Seria possível colocar o gênio da inteligência artificial (IA) de volta na lâmpada? Existe um jeito certo de usá-la? A tecnologia que está em alta é tema de debates éticos e morais sobre seus usos em diversas áreas, sendo o jornalismo uma das principais delas.
Os chatbots generativos como ChatGPT e Google Bard, por exemplo, são ferramentas de IA que estão sendo amplamente exploradas em redações de grandes jornais tradicionais e portais de notícias locais pela sua praticidade e aumento de produtividade que proporciona.
Por outro lado, à medida que essas ferramentas de IA rapidamente se popularizaram, diversos questionamentos foram e ainda são levantados. Um deles é sobre até que ponto seria aceitável e seguro continuar desenvolvendo e usando essa tecnologia no cotidiano do jornalismo, profissão tão comprometida com os fatos?
Se você é publisher de um portal de notícias locais, confira algumas dicas e boas práticas de uso da IA de chatbots generativos que podem ajudar no dia a dia da sua profissão.
Benefícios das ferramentas de IA
Muitos são os mitos, preconceitos e ansiedades que cercam a inteligência artificial. Um dos mais reproduzidos é que seria uma questão de tempo até ela substituir os jornalistas e outros profissionais humanos em suas profissões. Porém, muitos profissionais renomados da área que já empregam a IA no dia a dia junto a suas equipes, afirmam: os jornalistas são essenciais para a implementação efetiva da inteligência artificial na prática.
Os benefícios das ferramentas de IA nas redações são muitos e estão longe de tornar a atividade humana desnecessária ou obsoleta. Um relatório lançado pela Media Voices em parceria com a United Robots em maio de 2023, chamado Practical AI for Publishers, traz depoimentos de portais de notícias locais americanos sobre como suas redações estão se beneficiando e driblando a crise com a ajuda da inteligência artificial. Vamos ver alguns desses benefícios?
Faça mais, mais rápido
Muitas vezes, a velocidade de entrega é essencial e a inteligência artificial é simplesmente mais rápida. Desde análise de dados até criação de conteúdo, os robôs podem fazer muito mais em menos tempo do que repórteres humanos. A tecnologia do ChatGPT, por exemplo, pode aumentar a regularidade e facilitar a escalabilidade de editorias deixadas em segundo plano por falta de tempo para se dedicar a elas.
Expanda sua pauta e cobertura
Com a IA se ocupando do “jornalismo automático”, sua redação pode diversificar mais a sua cobertura e pauta sobre assuntos que antes não abordava, mas que podem atrair mais novos leitores assíduos atraídos por certas editorias.
Alguns exemplos: cobertura de jogos de futebol locais, feiras de alimentos orgânicos de produtores locais, releases de novos pequenos negócios regionais, dicas de saúde e bem-estar, imóveis e automóveis à venda nos bairros, e eventos de relevância local.
Mais tempo agregar real valor ao seu portal de notícias locais
As ferramentas de IA economizam tempo para os jornalistas, permitindo que eles se concentrem em agregar valor real a suas matérias e viver mais a sua profissão.
Isso porque a IA também viabiliza a automação, simplificação de processos e realização de muitas das tarefas em um jornal local que mantêm as pessoas presas às suas mesas. Isso permite que eles fiquem livres para sair, conhecer pessoas e ir à campo, por exemplo; algo que está sendo um pouco perdido no jornalismo.
Dicas de uso de inteligência artificial no jornalismo
Brainstorming
A inteligência artificial é capaz de gerar boas introduções a assuntos diversos que levam a uma grande fluidez de ideias que pode deixar as práticas de brainstorming em grupo mais dinâmicas e interessantes.
Sugestões de manchetes
Sabe quando dá aquele branco ou bloqueio criativo que torna difícil escrever um bom título? Os chatbots podem produzir listas instantâneas de ideias de manchetes chamativas para as suas matérias e notícias, nem que seja para você ter um bom ponto de partida e superar o bloqueio.
Produção de textos curtos para redes sociais
Existem diversas tarefas repetitivas dentro de uma redação que podem ser delegadas à IA. Por exemplo, você pode gerar pequenos textos que resumem as suas matérias para publicação nas redes sociais. Assim, sobra mais tempo e energia para os redatores se dedicarem a atividades criativas e originais.
