[vc_row][vc_column][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Alright Media” heading=”Native Ads vs Display Ads: o que é, diferenças e vantagens” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7002128″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”64px” heading_tt=”normal”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/12″][/vc_column][vc_column width=”9/12″][vc_column_text css=”.vc_custom_1520577206276{margin-top: 50px !important;}”][/vc_column_text][vc_column_text]
Este artigo é uma tradução do artigo Native Ads Vs. Display Ads: What are the Differences?, originalmente desenvolvido pela Outbrain.
A indústria online teve seu primeiro anúncio display veiculado em 1994. Foi um banner produzido para a AT & T por McCambley, e ficou assim:
Repare que não há o logo do anunciante. É irônico, mas o primeiro anúncio gráfico teve algo em comum com o que se tornou o anúncio nativo – não ficou claro instantaneamente quem era o anunciante, nem estava visualmente associado à marca.
Batalha de anúncios – Native ultrapassa participação no mercado da publicidade
Enquanto os anúncios display existem há mais de 20 anos, o termo “native advertising” – ou “publicidade nativa” – foi criado apenas em 2011. Ainda assim, nos últimos anos, os anúncios nativos criaram uma concorrência acirrada com os anúncios display. Os anúncios nativos são visualizados 52% mais do que os anúncios display e também contribuem mais para o brand lift. Não é de se admirar que os investimentos estejam crescendo rapidamente: os anúncios nativos representaram 56% da publicidade online nos EUA em 2016, com previsão de aumento para 74% até 2021.
Para entender por que o formato nativo está superando os anúncios display, vamos dar uma olhada mais de perto nos dois tipos e nas diferenças entre eles. Confira:
O que são anúncios display (display ads)?
Simplificando, são anúncios que aparecem no ambiente online. Os primeiros anúncios display eram “banner”, anúncios com base em imagens em forma de faixa, com hiperlink, geralmente localizados no topo de uma página da web. Mais tarde, quando o design na web se tornou mais complexo e criativo, os display ads se desdobraram em uma variedade de formatos e tamanhos, incluindo vídeos, elementos interativos, funções de pop-up e muito mais. Por isso hoje, os “anúncios em banner” se referem a um tamanho específico de 468 x 60 pixels.
Os anúncios display geralmente têm taxa de cliques média de 0,05% em todos os formatos e plataformas. No entanto, seja uma métrica importante, não é tudo. Quando outras métricas são consideradas, é possível ver que os anúncios display afetam o reconhecimento da marca e a intenção de compra. Um exemplo pode ser uma campanha de display focada em branding. Nesse caso, talvez o CTR seja baixo, mas não é a métrica-chave. As impressões válidas são os verdadeiros indicadores do sucesso.
Apesar das estatísticas sobre a “cegueira de banner” (quando os consumidores ficam cansados dos anúncios que acabam não os vendo), os anúncios display funcionam muito bem, e não por menos são usados por profissionais de marketing em sua estratégia online, especialmente em campanhas de retargeting.
Formatos e tamanhos de anúncios display
O que são anúncios nativos (native ads)?
Anúncios nativos são anúncios que aparecem como parte do design e do fluxo da página em que estão localizados. Em vez de se destacar como um anúncio óbvio, a publicidade nativa tende a parecer mais “natural”, com uma aparência editorial e uma abordagem de venda mais discreta. Os anúncios nativos geralmente aparecem como postagens patrocinadas em feeds de notícias de mídia social, como resultados em mecanismos de busca, como Google ou Bing, e como conteúdo recomendado por plataformas de descoberta de conteúdo, como a Outbrain.
Exemplo de anúncios nativos
Embora a publicidade nativa seja algo relativamente novo, ela se tornou uma fortaleza na indústria de publicidade online. Os anúncios nativos são muito atraentes e adequados para dispositivos móveis, pois participam naturalmente da composição da página em que são veiculados. A taxa de cliques é maior: até 0,38% para anúncios nativos premium visualizados em smartphone. No desktop, o CTR médio é de 0,16% – metade da do celular, mas muito mais do que os anúncios display.
Comparativo entre anúncios nativos e display
Importante considerar que esse é um comparativo que considera campanhas de anúncios display com foco em performance e compra de mídia por clique. Confira:
Native ads |
Display Ads |
Tem a aparência de ser parte do conteúdo editorial da página | Destaca-se como um anúncio pago, à parte do conteúdo editorial da página |
Soft Sell | Hard sell |
CTR alto (média de 0,2%) | CTR baixo (média de 0,05%) |
Ideal para direcionar tráfego para seu site | Ideal para campanhas de retargeting |
Campanhas em sites comuns geram tráfego de menor qualidade | Campanhas em sites comuns geram tráfego de menor qualidade |
Custo baixo por clique | Custo baixo por clique |
Mais eficaz em desktop | Mais eficaz em desktop |
E, agora? Com qual trabalhar?
Em um mundo saturado de anúncios, anúncios pop-up têm 73% de reprovação, 64% das pessoas dizem que os anúncios são irritantes ou intrusivos, e estima-se que existam 500 milhões de downloads de softwares de bloqueio de anúncios. Com a explosão da publicidade nativa programática, os anúncios nativos agora ultrapassam os anúncios display. Mas isso não significa que os anúncios display estejam saindo da tela. Dificilmente. Em 2017, o investimento em display nos EUA atingiu US $ 37,2 bilhões, acima dos US $ 26,15 bilhões de 2015.
O futuro ainda é desconhecido, mas nesse meio tempo, muitos profissionais de marketing estão usando seus orçamentos para explorar tanto os pontos fortes do display quanto da publicidade nativa em sua estratégia online. A estratégia, por enquanto, é trabalhar com ambos tipos de anúncio e direcionar o investimento conforme os resultados.
Importante destacar que é preciso ir além da escolha de tipo de anúncios e formatos. Medidas de brand safety são essenciais para garantir um melhor desempenho nas campanhas e resultados genuínos. Nesse caso, o viewability é uma métrica que deve estar em destaque. Recomendamos fortemente a leitura do artigo Viewability: o que é, importância e boas práticas no uso da métrica.[/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”2/12″][vc_column_text css=”.vc_custom_1520577206276{margin-top: 50px !important;}”][/vc_column_text][vc_wp_categories el_class=”wpcategorias”][vc_wp_tagcloud title=”Tags” taxonomy=”post_tag”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
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