[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Novo Google Analytics 4″ subtitle=”Conheça as funcionalidades do novo Google Analytics 4 e como fazer o upgrade para a nova versão” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#5271ff” bg_gradient2=”#5e17eb” fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_column_text]Já não é segredo para ninguém como o marketing digital é capaz de trazer mudanças e inovações a cada dia que passa. Mas será que os sites e empresas estão preparados para as novidades do Google Analytics 4 (GA4), que é a nova versão da ferramenta?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003841″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]De fato, a plataforma Google é, como um todo, a maior frente de marketing digital do mundo, e uma das maiores vitrines do planeta. Isso inclui o posicionamento de SEO (Otimização para Motores de Busca), o Link Patrocinado e outras vertentes de exposição.
Já o Google Analytics funciona como um recurso de mensuração, voltado para métricas e análises de resultados de ações empreendidas na internet. Por exemplo, os desempenhos de uma imobiliária que faz locação de sala comercial por hora.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Com essa ferramenta é possível saber detalhes sobre:
- Acesso geral às páginas;
- Cliques em menus e botões;
- Visualização de vídeos e multimídias;
- Pesquisa de localização geográfica;
- Interação com pop-ups e formulários;
- Erros de formulário e conversão;
- Bounce rate: taxa de rejeição;
- Tempo permanecido na página;
- Entre outros índices.
[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Naturalmente, basta essa descrição para nos lembrarmos de que nenhuma ação digital pode surtir efeito no médio e longo prazo sem esse tipo de esforço.
Somente após levantar as métricas e ter controle dos números é possível começar a ter uma compreensão do panorama do universo digital. Graças a isso, um gestor pode decidir quais estratégias devem seguir adiante, e quais precisam mudar.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Principais relatórios do Google Analytics” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/google-analytics-para-monetizadores-de-conteudo/” text=”Entenda o que significam as principais métricas do GA e seus relatórios mis importantes para mensurar sua monetização”][vc_empty_space][vc_column_text]Daí a importância de não apenas saber aplicar o Google Analytics, mas de também compreender as mudanças pelas quais ele passa. Lembrando que, embora possam parecer muitas, depois de entender o básico basta ir reciclando esse conhecimento.
O que tudo isso nos comprova é que, indiscutivelmente, é preciso ter um certo “talento preditivo” para o marketing. Ou seja, capacidade de prever alguns movimentos, para conseguir um resultado sólido e sustentável.
Obviamente, isso não tem nada de superstição, mas sim de estudo, de preparo e de esforço.
Ou seja, se uma campanha ajudou uma empresa a vender um lote de notebook novo inteiro em um mês, será que não há um modo de vender a mesma quantidade em quinze dias? Se a próxima ação tiver o dobro de eficiência, a resposta é sim, não é mesmo?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Por isso, neste artigo trazemos um pouco de conceitos básicos que são indispensáveis, e várias dicas práticas sobre como se preparar para as novidades que essa ferramenta incrível deverá apresentar em 2021.
Para ficar por dentro desse universo e mudar suas estratégias digitais de patamar, basta seguir adiante na leitura.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Google Analytics 4: do que se trata?
Como vimos, o Google Analytics é uma ferramenta ou recurso de análise e monitoramento de ações de marketing digital. Ou seja, ele monitora o desempenho de sites, aplicativos e plataformas em geral que circulam pela internet.
A primeira característica que salta aos olhos é a facilidade de aplicação da ferramenta, que foi desenhada para ser mesmo intuitiva. Assim, se a pessoa trabalha com aula de inglês infantil, nada impede que ela aplique o Google Analytics no seu próprio site.
Com as novas propriedades do Google Analytics 4 (novo nome para a antiga versão beta intitulada App + Web), o Google lançou uma nova geração de ferramentas de web analytics.
Antes havia duas propriedades de analytics: Universal Analytics, para sites, e Google Analytics for Firebase, para apps. O GA4 chegou para juntar as informações acessíveis por essas duas propriedades em uma só, tornando possível combinar todos os dados em um único lugar, de forma que todos os usuários de Analytics fiquem satisfeitos: os que possuem apenas um site, os que possuem apenas um aplicativo, e os que possuem os dois. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Além disso, trata-se de um recurso gratuito, sendo também por isso que se universalizou e hoje é aplicado no mundo todo, em todos os países que utilizam a internet, ajudando a descobrir vários índices que dão um norte sobre quais estratégias usar.