Ferramenta de busca
É possível utilizar o ChatGPT e semelhantes como ferramenta de busca de informações gerais, mas com cautela e responsabilidade. Sempre faça uma checagem para confirmação dos fatos, pois a tecnologia ainda está em testes e possui diversas limitações que podem minar a sua credibilidade ao reproduzir as informações sem uma curadoria humana.
Boas práticas de uso de inteligência artificial no jornalismo
Domine os prompts
Treine a acuidade das introduções e comandos (prompts) que você apresenta à inteligência artificial, solicitando a mesma coisa de jeitos diferentes. Geralmente, os resultados gerados também são diferentes e com a prática, tendem a ser mais detalhados e refinados.
Entenda as limitações da ferramenta
Como já mencionamos antes, os chatbots generativos ainda são uma tecnologia recente e estão em fase de testes, sendo treinados e atualizados com novos plug-ins e acesso à internet para fornecer dados e falar de acontecimentos em tempo real.
Lembrando também que a ferramenta pode apresentar parcialidade nos conteúdos gerados, e até mesmo informações com erros factuais, distorções e discursos inapropriados. É o que popularmente chamam de “alucinações” da IA.
Cheque os fatos e aprove o conteúdo com outros editores humanos
Sabendo de todas as suas limitações, o cuidado deve ser redobrado: sempre leia, revise e edite os conteúdos sozinho e com outros colegas, e solicite a aprovação de outros editores da equipe antes de publicar, de acordo com as normativas internas do seu ambiente de trabalho.
Nunca é demais ressaltar a importância de checar os fatos apresentados pela IA, aliando sua automação com dados de veículos e fontes de credibilidade e relevância local ou mais abrangente.
Tenha uma estratégia de promoção e distribuição do conteúdo
Tenha uma estratégia de divulgação e distribuição desses conteúdos que são gerados com o emprego de inteligência artificial, de uma forma que os leitores fiquem cientes de sua existência, evitando que eles fiquem apenas no fim das páginas para preencher espaços vazios.
Ou seja, pense e experimente diferentes maneiras de maximizar os ganhos com essa produção, como aquisição de novos leitores através de novas newsletters geradas por IA para distribuição de conteúdos de editorias específicas, por exemplo.
Avalie como a audiência recebe esses conteúdos
Busque inovar nas suas estratégias de IA não apenas pelo aumento da sua produtividade como publisher, mas também aproveite o que a tecnologia tem de melhor para oferecer mais informação e tornar seus conteúdos mais atrativos e relevantes para a sua audiência.
Dê seu toque pessoal e humano
As IAs generativas tornaram-se muito populares e já são utilizadas por milhões de pessoas. Apesar de sua impressionante capacidade de gerar conteúdos originais e em diversos estilos de escrita, é muito importante preservar a identidade pessoal presente no jeito de cada redator ou equipe escrever, não cedendo completamente à praticidade dessas ferramentas.
Procure sempre dar o seu toque pessoal e empregar suas capacidades de pensamento crítico, empatia e contextualização para escrever conteúdos mais “humanos” destinados a outros humanos.
Você já sabe, mas não custa lembrar
Lembre-se de que, embora ainda não haja uma regulamentação universal do uso de tecnologias generativas de IA, já é uma realidade dentro de muitas redações adotar suas próprias políticas e estratégias para o uso dessas ferramentas de geração de conteúdo, seja de textos ou imagens. Por isso, é importante que o jornalista profissional esteja ciente das normativas internas de sua empresa antes de decidir empregar a tecnologia em suas entregas.
Sabemos que há quem defenda a IA como uma aliada do jornalismo, assim como há quem a veja como uma forte ameaça ao futuro do ofício e um risco do aumento da disseminação de fake news e da desinformação.
Contudo, o bom senso e a consciência de que a tecnologia não substitui totalmente o trabalho humano pode ajudar a encontrar a dose certa para seu uso de forma produtiva e segura nas redações de jornais e portais de notícias.
Curtiu as dicas? Você que é publisher e trabalha duro todos os dias para manter sua audiência bem informada, agora pode colocar essas dicas e boas práticas em ação para gerar melhores receitas com seu portal de notícias!
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