Dicas e tendências de web design para publishers
Confira dicas e tendências de web design para publishers e otimize seu site para gerar melhores receitas com anúncios
Conteúdo é importante, mas ter uma boa embalagem também é fundamental. E quando estamos falando de internet, essa embalagem é conhecida como web design.
Um layout bonito (e funcional) é importante para valorizar o seu site, portal de notícias, blog ou e-commerce, e também para fidelizar a sua audiência.
E não é só uma questão estética, viu? Um site bonito e organizado transmite mais credibilidade. E, consequentemente, acaba faturando mais.
Portanto, se você pretende criar um site rentável, o web design é uma etapa importantíssima que não pode ser deixada de lado.
Por isso, hoje trouxemos uma série de dicas para valorizar o visual do seu site e aumentar os seus ganhos com seu conteúdo. Continue lendo e confira!
Tendências de web design em 2021
Nós sabemos que as tendências da internet costumam mudar muito rápido. E com o web design não é diferente. A interface de sites e portais precisa evoluir para se adaptar aos novos hábitos e exigências dos usuários.
Confira algumas das últimas tendências, e garanta que o visual e a usabilidade do seu site agradará aos visitantes:
1) Cores suaves
Uma das tendências mais fortes do web design em 2021 é o uso de cores mais claras, que proporcionam um certo conforto para os visitantes.
Tons pastéis e branco, que trazem uma boa dose de segurança e nostalgia, são uma boa aposta para quem deseja reter e fidelizar a audiência com um design mais “clean.”
2) Modo escuro
O modo escuro ou “dark mode”, que ficou bastante popular em apps como o WhatsApp e o Instagram, chegou pra ficar no web design.
Nessa modalidade, as interfaces de sites e apps são exibidas em tons de preto ou cinza escuro. Alguns sistemas, como o iOS, convertem automaticamente os apps para o modo escuro, mas você pode (e deve) considerar adotar essa tendência em seu site também.
Os benefícios para os usuários são muitos: o modo escuro ajuda a poupar a bateria dos smartphones, não cansa os olhos e é indicado para pessoas com problemas de visão, como fotofobia.
3) Fontes grandes e atraentes
Visando oferecer uma melhor experiência aos usuários, uma das tendências consolidadas do web design em 2021 é o uso de fontes grandes, especialmente na primeira dobra – aquela parte que aparece assim que você abre o site, sem necessidade de rolar a tela.
O uso das fontes grandes é indicado por conta da instantaneidade exigida nos dias atuais: com um texto bem destacado, o usuário identifica imediatamente do que o site se trata. Além disso, a exibição de textos grandes facilita a visualização do conteúdo em dispositivos móveis.
A escolha dessas fontes também faz diferença: as fontes serifadas, por exemplo, são mais clássicas e transmitem, portanto, mais segurança aos usuários.
4) Minimalismo
Sabe aquela história de que “menos é mais”? No web design ela é muito verdadeira, e o minimalismo é uma das grandes tendências que têm perdurado nos últimos anos.
Na prática, o minimalismo no web design é caracterizado por menos elementos na página e mais espaços vazios, além de elementos vazados, como ícones vetoriais, por exemplo.
Essa estética torna a página menos cansativa visualmente, e permite que o publisher destaque elementos importantes com mais eficiência. Para o leitor, o design minimalista também oferece uma experiência mais organizada e agradável.
5) Movimento e interatividade
Uma tendência do web design que tem ganhado bastante força é a de inserir movimento e elementos interativos no design. Vídeos, animações, gifs e outros formatos são utilizados para capturar a atenção dos visitantes e destacar informações.
As mini animações também podem ser utilizadas como elementos interativos, como quando respondem a ações específicas – por exemplo, quando alguém clica ou passa com o mouse por um ponto específico da tela.
Mas a interação não fica resumida a isso: são cada vez mais populares os recursos de realidade aumentada, e também as enquetes, votações, testes e outros formatos de conteúdo que requerem a participação do público.
As pessoas gostam de ser ouvidas, e oferecer espaços para isso é uma tendência cada vez mais forte, e uma forma de obter UGC (User Generated Content) em seu portal.
Foco na experiência do usuário
O web design serve para criar sites e portais estéticamente interessantes, mas também para organizar as informações de maneira a proporcionar uma melhor experiência aos usuários.
Por isso, é altamente recomendado contar com o apoio de profissionais desenvolvedores na hora de remodelar ou colocar um novo site no ar.
Plataformas como o WordPress oferecem uma grande variedade de temas prontos, mas eles nem sempre cobrem todos os pontos necessários para oferecer uma boa experiência aos usuários.
Conheça alguns desses pontos, e não deixe de levá-los em consideração na hora de colocar seu projeto no ar:
– Design responsivo
Como já mencionamos em alguns artigos sobre SEO, o Google privilegia no resultado das buscas aqueles sites que funcionam e oferecem uma boa experiência em qualquer tamanho de tela.
Portanto, é fundamental se certificar de que seu site possui um web design responsivo, que se adapta a qualquer dispositivo móvel.
Na prática, isso significa que o design precisa oferecer uma boa leitura e navegação mesmo nas menores telas. Não basta se adaptar: o design precisa manter a coerência e oferecer elementos, como menus e barra de busca, de uma maneira que faça sentido para os usuários.
– Acessibilidade
Outro detalhe do web design que não pode passar despercebido pelos publishers que desejam oferecer uma boa experiência aos usuários é a acessibilidade.
