Produzir conteúdo para a internet de maneira profissional e lucrativa envolve uma série de conhecimentos sobre a monetização.
Mesmo que você não seja o responsável direto por cada uma dessas atividades, é fundamental entender pelo menos um pouquinho de redação e SEO, produção de imagens, programação, e também métricas de monetização de conteúdo.
Afinal, é necessário entender como a monetização acontece para que você possa avaliar seu desempenho – e efetuar ajustes para aumentar os ganhos, quando necessário.
Por isso, hoje vamos explorar as principais métricas de monetização de conteúdo, e entender o que cada uma delas significa. Confira!
Métricas que impactam a monetização dos seus conteúdos
1) CPM
O CPM (custo por mil) é uma das métricas de monetização de conteúdo mais populares e conhecidas, e você verá referências a ela em diversos lugares.
O que muita gente não sabe é que o CPM não se refere ao valor que os publishers recebem a cada mil impressões, mas sim ao valor que os anunciantes pagam por essas impressões – o que nem sempre é a mesma coisa.
Os anunciantes que veiculam campanhas nesse formato definem o valor que pagarão a cada mil impressões, e os publishers que exibem estes anúncios ganham a cada impressão, independentemente de o criativo ter recebido o clique dos visitantes do site ou não.
Por isso, campanhas nesse formato são mais indicadas para anunciantes que desejam aumentar a exposição e reconhecimento da marca.
Para os publishers, as campanhas baseadas em CPM costumam dar mais resultado quando o site, portal ou blog tem um grande volume de visitantes diários. Quanto mais vezes o anúncio é exibido, maiores os ganhos.
O cálculo do CPM é simples: basta dividir o valor investido na campanha pelo número de impressões e multiplicar por mil.
No caso de uma campanha com investimento de R$ 10.000, com 10 milhões de impressões, o cálculo seria o seguinte:
CPM= (R$10.000/10.000.000) x 1000 = R$1,00
Ou seja, o anunciante pagará R$ 1,00 por cada mil impressões. Mas, vale repetir, esse não é necessariamente o valor que o publisher receberá. Existem tarifas administrativas, impostos, conversão de moeda e outras despesas que entram nessa conta e influenciam nos ganhos.
A receita que essas mil impressões gerarão de fato para o criador de conteúdo é representada pela nossa próxima métrica, o RPM.
2) RPM
RPM, ou receita por mil, é a métrica que indica o valor que o publisher ganha a cada mil impressões de anúncios em seu site.
Mas o RPM também pode ser calculado com base nos pageviews ou sessões.
O RPM é uma das principais métricas de monetização de conteúdo. É importante destacar também que ela não mede os ganhos absolutos da exibição de publicidade, já que os números não são exatos e podem sofrer alterações durante a veiculação das campanhas.
Calcular o RPM é fácil: basta dividir a receita pelo número de impressões e calcular por mil.
No caso de um site que faturou R$ 10.000 em um mês e teve 10 milhões de impressões no mesmo período, o cálculo é o seguinte:
RPM = (R$10.000/10.000.000) x 1.000 = R$1,00
Deu para entender a diferença do RPM para o CPM da sua monetização? O RPM calcula o valor que o publisher recebe a cada mil impressões, enquanto o CPM aponta o valor que o anunciante paga por essas mesmas mil impressões.
A métrica se tornou bastante popular a partir de 2020, quando o YouTube passou a usar essa mesma fórmula para calcular os ganhos dos criadores de conteúdo da plataforma.
A diferença para o RPM que é calculado por ferramentas de mídia programática, por exemplo, é que o YouTube contabiliza outras fontes de renda possíveis dentro da plataforma, como assinaturas e doações, e também as exibições de vídeos não monetizados.
O objetivo do YouTube, segundo divulgado pela plataforma na ocasião do lançamento, é que os criadores identifiquem mais facilmente quais são as oportunidades de monetização e possam realizar os ajustes necessários para aumentar os seus ganhos.
Embora o YouTube não seja o foco aqui, a dica também é válida para criadores de conteúdo para sites e portais: fique de olho no RPM e foque os esforços para aumentar seus ganhos sempre que possível!
