Transformação é um tema fundamental para a experiência em empreendedorismo e inovação na área da comunicação. Foi assim que o fundador e CEO da Alright, Domingos Secco, introduziu o debate promovido em parceria com a Fast Company Brasil nesta quinta-feira, 18 de julho, com o tema “Transformando veículos de notícias em negócios digitais”.
O evento, transmitido ao vivo pelo YouTube, com duas horas de duração, reuniu especialistas para discutir os desafios e soluções para o jornalismo no contexto das novas tecnologias e mudanças no mercado digital.
O debate focou na transformação digital dos veículos de comunicação, abordando temas como a experiência dos usuários, mudanças com a Inteligência Artificial, desafios para manutenção da audiência nos sites, formas de monetização dos negócios, declínio das formas tradicionais de publicidade e a necessidade de mudanças culturais na condução dos negócios de comunicação e nas equipes de jornalismo.
“Escolhemos os veículos de comunicação como força motriz para gerar impacto social, nos negócios das cidades, na democracia e em tudo o que sabemos que o jornalismo contribui como papel essencial para a transformação do país”, declarou Domingos Secco como contribuição para o início do debate.
Transformação e a adaptação às mudanças
“A inovação tem que ser centrada no cliente. E nós que somos produtores de conteúdo precisamos nos apropriar dessa tecnologia”, disse o professor e consultor Marcelo Pimenta, onde destacou o grande momento em que a criatividade está potencializada na sociedade.
Marcelo Pimenta sublinhou a necessidade de apropriação da Inteligência Artificial Generativa pelos produtores de conteúdo. “Não querer usar a IA é como ficar sem luz elétrica. Ela (a IA) é o próximo passo que a tecnologia criou e reúne tudo de conteúdo, conhecimento humano, algoritmo, personalização, aprendizagem de máquina, tudo isso depois de anos. Você não precisa ser um entusiasta, mas não se apropriar é ficar para trás”.
Pimenta ressalta que a transformação é uma missão a ser assumida pelos veículos, como algo relevante para as comunidades e a audiência dos negócios. É um processo de disciplina e persistência.
Essa inclinação, segundo Maria Luiza Borges, jornalista e consultora de transformação digital, é parte de uma necessária mudança cultural nas lideranças para impulsionar os negócios. Ela afirmou que “a transformação deve começar nas lideranças. É preciso saber ouvir a audiência e montar equipes diversas”, exemplificou.
O foco desse processo deve ir muito além da utilização de ferramentas e o caminho para as inovações, de acordo com Maria Luiza, deve ter a centralidade nas pessoas e nos exemplos das lideranças ao conduzirem suas equipes.
Para isso, é preciso superar o medo e a arrogância, com a humildade de que a transformação exige abertura para o aprendizado entre diferentes gerações e profissionais. Ela destacou a importância de uma atuação conjunta entre as diferentes áreas como redação, tecnologia, programação, desenvolvimento, além da colaboração entre diferentes gerações de profissionais e visões diversificadas para o alcance de resultados positivos, promovendo a evolução e superação de paradigmas.
“Conseguimos saber o que as pessoas querem, o que consomem, o que curtem e compartilham. As ‘pegadas’ estão à disposição e podemos acessar em ferramentas gratuitas. Não usar (o que está à disposição) é arrogância da nossa parte”, pontuou.
Projetos de transformação e saídas para monetização
Marcelo Lobianco, CEO da Fast Company Brasil, destacou a adaptação às novas formas de consumo de conteúdo. Por meio de exemplos da sua própria trajetória e referências importantes ele falou do quão é determinante olhar para o cliente e ter a inovação como um processo contínuo e aberto.
“Essa dinâmica (na forma de produzir conteúdo) faz com que a vida do produtor seja uma guerra diária, entre o sensacionalismo e o clickbait, à qualidade do conteúdo. Temos, então: a instantaneidade, a curadoria na mão da audiência e a competição entre 10 a 15% por um inventário fake distribuído pelas grandes plataformas de conteúdo”, explicou Lobianco.
Marcelo Lobianco compartilhou os projetos desenvolvidos na Fast Company Brasil, destacando parcerias com foco em pautas ESG, novos modelos de negócios, bem-estar, diversidade no time e nas temáticas abordadas pela redação. Com 30 anos de história nos EUA, a Fast Company chegou ao Brasil trazendo uma visão de negócios inovadora.
A decisão de desenvolver projetos de conteúdo para empresas visa construir narrativas no segmento B2B. Com uma audiência em construção, a Fast Company amplia sua presença nas redes sociais, aumentando o alcance e a influência de suas iniciativas.
