[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Trends” heading=”Insights e tendências de consumo para o Dia dos Namorados 2021″ subtitle=”Confira tendências de consumo e insights para campanhas digitais de marcas e produção de conteúdo para publishers e aproveite a sazonalidade do Dia dos Namorados 2021″ btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#4a44e2″ bg_gradient2=”#f55064″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” heading_fs=”46px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7004154″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]O dia dos namorados é uma das datas do calendário varejista importante para quem trabalha com marketing ou vive da produção de conteúdo para a internet.
Mudanças climáticas e datas comemorativas, por exemplo, exercem grande influência nas tendências de consumo dos usuários – e, consequentemente, nos conteúdos que são buscados na internet.
Adaptar a publicidade e o conteúdo criado de acordo com a sazonalidade é uma aposta certeira, que garante mais visitas, mais vendas, e mais ganhos tanto para anunciantes quanto para os publishers.
Neste mês de junho temos o Dia dos Namorados, uma das grandes datas do ano para o comércio e para o mercado publicitário brasileiro.
Mas qual é o conteúdo certo? O que as pessoas estão buscando?
Fomos atrás de insights e tendências para o Dia dos Namorados 2021 para responder a essa pergunta!
Continue lendo, e inspire-se:[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Dia dos Namorados em tempos de pandemia
O cenário para o Dia dos Namorados em 2021 é semelhante ao de 2020. Ainda estamos vivendo uma pandemia, e a vacinação no Brasil acontece a conta-gotas.
Ou seja, ainda temos um longo caminho pela frente antes de abandonar as máscaras e o distanciamento.
Se no ano passado ainda estávamos nos acostumando a essa nova realidade, em 2021 já estamos mais habituados a viver em isolamento social.
Na prática, isso significa menos jantares românticos em restaurantes badalados, e mais comemorações íntimas, realizadas dentro de casa.
Também significa que a maioria dos apaixonados e apaixonadas vão fazer a busca pelo presente perfeito de maneira virtual, em vez de encarar shoppings lotados como fazíamos antigamente.
Diante desse panorama, as vendas online devem ter um aumento significativo nos próximos dias, assim como os serviços que facilitam a vida dos casais, como a entrega de refeições prontas.
Para quem cria conteúdo, uma boa pauta são dicas de decoração, receitas, e outras surpresas que fazem bonito no Dia dos Namorados.
Dicas de presentes também são muito bem-vindas, já que muitos usuários estarão buscando o agrado perfeito para seus pares.
Para as marcas, esse cenário significa uma oportunidade de oferecer experiências mais significativas para os consumidores. Com todo mundo em casa, a celebração tende a incluir familiares, pets e outras pessoas que dividem o mesmo teto. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
O perfil dos consumidores no Dia dos Namorados 2021
Conhecer o perfil dos consumidores é uma boa ideia para quem pretende identificar as tendências para o Dia dos Namorados 2021.
A MindMiners, empresa de pesquisas digitais, realizou um levantamento entre 500 pessoas para mapear as intenções dos usuários neste ano.
Foram ouvidos participantes de todo o Brasil, das classes ABC, distribuídos de acordo com a representatividade do perfil do IBGE.
Quanto à proporção de classes sociais, a proporção ficou de 16% de participantes da classe A, 39% da classe B e 46% da classe C.
A proporção de idade foi a seguinte: 20% dos participantes tinham entre 18 e 24 anos, 19% entre 25 e 30 anos, 29% entre 31 e 40 anos e 32% acima de 41 anos.
Já entre os gêneros, a proporção foi de 52% de homens e 48% de mulheres.
63% dos participantes afirmaram estar em um relacionamento sério (40% são casados, e 23% estão namorando), enquanto 37% são solteiros.
Um dado interessante é que 75% dos respondentes afirmaram vivenciar o segundo Dia dos Namorados em isolamento social, ou seja, uma fatia de 25% dos participantes começou um relacionamento durante a pandemia.
Também chama a atenção o fato de que 20% dos comprometidos afirmaram ter iniciado seus relacionamentos através de meios digitais, como aplicativos específicos para esse fim e redes sociais. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Compras online devem disparar no Dia dos Namorados
Com as mudanças trazidas pela pandemia, tanto comerciantes quanto consumidores precisaram se adaptar.
As restrições na circulação fizeram com que muita gente – inclusive aquelas pessoas sem muita intimidade com compras online – passasse a buscar tanto itens de primeira necessidade quanto presentes de forma digital.