3) Viewability
Oferecer segurança e transparência para o anunciante é fundamental para manter (e escalar) a sua monetização com publicidade no site.
E é por isso que nossa próxima métrica, o viewability, é tão importante.
Elaborado pelo IAB (Interactive Advertising Bureau) e pelo MRC (Media Rating Council), duas das entidades que ditam as regras do mercado digital mundial, o viewability (ou visibilidade, em português) mede quantas vezes os anúncios são realmente vistos pelos usuários.
Imagine a seguinte situação: o anunciante pagou por mil impressões em seu site. O bloco de anúncios está posicionado, e a campanha já está sendo veiculada. Mas o site tem carregamento lento e o criativo não estava sendo exibido enquanto o usuário rolava a página.
Neste cenário descrito acima, o anunciante pagou por uma impressão que na verdade não foi sequer visualizada pelos usuários.
Esta é uma situação que prejudica as marcas, os publishers e o mercado como um todo. Por isso o viewability é uma das principais métricas de monetização – e você deve ficar sempre de olho nas suas entregas.
Segundo a definição do IAB e do MRC, o viewability é contabilizado quando pelo menos 50% do criativo está visível por pelo menos um segundo na tela ou por dois segundos, no mínimo, no caso de vídeos.
O viewability também é contabilizado quando acontece a interação real do usuário com o anúncio, através de cliques ou outras ações.
Ou seja, quanto maior a sua taxa de viewability, melhores são os resultados para o anunciante – e para você, consequentemente. Essa métrica é especialmente importante para campanhas de awareness, afinal é preciso ser visto para ser lembrado.
Para medir o viewability, utilizamos o seguinte cálculo:
Viewability rate = (impressões de anúncio visíveis / impressões de anúncio) x 100
Garantir a leveza e agilidade de carregamento do site é um bom jeito de manter a taxa de viewability em alta, mas existem outras maneiras de se certificar de que os anúncios serão visualizados por seus visitantes.
Uma boa dica é quanto ao posicionamento dos anúncios: peças localizadas na primeira dobra, visíveis sem que o usuário precise rolar a página, costumam ter maior visibilidade e motetização.
Alguns formatos também auxiliam nas taxas de viewability, como o retângulo médio, que performa bem tanto em desktop como em mobile. Para desktop, os formatos horizontais costumam trazer bons resultados, enquanto o 300×600 (half page) e o 320×100 funcionam melhor em dispositivos móveis.
Quer saber mais sobre viewability? Confira nosso artigo sobre boas práticas para essa métrica tão importante!
4) Impressões Totais
O que as três métricas de monetização de conteúdo mencionadas anteriormente têm em comum? Todas elas são baseadas em impressões.
Mas o que são as impressões? Calma, que a gente explica.
As impressões calculam cada vez que os anúncios são exibidos para os usuários. O visitante acessa seu site, o criativo é exibido e pronto! Impressão contabilizada. Se ele der um F5 na página, conta mais uma impressão. E se voltar mais tarde, conta mais uma.
No caso das impressões totais, são contabilizados todos os anúncios exibidos na página, independente do formato e das ações realizadas pelos usuários.
É importante lembrar que as impressões não significam visualizações (lembra do viewability?) ou cliques. A impressão significa que o anúncio foi entregue, mas as interações são contabilizadas por outras métricas.
Na prática, isso significa que um anúncio pode ter muitas impressões, mas poucas visualizações ou cliques.
Nesse caso, o publisher pode (e deve) rever posicionamentos e outros detalhes técnicos para verificar se há algo atrapalhando o bom desempenho das campanhas.
Contextualizar o anúncio e inseri-lo em uma página onde ele faça sentido é uma boa prática que pode levar a um número maior de cliques, assim como fazer um estudo e planejamento dos melhores formatos e posicionamentos.
Mas se você deseja aumentar o número de impressões, o caminho é um só: aumentar a audiência do seu site. Invista na criação de conteúdo de qualidade e foque na geração de tráfego através de SEO, redes sociais e outras ferramentas disponíveis no mercado! [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
5) Impressões por Formatos
Enquanto nas impressões totais são contabilizadas todas as vezes que os anúncios em seu site são carregados e exibidos, nas impressões por formato esse número é “desmembrado” para que você possa avaliar o desempenho de cada tipo de publicidade exibida.
