[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”5 dicas de copywriting para publishers” subtitle=”Confira dicas de redação com técnicas de copywriting para atrair mais tráfego com seus conteúdos.” btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#8c52ff” bg_gradient2=”#00fbb1″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”uppercase” heading_fw=”bold” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003914″ alignment=”center”][vc_empty_space][vc_column_text]Se você possui um site de conteúdo ou de notícias, provavelmente já ouviu falar em técnicas de copywriting.
Neste artigo você encontrará dicas de copywriting parautilizar na sua redação, com o objetivo de atrair mais tráfego para seu portal e envolver mais os seus leitores com seu conteúdo. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Copywriting é um método de escrita para redatores, jornalistas, publicitários e profissionais de marketing para produção de textos persuasivos e criativos que ativam os leitores, engajando-os a tomar alguma ação de forma mais rápida do que o habitual. Pode também ser aplicada ao dia a dia de uma redação com o objetivo de produzir conteúdos mais atrativos e envolventes.
Atualmente, essa área da publicidade cresce muito à medida que mais empresas migram para o e-commerce e investem no desenvolvimento da presença digital de seus negócios.
Além disso, jornalistas, editores e redatores independentes também vêm se apropriando de técnicas de copywriting para driblar a crescente e exorbitante concorrência de conteúdos no meio digital.
As marcas, por sua vez, também buscam por conteúdos mais envolventes e relevantes para se associarem, sejam eles editoriais, perenes ou noticiosos, a fim de veicular suas campanhas com melhor contexto e engajamento da audiência no ambiente online.
Muitas são as razões para publishers e redatores aprimorarem suas habilidades de escrita criativa. Como mencionamos, a alta da concorrência na área de produção de conteúdo online é apenas uma delas.
Sabemos que a monetização de conteúdo com publicidade é a base para a sobrevivência e saúde financeira de portais na web, o que gera grande necessidade de alcance e tráfego significativos através dos conteúdos produzidos.
Dessa forma, para se ter sucesso na internet é essencial aliar estratégia, planejamento e boas práticas de produção de conteúdo a boas técnicas de escrita persuasiva, a fim de encantar o leitor desde o título.
Além de buscar produzir conteúdos com originalidade, relevância e qualidade, confira 5 dicas de copywriting que valorizam seus esforços de SEO e tornam sua redação – seja de notícias, CTAs, textos para blogs ou redes sociais – mais atraente ao leitor conectado cada vez mais exigente. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
As 5 dicas de copywriting mais valiosas:
1) Identifique as necessidades do seu público
Seu público-alvo tem perguntas específicas e procuram uma solução para seus problemas ou necessidades. Se seu site é um e-commerce e você vende relógios de ponto digital, notebooks, ou qualquer outro tipo de produto, as pessoas estão sempre em busca de respostas. O mesmo vale para portais de conteúdo e notícias.
Por isso, os clientes e leitores em potencial recorrem ao Google, às mídias sociais e a outros conteúdos digitais para encontrar as soluções que precisam e compram produtos e serviços ou consomem informação online para se sentirem satisfeitos.
Uma boa maneira de criar um conteúdo que gere curiosidade, encante e fidelize a sua audiência conectada, exposta a um número inestimável de informações durante sua navegação online todos os dias, é pensar sobre seu público-alvo fazendo questionamentos específicos como:
- Quais problemas, dúvidas e interesses os meus clientes ou leitores atuais e em potencial têm?;
- Por que as pessoas procuram meu conteúdo?;
- Que conteúdos da concorrência os clientes ou leitores que eu tenho ou desejo conquistar consomem?;
- Como meu conteúdo pode se sobressair diante de tanta informação e concorrência no meio digital?
Reserve um tempo para refletir principalmente sobre qual tipo de conteúdo tem maior relevância para sua audiência. Portanto, busque entender melhor suas necessidades e interesses.
Isso irá reduzir a quantidade de tempo necessário para que, enfim, você e sua equipe de redatores produzam um ótimo conteúdo aplicando as demais dicas de copywriting para seu público-alvo.
Uma boa redação requer um pensamento limpo e uma linguagem simples, que convença seus leitores a se envolverem com sua marca e conteúdo.
