[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”COMO APROVEITAR O NOVO GOOGLE SEARCH CONSOLE INSIGHTS?” subtitle=”Conheça a nova ferramenta do Google Search Console e saiba como ela pode ajudar a produzir conteúdo mais relevante” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#8c52ff” bg_gradient2=”#8c52ff” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”26px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004208″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Criar conteúdo de qualidade diariamente é um desafio e tanto. Mas, felizmente, existem ferramentas como o novo Google Search Console Insights, que podem ajudar a tornar essa tarefa mais fácil para os publishers. Saber como usar o Search Console Insights pode ser um diferencial e tanto!
Identificar as tendências e conhecer o que ressoa entre a audiência é essencial para definir as pautas do seu site ou portal e garantir o tráfego necessário para que você possa monetizar o conteúdo.
Por isso, o Google – cada vez mais focado na missão de melhorar a qualidade do conteúdo compartilhado na internet – lançou mais uma ferramenta para auxiliar os publishers.
Com os Insights do Google Search Console, qualquer criador é capaz de identificar quais conteúdos têm melhor desempenho e entender o comportamento da audiência.
Mas como usar essas informações a seu favor? Como aproveitar o Google Search Console Insights?
Esse é o nosso papo de hoje. Continue lendo e descubra como a ferramenta pode auxiliá-lo![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é o Google Search Console Insights?
O Google Search Console, anteriormente chamado de Webmaster Tools, já é um velho conhecido dos criadores de conteúdo.
O Search Console faz uma espécie de check-up do site em geral, e já falamos sobre ele nesse artigo. Vale a pena conferir!
Os Insights são uma atualização da ferramenta, e é importante conhecê-los para entender como o seu conteúdo está sendo consumido pela audiência.
Segundo o Google, o Search Console Insights é “uma maneira mais fácil de entender como seu conteúdo chama a atenção dos leitores”. A intenção da empresa é fornecer dados aos publishers para que eles tomem decisões mais fundamentadas para aprimorar o conteúdo.
A ferramenta alia os dados do Search Console com as informações do Google Analytics para fornecer respostas a perguntas como:
– Quais são os conteúdos específicos com melhor desempenho?
– Qual é o desempenho dos conteúdos novos?
– Como as pessoas encontram seu conteúdo na Web?
– O que as pessoas pesquisam no Google antes de acessar seu site?
– Que artigos encaminham os usuários ao seu site e conteúdo?
Gratuito, o Google Search Console Insights pode ser usado por qualquer publisher que tem uma propriedade verificada no Search Console. Mas o ideal é vincular também a conta do Google Analytics para ter uma análise mais completa.
Para acessar o Google Search Console Insights, é só selecionar a opção Insights na parte superior da página de visão geral do Search Console. Também é possível acessá-lo através desse link (que você pode salvar nos Favoritos, para ter mais agilidade no dia-a-dia).[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Como usar o Google Search Console Insights para criar conteúdo relevante?
O Google segue firme na missão de ter conteúdo cada vez mais relevante nas suas plataformas – e no resultado das suas buscas.
O Search Console Insights é mais uma ferramenta, entre muitas lançadas pela empresa nos últimos anos, para que os publishers sigam produzindo material de qualidade e tenham uma boa noção do que atrai a audiência para seus sites ou portais.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
As métricas do Search Console Insights
Além de métricas específicas sobre o desempenho do site nas buscas, o Insights conta com informações que podem ser bastante úteis na hora de pensar em novas pautas.
Você pode, por exemplo, ver quais são as principais buscas que levaram visitantes até sua página.
Nesta seção, além dos termos mais buscados, você obtém informações como o número de cliques oriundos da pesquisa do Google e o posicionamento na busca por esse termo.
Aqueles que figuram entre os cinco primeiros são sinalizados com um troféu. Isso significa que você está obtendo um excelente resultado com o conteúdo!
