A mídia digital é cheia de siglas e termos que muitas vezes nos confundem, e esse é o caso da diferença entre RPM e CPM. É muito importante saber o que as principais métricas de desempenho de receita e de custo de mídia apontam, tanto para publishers quanto para anunciantes.
Leia este conteúdo até o final e fique sabendo:
- O que é RPM
- O que é CPM
- Porque muitos publishers ficam confusos entre RPM e CPM
- A diferença entre RPM e CPM
- Qual métrica priorizar para estimar a receita de monetização
- Como a Alright pode ajudar a melhorar o resultado de RPM e CPM
Primeiro, vamos às definições de cada sigla e o que elas representam:
O que significa a sigla RPM?
A sigla RPM significa Receita Por Mil, e é a métrica que indica a receita total estimada que um publisher ganha por cada 1.000 impressões de anúncio, pageviews ou sessões em seu site.
Mas atenção! Por se tratar de uma estimativa, o RPM nem sempre representa o valor exato que o veículo vai ganhar.
Como calcular o valor de RPM?
RPM é calculada a partir do valor da receita estimada dividida pelo número de impressões, pageviews ou sessões, multiplicado por mil.
É importante ressaltar que no caso do cálculo de RPM baseado em impressões, são consideradas impressões por cada unidade de anúncio. Já quando o cálculo é baseado em pageviews, são considerados todos os formatos de anúncios presentes na página.
Na Alright costumamos apresentar a RPM baseada em impressões por anúncio. Assim, a fórmula aplicada é simples:
RPM = (Ganhos estimados / número de impressões) * 1000
Vamos a um exemplo para ficar mais claro:
Imagine que um publisher tenha um ganho estimado de R$10.000 com 10.000.000 de visualizações ou impressões aos anúncios de seu site. Então o cálculo de RPM fica:
(R$10.000/10.000.000) x 1.000
Neste caso, o RPM do publisher seria de R$1,00
O que significa a sigla CPM?
É comum que se recorra ao valor de CPM para mensurar o desempenho de monetização. Mas será que esse é o melhor caminho? Afinal, CPM é a sigla para Custo por Mil, e essa métrica indica o valor pago pelos anunciantes por cada mil impressões em seus anúncios nos sites onde eles são exibidos.
Como calcular o valor do CPM?
O cálculo de CPM consiste no valor de custo da campanha dividido pelo número de impressões multiplicado por mil. Veja a fórmula:
CPM = (Custo da campanha / número total de impressões) * 1000
Então, por exemplo, digamos que um anunciante invista R$10.000 em uma campanha que gerou 10.000.000 de impressões. Qual o CPM a ser pago pelo anunciante? Aplicando a fórmula:
CPM= (R$10.000/10.000.000) x 1000 = R$1,00
Por que muitos publishers ficam confusos entre RPM e CPM?
A principal dúvida que surge entre os publishers é sobre qual métrica observar para mensurar o seu desempenho de monetização – RPM ou CPM – e por que nos relatórios os dois índices não costumam apresentar os mesmos valores.
Avaliando seu relatório de estimativa de receita, o publisher pode se perguntar: “se RPM indica a receita e o CPM indica o valor pago por impressões de uma mesma campanha de anúncios, por que os valores são diferentes?”
Assim, você já pode ter notado que o valor de RPM difere do CPM, sendo maior ou menor dependendo do que é considerado para seu cálculo – impressões ou pageviews.
No Google AdSense, por exemplo, muitos publishers ficam confusos entre as duas métricas, uma vez que esse serviço de publicidade geralmente apresenta a RPM com um valor maior do que o CPM.
Isso se dá porque o AdSense apresenta RPM baseado em pageviews (chamado pelo Google de RPM de página) – que como vimos, mede a receita considerando o conjunto de todas as unidades de anúncio em uma página -, enquanto o CPM apresentado é baseado no número de impressões por cada unidade de anúncio.
Porém, para fins de estimativa de receita, temos uma dica útil para sanar essa dúvida de forma simples: pense nas duas métricas como sendo coisas diferentes – podemos dizer que CPM é uma métrica para anunciantes, e RPM é uma métrica para publishers.
Afinal, qual a diferença entre RPM e CPM, e em qual o publisher deve focar?
Ambas são relevantes para publishers. Porém, publishers que acompanham as lives semanais que transmitimos exclusivamente para os sites da nossa Rede Alright sabem que apresentamos as projeções de monetização utilizando a métrica RPM.
Apesar de ser possível analisar os ganhos a partir de ambas as métricas, lembre-se sempre de que apesar de similares e correlacionadas, são métricas com finalidades diferentes. Enquanto o RPM indica uma estimativa de receita para o publisher, o CPM diz respeito ao gasto ou custo para exibir publicidade.
Assim, observe que as próprias siglas dão a dica sobre qual deve ser o foco de quem monetiza conteúdo e de que anuncia: RPM deve ser o foco de quem recebe a Receita das impressões geradas para os anúncios em seu site, ou seja, o publisher; e o CPM, o foco de quem paga o Custo dessas impressões – o anunciante.
O publisher deve dar atenção ao CPM?
Sim! RPM é a métrica mais indicada para estimar os ganhos do publisher, mas o CPM ainda é um número que ele deve estar de olho.
Afinal, o CPM também pode ser visto como um indicador de qualidade do conteúdo do seu site – quanto melhor o conteúdo e os espaços para anúncios de um site, melhor as campanhas tendem a performar, e maior o valor de CPM que os anunciantes estarão dispostos a pagar para exibir publicidade nele.
Assim, consequentemente, os aprimoramentos feitos no site com o objetivo de aumentar o CPM sempre compensam, uma vez que, consequentemente, resultam em uma maior geração de receita.
Como a Alright ajuda publishers a aumentar o RPM e CPM de seus sites
A Alright AdTech possui a cultura de compartilhar conhecimento com o mercado, além de um time de especialistas com foco em ajudar nossos publishers parceiros a aprimorarem seus sites e seus espaços de publicidade. Assim, valorizamos o inventário da nossa rede de mais de 200 publishers conectados de todo o Brasil, e elevamos suas métricas de RPM e CPM.
Além disso, a Alright, como parceira licenciada do Google, democratiza o acesso e conecta todos os publishers que fazem parte da sua comunidade à plataforma Google Ad Exchange (AdX).
Assim, é possível que o publisher esteja conectado tanto à tag do Google AdSense – em que ele fica com 64% do valor do CPM pago pelos anunciantes -, quanto à do AdX, com a qual o ganho é muito maior, de 90%!