Você sabe o que é Brand Safety? Imagine ter anúncios online em meio a contextos desfavoráveis como conteúdo adulto, discriminatório, pirataria ou fake news, por exemplo. Nenhuma marca gostaria de se ver vinculada a conteúdos inseguros e indesejados como esses, certo?
Neste artigo, entenda o papel do Brand Safety na maior garantia de que anunciantes tenham sua publicidade exibida em sites seguros, e na proteção contra fraudes e contextos comprometedores para marcas e suas campanhas de mídia programática.
O que é Brand Safety?
Brand Safety significa “segurança da marca” na tradução livre do inglês, e denomina boas práticas que procuram garantir que campanhas de mídia programática sejam veiculadas em ambientes online ou sites seguros, e com bom contexto para marcas.
Com boas práticas de Brand Safety em publicidade, as marcas evitam fatores como:
- Fraude de impressões ou cliques
- Conteúdo adulto/pornografia
- Discurso de ódio
- Crimes cibernéticos como pirâmides financeiras
- Apostas e jogos de azar proibidos
- Fake news e desinformação
Importância do Brand Safety
Você sabia que campanhas sem Brand Safety podem chegar a ter 90% de impressões vistas por robôs?
Anunciantes já perderam bilhões de dólares em campanhas veiculadas por sistemas fraudulentos de publicidade digital, além de terem a imagem de suas marcas comprometidas.
Crimes e fraudes cresceram exponencialmente nos últimos anos e são uma fragilidade do ambiente digital, inclusive na mídia programática. Porém, é possível evita-los através de boas práticas.
Boas práticas de Brand Safety
Boas práticas de Brand Safety têm o papel de garantir a segurança e a boa contextualização para marcas anunciarem suas campanhas de mídia programática. Por isso, elas podem e devem ser tomadas tanto pelas plataformas de mídia programática quanto pelos próprios anunciantes. Alguns cuidados essenciais envolvem:
1) O barato às vezes sai caro
Desconfie de CPMs muito baixos, pois as chances de resultarem em impressões geradas por robôs são grandes. Ou seja, o investimento feito, mesmo que menor, será jogado fora. Não subestime os danos de robôs fraudulentos, pois já existem bots que até preenchem formulários.
2) Exija um bom viewability para suas campanhas
Segundo o padrão IAB de viewability, o usuário deve visualizar ao menos 50% do anúncio por pelo menos um segundo na tela ativa no caso de publicidade display, e ao menos dois segundos para formatos de vídeos. Essa métrica é muito importante para assegurar que seus anúncios estão em posições e formatos estratégicos realmente visualizáveis pelos usuários. Por isso na Rede Otimizada para Marcas da Alright o viewabiliy médio é de 70% garantindo melhores resultados para os anunciantes e publisher.
3) Invista em parcerias de confiança que realizem auditorias antifraude
Parte do trabalho de empresas como AdTechs que operam mídia programática é garantir os melhores serviços de auditoria para que os dados de segmentação de audiência sejam de fontes confiáveis, e que as campanhas sejam veiculadas em sites seguros com conteúdo verificado e considerado adequado para a marca. Além disso, é indispensável que realizem processos antifraude, como bloqueio de bots geradores de impressões e cliques falsos, por exemplo.
4) Acompanhe sua campanha de perto
A mídia programática propicia automatização e mais transparência, mas em termos de segurança, nada substitui um profissional atento que investe algum tempo para acompanhar suas campanhas.
Na Alright temos um time de BI que garante as melhores estratégias e auditorias antifraude para campanhas de anunciantes, selecionando muito bem o inventário nas DSPs e estipulando blocklists (sites em que as publicidades não devem aparecer).
Além disso, a Alright possui uma rede otimizada para marcas de mais de 200 publishers com brand safety (conteúdo verificado) espelhados por todo o país para sua marca anunciar campanhas com mais segurança e melhor contexto.
Anunciando com a Alright, sua marca também pode ter suas campanhas de programática operadas no sistema de private marketplace, em que temos acesso a inúmeros sites verticalizados de segmentos específicos para campanhas com segmentação de audiências ainda mais refinada.
Todavia, ainda é muito importante que os donos das campanhas entendam de toda a cadeia de mídia programática, apropriando-se de métricas para avaliar seu desempenho junto às ad exchanges, e com elas construir boas estratégias.
Portanto, se você é anunciante, acompanhe os relatórios de exibição de seus anúncios e aproveite a vantagem da tecnologia programática de possibilitar alterações de campanhas em curso. Assim, você consegue aprimorá-las cada vez mais a fim de otimizar seu investimento e gerar os melhores resultados possíveis.