Outra funcionalidade bastante útil e interessante oferecida pelo Search Console Insights é a avaliação de desempenho dos últimos conteúdos publicados.
A ferramenta informa o número de visualizações e o tempo médio de leitura de cada novo artigo em seu site.
Dessa maneira, fica mais fácil verificar se o conteúdo está sendo bem recebido pelos usuários, e também se está retendo os visitantes em sua página.
Um artigo com pouco tempo de visualização pode significar que os leitores estão saindo da página antes de concluir a leitura.
Você pode usar essas informações para identificar conteúdos que não estão entregando exatamente o que os usuários procuram – e melhorá-los, se necessário.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
3 dicas para usar os Search Console Insights para criar novos conteúdos
Mas o maior benefício para quem usa o Google Search Console Insights é, sem dúvida, as informações extremamente úteis para quem deseja criar conteúdo com relevância.
Confira algumas dicas para usar essas informações a seu favor:[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
1) Defina novas palavras-chave para seus próximos conteúdos
A lista com os termos mais usados para levar a audiência até seu site ou portal é uma excelente fonte de inspiração para novos conteúdos.
Isso porque os termos das buscas podem não ser exatamente as palavras-chave que você determinou para cada artigo.
E essa é uma excelente oportunidade para criar novos conteúdos com essas palavras-chave e/ou suas variantes.
Afinal, se determinado tópico tem um bom desempenho nas buscas, faz todo sentido se aprofundar e trazer novos ângulos para o mesmo assunto – e, de quebra, atrair novos visitantes para seu site.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
2) Entender os formatos que obtém melhor desempenho
Não são só as palavras-chave que determinam quais conteúdos que vão figurar no topo dos resultados da busca do Google.
O algoritmo do buscador leva outras coisas em consideração, como a qualidade das informações, a confiabilidade do artigo, o tamanho do texto, e os recursos audiovisuais (como fotos, vídeos, infográficos, etc), entre outras coisas.
Identificar quais conteúdos têm os melhores resultados também vai ajudá-lo a reconhecer quais são os formatos que levam aos melhores desempenhos.
Analise os artigos mais bem-sucedidos do site para observar quais são os formatos que têm melhor aceitação da audiência. E não deixe de replicá-los sempre que possível, claro.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
3) Conhecer os conteúdos que capturam a atenção dos visitantes
Com a funcionalidade que indica o tempo de visualização dos conteúdos, você pode identificar facilmente quais são os artigos que foram lidos até o fim – e também aqueles que não estão entregando exatamente o que os usuários procuram.
Dessa maneira, fica fácil perceber os padrões nos conteúdos que capturam a atenção dos seus visitantes para replicá-los em novos artigos.
Afinal, em time que está ganhando não se mexe, né?[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Conclusão
Não importa se você cria conteúdo para divulgar e fortalecer sua marca ou se é um publisher interessado em monetizar seus artigos. O objetivo final é o mesmo: atrair a audiência, e conquistar sua atenção.
Por isso, o Google Search Console Insights é uma ferramenta importante, que ajuda a entender o que os usuários estão buscando em seu site e como se comportam mediante seu conteúdo.
Dessa maneira, você consegue criar conteúdo ainda mais relevante, e que ressoe ainda mais entre sua audiência.
Lembre-se: informação é poder! Quanto mais você souber sobre as preferências de seus usuários, mais visitantes atrairá. E o Insights é uma excelente ferramenta para auxiliá-lo nessa tarefa, portanto não deixe de explorar todo seu potencial.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]Gostou do conteúdo? Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Alright! [/vc_column_text][vc_empty_space][vntd_content_box title=”Dados firsty party e o fim dos cookies” link_type=”external” text=”Saiba mais sobre os first-party cookies, como utilizá-los a seu favor e tornar suas campanhas mais efetivas” item_url=”https://alright.com.br/dados-first-party-e-o-fim-dos-cookies/”][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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