Ao planejar o design e as funcionalidades do seu site ou portal, não deixe de levar em conta os usuários com deficiências visuais.
Segundo o Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2010, 18,5% dos brasileiros possuem algum tipo de deficiência visual – sendo que 6,5 milhões apresentam deficiência visual severa, e 6 milhões, grande dificuldade para enxergar (3,2%).
É uma parcela grande demais da população para ser ignorada, concorda?
Existem algumas maneiras de tornar o seu conteúdo mais acessível a esses usuários. Você pode oferecer versões em áudio do seu conteúdo, por exemplo. Também é possível usar funcionalidades que permitem que os usuários determinem o tamanho das fontes.
Caso você produza vídeos, também é uma boa ideia incluir legendas para torná-los mais acessíveis para os usuários com deficiência auditiva.
– Velocidade de carregamento
Outro item do web design que faz toda a diferença na experiência de navegação é a velocidade de carregamento das suas páginas.
Existem algumas boas práticas que você pode usar para evitar lentidão em seu site. Um bom começo é evitar o uso excessivo de plugins, que podem comprometer o carregamento da página.
Também vale a pena ficar de olho nas imagens que você utiliza para ilustrar seus artigos. O melhor formato é o jpg, e também recomendamos o uso de arquivos comprimidos para deixá-las mais leves.
Por fim, também é fundamental escolher um servidor de qualidade para hospedar seu site. Isso garante que sua página funcionará perfeitamente, mesmo nos picos de acesso, e não terá uma latência muito grande.
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Velocidade de carregamento, estabilidade visual e latência: conheça os novos parâmetros de qualidade Google para páginas na web
Saiba MaisComo o web design pode ajudar na monetização
Agora que já sabemos como o web design é importante para publishers construirem um site atraente e confiável, vamos discutir um aspecto muito importante no planejamento visual da sua página: a monetização.
Não basta encher os espaços com blocos de anúncios para ganhar dinheiro na internet. Conhecer os formatos disponíveis e entender como eles impactam na navegação é fundamental para encontrar o equilíbrio necessário.
São muitos os fatores relacionados ao web design que podem influenciar no seu faturamento. Por isso, reunimos uma série de boas práticas para ajudá-los no desenvolvimento do visual de seu site e para torná-lo mais rentável. Confira:
1) Escolha (e entenda) seu nicho de atuação
O primeiro passo para ter um web design caprichado no seu site – e, consequentemente, lucrar com ele – é escolher bem o seu nicho de atuação. Dessa maneira, o visual pode refletir o conteúdo publicado, o que vai gerar mais identificação com a audiência.
Digamos que você tem uma página dedicada a informações sobre motocicletas. Não faz muito sentido ter um design com tons claros e delicados, que funcionaria melhor em um portal dedicado a moda ou outros temas mais amenos.
É fundamental conhecer bem o nicho onde você pretende se inserir. Ter informações sobre a sua audiência também ajuda a determinar quais são as funcionalidades necessárias e quais são os formatos de anúncios que atrairão mais cliques. O Google Analytics pode ser bem útil para essa pesquisa!
2) Planeje o uso dos espaços publicitários de seu site
Embora pareça tentador inserir muitos blocos de anúncios para aumentar as chances de cliques, não é bem assim que funciona.
Lembra que falamos anteriormente da experiência do usuário? Coloque-se no lugar de seu leitor: é extremamente desagradável navegar em um site repleto de banners e links patrocinados, onde encontrar o conteúdo é um verdadeiro desafio.
Entender os formatos de anúncios disponíveis e planejar a inserção de maneira harmônica com o conteúdo compensa muito em longo prazo, já que dessa maneira você fideliza a audiência e tem os melhores resultados.
São muitos os formatos disponíveis, que vão desde os tradicionais banners (em diversos posicionamentos possíveis) até os mais recentes, como anúncios em vídeo e áudio.
Conhecer esses formatos, assim como sua audiência e suas preferências, vai possibilitar que você planeje as inserções de maneira que não interfira no conteúdo – e, assim, faturar mais.
Mais vale um bloco de anúncios bem posicionado, do que vários atrapalhando a experiência dos leitores!
3) Use temas otimizados para plataformas de monetização
É interessante escolher temas que são otimizados para monetização com anúncios. Existem diversos temas de WordPress para este fim. Confira alguns:
– Newspaper
Com um editor do tipo clique e arraste, o Newspaper é um tema bastante fácil e intuitivo de configurar. E essa facilidade se estende aos blocos de anúncio: ele vem com 18 blocos de anúncio pré-configurados, onde basta inserir o código HTML para iniciar a veiculação. Para quem usa o Google Adsense, ele detecta automaticamente o formato de anúncio indicado para cada local.
– MH Magazine
Completamente responsivo e otimizado para SEO, o MH Magazine permite diversas customizações. O visual é ótimo para portais de notícias, mas pode ser customizado para qualquer nicho. Ele já conta com áreas para publicidade pré-determinadas, mas você pode inserir quantas mais desejar através de widgets.
– ADMania
Com 16 layouts diferentes, que podem ser utilizados em diversos nichos, esse tema é focado na monetização. Ele conta com uma funcionalidade que permite inserir e editar anúncios através de um editor front-end. Isso significa que você pode visualizar os anúncios enquanto trabalha neles, o que torna todo o processo mais prático.
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