Depois de entender as necessidades básicas de seus leitores, você pode começar a descobrir os tipos de conteúdo que sua empresa ou portal precisa produzir, com base na intenção de compra e de tendências de buscas da audiência.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Mídia digital” link_type=”external” text=”Como evitar fraudes na veiculação de campanhas de mídia digital” item_url=”https://alright.com.br/como-evitar-fraudes-no-ecossistema-de-midia-programatica/”][vc_empty_space][vc_column_text]
2) Pesquise por palavras-chave
O SEO estratégico é um grande aliado para alavancar a encontrabilidade do seu conteúdo nas buscas online. O Google deseja fornecer conteúdo relevante com base em consultas de pesquisa que seus clientes usam para encontrar respostas e soluções.
Palavras-chave são a forma como os clientes interagem para realizar uma busca no Google. Portanto, você precisa criar um conteúdo vencedor e chamativo em torno dos termos mais buscados pelos usuários, a fim de ser ranqueado nas primeiras posições do buscador.
Você pode seguir um processo de 4 etapas para encontrar os termos corretos a serem usados nas suas publicações.
Dessa forma, será possível se conectar de forma mais direta com o que as pessoas têm buscado recentemente:
- Utilize ferramentas apropriadas para identificar a intenção do usuário e as últimas tendências de termos de pesquisa;
- Separe as palavras-chave por volume de busca;
- Verifique a concorrência das palavras-chave e defina as melhores;
- Tente mensurar a dificuldade de ranqueamento da palavra-chave. Em caso de alta dificuldade, busque por variações do termo ou explore palavras-chave de cauda longa.
Outra dica importante é tentar não sobrepor palavras-chave em várias páginas diferentes, pois isso pode confundir o buscador e prejudicar suas classificações nos resultados de pesquisas.
Além disso, ao usar, por exemplo, o termo-chave “automação industrial empresas” certifique-se de utilizar variações dele, sinônimos e versões em cauda longa para não exagerar na sua repetição no decorrer de um mesmo conteúdo.
Assim, incorporar palavras-chave em seu conteúdo é uma habilidade de redação essencial para desenvolver um bom copywriting. Pesquise e escolha palavras-chaves que estão em alta para um planejamento estratégico da sua pauta de produção de conteúdo.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
3) Crie conteúdo com propósito
A fim de criar conteúdos mais relevantes para a sua audiência, você deve começar o processo de redação pensando no propósito e objetivo que se pretende cumprir com cada publicação: atualizar, entreter, educar, instruir, sanar uma dúvida do leitor, por exemplo.
Para isso, é importante entender as diferentes intenções do usuário. Há aqueles que fazem pesquisas amplas nos buscadores para procurar informações gerais sobre um tópico.
A melhor maneira de responder à altura a essas pesquisas é desenvolvendo um conteúdo educacional para ajudar os leitores a definir suas perguntas e esclarecer seus problemas. É como uma aula de inglês infantil: você precisa ser o mais didático possível.
Então, é hora de criar o conteúdo mais persuasivo, que é o coração do copywriting, e focar especificamente no que o usuário precisa, seja o aluguel de um espaço de coworking com mesas de reunião para escritório ou a compra de produtos cosméticos.
Portanto, se você deseja gerar tráfego precisará considerar a intenção de seus potenciais clientes ou leitores. Isso ajudará muito a refinar sua mensagem e a ser mais objetivo.
Cada página em seu site tem uma finalidade, e você pode usar links internos que redirecionam o leitor para outros conteúdos a fim de retê-lo por mais tempo navegando em seu portal e gerando mais pageviews. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
4) Utilize gatilhos mentais
Uma das partes mais difíceis do copywriting é escolher o título certo. Afinal, esse elemento é a primeira coisa que as pessoas veem em uma pesquisa e também em qualquer outro canal.
Uma boa chamada, como em um stand promocional, pode fazer grande diferença na atração do lead, bem como na taxa de cliques e no engajamento com seu conteúdo.
Você pode ter as melhores habilidades de redação do mundo e escrever um bom texto para seus clientes, mas nada disso importa se ninguém clicar em seus artigos.
Seja enumerando dicas, usando perguntas retóricas, causando senso de urgência, escassez ou autoridade com informações de fontes renomadas, o título deve ser atraente e gerar curiosidade.
O mesmo serve para o conteúdo como um todo, que deve transparecer credibilidade com uso de boas referências e fontes de informação, e envolver o leitor de início a fim. O uso inteligente de gatilhos mentais é infalível para isso.