Segundo a pesquisa Webshoppers, realizada pelo Ebit, o faturamento das lojas virtuais teve um aumento impressionante de 91% no Dia dos Namorados em 2020.
Além disso, foram 63% mais pedidos e 17% de aumento no ticket médio, que ficou na casa dos R$ 452.
Porém, é importante lembrar que no último ano, a economia brasileira teve um incremento com a distribuição do auxílio emergencial de R$ 600. Em 2021 esse cenário não se repete, mas a curva ascendente deve se manter.
Uma pesquisa realizada pela CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo) revelou que o crescimento estimado nas vendas é de 2,5% no Dia dos Namorados 2021.
E já que estamos falando em compras online, é bom saber quais as categorias preferidas para presentear em 2021, segundo pesquisa da Allin, Social Miner e Opinion Box:
– Moda e acessórios (50%);
– Produtos de beleza e cosméticos (39%);
– Eletrônicos e de informática (32%);
– Alimentação (19%);
– Vale-presentes (19%);
– Eletrodomésticos e eletroportáteis (18%);
– Floricultura (17%);
– Livraria (16%).
Segundo a pesquisa da CNC, o segmento de moda e acessórios deve ter um aumento de 3,2% nas vendas este ano, com expectativa de movimentar R$ 564 milhões.
Já o segmento de joias e bijuterias deve ter um incremento de 10% nas vendas, segundo dados da Ajorio (Associação dos Joalheiros e Relojoeiros do Estado do Rio). [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Os planos dos consumidores para esse Dia dos Namorados
A Shopee, plataforma de vendas que vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, realizou uma pesquisa entre 2300 usuários de todo o Brasil, com idades entre 19 e 55 anos, que revelaram seus planos para a compra de presentes de Dia dos Namorados.
Alguns dados revelados pela pesquisa são significativos para entendermos o comportamento dos consumidores na data:
– A intenção de gasto para o presente de Dia dos Namorados nesse ano subiu de R$ 210 em 2020 para R$ 240 em 2021;
– 50% dos entrevistados revelou que pretendem gastar até R$ 130 no presente;
– Preço acessível é o mais importante para 61% dos entrevistados na hora de escolher o presente;
– 31% dos entrevistados pretende comprar o presente com uma semana de antecedência, enquanto 30% prefere comprar três semanas antes do dia 12 de junho;
– 28% dos participantes da pesquisa preferem garantir os presentes com 15 dias de antecedência, enquanto 10,5% pretende escolher o presente três dias antes da comemoração. Ou seja, ainda dá tempo de preparar algo especial para seus clientes antes da data! [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Delivery é uma das grandes tendências para o Dia dos Namorados 2021
Aquele jantarzinho romântico com a pessoa amada é uma das tradições que deve ser mantida no Dia dos Namorados 2021.
Dentre os participantes comprometidos do estudo da Mind Miners, 84% afirmaram que vão passar o Dia dos Namorados com suas caras-metade.
E 32% dessas pessoas afirmou que pretende trocar presentes e preparar uma refeição especial. Já 28% dos respondentes disseram que vão pedir o jantar por delivery. É uma fatia bastante significativa!
Outros 26% afirmaram durante a pesquisa que não têm planos para a data.
Ou seja, temos aqui uma excelente oportunidade para empresas do segmento de alimentação, que podem criar produtos específicos para a comemoração e conquistar esses consumidores que ainda não planejaram nada especial.
Além dos pratos prontos, é possível pensar em kits e combos para o Dia dos Namorados, além de refeições pré-preparadas, com a finalização por conta do cliente.
São inúmeras possibilidades para se adaptar e oferecer soluções que vão de encontro com o que os consumidores precisam nessa data![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Comprar localmente também é tendência para o Dia dos Namorados 2021
Uma tendência que ganhou força no último ano, e que deve refletir nas compras de Dia dos Namorados, é comprar de comércios locais.
Os consumidores estão cada vez mais conscientes do impacto de suas escolhas, e cada vez mais procuram negócios locais para suas compras.
Metade dos participantes comprometidos do estudo da MindMiners afirmaram que vão buscar por presentes online, enquanto 38% pretende comprar em lojas físicas. Os 12% restantes disseram que pretendem fazer os próprios presentes, ou comprar de amigos e artesãos independentes.
Ou seja, esse é um excelente momento para comerciantes locais, que desenvolvem seus próprios produtos, aumentar o alcance do seu trabalho e gerar mais vendas.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Dicas para aumentar o faturamento no Dia dos Namorados 2021
Agora que já temos um bom panorama do que os consumidores brasileiros buscam para os presentes de Dia dos Namorados, é hora de pensarmos em como aumentar o faturamento na data.
