[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Alright responde” heading=”O que as regras de publicidade do Google têm a ver com a monetização do seu site? ” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7002825″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]Como parceira licenciada do Google, a Alright conhece de cabo a rabo a sua política editorial, que dita padrões de qualidade para sites e anúncios.
Se você monetiza seu conteúdo online com publicidade, com certeza isso significa que seu site faz parte das Redes do Google. Mas o que isso significa, afinal?
Hoje o Google possui diversas redes de parceiros (sites, vídeos e aplicativos) em seu inventário para disponibilizar espaços publicitários a anunciantes que competem por eles em leilões programáticos em tempo real.
A Rede de pesquisa do Google é o conhecido buscador, onde as pessoas pesquisam por seus interesses através de palavras-chave. Estar nas primeiras posições das pesquisa do Google é essencial para garantir um bom tráfego e depende da aplicação de boas técnicas de SEO, além de boas práticas como diminuir o tempo de carregamento de suas páginas e dividir seu site em seções. Essa rede é interessante para os anunciantes porque alcança as pessoas quando elas já estão à procura de produtos ou serviços específicos.
Já a Rede de display são sites parceiros do Google conectados às suas plataformas, como o Google AdSense e o Google AdX, que exibem anúncios e geram receita com isso. Esta é a rede que traz mais retorno financeiro para o Google, já que a empresa domina cerca de 95% de todos os sites da internet brasileira. Como quase toda a internet navega por esta rede, as chances de os anunciantes serem vistos é enorme.
Anunciar nessa rede ajuda a atrair a atenção dos usuários antes mesmo que eles começarem a pesquisar os produtos e serviços que os anunciantes oferecem, impactando os usuários com publicidade de forma contextualizada de acordo com seu histórico de busca na internet.
Mas é preciso seguir algumas diretrizes para fazer parte dessa rede. Você conhece a política editorial do Google? Hoje vamos falar sobre ela e como ela impacta na sua monetização.
O que é a Política de editores do Google?
O Google estabelece limites sobre conteúdos que podem gerar receita. Para gerar receita com seu conteúdo utilizando o código de anúncio do Google, é preciso seguir as diretrizes das suas políticas de editores.
O Google considera “conteúdo” tudo o que “esteja presente na sua página ou aplicativo, incluindo anúncios e links para outros sites e apps.” Deixar de cumprir as políticas de editores pode fazer com que a exibição de anúncios no seu conteúdo seja bloqueada. Confira tipos de conteúdos que podem bloquear seu site das redes do Google:
1) Conteúdo ilegal
Não são permitimos conteúdos que sejam ilegais, promovam atividades ilegais ou que infrinjam os direitos legais de terceiros. Também são proibidos conteúdos que violem os direitos autorais de terceiros, promovam a venda de produtos falsificados e pirateados e de produtos obtidos de espécies ameaçadas ou em risco de extinção.
O Google também destaca a proibição de serviços matrimoniais estrangeiros com fins de facilitar a imigração para outros países, como serviços de noivas estrangeiras, agentes matrimoniais internacionais e tours de romance.
2) Conteúdo perigoso ou depreciativo
Certamente você estará fora da rede do Google se promover conteúdos discriminatórios ou que depreciem e incitem o ódio contra indivíduos ou grupos com base em raça ou origem étnica, religião, orientação sexual, etc; além de conteúdos que ameacem ou incitem a violência contra si ou outras pessoas.
3) Conteúdo que promova a desonestidade
Dentre os conteúdos proibidos também estão os que disseminem instruções que ajudem os usuários a enganar outras pessoas, como falsificação de documentos, hackeamento de sistemas, gabaritos vazados de provas de concursos, técnicas para driblar exames de drogas, etc.
4) Conteúdo enganoso
Conteúdos que façam declarações e descrições enganosas para atrair acessos e conseguir informações dos usuários também são proibidos.
5) Conteúdo com softwares nocivos
O Google possui uma política de softwares indesejados. São proibidos conteúdos que contenham “malware” e outros softwares que danifiquem computadores e dispositivos móveis, como cavalos de Troia, spywares, keyloggers, entre outros.
