á não é segredo para ninguém como a internet trouxe uma verdadeira revolução na vida das pessoas e empresas. O que pouca gente sabe é como o posicionamento de anúncios é um dos grandes motores dessa transformação digital.
Mesmo seguindo a lógica da internet, até pouco tempo atrás, uma empresa de entrega expressa de documentos que quisesse fazer anúncios teria um trabalho considerável, no sentido de arranjar parceiros e meios para isso.
A verdade é que era preciso negociar, um a um, o espaço digital em que sua mídia seria feita. Isso valia tanto para aparecer nos vídeos de alguém, quanto no que ainda hoje se chama display, que são os espaços para banners que uma página online pode conter.
Então, um portal de notícias por exemplo, que tem um grande tráfego de leitores entrando e saindo o tempo todo, simplesmente vendia seu espaço. Nesse sentido, a internet era como um outdoor ou um busdoor de anúncio em amazonas, só que em versão digital.
Porém, muita coisa aconteceu desde então, aumentando bastante o poder de automatização e de segmentação dos anúncios.
O mais marcante é o fato de que há todo tipo de empresas anunciando nesse novo modelo de compra e venda de mídia online, seja uma assistência técnica em relógio de ponto analógico, serviços com uso impressão digital, ou uma loja de roupas.
Estamos falando da mídia programática, que revolucionou o mercado de mídia digital, e graças a ela é cada vez mais comum ver anúncios que parecem direcionados a nós em websites, não é mesmo?
Continue lendo, pois essa modalidade de publicidade online tem tudo a ver com as boas práticas de posicionamento de anúncios, da qual falaremos mais adiante.O que é posicionamento de anúncios?
Ao falar em “posicionamento”, é preciso fazer uma distinção fundamental, pois esse termo é aplicado em dois sentidos diferentes.
Um deles se refere ao posicionamento em termos de ranqueamento, que é a colocação de uma postagem ou publicação nos resultados orgânicos em buscadores como Google, Bing, Yahoo!, entre outros. Nesse sentido, os primeiros colocados acabam tendo melhor performance de SEO, alcançando mais pessoas e gerando mais tráfego.
Por outro lado, o outro sentido mais literal de “posicionamento de anúncios” nas páginas, diz respeito ao local de inserção de anúncios, à posição dos espaços de publicidade nas páginas. Portanto , trata-se, por exemplo, de um banner aparecer no canto esquerdo ou direito da tela, na parte superior ou inferior, etc. Este artigo é sobre isso!
O local de inserção de um anúncio dentro da página é um fator importante para o sucesso da monetização de conteúdo. Sabemos que algo como um endereço comercial virtual pode ser facilmente informado no rodapé de uma página. Contudo, alguns anúncios precisam de um destaque maior, ou não vão trazer os resultados desejados, tanto para o publisher quanto para o anunciante.
A escolha do posicionamento é atrelada a aspectos como formato do anúncio, criativo das peças, taxa de viewability e CTR. Sem falar na usabilidade do site, que não pode ser prejudicada por um formato mal posicionado.
Aí é que entram em jogo as boas práticas de posicionamento de anúncios, que devem ser implementadas levando em consideração todos esses fatores ao mesmo tempo.
O tripé que deve ser levado em conta
Como vimos, o bom posicionamento de anúncios anda entre extremos, precisando “agradar a gregos e troianos”, como se diz. Ou seja, não deixar nenhuma das partes insatisfeitas:
- O criador de conteúdo;
- O publisher (que publica);
- O site ou veículo de mídia;
- A marca com seu conteúdo;
- O leitor dessas páginas.
Então, muito além de ferramentas, como um computador completo para fazer a parte gráfica, estratégias de posicionamento de anúncios exigem um bom conhecimento do usuário dos websites e saber, de forma organizada, equilibrar conteúdo e publicidade de forma a captar a atenção do leitor pelo bom contexto.
Confuso? Já explicamos, continue lendo.
De fato, quem nunca teve a experiência de entrar em um site poluído com propagandas, que acabava estragando a experiência de leitura, ou mesmo impedindo uma navegabilidade minimamente confortável?
Boas práticas de posicionamento de anúncios
O não cumprimento de certas boas práticas de posicionamento de anúncios resulta em penalidades para publishers, que vão desde perdas de pagamento pelas redes de publicidade como AdSense e AdX, até bloqueio e restrição de suas contas nas redes do Google.