Com um histórico das transformações no mercado de comunicação digital nos últimos anos, Roberto Grosman, Diretor de Transformação no SBT, falou sobre o que relacionou como uma atual onda de transformações que diz respeito diretamente ao desenvolvimento da Inteligência Artificial. Sobre isso, “embora os impactos não sejam totalmente conhecidos, sabe-se que a velocidade da mudança passou de anos para semanas”.
“Pequenos produtores podem acessar recursos antes restritos a grandes empresas e, para o jornalismo local, isso significa um barateamento na produção de conteúdo e novas formas de monetização além da publicidade”, completou Grosman. A distribuição em redes de colaboração, parcerias com influenciadores digitais e criadores nas comunidades são algumas das possibilidades emergentes.
“Hoje existem ferramentas muito baratas. É importante pensar em camadas para monetizar,” disse Grosman, indicando a necessidade de diversificação nas fontes de receita para os veículos de comunicação.
Live sobre transformação foi ação da parceria da Alright com a Fast Company
Para promover os sotaques e referências de diferentes comunidades brasileiras, a Alright e a Fast Company Brasil estão com uma parceria que envolve ações de conteúdo reforçando a importância e o impacto da mídia regionalizada.
A parceria contará com a gestão de conteúdos e pretende se tornar um grande case de conexão qualificada a grandes marcas. Os detalhes da parceria entre Alright e Fast Company já podem ser acessados na página: https://fastcompanybrasil.com/fastco-works/alright/.
Alright Summit e os Oásis de Notícias
Domingos Secco anunciou, em primeira mão, a realização do evento Alright Summit. Serão painéis, palestras e espaços temáticos com transmissão ao vivo que acontecerão em agosto. As informações serão divulgadas oficialmente nos canais de comunicação da Alright.
Além disso, os participantes da live participaram de um sorteio ao vivo da versão impressa do Guia Alright 2024. O livro “Jornalismo Local no Brasil: Caminhos Possíveis” reúne contribuições de 15 especialistas do mercado e da área de pesquisa, tratando de temas como formação de comunidades, combate à desinformação, enfrentamento dos desertos de notícias, cooperação, valorização da cultura, tecnologia, inteligência artificial e estratégias de influência digital.
É a versão física do Guia Alright 2024, destinado a jornalistas e lideranças da comunicação, com o objetivo de apresentar as tendências para o futuro do jornalismo, tanto no campo digital quanto especializado.
Quer ter acesso de forma gratuita à versão digital? É só preencher o formulário: https://lives.alright.com.br/guia-pratico-gratuito
Saiba mais sobre os convidados da live que abordou o tema da transformação:
- Maria Luiza Borges – jornalista e Mestra em Comunicação e Tecnologia pela Brunel University (Londres). Liderou o processo de transformação digital do Sistema Jornal do Commercio, localizado no Nordeste do Brasil. Atua com negócios digitais do Grupo Norte de Comunicação, como consultora de transformação digital do Correio do Estado (MS). Também integra o Projor e faz parte do conselho editorial da Alright. Além disso, está no time de coaches da Blue Engine Collaborative, empresa com sede em Austin, EUA.
- Marcelo Lobianco – trabalha no marketing brasileiro há 30 anos e é fundador da Fast Company no Brasil. Foi executivo de agências de publicidade como McCann, Sapient Ag2 e IPG Media Brands. É head de vendas do Facebook e iG – Internet Group, diretor de marketing da B2W – Americanas e Shoptime, e head do IAB Brasil.
- Roberto Grosman – administrador de empresas com MBA em Marketing, Economia e Empreendedorismo. É Diretor de Transformação (Chief Transformation Officer) no SBT. Também já atuou como CTO no Descomplica, Fbiz, Google e Amazon. Considera-se um empreendedor nato, que adora Inovação, Marketing, Mídia, Web3 e Educação.
- Marcelo Pimenta – professor, palestrante e empresário é apaixonado por empreendedorismo, criatividade e inovação nos negócios. Jornalista, especialista em marketing, mestre em planejamento estratégico, consultor credenciado ao Sebrae Nacional, único representante brasileiro no Conselho Acadêmico NetExplo, junto a Unesco, em Paris, entre 2014 e 2023.
- Domingos Secco – publicitário e fundador da Alright. Atua com design, inovação e modelagem de negócios. Trabalhou em diversas agências nas áreas de atendimento, mídia e business intelligence. Secco fez a mediação do bate-papo.
O evento foi uma oportunidade para profissionais da comunicação discutirem estratégias de adaptação às novas tecnologias, promovendo a inovação e a sustentabilidade dos veículos de notícias em um mercado em constante transformação.
Assista à reprise disponível no YouTube da Alright.