Os formatos disponíveis dentro da mídia programática são:
Display
Os anúncios em formato display são os tradicionais banners, que podem ser exibidos em diversos formatos, como billboard (970×250), super banner (728×90), full banner (468×60), half banner (234×60), banner vertical (120×240), botão quadrado (125×125), retângulo (300×250), super banner vertical (160×600), banner vertical (120×600), half page (300×600), retângulo pequeno (180×150) e retângulo grande (336×280).
Nesta métrica de monetização, a impressão de anúncios é contabilizada assim que o usuário acessa uma página e o criativo começa a ser carregado no dispositivo.
Vídeo
Os anúncios em vídeo são cada vez mais populares, já que os usuários prestam mais atenção a conteúdos compartilhados nesse formato.
Dentro da mídia programática, existem diversas possibilidades para veiculação de campanhas em vídeo como o in-stream, onde o anúncio aparece antes, durante ou ao final de um vídeo, e o out-stream, que é exibido conforme o usuário percorre a página.
As impressões de anúncios em formato de vídeo contabilizam quantas vezes o player foi exibido dentro da página – o que não significa necessariamente que o vídeo foi visualizado pelos usuários.
Anúncios nativos
Os anúncios nativos são aqueles exibidos em formato semelhante ao conteúdo onde estão inseridos, geralmente na forma de conteúdo relacionado recomendado.
Anúncios em formato nativo são menos disruptivos e costumam apresentar bons resultados, tanto para as marcas quanto para os publishers.
As impressões dos anúncios nativos são contabilizadas cada vez que a página é carregada e o conteúdo é exibido – o que não significa necessariamente que eles foram visualizados pelos usuários, ok?
Áudio
Com a popularização de players como o Spotify e o renascimento dos podcasts, o consumo de conteúdos em áudio ganhou força em todo o mundo.
E isso se aplica também para a mídia online: os anúncios em áudio estão se tornando cada vez mais comuns, e vale a pena acompanhar o desempenho deste formato para definir sua estratégia de publicidade.
As impressões de anúncios nesse formato são contabilizadas assim que o player começa a rodar a peça. Vale reforçar: isso não significa que o usuário vai ouvir a mensagem, já que ele pode estar com o dispositivo no mudo, por exemplo.
Anúncios intersticiais
Os anúncios intersticiais são aqueles exibidos durante a navegação do usuário em dispositivos móveis, especialmente na transição entre um conteúdo e outro.
As impressões desses anúncios são contabilizadas cada vez que eles são exibidos para os usuários. Segundo o Google, “se for feita uma solicitação de intersticial e o Ad Manager enviar o criativo para o aplicativo, mas o aplicativo não exibir o intersticial, a impressão não será contada”. Quer saber mais sobre esse formato de monetização? Confira nosso artigo sobre anúncios intersticiais. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Anúncios Intersticiais” link_type=”external” text=”Novo formato do Google Web Interstitial beneficia anunciantes, publishers e usuários” item_url=”https://alright.com.br/anuncios-intersticiais/”][vc_empty_space][vc_column_text]
6) Receita Total
Como dizem os apresentadores de infomerciais, vamos falar de coisa boa?
A métrica de receita total representa todos os seus ganhos com a veiculação de anúncios. O valor final pode variar um pouco, por conta das flutuações cambiais, impostos e outras tarifas, mas você pode ter uma boa ideia do valor que receberá de sua monetização com a exibição dos anúncios no seu site![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
7) Receita por Formato
Já na métrica de receita por formato, o publisher pode visualizar todos os formatos de anúncios exibidos no site e verificar o quanto ganhou com cada um.
Essa métrica de monetização de conteúdo é especialmente útil para os produtores de conteúdo, que podem verificar quais são os formatos que apresentaram uma melhor performance.
Dessa maneira, você poderá focar nos formatos que entregam os melhores resultados e otimizar o conteúdo de acordo.
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