6) Conteúdo adulto em contexto familiar e conteúdo sexualmente explícito ou ilegal
O Google proíbe conteúdos de violência, sexo e outros temas considerados inadequados no contexto familiar. Além disso, também não são permitidos conteúdos que contenham imagens, vídeos ou áudios com temas sexuais explícitos (pornografia) ou ilegais e não consensuais (estupro, pedofilia, abuso sexual infantil, prostituição, etc.)
O que a política editorial do Google tem a ver com a sua monetização?
Assim como há regras para os conteúdos dos anúncios, há diretrizes e proibições referentes aos conteúdos dos sites parceiros do Google para fazer parte de seu gigantesco inventário.
Os anunciantes buscam sites com conteúdo de qualidade para associar a suas marcas, e os usuários buscam conteúdos atuais, relevantes e interessantes. O conceito de brand safety é bastante utilizado na mídia programática e pelo Google, e significa que as empresas utilizam filtros para identificar e bloquear sites com conteúdos duvidosos. Portanto, para aumentar as suas chances de vender o espaço publicitário do seu site, tenha cuidado com a qualidade do conteúdo que publica, respeite a política editorial do Google, e siga as boas práticas do mercado programático para uma monetização consistente e de sucesso. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]
Dicas de como monetizar seu conteúdo sem deixar o site poluído com publicidade:
1) Exponha anúncios bem contextualizados
Para fins de aumento de receita, muito mais relevante do que a quantidade de anúncios é a contextualização deles. Os consumidores exigem que os anúncios que os impactam sejam bem alinhados com as suas necessidades: é o que chamamos de anúncios 1 para 1, que levam em consideração os dados coletados sobre cada cliente para oferecer uma experiência muito mais personalizada.
Lembre-se: por mais que seja importante que seu site rentabilize, as inserções publicitárias não devem ser um incômodo para seus visitantes. Muito pelo contrário, elas podem e devem ser úteis para o usuário, aparecendo no momento certo de sua jornada de consumo. A mídia programática ajuda a segmentar as audiências e a exibir anúncios que sejam mais relevantes para elas.
2) Habilite anúncios em formatos variados
Anunciantes exibem publicidade em diversos formatos, e os mais tradicionais são os anúncios display, sobretudo os famosos banners, que são bastante rentáveis pela sua alta visibilidade. Porém, não fique só nos banners. Habilite suas páginas a rodarem anúncios em formatos variados, como vídeo e native ads.
Esses formatos são interessantes porque fazem as marcas serem notadas de forma menos invasiva e poluem menos as páginas. No caso dos anúncios nativos, eles se misturam ao contexto do local onde são inseridos como conteúdos recomendados, e sequer são percebidos como publicidade pelos usuários.
Porém, se aplicadas boas práticas de veiculação e utilizando formatos de engajamento (alguns formatos expandem ou são exibidos conforme a interação do usuário), os formatos de display ads, vastamente utilizados por anunciantes, podem ser expostos no seu site sem impactar negativamente a UX durante a leitura de notícias e matérias.
3) Cuide da interface do seu site
Se não for bem organizado, o layout do seu site também contribui para a sensação de poluição visual das suas páginas. Alguns cuidados simples melhoram a experiência de navegação do usuário e mantêm ele por mais tempo em seu site, como o cuidado com a escolha das fontes e cores. Acesse aqui nosso conteúdo com essa e outras dicas para melhorar a UX do seu site. [/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][vc_empty_space height=”40px”][vc_wp_categories][/vc_column][/vc_row][vc_row css=”.vc_custom_1494860257444{padding-top: 80px !important;padding-bottom: 70px !important;}”][vc_column][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][special_heading title=”Quer aumentar os lucros com seu site? ” subtitle=”Conheça as soluções da Alright para publishers” c_margin_bottom=”60px”][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=HtmC4ntTQQ8″ css=”.vc_custom_1566568547106{padding-right: 10% !important;padding-left: 10% !important;}”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]
Gostou das dicas?
Seja nosso parceiro de monetização de conteúdo. Avaliamos e recomendamos os melhores formatos e posições dos anúncios para preservar a boa experiência do usuário do seu site.
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