Os principais são estes: contribuir para entender quais dispositivos seus visitantes mais utilizam, quais as principais causas de abandono em relação ao seu site e até o melhor horário para fazer postagens e atualizações.
Lembrando que, para ter acesso à ferramenta, basta ter uma conta no Gmail, que é a mesma utilizada para anúncios no Google Ads. Aliás, a integração da plataforma é um ponto que será detalhado abaixo.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Machine learning sem complicações
Não foi a Google Inc. quem inventou o conceito ou mesmo a prática do machine learning, que em tradução livre seria algo como “aprendizado da máquina”. Mas hoje tem sido uma das marcas que mais aplica essa tecnologia.
Trata-se de uma Inteligência Artificial elevada a um novo patamar, no qual os programas e robôs são capazes não apenas de executar algoritmos, mas passam a assimilar vários parâmetros e criar novos, sem a interferência humana.
Assim, a “máquina aprende” sozinha, daí o nome do conceito. A grande revolução é a aplicação disso no Google Analytics 4, que já vem sendo feita e deve chegar a níveis ainda maiores de previsibilidade em 2021.
Deste modo, hoje se um site vende relógio de ponto digital, o próprio programa começa a traçar padrões sobre o perfil de quem mais acessa essas páginas, como região, horário e gênero.
Com o que há de mais avançado em machine learning, a nova versão Google Analytics 4 não requer configurações adicionais para acompanhar interações básicas com o seu site. É tudo automatizado e alinhado com critérios de privacidade dos usuários.
Além disso, é possível ativar o recurso de medição aprimorada do seu GA 4 para coleta de dados de mais eventos como busca, downloads e pageviews de usuários de forma automatizada e sem necessidade de mexer no código do seu site.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Nova modelagem de dados
Todo mundo que trabalha com marketing digital conhece, certamente, as grandes transformações que as Gerações Y e Z trouxeram ao mercado como um todo. Uma das principais delas é a da customização.
Hoje, o cliente já não quer ter apenas uma relação fria de compra e venda, mas sim uma experiência marcante e uma relação com uma marca que, além de ter uma filosofia, trate ele como alguém único, de modo totalmente personalizado.
Assim, se a pessoa vai montar uma mesa de som profissional, ela vai querer um atendimento customizado para ela, com soluções que levem em conta o caso a caso. O Google Analytics já entende isso e é capaz de contabilizar interações.
Daqui para frente, vai ser possível rastrear os hábitos do usuário, como para saber se ele visualizou um anúncio pelo aplicativo e comprou pelo notebook, ou o contrário. Isso revelaria, por exemplo, qual a função que ele atribui a cada dispositivo.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Page Experience: Google vai priorizar UX em 2021″ link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/atualizacao-algoritmo-do-google-2021/” text=”Saiba como adequar seu site ao novo algoritmo do Google que avalia a experiência de navegação das páginas web. “][vc_empty_space][vc_column_text]
Análise baseada em eventos
A versão anterior do GA costumava usar uma modelagem de dados restrita ao período de duração das sessões do usuário. O novo GA4, por sua vez, permite descobrir insights com maior facilidade através de uma análise baseada em eventos, processando cada interação do usuário como um evento autônomo.
Esse tipo de mensuração de dados por evento é mais personalizado, escalável, rápido e flexível para insights mais preditivos através das diversas análises possíveis, como ciclo de vida do usuário, funil de vendas, fluxo do visitante, taxa de retenção, entre outras.
Sabendo utilizar essa funcionalidade, as ações de marketing vão poder se tornar ainda mais eficientes e canalizar cada vez mais o usuário certo na hora certa[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Inteligência Artificial e Customização ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/live-ia-e-customizacao/” text=”Entenda como as marcas e veículos estão se comunicando no digital “][vc_empty_space][vc_column_text]
Relatórios simplificados para novos insights
Com o passar dos anos, o GA evolui em seus relatórios, oferecendo novos insights importantes. Porém, os relatórios foram se acumulando em volume à medida que novos recursos eram criados, tornando as análises mais complexas.
Com o novo GA4, isso mudou: os relatórios foram simplificados com a síntese das informações mais relevantes, nas quais você pode se aprofundar com mais facilidade e fazer análises mais completas, holísticas e de forma mais ágil do que nas versões anteriores, quando era preciso analisar dezenas de relatórios predefinidos.
