[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”Como usar dados first-party de forma eficiente e superar o fim dos third-party cookies” subtitle=”Saiba mais sobre os first-party cookies, como utilizá-los a seu favor e tornar suas campanhas mais efetivas” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#ff49aa” bg_gradient2=”#ff3a6f” fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004098″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Privacidade e uso de dados são temas bastante populares ultimamente. Com a implementação de leis de proteção de dados (LGPD) ao redor do globo, e com as novas regras impostas por gigantes da internet como o Google, o uso de informações dos consumidores ficou restrito e os first-party cookies ganharam protagonismo nas campanhas de publicidade digital.
Mas que regras são essas? O que são os dados first-party? Como utilizá-los em seus anúncios? É possível criar campanhas eficientes sem dados de terceiros?
Essa é uma discussão bem importante, tanto para os publishers quanto para os anunciantes. E é sobre isso que vamos conversar hoje.
Continue lendo para saber mais sobre os first-party cookies, e como utilizá-los a seu favor![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
O que são dados first-party?
Os dados first-party são aqueles fornecidos pelos próprios usuários, como no momento em que fazem o cadastro no seu site, por exemplo.
Existem diversas maneiras de coletar e gerenciar esses dados, como através de assinatura de newsletters, cadastro de usuário ou inscrição em webinars, entre outros.
Porém, é fundamental que o usuário seja expressamente informado sobre como seus dados serão utilizados, tenha acesso a uma política clara de privacidade e dê seu consentimento. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Quais as diferenças entre dados first-party e third-party?
Enquanto os dados first-party são fornecidos diretamente pelos usuários, os dados third-party são aqueles oriundos de terceiros.
Ou seja, as informações vêm dos bancos de dados de empresas que atuam como DMPs (Data Management Platforms), DSPs (Demand Side Platforms) e SSPs (Supply Side Platforms), e oferecem um panorama do comportamento passado do consumidor.
Já os dados first-party, como mencionamos anteriormente, são aqueles fornecidos diretamente pelos usuários, com autorização para o uso em campanhas de publicidade.
São dados mais confiáveis e mais atuais, que garantem campanhas mais assertivas e eficazes.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Qual a importância dos dados first-party para o marketing?
Os dados de cookies de terceiros estão com os dias contados. Até 2022 eles devem sair completamente de circulação, já que essa foi a data limite estabelecida pelo Google Chrome para a coleta e uso desses dados pelos sites no navegador que permitem um rastreamento cross-site dos usuários.
O Google Chrome é o navegador mais conhecido e utilizado, com 61,77% dos usuários no mundo e 80,04% do mercado no Brasil.
Ou seja, não é possível criar uma campanha de grande alcance sem essa fatia de usuários.
Além disso, outros navegadores como o Safari, o Microsoft Edge e o Firefox desabilitaram o uso de third-party cookies por padrão em suas configurações.
O que isso significa na prática? Que é hora de apostar nos first-party cookies!
A partir do momento em que você obtém o consentimento dos usuários para coletar e usar os dados fornecidos por eles, a utilização dessas informações é quase irrestrita dentro de suas campanhas.
Por isso, é fundamental pensar e implementar estratégias para a captação e bom uso destes dados, que se tornarão cada vez mais importantes dentro do ecossistema da publicidade digital.[/vc_column_text][vc_empty_space][vntd_content_box title=”O fim dos cookies” link_type=”external” text=”O que são os third-party cookies e como isso afetará a gestão de dados de marketing” item_url=”https://alright.com.br/o-fim-dos-third-party-cookies/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Como usar dados first-party para aumentar a receita
Para os publishers, essa mudança no uso de dados significa um esforço extra para obter os dados e autorizações necessárias para a exibição de publicidade em seu site. Por outro lado, também significa uma boa oportunidade para aumentar a receita.
Com informações mais atualizadas e o consentimento dos usuários, a tendência é exibir publicidade mais contextualizada – e, consequentemente, mais eficaz.
Dessa maneira, os editores terão um aumento nos ganhos, já que os anúncios certos serão exibidos para as pessoas exatas em um contexto oportuno.
E como conseguir esses dados?
Embora estejam cada vez mais cientes em relação ao uso de seus dados, os usuários não têm problemas em compartilhá-los em troca de algo que consideram valioso.
