_url=”https://alright.com.br/otimizacao-de-anuncios/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Conclusão
As mudanças na gestão de dados do marketing com o fim dos cookies third-party, o cenário da pandemia e as mudanças no comportamento de consumo são acontecimentos que criam tendências de produção de conteúdo que favorecem estratégias de conteúdo editorial.
Se as sazonalidades e o calendário varejista já eram relevantes para o planejamento de pauta de editores que geram receita com conteúdo, o aumento da relevância e importância da segmentação contextual corrobora a necessidade de publishers, especialmente do segmento de hard news, de surfarem na onda das editorias para valorizar seu inventário e atrair mais anunciantes para garantir ganhos consistentes durante todo o ano.
Coloque nossas dicas em práticas, invista em SEO, busque conhecer sua audiência e aproprie-se das sazonalidades de forma a não temê-las, mas usá-las ao seu favor como oportunidades para aumentar seus lucros mesmo nas épocas em que a demanda publicitária é mais baixa.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Mídia contextualizada” link_type=”external” text=”Entenda a importância da segmentação contextual para campanhas digitais e para a monetização de publishers” item_url=”https://alright.com.br/midia-contextualizada/”][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech que atua como uma parceria de monetização para publishers, e aplica estratégias e otimizações de anúncios personalizadas que valorizam o inventário de sua Rede própria de sites regionais, sempre em conformidade com as boas práticas do mercado e do Coalition for Better Ads (CBA).[/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Assista à gravação do nosso webinar sobre a importância das editorias!
[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/BHa_9dz9JCY”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Somos uma AdTech com soluções e tecnologias para publishers e anunciantes. Entre em contato e conheça a maior rede de sites regionais do Brasil – a Alright for Brands!
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]