Ao compreender os movimentos que os usuários fazem na hora de se aproximar ou se afastar de uma compra (conforme a interação com anúncios e campanhas patrocinadas), é possível desenvolver o conceito de “ciclo de vida dos clientes”.
Embora a ideia não seja antiga, hoje o mundo digital pode automatizá-la, sobretudo quando leva em conta o funil de vendas. Por exemplo, quais etapas um cliente médio leva entre começar a ler sobre dj para festa, até enfim contratar um DJ?
O foco do Google Analytics 4 é mapear quais canais podem influenciar essa pessoa, gerar algoritmos para isso e emitir relatórios para quem utiliza a ferramenta.
Assim, se o seu usuário começa a leitura por um blog, depois assiste a vídeos sobre o assunto, e enfim contrata a solução pelo aplicativo, você vai saber como conduzir a geração e a promoção de seus conteúdos, percebe?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Mais integração
É preciso lembrar que os cookies (arquivos que um site dispara para um visitante quando ele acessa a página, para fazer troca de dados) estão com os dias contados. Hoje há leis que inibem cada vez mais esse tipo de ação.
Pensando nisso ou não, o Google Analytics acabou se tornando a solução do futuro para que as páginas não precisem trabalhar às cegas. A partir de 2021, certamente as informações e métricas sobre o comportamento dos usuários vão cumprir esse papel.
Com o novo Google Analytics 4 é possível mensurar as interações do usuário através de diferentes dispositivos e plataformas, e não apenas do site ou do aplicativo em propriedades separadas. Assim, é possível desduplicar as análises e você consegue ter uma visão mais ampla do comportamento das pessoas com sua empresa ou portal em um só lugar.
Assim, você acessa dados de qualquer uma das plataformas, como envolvimento e conversão, cliques e pageviews no site, instalações e abertura do aplicativo.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Conexões além de sites e aplicativos
Outra novidade é que agora é possível conectar outros dispositivos além de sites ou apps ao GA4, como pontos de vendas, máquinas ou quiosques através dos novos protocolos de integração.
Assim, se a página sobre espaço de coworking não consegue mais saber detalhes sobre a movimentação que um usuário fez em sua página, basta acessar a plataforma do Google para obter todas as informações de que mais precisa.
Para isso, uma bandeira essencial vai ser a da integração da plataforma, por isso dizemos “plataforma da Google”, e não apenas Google Analytics.
Cada vez mais a integração dos algoritmos do Analytics com o Google Ads e as demais redes da marca vão trabalhar no sentido de alimentar métricas e relatórios para efetivar os clientes.
Tudo isso pode funcionar como um CDP (Customer Data Platform), que é uma plataforma ou software que reúne informações estratégicas a respeito dos usuários, com vistas a melhorar a assertividade das estratégias comerciais.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Conclusão: benefícios e vantagens
A maioria do que foi dito até aqui já deixa bastante claro quais são as vantagens, bem como os benefícios principais, de aplicar o Google Analytics 4 nas estratégias de qualquer empresa.
Afinal, seja um negócio de venda de produtos populares ou uma solução mais nichada como stand promocional, toda marca precisa compreender seu público-alvo, estar presente na hora certa e do jeito certo, e fidelizar a clientela.
Também ficou claro que não basta utilizar o GA sem pesquisar, é preciso estar em dia com as novidades dele, ao menos as que ele promete para 2021.
Faça o upgrade para uma propriedade do Google Analytics 4 ou instale a nova versão pela primeira vez. O Google também oferece um treinamento completo e totalmente gratuito em inglês sobre o GA4.
Com isto, qualquer empresa poderá afinar sua relação com o público, racionalizar seu marketing digital e mudar o negócio de patamar, para o curto, o médio e o longo prazo.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google Interstitial Web” link_type=”external” item_url=”https://youtu.be/Ani-ZlSwHPM?t=1298″ text=”Saiba mais sobre os benefícios do novo formato exclusivo para mobile “][vc_empty_space][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Confira nossos conteúdos em vídeo no YouTube!
[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/ws_wO-R7rKY”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Conheça a Alright for Brands.
Valorize seu inventário. Faça parte da maior Rede de sites regionais do Brasil – a Alright for Brands.
Solicite uma avaliação do seu site.
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]