Alguns exemplos de gatilhos mentais mais utilizados em copywriting são: escassez, segurança, prova social, reciprocidade e autoridade.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
5 – Procure as palavras certas
As palavras certas cativam seus leitores e esta dica de redação se concentra menos em algoritmos de SEO do Google, e mais em como os usuários vão se engajar com sua comunicação.
Algumas dicas básicas para essa boa escolha de palavras são:
– Use bastante a voz ativa
Usar a voz ativa no lugar da voz passiva melhora a clareza da comunicação e ajuda seus leitores a se imaginarem agindo e se envolvendo com seus produtos/serviços ou conteúdo.
Por isso, sempre que possível, tente usar uma voz ativa com verbos de ação para tornar sua escrita mais robusta e assertiva. Seja mais direto e evite usar a voz passiva, que utiliza muito o gerúndio e acaba sendo uma forma de comunicação confusa, o que não é nada bom em termos de copywriting.
– Use mais afirmações e menos negações
Utilize frases com enfoque positivo e evite as negações. Isso torna sua comunicação mais clara, sólida e menos passiva.
– Diversifique suas palavras
Enriqueça o vocabulário do seu conteúdo com o uso de palavras diversas, mesmo que sejam para comunicar uma mesma ideia duas vezes.
Textos com muitas repetições de palavras passam pouca credibilidade e são menos interessantes do que os que exploram sinônimos e variaões de termos, sem deixar de lado a clareza e objetividade da mensagem.
– Invista em pronomes da primeira pessoa do plural
Enquanto o uso excessivo da terceira pessoa pode afastar o leitor do que está sendo comunicado, fazendo-o perder o interesse, utilizar pronomes em primeira pessoa no plural (“nós” e “nossos”) provoca sentimentos bons de pertencimento, empatia e segurança nos leitores, aumentando o poder de persuasão e a criatividade de sua redação.
– Engaje seu leitor com perguntas retóricas
Fazer perguntas retóricas estimulam o engajamento e reflexão fazendo com que o leitor as responda intelectualmente. [/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]Por fim, faça uso de palavras poderosas. Você pode chamar a atenção dos leitores colocando palavras chamativas e fortes em seus cabeçalhos e com posicionamento estratégico no corpo do conteúdo de seu site.
Portanto, além de palavras-chave com objetivos de SEO, procure fazer escolhas de palavras que envolvam, despertem emoções no leitor e estimulem seu engajamento durante o consumo do conteúdo. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Mídia contextualizada” link_type=”external” text=”Entenda o poder do contexto na veiculação de campanhas de mídia digital” item_url=”https://alright.com.br/midia-contextualizada/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Métricas para análise de desempenho dos conteúdos
Ao investir tempo e recursos em uma ótima redação copywriting, é preciso saber qual tipo de conteúdo tem o melhor desempenho para entender as necessidades de seus clientes.
Para saber isso, veja a taxa de rejeição dos conteúdos que você escreve. Ela informa se os clientes estão entrando na sua comunicação e já saindo, sem ao menos interagir ou ficar para ler o material até o final.
O tempo de permanência na página também é crucial para monitorar a média que os leitores permanecem nos diferentes tipos de conteúdo, seja sobre projeto data center ou um assunto relacionado.
Procure os conteúdos com muito tempo na página e baixa taxa de rejeição, pois essas métricas indicam que seus leitores adoram seu conteúdo.
Por último, você precisa prestar atenção ao tráfego do site. Saiba qual o número sessões, de usuários (novos e totais), de impressões nas buscas e de pageviews que o seu conteúdo gera, e assim, saberá no que focar posteriormente.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]
Formatação do conteúdo
A otimização de SEO é uma das armas secretas para muitos redatores, porque o modo como o conteúdo é formatado, com base nas melhores práticas de experiência do usuário, impacta significativamente em como as pessoas se envolvem com as palavras em uma página.
É preciso ter consciência de que o Search Engine Optimization (SEO) ajuda a colocar sua página entre as primeiras classificações no Google.
Uma boa redação requer pensamento claro e a capacidade de quebrar logicamente ideias complexas em partes menores que são fáceis de entender e consumir, além de melhorar a escaneabilidade do conteúdo para leitores dinâmicos.
Portanto, uma boa dica é usar bastantes subtítulos e parágrafos mais curtos, além de várias outras técnicas que ajudam no ranqueamento.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright é uma AdTech atua na conexão de sua rede própria de publishers qualificados e com inventário premium a grandes marcas que desejam anunciar suas campanhas de mídia programática com contexto, transparência e segurança. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
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