Pode ser um eBook, um evento online ou simplesmente uma newsletter. Se você oferece conteúdo de qualidade, os internautas fornecerão as informações que você precisa.
Com os dados first-party será possível traçar um perfil mais fiel da sua audiência, e incluir essa informação no portfólio de possibilidades de anúncios.
Mas essa não é a única maneira de ganhar dinheiro com os first-party cookies. Alguns veículos de comunicação testaram e aprovaram outros modelos de monetização de conteúdo que os publishers podem explorar para complementar sua receita.
Vamos conferir alguns desses modelos?
1) Assinaturas
Se você produz conteúdo único e que ressoa entre a audiência, considere implementar um sistema de assinaturas em seu site ou portal, com conteúdo premium disponível apenas para usuários pagantes.
Esse modelo exige um conhecimento profundo sobre o perfil dos visitantes, já que você terá que entregar exatamente o que a audiência procura para conseguir convencê-los a pagar pelo conteúdo.
O desafio é ainda maior entre a audiência brasileira, que tradicionalmente reluta em pagar por conteúdos online. Porém, com as informações corretas e campanhas bem direcionadas, é possível sim monetizar o conteúdo com assinaturas.
Bons exemplos não faltam: em 2018, o The New York Times anunciou que 60% de sua receita já era composta pelas assinaturas digitais. Com o uso dos dados first-party, o tradicional jornal conseguiu identificar os padrões de navegação e quais eram os conteúdos pelos quais os usuários estavam dispostos a pagar.
2) Clube de membros ou apoiadores
Para quem deseja manter o conteúdo gratuito mas procura outras formas de monetização, o clube de membros ou apoiadores pode ser uma boa solução.
Já utilizado por criadores de conteúdo e influenciadores, esse modelo foi popularizado com o surgimento de plataformas como o Patreon, que oferece recompensas para os usuários que apoiam as publicações mensalmente.
Acesso antecipado a conteúdos, participação em grupos fechados e brindes exclusivos são algumas das recompensas que costumam ser oferecidas nesse modelo.
Aqui no Brasil um bom exemplo desse sistema é o The Intercept BR, que não exibe anúncios e oferece conteúdo gratuito, mas conta com uma rede de apoiadores para manter a estrutura.
Os apoiadores do The Intercept BR têm acesso a um grupo no Telegram, onde podem interagir com os repórteres, podem conferir conteúdos exclusivos, e também podem receber livros e acesso a cursos.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Vantagens dos dados first-party para os publishers
Ao coletar dados diretamente da audiência, os publishers podem se beneficiar diretamente pelas informações coletadas. Confira as vantagens dos dados first-party para os criadores de conteúdo:
1) Audiência segmentada
O presente e o futuro da comunicação estão na segmentação. Mas não pense que são apenas os anunciantes que se beneficiam com uma audiência segmentada: os publishers também ganham muito ao conhecer profundamente o seu público.
Com as informações coletadas através dos first-party cookies é possível ter acesso a dados geográficos, demográficos e até saber o tipo de dispositivo que seus visitantes utilizam. Isso permite que você crie conteúdo mais direcionado – e mais eficaz.
2) Mais ganhos
Ao obter dados mais precisos da audiência, o publisher otimiza seu inventário e é capaz de obter melhores negociações na venda de seus espaços de anúncios. Além disso, a publicidade exibida para públicos segmentados gera mais conversões, ou seja: mais ganhos.
3) Foco na qualidade
Com informações sobre a audiência, os publishers são capazes de tomar decisões editoriais mais assertivas e voltadas para a qualidade do conteúdo produzido.
4) Mais engajamento
Conhecer a audiência profundamente e produzir conteúdo de qualidade tem um resultado óbvio: mais engajamento. Quando os usuários deixam de ser visitantes e se tornam membros de uma comunidade de leitores, os benefícios são muitos.
Mas o melhor é que você forma um verdadeiro exército de fãs do seu site, dispostos a compartilhar seu conteúdo e defender suas decisões sempre que necessário. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Como usar dados first-party para campanhas de mídia digital mais personalizadas
Para os anunciantes, o uso de dados first-party significa mais controle e autonomia, além de resultados melhores com as campanhas de mídia digital.
Ao utilizar third-party cookies as empresas usavam dados de terceiros, que muitas vezes eram os mesmos repassados para os concorrentes.
Com os dados first-party esse risco desaparece, e é possível criar campanhas mais ajustadas aos desejos e necessidades dos consumidores.