Confira algumas boas práticas de posicionamento de publicidade em páginas da web que salvam publishers dessas perdas que refletem diretamente na monetização. Leia nosso artigo Copywritting para publishers
1) Não suprima seu conteúdo
Anúncios são importantes, mas a prioridade dos usuários é o conteúdo. Afinal, o usuário acesse seu site a fim de consumir conteúdo, e enquanto explora a página, ele talvez visualize ou clique em alguma publicidade. Isso significa que o conteúdo vem em primeiro lugar.
Se o leitor não encontrar informação relevante de primeira, ele abandonará a página, não consumirá conteúdo e nem será impactado pelo posicionamento de anúncios.
Confira abaixo um bom exemplo de layout que destaca o conteúdo, e um mal exemplo que empurra o conteúdo para debaixo da primeira dobra da página (Fonte: Google Support).
2) Conheça seus usuários
Certifique-se de que seu conteúdo e anúncios estejam organizados de forma agradável para os usuários do seu portal. Uma boa forma de entender aspectos de navegação dos seus leitores é utilizando ferramentas de heatmap, como forma de identificar os locais de maior atividade em suas páginas.
Além disso, outros pontos de atenção são: com que frequência os usuários vistam a página, quais tipos de conteúdo são mais populares para sua audiência, e identificar qualquer problema de navegação. Essas respostas podem ajudar a otimizar seu website como um todo e a alocar anúncios estrategicamente.
3) Deixe clara a diferença entre anúncios e conteúdo
Os usuários não devem ficar confusos sobre o que é publicidade e o que é conteúdo em uma página. Os anúncios devem ter uma aparência distinta e clara de sua proposta, com bordas, e cores que os destaquem do resto da informação contida na página. Se esse cuidado não for levado em conta, o Google pode bloquear a exibição desses anúncios.
3) Faça testes
Publishers podem buscar por guias de melhores locais para o correto posicionamento de anúncios em suas páginas como qualquer um procuraria por um curso de automação industrial completo e encontrar uma resposta objetiva. Porém, é preciso aplicar testes para posicionar anúncios de forma eficiente. Realizar a implantação de anúncios sem uma visão estratégica própria para seu website pode não ser uma boa ideia.
Por isso, recomenda-se buscar parcerias como a Alright AdTech, que realizam curadoria e testes nos sites de sua rede para diferentes ad units junto às principais plataformas, e a partir dos resultados e análise, sugerem os melhores formatos e posicionamentos de anúncios para monetizar seu portal.
Práticas para evitar no posicionamento de anúncios
1) Excesso de anúncios acima da dobra
A área acima da primeira dobra é como um stand para divulgação: é a região de maior visibilidade de qualquer página web, e é o local que traz os melhores resultados baseados em número de impressões e viewability. Mas isso não significa que publishers devem encher a tela do usuário com anúncios assim que a página carrega.
Lembre-se: se o leitor não conseguir acessar o conteúdo facilmente, ele provavelmente abandona a página nos primeiros segundos, o que afeta diretamente o número de impressões e CTR em seu inventário.
1) Excesso de paginação do conteúdo
Existe um limite no número de anúncios que podem ser inseridos em uma página na web. Por isso, alguns publishers dividem e publicam o conteúdo em múltiplas páginas como tática para aumentar o número de impressões.
Pois saiba que esta prática não é recomendada e pode irritar o leitor, que simplesmente buscará outras fontes para a informação que procura.
Considerações finais
Hoje em dia, o termo UX (User Experience) se dissemina cada vez mais, e com toda razão. Como vimos, todo mundo já entrou em uma página cujos anúncios eram desorganizados e incômodos, o que pode ser pior do que imaginamos.
Principalmente se você lida com redes do Google, como AdSense e AdX, por exemplo, tem um compromisso de melhorar a UX da página e jamais suprimir o seu conteúdo.
Tudo o que dissemos acima deixa bastante claro que cumprir as boas regras de posicionamento de anúncios inclui conhecer seu usuário e colocá-lo em primeiro lugar, pensar como ele e priorizar o conteúdo.
Não deixe de aplicar as boas práticas de posicionamento de anúncios, pois elas podem ser decisivas para o sucesso da promoção de marcas e da monetização do seu site.
A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança.