[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”CORE WEB VITALS: ACOMPANHE AS MÉTRICAS DO SEU SITE COMO O GOOGLE FAZ” subtitle=”Descubra como acompanhar as métricas do Core Web Vitals em tempo real, do mesmo jeito que o algoritmo do Google faz. ” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#ff1151″ bg_gradient2=”#6244e8″ container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”26px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004228″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]
Não tem escapatória: quem trabalha com conteúdo para internet depende do Google para gerar tráfego orgânico. E uma das maneiras de agradar o algoritmo e figurar nos primeiros lugares da busca é ter um bom desempenho nas métricas de Core Web Vitals.
Os Core Web Vitals são índices que avaliam alguns itens que impactam diretamente na experiência de navegação dos usuários, como velocidade, interatividade e estabilidade do conteúdo.
Além disso, os índices são utilizados pelo algoritmo do Google para determinar quais conteúdos vão figurar nos primeiros lugares da busca.
Por desempenharem um papel tão importante nos resultados do seu site, é fundamental acompanhar as métricas de Core Web Vitals atentamente. Mas como fazer isso?
O foco do nosso papo de hoje está na criação de uma maneira de rastrear as métricas de Core Web Vitals. Especificamente, da mesma maneira que o Google faz, com resultados instantâneos.
Acompanhe o passo a passo, e não deixe de monitorar as métricas de usabilidade para potencializar as suas ações de SEO!
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O que são os Core Web Vitals
Com um foco cada vez mais direcionado à experiência dos usuários, o Google anunciou em maio de 2020 os Core Web Vitals, uma série de métricas para avaliar a usabilidade das páginas.
Essas métricas são LCP – Largest Contentful Paint (exibição de maior conteúdo), FID – First Input Delay (latência de entrada), e CLS – Cumulative Layout Shift (mudança de layout cumulativa).
A intenção da empresa é simplificar o acompanhamento desses índices por parte dos publishers, para que eles possam identificar e fazer os ajustes necessários rapidamente, oferecendo uma melhor experiência de navegação aos visitantes.
A gigante da internet também anunciou em 2020 que esses índices seriam incorporados ao algoritmo do buscador.
Ou seja, além da qualidade do conteúdo e da compatibilidade com dispositivos móveis, entre outros ajustes de SEO necessários para um bom desempenho, os Core Web Vitals se tornaram essenciais para uma boa performance nos resultados da busca.
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Como monitorar as métricas de Core Web Vitals
O primeiro passo é criar um painel de dados do Chrome UX. O objetivo é monitorar e ver, mês após mês, como os índices do Core Web Vitals estão melhorando ou diminuindo, em detalhes. Esse processo ocorre dentro do Data Studio, uma ferramenta gratuita disponibilizada pelo Google.
Configurar uma conta no Data Studio é fácil e rápido. Se você já usa outras ferramentas e tem uma conta do Google, ela provavelmente já estará disponível assim que você clicar no link acima.
Tudo certo no Data Studio? Então vamos criar os relatórios para monitorar as métricas do Core Web Vitals.
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1) Conectando os dados de Core Web Vitals
Para começar, selecione Criar no menu superior esquerdo e escolha a opção Origem de dados.
Caso você não tenha feito isso anteriormente, nesse momento será exibida uma janela pop-up para que termine de configurar a conta.
São requeridas informações simples: o país de origem, e o nome da empresa. Depois é só clicar no box concordando com os termos de serviço e continuar.
Na próxima tela, o Data Studio pede para que você configure as suas preferências de e-mail. É possível selecionar todos ou escolher somente aqueles que você deseja entre as opções disponíveis: dicas e recomendações, avisos de produtos, e pesquisa de mercado.
Depois disso, você chegará até a tela com as fontes de dados possíveis. São muitas opções: no momento em que escrevemos esse artigo estão disponíveis 19 fontes de dados de ferramentas do próprio Google, e 419 de fontes de ferramentas parceiras, além da opção de criar seus próprios conectores.
Mas todas essas possibilidades ficam pra outra hora, já que hoje o foco são os Core Web Vitals.
