[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Alright AdTech ” heading=”Mídia Programática: o que é, como funciona e vantagens para anunciantes e publishers” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7003192″ bg_overlay=”dark40″ height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_column_text]O mundo do marketing e da publicidade passou por uma verdadeira revolução nos últimos anos. Se antigamente a divulgação de um produto ou serviço era realizada no modelo “um para muitos”, hoje em dia o “um para um” é muito mais efetivo. Os consumidores estão cientes do seu poder, e exigem ser impactados pela propaganda de uma maneira muito mais contextualizada, com ofertas relevantes e segmentadas. Ou seja, a audiência agora é mais complexa.
Em um universo de diversas possibilidades de entrega de mídia no meio digital e de monetização de conteúdo na internet, é importante que você escolha com segurança aquela que traz mais vantagens. [/vc_column_text][vc_column_text]A mídia programática é uma tecnologia que chama a atenção pelo seu crescimento em um curto período de tempo, revolucionando a maneira como se vende espaço publicitário, além de trazer diversas vantagens tanto para anunciantes, quanto para publishers.
De fato, o mundo da publicidade vem passando por uma revolução do programático. De acordo com o relatório Brand Disruption 2020 (IAB, 2020), nos Estados Unidos, a mídia programática já corresponde a 85% do total de gastos com publicidade digital, contabilizando 79 bilhões de dólares em verba publicitária investida or marcas – um aumento de cerca de 87% no comparativo com 2017.
[/vc_column_text][vc_column_text]No Brasil, a mídia digital já corresponde a ⅓ do total dos gastos com publicidade (IAB, 2019), e a estimativa é que cerca de 69% desses investimentos sejam comprados programaticamente em 2020 (Statista, 2019). Confira o crescimento do share brasileiro de programática e a previsão para os próximos anos:
Além disso, há estimativas de que a programática atinja 68% da compra global de mídia online ainda em 2020. Mas o que é, afinal, a mídia programática? Seu sistema de funcionamento pode parecer um pouco complexo a primeira vista. Vamos lá desvendar esse mistério. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
O que é mídia programática?
Teoricamente, podemos definir a mídia programática como uma modalidade de compra e venda de mídia digital, ou de espaços publicitários online, de forma automatizada. Na prática, em vez de empresas adquirirem um anúncio direto com os veículos de comunicação e com ele comprar a audiência inteira do site, a venda de seus espaços publicitários para anunciantes ocorre com perfis de públicos específicos e de forma automática.
Existe um ecossistema de programática onde essas transações ocorrem, e que envolve muitos termos e agentes que a primeira vista podem parecer confusos. Mas calma, vamos por partes. Abaixo, um organograma que ilustra o ecossistema de mídia programática. Se você desconhece alguns desses termos e siglas, acesse nosso glossário de mídia digital com suas definições. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Acesse aqui nosso Glossário de Mídia Digital e desvende os termos e siglas do ecossistema de programática ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/glossario-de-midia-digital/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Ecossistema de mídia programática
A compra e venda programática dos espaços para anúncios presentes nas páginas de sites, blogs e portais ocorre através de um ecossistema de softwares específicos, conforme imagem abaixo:
Por meio de uma DSP (Demand Side Platform) conectada a diversas DMPs (Data Management Plataform), é possível criar diferentes clusters (grupos de interesse) e segmentar diferentes anúncios para cada um.
Na Ad Exchange é onde ocorre a compra de espaços em um leilão em tempo real, que por sua vez pode contar com diferentes tecnologias de operação, como o tradicional RTB (Real Time Bidding) e o Header Bidding. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Assista ao vídeo da nossa série Alright Sem Filtro no YouTube que explica o que é Header Bidding” link_type=”external” item_url=”https://youtu.be/_hs-9yGcYOk”][vc_column_text]O anunciante que oferecer o maior Bid/Lance será o vencedor do leilão e comprará o espaço publicitário para exibição do anúncio da campanha, diretamente para os consumidores que possuem o perfil que deseja impactar e que navegam nos melhores e mais segmentados sites para a audiência almejada.
Esses consumidores são identificados através de cookies e diversas ferramentas de coleta de dados disponíveis na internet, que rastreiam os hábitos de navegação e consumo dos internautas. Por meio de algoritmos é possível identificar com maior exatidão onde cada um se encontra dentro da jornada de compra, caracterizando a mídia programática como uma das modalidades de mídia digital que, se operada com base em boas práticas, permitem as entregas mais contextualizadas. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Leia mais sobre boas práticas para o mercado de mídia programática” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/boas-praticas-de-midia-programatica-para-publishers/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Diferenciais e vantagens da mídia programática
A mídia programática é a evolução dos formatos tradicionais de anúncios e, como tal, oferece muitos benefícios em todas as pontas: anunciante, publisher e audiência:
1) Maior precisão e controle da entrega de mídia
A tendência é que cada vez mais o mercado efetue a compra de mídia de forma programática, pois fornece aos anunciantes maior controle e compreensão sobre a mídia que estão comprando. É possível fazer a análise dos resultados e melhorias contínuas até mesmo durante as campanhas.
Para os publishers que exibem os anúncios, é possível acompanhar diariamente as receitas e principais indicadores de desempenho de monetização do seu portal.
2) Menos desperdício de verba de mídia por conta da maior eficiência das campanhas
A mídia programática possui um potencial enorme de segmentação, possibilitando a anunciantes impactar de forma qualificada o usuário com o conteúdo certo para o seu momento na jornada de compra, o que aumenta consideravelmente as chances de conversão e evita desperdícios de verba com anúncios para uma audiência pouco qualificada.
3) Publicidade hiperlocalizada e contextualizada
Por conta do alto poder de segmentação, é possível fazer anúncios hiperlocalizados e hipercontextualizados, também contando com tecnologias avançadas como a geolocalização, por exemplo. Assim, os anúncios são exibidos no momento certo, trazendo muito mais resultados para anunciantes e, consequentemente, para os publishers, que podem monetizar seu site exibindo anúncios muito mais condizentes com seu conteúdo e com o público que navega pelas suas páginas, aumentando as chances de visualizações e cliques que geram mais receita para o veículo.[/vc_column_text][vc_column_text]Este conteúdo foi útil? Sabemos que o universo da mídia programática é complexo, mas você não está sozinho. A Alright possui uma plataforma de tecnologias próprias que atua no mercado como uma ponte que, de um lado garante alta performance na entrega de mídia no modelo programático para marcas, e de outro, entrega resultados de monetização consistentes para pessoas produtoras de conteúdo em veículos online, sempre buscando o perfeito equilíbrio entre anunciantes, publishers e audiência. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text]
Confira também o nosso vídeo no YouTube sobre o que é a mídia programática:
[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/Q94XztTPpF0″ el_width=”80″ align=”center”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]
Ficou com alguma dúvida sobre o conteúdo ou gostaria de saber mais sobre os serviços da Alright? Entre em contato com nosso time de especialistas.
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