[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”Formatos de Mídia” heading=”A importância do Viewability para geração de tráfego qualificado” subtitle=”” btn1_label=”” images=”7002688″ bg_overlay=”custom” bg_overlay_color=”#0a0a0a” height=”custom” height_custom=”500px” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_column_text]São muitas as opções para quem deseja anunciar online. Existem diversos modelos, tamanhos e tecnologias disponíveis, cada qual com as suas características e vantagens. Então como descobrir qual é o melhor formato para divulgar o seu negócio? Essa resposta é fácil: o melhor formato é aquele que traz o melhor retorno para a sua campanha – e o melhor resultado geralmente está atrelado ao tráfego qualificado que o seu anúncio gera.
Os anúncios nativos e os formatos que oferecem maior viewability são extremamente eficientes na tarefa de atrair tráfego de qualidade para seus ambientes digitais.
O que são anúncios nativos
Os anúncios nativos surgiram como uma alternativa aos anúncios display, que geralmente são banners publicitários localizados no topo ou na lateral de blogs e sites – um formato ao qual o público já se acostumou, tanto que muitas vezes essas peças se tornam “invisíveis” e acabam não chamando tanta atenção. Já os anúncios nativos são aqueles extremamente contextualizados, tanto que muitas vezes se confundem com o design ou conteúdo do site em que estão localizados. Quer saber mais sobre as diferenças entre os formatos Native e Display? Acesse nosso conteúdo no link: https://alright.com.br/native-display-diferencas-vantagens/
Com uma abordagem de venda muito mais discreta, os anúncios nativos são exibidos como posts patrocinados nas redes sociais, como resultados patrocinados em buscadores como o Google e o Bing, ou como conteúdo relacionado recomendado localizado ao fim de artigos publicados na internet, como aqueles promovidos pela plataforma Outbrain.
Por conta dessa contextualização e naturalidade, os anúncios nativos trazem resultados muito mais expressivos do que os encontrados na rede display, especialmente nos dispositivos móveis. Segundo uma pesquisa divulgada pela Outbrain, a taxa de cliques em anúncios nativos premium em smartphones é de 0,38%. Já no desktop, essa taxa cai para 0,16% – número inferior aos cliques nos celulares, mas ainda bastante superior ao número de cliques em anúncios display.
O que é Viewability
Em meio a diversas métricas disponíveis para conferir a eficácia das campanhas de publicidade online, algumas são mais importantes do que outras. Viewability é uma delas. Com padrões definidos pelo Media Rating Council e pelo Interactive Advertising Bureau, o Viewability indica quando uma peça publicitária foi realmente visualizada pelos usuários. Essa visualização é contabilizada quando 50% da peça (em pixels) é carregada e visualizável na tela por no mínimo 1 segundo de exibição, ou quando 50% do vídeo é carregado e visualizável por no mínimo 2 segundos contínuos de exibição.
É importante destacar que viewability não é a mesma coisa que impressão. As métricas de impressão contabilizam o número de vezes que um anúncio foi exibido – independentemente de ter sido visualizado pelo usuário ou não. Já o viewability mensura quantos usuários viram de fato o anúncio.
Digamos que você entra em um site e já rola a página para buscar um conteúdo localizado após a dobra: o anúncio localizado no topo terá uma impressão contabilizada mas não o viewability, já que ele foi carregado não houve tempo para que você visualizasse o anúncio. Buscar o viewability ao invés da impressão é garantir que os anúncios são realmente visualizados e que os seus recursos para publicidade estão sendo bem aplicados.
Como gerar tráfego qualificado com os anúncios nativos
Com cerca de 4 bilhões de usuários na internet, pode ser um desafio atingir as pessoas certas com a sua publicidade. Gerar tráfego qualificado é a grande meta em qualquer campanha digital, pois é somente atraindo o seu público-alvo que você terá os resultados esperados. Por isso, é fundamental pensar em soluções e formatos de publicidade que permitam uma conexão real com a sua audiência desejada.
Os anúncios nativos são uma boa opção para quem deseja atrair uma audiência mais qualificada. Por serem extremamente contextualizados, os anúncios nativos muitas vezes nem são percebidos como publicidade pelos usuários. Compartilhados em forma de conteúdo, esses anúncios geram mais identificação e mais confiança na audiência – isso permite que os usuários “baixem a guarda” e prestem muito mais atenção nas suas mensagens.
Não é por acaso que tantas empresas apostam nos publieditoriais para divulgar seus produtos e/ou serviços: transformar a publicidade em conteúdo e exibi-la em perfis sociais influentes ou em veículos de mídia respeitados é uma maneira infalível de chegar no perfil desejado e gerar tráfego qualificado em seus canais. É como transformar o melhor do marketing de conteúdo e da publicidade digital em um só produto, e o resultado não poderia ser melhor.
Quais são os formatos com maior viewability e como usá-los para gerar tráfego qualificado
O viewability é uma métrica importantíssima em campanhas com o objetivo de gerar mais reconhecimento para a marca (branding) e mais tráfego qualificado. Isso porque essas campanhas demandam um pouco mais de concentração por parte da audiência, e o viewability mensura quantas pessoas realmente dedicaram alguns segundos para prestar atenção à sua mensagem.
Os melhores formatos para ter uma visualização mais atenta ao seu anúncio são o retângulo médio, que funciona bem tanto no desktop quanto nos dispositivos móveis; os horizontais, que apresentam uma melhor performance no desktop; e os formatos 300 x 600 (também conhecido como half page) e 320 x 100, que funcionam melhor no mobile.
Ao criar campanhas de awareness, em que o viewability é uma das principais métricas, aposte nos formatos acima. Usuários com um maior entendimento da sua marca serão visitantes muito mais qualificados e propensos à conversão – por isso faz muito sentido apostar em peças publicitárias que reforcem a sua marca em vez de focar somente em vendas e conversão.
Conclusão
O leque de opções para a publicidade online é cada vez mais amplo, com formatos e modalidades indicados para cada objetivo definido pelos profissionais de marketing. Se a meta é aumentar o reconhecimento da sua marca e gerar tráfego qualificado, os anúncios nativos são uma excelente maneira de filtrar e chegar até o público-alvo de maneira orgânica e contextualizada. Ao mesmo tempo, utilizar a métrica de viewability e os melhores formatos para prender a atenção do consumidor é altamente recomendável para o branding da sua marca. [/vc_column_text][/vc_column][vc_column width=”1/6″][/vc_column][/vc_row][vc_row disable_element=”yes” css=”.vc_custom_1566585680087{padding-top: 80px !important;padding-bottom: 70px !important;}”][vc_column][special_heading title=”Quer aumentar os lucros com seu site? ” subtitle=”Conheça um de nossos cases de sucesso e seja nosso parceiro!” c_margin_bottom=”60px”][vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=HtmC4ntTQQ8″ css=”.vc_custom_1566568547106{padding-right: 10% !important;padding-left: 10% !important;}”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_column_text]
Gostou do conteúdo?
Entre em contato conosco e solicite uma avaliação do seu portal para começar a monetizar ou a ganhar mais dinheiro com o seu site:
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7001963″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]