Dicas de UX
Monetize sem deixar seu site poluído com publicidade
Os usuários da internet estão cada vez mais impacientes com tudo o que interrompe ou prejudica sua experiência de navegação, e sites poluídos com publicidade já não têm vez. Como resposta a estratégias de anúncios muito agressivas, criaram-se aplicativos vastamente utilizados que bloqueiam publicidades (adblocks) das páginas dos sites e de vídeos, prejudicando anunciantes e monetizadores de conteúdo.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo eMarketer em 2018, 25% dos usuários americanos utilizam adblocks para navegar na web. No Reino Unido a ferramenta é usada por 22%, na França 28,7% e na Alemanha o índice alcança 32%.
A fim de apaziguar a relação entre anunciantes, produtores de conteúdo e usuários da internet, o mercado reagiu fundando o Coalition for Better Ads (CBA) para melhorar a experiência dos consumidores com a publicidade online. Suas contribuições na criação de novos padrões para o mercado ainda não foram consolidadas no Brasil, mas já são conhecidas diversas boas práticas que não prejudicam a UX e evitam que veículos digitais deixem de monetizar e marcas deixem de impactar sua audiência.
Mas afinal, o que é um site poluído com publicidade?
O excesso de anúncios faz com que as páginas de sites fiquem visualmente poluídas, carregadas, e atrapalham o consumo do conteúdo. Veja abaixo um exemplo de site poluído com publicidade, em que os anúncios tiram a atenção do que mais importa para o leitor – o conteúdo:
Assim, é preciso oferecer uma experiência de anúncios que não desperte o desejo de bloqueio. A lógica de que quanto mais anúncios, mais receita, está defasada. Não é preciso usar publicidade de forma exagerada em suas páginas como estratégia para monetizar mais.O excesso de anúncios apenas polui a experiência de navegação, sem falar nos pop-ups desnecessários que mais espantam os leitores das páginas do que fazem dinheiro, gerando uma rejeição ou fazendo com que o usuário nunca mais queira acessar o seu site.
As marcas precisam encontrar o equilíbrio entre gerar awareness e proporcionar experiências positivas de publicidade online – evitando despertar nos usuários o desejo de bloqueio.
O usuário não quer mais ser incomodado com anúncios invasivos, o que em geral tem a ver com o formato, frequência, contexto e relevância da publicidade para ele.
Dicas de como monetizar seu conteúdo sem deixar o site poluído com publicidade:
1) Exponha anúncios bem contextualizados
Para fins de aumento de receita, muito mais relevante do que a quantidade de anúncios é a contextualização deles. Os consumidores exigem que os anúncios que os impactam sejam bem alinhados com as suas necessidades: é o que chamamos de anúncios 1 para 1, que levam em consideração os dados coletados sobre cada cliente para oferecer uma experiência muito mais personalizada.
Lembre-se: por mais que seja importante que seu site rentabilize, as inserções publicitárias não devem ser um incômodo para seus visitantes. Muito pelo contrário, elas podem e devem ser úteis para o usuário, aparecendo no momento certo de sua jornada de consumo. A mídia programática ajuda a segmentar as audiências e a exibir anúncios que sejam mais relevantes para elas.
2) Habilite anúncios em formatos variados
Anunciantes exibem publicidade em diversos formatos, e os mais tradicionais são os anúncios display, sobretudo os famosos banners, que são bastante rentáveis pela sua alta visibilidade. Porém, não fique só nos banners. Habilite suas páginas a rodarem anúncios em formatos variados, como vídeo e native ads.
Esses formatos são interessantes porque fazem as marcas serem notadas de forma menos invasiva e poluem menos as páginas. No caso dos anúncios nativos, eles se misturam ao contexto do local onde são inseridos como conteúdos recomendados, e sequer são percebidos como publicidade pelos usuários.
Porém, se aplicadas boas práticas de veiculação e utilizando formatos de engajamento (alguns formatos expandem ou são exibidos conforme a interação do usuário), os formatos de display ads, vastamente utilizados por anunciantes, podem ser expostos no seu site sem impactar negativamente a UX durante a leitura de notícias e matérias.
3) Cuide da interface do seu site
Se não for bem organizado, o layout do seu site também contribui para a sensação de poluição visual das suas páginas. Alguns cuidados simples melhoram a experiência de navegação do usuário e mantêm ele por mais tempo em seu site, como o cuidado com a escolha das fontes e cores. Acesse aqui nosso conteúdo com essa e outras dicas para melhorar a UX do seu site.
Quer aumentar os lucros com seu site?
Conheça as soluções da Alright para publishers
Gostou das dicas?
Seja nosso parceiro de monetização de conteúdo. Avaliamos e recomendamos os melhores formatos e posições dos anúncios para preservar a boa experiência do usuário do seu site.