Confira algumas dicas para potencializar as vendas na data:
– Planeje suas campanhas com antecedência
Embora alguns consumidores ainda deixem as compras de Dia dos Namorados para a última hora, muitos já estão escolhendo os presentes – até porque, no formato virtual, é necessário levar em consideração o prazo de entrega.
Portanto, é necessário planejar e executar as suas campanhas para a data imediatamente. Verifique seus estoques, confira quais são os itens mais buscados nessa época, organize sua logística, e mãos à obra!
– Vantagem logística faz diferença
Se por um lado muitos consumidores estão buscando presentes de Dia dos Namorados, por outro temos muitas empresas tentando conquistá-los.
Por isso, é fundamental oferecer diferenciais que possam destacar a sua empresa no meio de tantas ofertas.
Agilidade nas entregas e frete grátis são itens que podem deixá-lo na frente da concorrência. Segundo a pesquisa Webshoppers, o número de pedidos com frete grátis cresceu 41% entre 2019 e 2020. Ou seja, é um diferencial que realmente traz resultados![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Como conquistar o coração dos clientes?
A pesquisa de tendências de consumo para o Dia dos Namorados em 2021 da Social Miner destacou os fatores mais mencionados e importantes para a decisão de compra dos consumidores.
- Bons preços e promoções (75%);
- Garantia de qualidade (55%);
- Vantagens no frete (52%);
- Familiaridade com a marca (44%);
- Avaliações positivas (43%);
- Poder comprar na loja online e retirar na loja física (37%);
- Possibilidade de troca de itens comprados online, na loja física e vice-versa (35%);
- Direcionamento para a loja física quando não encontram o que procuram na loja online, e vice-versa (25%).
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Dicas para campanhas digitais de Dia dos Namorados
Já que as compras online são uma das grandes tendências para o Dia dos Namorados 2021, é importante investir em campanhas digitais para impactar consumidores em potencial e aumentar seu faturamento na data.
Confira algumas dicas da Alright para suas campanhas de Dia dos Namorados:
1) Invista em campanhas mais contextualizadas
Ao apostar na mídia programática, o anunciante tem a possibilidade de alcançar um público segmentado, que vai de encontro ao perfil desejado. É possível segmentar os anúncios por localização geográfica, dados demográficos, interesses e estilo de vida.
Além disso, a marca tem a possibilidade de aparecer em um contexto favorável e alinhado à sua campanha. Anunciando na rede de publishers da Alright, sua campanha é exibida junto a conteúdos seguros, verificados e mais relevantes para o target, o que torna a publicidade menos intrusiva e melhor posicionada na jornada do cliente.
2) Faça investimentos consistentes em mídia
E já que falamos em imagem da marca e brand safety, é importante mencionar que os investimentos em mídia devem ser consistentes durante todo o ano.
Dessa maneira, a marca vai estabelecendo um relacionamento com reconhecimento e confiança durante os 12 meses do ano, o que vai ajudá-la a ser lembrada constantemente, especialmente nas datas comemorativas.
Mesmo com a inconstância das flexibilizações durante a pandemia, é importante construir uma boa reputação online. Afinal, o hábito das compras virtuais tende a seguir ganhando força, mesmo quando o fim da pandemia for decretado.
3) Invista nos melhores formatos de mídia
Ao investir em mídia paga, é importante ter os resultados que você deseja alcançar em mente.
São diversos os formatos disponíveis, como display, vídeo, anúncios nativos e áudio. É imprescindível saber quais são os seus objetivos para definir quais desses formatos se encaixam melhor em suas necessidades.
A Alright conta com um time de BI (Business Intelligence, ou Inteligência Empresarial) pronto para entender suas metas e sugerir os melhores formatos para sua campanha.
A empresa preza pela boa performance, e garante um viewability (taxa de visualizações efetivas) acima da média para seus anúncios: 70% para display e 90% para vídeo.
Além disso, a Alright conta com uma rede com mais de 250 publishers, espalhados em mais de 4.500 municípios brasileiros, garantindo o contexto ideal para seus anúncios.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Mídia contextualizada” link_type=”external” text=”Entenda o poder do contexto na veiculação de campanhas de mídia digital” item_url=”https://alright.com.br/midia-contextualizada/”][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma ad tech que atua na conexão de sua rede própria de publishers regionais de inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança.[/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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Conheça e anuncie na Alright for Brands: a maior rede de portais regionais do Brasil.
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