Na tela de fonte de dados, pesquise por Chrome e selecione o relatório Chrome UX. Este é o conector que mostrará os dados de campo (um relatório de 28 dias do usuário real do Core Web Vitals). O que normalmente era difícil de encontrar, agora está disponível rapidamente.
Normalmente, você poderia visualizar os dados do laboratório dentro do Lighthouse, mas a ferramenta só mostra a você qual é a situação do seu site hoje, mais ou menos em uma “bolha” do navegador Chrome. O relatório que estamos criando agora reflete a experiência do usuário no mundo real.
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Depois de selecionar o relatório e autorizar que o Data Studio se conecte aos dados, insira sua URL de origem.
Certifique-se de usar a URL de origem real. Em seguida, selecione a caixa que diz “Permitir que a URL de origem seja modificada no relatório”. Isso garantirá que você tenha a URL adequada em seu relatório.
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Clique em conectar e permitir.
Se aparecer uma mensagem de erro, tudo bem, simplesmente ignore. Se não, ótimo. Siga em frente.
Em seguida, você verá muitos campos. Pode parecer confuso, mas não se preocupe.
Vá direto para Criar relatório no canto superior direito.
E pronto! Eis seu relatório dos Core Web Vitals.
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2) Analisando os dados do Chrome UX
Agora você deve estar olhando para alguns dos dados e se perguntando como navegar entre eles melhor e tirar insights que serão úteis para o seu trabalho.
Você pode personalizar o relatório neste primeiro painel, mas a maioria das pessoas provavelmente desejará apenas clicar em Exibir.
Assim que clicar e estiver no painel Exibir, você poderá ver as métricas de Core Web Vitals atuais para o mês existente.
No menu suspenso, você pode ver até onde os dados de UX do Chrome remontam historicamente para o site específico.
Por exemplo, você pode ir ao LCP e ver como ele mudou ao longo do mês. Se você está trabalhando para otimizar e reorganizar as coisas em seu site, poderá ver os meses anteriores em todos os seus dados históricos.
Você pode selecionar por dispositivo, excluir dispositivos, etc.
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As métricas de Core Web Vitals
Agora que você já sabe como visualizar as métricas de Core Web Vitals no Google Data Studio, é importante saber quais são essas métricas – e como elas impactam a experiência dos usuários.
O Google está cada vez mais focado na experiência dos usuários, e privilegia os sites que têm melhor navegabilidade, principalmente nos dispositivos móveis, nas primeiras posições da busca.
Portanto, é fundamental ter atenção redobrada com as três métricas de Core Web Vitals para garantir um bom desempenho de seu site nas buscas orgânicas.
Confira quais são essas métricas:
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LCP: Largest Contentful Paint (exibição de maior conteúdo)
A métrica LCP monitora o tempo de carregamento de um site. O que a diferencia de outras métricas é que aqui é medido o tempo de carregamento do maior elemento da página, que pode ser uma foto, vídeo, ou bloco de texto, por exemplo.
O Google adotou essa métrica após perceber que esse tempo de carregamento é crucial para reter (ou não) o visitante. É a primeira impressão que o usuário tem de seu site, e ela é muito importante!
Segundo a empresa, o tempo de exibição do maior elemento da página não pode ultrapassar 2,5 segundos, já que a taxa de rejeição cresce consideravelmente após isso.
Por isso, é tão importante performar bem no LCP. Além de ser um fator decisivo para o algoritmo do Google e seu desempenho nas buscas, ter um site rápido ajuda a diminuir a taxa de rejeição.
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FID: First Input Delay (latência de entrada)
Já a métrica FID diz respeito ao tempo de resposta a qualquer ação dos usuários. Ou seja, ela mede a interatividade do seu site e qual experiência os visitantes têm quando clicam em algum elemento na tela.
Ter um certo atraso, ou latência, é natural ao responder às ações dos visitantes. Mas essa latência precisa ser mínima para que a experiência do usuário não seja prejudicada.
O FID mede a demora do navegador para iniciar o processamento da primeira interação do usuário com a página, já que pode ser bem frustrante clicar em algum elemento e não ter resposta imediata.
O Google considera ideal um tempo de latência de até 100 milissegundos, que os usuários percebem como instantâneo.