Mas como utilizar esses dados para criar campanhas mais personalizadas?
O primeiro passo é coletá-los. Portanto, é hora de pensar em estratégias para que seus consumidores compartilhem suas informações. Você pode inserir formulários de cadastro em seu site, realizar pesquisas ou até concursos culturais (devidamente registrados, hein?).
É importante ter em mente qual é o seu objetivo com os dados coletados. Você deseja aumentar as vendas? Ter mais reconhecimento de marca? Gerar mais leads? Ter consciência dos objetivos ajudará a determinar quais são as informações que precisará.
Também é fundamental ser transparente em relação ao uso desses dados. Não se esqueça de que a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) já está em vigor, e que você é responsável por qualquer mau uso dessas informações.
Com essas informações, você será capaz de criar campanhas muito mais personalizadas. E o melhor: os dados são seus, e se você achar que precisa de outras informações, basta fazer os ajustes necessários nos formulários de captação.
E quais são as vantagens dos dados first-party? Vamos conversar sobre isso agora![/vc_column_text][vc_empty_space][vntd_content_box title=”Live LGPD” link_type=”external” text=”Principais pontos e adequações de empresas à LGPD” item_url=”https://alright.com.br/live-lgpd-entra-em-vigor/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Vantagens dos dados first-party para anunciantes
As campanhas realizadas com o uso de first-party cookies tendem a ser mais assertivas e efetivas. Confira algumas vantagens de usar esses dados:
1) Dados mais precisos
Ao usar dados fornecidos diretamente pelos usuários, as empresas têm acesso a informações mais precisas.
Isso garante dados atualizados, que refletem o momento atual dos consumidores. E o melhor: só a sua empresa possui esse cadastro – uma grande vantagem sobre a concorrência!
2) Dados mais baratos
Usar dados da sua própria audiência tornará suas campanhas mais efetivas, e também mais baratas. Talvez você tenha gastos para coletar e gerenciar essas informações, mas certamente será um custo menor do que adquirir um banco de dados de terceiros.
3) Dados padronizados
Diferentes bancos de dados trarão informações variadas para os anunciantes. Talvez alguns foquem em dados demográficos, enquanto outros sejam baseados em hábitos de consumo.
Ao utilizar os seus próprios dados, você poderá coletar as informações que são importantes para a sua empresa e suas campanhas de maneira padronizada.
4) Dados mais eficientes
Com dados fornecidos pelos próprios usuários, fica mais fácil rastrear a jornada de compra e oferecer publicidade personalizada.
Um estudo realizado pelo Boston Consulting Group em 2020 revelou que os profissionais de marketing que apostaram nos dados first-party viram suas receitas dobrarem, já que essas informações oferecem mais possibilidade de segmentação, além de facilitar a execução de campanhas em diferentes canais. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Como a segmentação contextual e regional da Alright pode ajudar no mundo pós-cookie
As mudanças no cenário da mídia digital podem causar certa confusão e trazer insegurança, tanto para anunciantes quanto para publishers.
Entretanto, é importante lembrar que o fim dos third-party cookies não significa o fim das campanhas segmentadas.
E a Alright, com um rede de publishers com mais de 4,5 mil municípios cobertos nos 27 estados brasileiros, pode ajudar marcas a se conectarem com audiências hiper-regionalizadas e segmentadas.
Contando com um inventário de 400 milhões de impressões mensais em mais de 250 sites espalhados pelo Brasil, a empresa oferece a contratação de mídia programática de forma prática e segura.
É muito importante pensar no contexto de exibição dos anúncios, e o nosso portfólio de sites e portais de notícias é constantemente verificado e com brand safety para garantir ambientes livres de fake news, discursos de ódio ou outros problemas que podem prejudicar as marcas.
A rede da Alright conta com portais de notícias de alcance do hiper-local e nacional, garantindo que os anúncios serão exibidos em veículos relevantes. As campanhas por região contam com alta taxa de viewability e são ótimas para ações que combinam o online e o offline.
Conosco é possível planejar campanhas baseadas em contextualização, com entrega de mídia em sites especializados em diversos segmentos. A Alright possui tecnologia que possibilita a exibição dos anúncios no contexto certo, na hora correta e para a audiência desejada.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/Rribtgyn34w”][vc_empty_space][vc_column_text]Assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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