Caso essa latência seja maior do que 300 milissegundos, a performance em FID é considerada insatisfatória. Ou seja, a demora pode ser um incômodo para os usuários.
Portanto, é fundamental monitorar os índices de latência de entrada para mantê-los dentro do esperado e se manter no topo das buscas!
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CLS: Cumulative Layout Shift (mudança de layout cumulativa)
Essa métrica avalia a mudança de layout cumulativa, ou seja, a estabilidade visual da página. O Google considera que alterações no design do site durante o carregamento prejudicam a experiência dos usuários, e recomenda que sejam mínimas.
O algoritmo da empresa mede a distância com que os elementos se movem para que não se tornem um incômodo para os visitantes.
Quando o assunto é CLS, quanto menor o número no relatório, melhor o seu desempenho. O Google usa uma escala de 0 a 1, e recomenda que o resultado máximo seja de 0.1.
Caso a pontuação de CLS seja maior do que 0.25, a empresa considera um resultado ruim.
Os problemas de mudança de layout são causados, em sua maioria, por imagens mal dimensionadas e má implementação de formatos de anúncios, portanto é importante ficar de olho nesses elementos caso seu desempenho não seja satisfatório.
Quer saber mais sobre as métricas de Core Web Vitals? Confira nosso artigo sobre o assunto.
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Por que esses dados de Core Web Vitals são importantes para SEO
No geral, usar o Data Studio é uma maneira fantástica de monitorar os Core Web Vitals em campo e como eles podem mudar com o passar do tempo.
Como mencionado anteriormente, isso era algo que não estava disponível anteriormente. É uma versão mais aprofundada, que permite que você veja como seus usuários reais estão experimentando o Core Web Vitals.
Mais importante, o relatório usa os dados que a pesquisa Google está planejando usar na atualização de experiência do usuário da página. Portanto, é outra maneira de ser proativo em relação a futuras atualizações do Google que podem afetar sua classificação de pesquisa e sua visibilidade orgânica.
É essencial que os publishers se sintam conectados às pontuações do Core Web Vitals e ao que isso significa para seus sites, negócios e até mesmo seu sustento. A experiência do usuário é mais importante do que você pode pensar, e é hora de trabalhar para melhorá-la.
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Como se adequar aos parâmetros de Core Web Vitals
Caso não tenha ficado claro, vamos bater novamente na tecla: é fundamental ter um bom desempenho nas métricas de Core Web Vitals.
Isso garante não só uma boa colocação nas buscas orgânicas, como também oferece uma melhor experiência para os usuários.
Portanto, é fundamental acompanhar essas métricas e fazer rapidamente as adequações necessárias sempre que um resultado fica abaixo do esperado.
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Boas práticas para melhorar os índices de Core Web Vitals
Mesmo que os resultados das métricas de Core Web Vitals estejam dentro dos parâmetros do Google, algumas práticas podem se tornar rotina para que você não tenha problemas futuros.
Confira algumas dicas para ter um melhor desempenho nos Core Web Vitals:
– Remova elementos pesados das páginas, como imagens, menus, códigos e widgets desnecessários;
– Comprima imagens para torná-las mais leves;
– Remova scripts desnecessários;
– Tenha uma versão AMP (Accelerated Mobile Pages) do seu site para ter maior velocidade de carregamento no mobile;
– Otimize o código JavaScript com plugins de gerenciamento que ajudam a minimizar o impacto sobre a latência do site;
– Utilize o armazenamento em cache com o uso de plugins;
– Mantenha seu arquivo Ads.txt atualizado e limpo, sem linhas duplicadas e desnecessárias;
– Reveja o dimensionamento dos elementos de conteúdo de suas páginas, principalmente imagens;
– Fixe espaços para elementos adicionais, como formulários, por exemplo.
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Aqui na Alright trabalhamos junto com os publishers para oferecer as melhores práticas de UX para a audiência.
Além do vasto conteúdo para que nossos parceiros possam fazer as otimizações necessárias para se adequar aos Core Web Vitals, desenvolvemos tecnologias proprietárias que auxiliam no melhor posicionamento dos anúncios e, consequentemente, em uma melhor experiência para os usuários.
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[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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