[vc_row][vc_column][vntd_hero_section top_heading=”SEO ” heading=”Google Page Experience: atualização do algoritmo do Google para 2021″ subtitle=”Google lança nova atualização no seu algoritmo que valorizará a qualidade da Experiência do Usuário (UX) nas páginas web em 2021″ btn1_label=”” bg_overlay=”dark70″ bg_gradient1=”#ffbd59″ bg_gradient2=”#ff5757″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003709″ alignment=”center”][vc_column_text]Todos os anos, o Google acaba lançando alguma atualização de seu algoritmo que exige determinadas mudanças em sites de conteúdo para não afetar o rankeamento. Se você quer se adiantar e não ficar para trás, já é possível conferir as novas diretrizes do Google para 2021 para a adaptação das páginas web.
A próxima grande atualização do buscador é o chamado Google Page Experience, uma diretriz que promete priorizar os sites que oferecem uma boa experiência do usuário e punir as páginas que não se adéquem às medidas de UX (User Experience).
Para os e-commerces, é importante ficar de olho nessas mudanças, uma vez que a redução de tráfego orgânico também significa menores chances de conversão e vendas. Publishers que monetizam conteúdo, por sua vez, devem estar com as boas práticas de usabilidade de seus portais em dia para garantir que não haja queda nas receitas.
Portanto, acompanhe o artigo de hoje e saiba mais sobre as novas diretrizes do Google para 2021 e antecipe as mudanças no seu site. Continue a leitura![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
Como otimizar sua página para o Google Page Experience?
O Google Page Experience irá privilegiar três aspectos que dizem respeito à experiência do usuário nas páginas do seu site. Essas métricas são conhecidas como Core Web Vitals, tendo como principais pontos:[/vc_column_text][vntd_content_box title=”” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/como-evitar-fraudes-no-ecossistema-de-midia-programatica/” text=”Entenda como evitar fraudes de campanhas no meio digital “][vc_empty_space][vc_column_text]
Velocidade de carregamento
Os sites com melhor classificação devem oferecer uma boa velocidade de carregamento da sua página, em um tempo inferior a 2,5 segundos.
Desde 2018, o Google já havia anunciado que os carregamentos que levavam mais de 3 segundos têm uma taxa de 53% de abandono de carrinho, principalmente em navegação pelos dispositivos móveis (tablets e smartphones).
Sendo assim, se ao clicar em um produto do seu e-commerce, como um Stand para evento, o usuário verificar uma demora na abertura, é bem provável que ele desista de comprar a mercadoria. Afinal, a sua experiência não será positiva.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Dicas para diagnosticar e diminuir o tempo de carregamento das suas páginas” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/tempo-de-carregamento-do-site/”][vntd_content_box title=”Saiba como diminuir o tempo de latência do seu site na web ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/latencia-do-site/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Interatividade
A interatividade também será um aspecto muito relevante no Page Experience. Isso porque quando um usuário clica em um botão, link ou elemento, é fundamental que a resposta seja rápida (em torno de 100 milissegundos).
Ou seja, a interatividade da sua página deve funcionar mais rápido que a leitura de uma catraca com biometria, além de oferecer várias possibilidades de engajamento ao usuário, como curtidas, compartilhamentos e comentários com páginas nas principais redes sociais. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Explore o tráfego de mídias sociais e outros 5 tipos de tráfego para atrair mais usuários para seu site” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/tipos-de-trafego-online/”][vc_empty_space][vc_column_text]
Estabilidade do layout
É importante que os elementos do layout não se desloquem, principalmente quando a navegação do usuário é realizada em dispositivos móveis.
Quer dizer que é preciso garantir uma estabilidade visual para o seu site, evitando que o usuário clique acidentalmente em um botão ou link não desejado.
Importante ressaltar que além dessas mudanças, o Google continuará avaliando a compatibilidade das suas páginas com os dispositivos móveis, isto é, a responsividade do site, bem como a segurança do seu endereço.
Dessa forma, é preciso garantir a proteção contra vírus, malwares, investindo em medidas para evitar a ocorrência de cibercrimes. Por isso, a falta do protocolo HTTPS, que criptografa os dados dos usuários, já está sofrendo punições pelo Google.
A presença de banners e pop-ups em excesso também aparece como um fator que prejudica a experiência do usuário. Sendo assim, mesmo na divulgação de uma bateria de carro 60a, por exemplo, vale a pena tomar cuidado com o tipo de publicidade empregada.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/site-poluido-com-publicidade/” text=”Monetize com publicidade sem poluir seu site com anúncios”][vc_empty_space][vc_column_text]
Passo a passo para adequar seu site à atualização do algoritmo do Google em 2021
Já que a experiência da página será a prioridade para o Google, os sites terão que avaliar vários pontos em relação à programação da infraestrutura, mas também no que diz respeito ao design, layout e ao próprio conteúdo das páginas.
Isso não quer dizer que é necessário reformular todo o seu site (somente em alguns casos específicos), mas vale a pena ter uma atenção especial quanto à aplicação do UX. Além disso, o Google não irá baixar a classificação de todos os seus conteúdos.
Isso quer dizer que se um blog post sobre renovação de licença ambiental, por exemplo, oferecer uma boa experiência, enquanto um outro artigo não é tão eficiente assim, o buscador só irá baixar o segundo conteúdo, não o seu site inteiro.
A seguir, confira algumas dicas de como aplicar a experiência do usuário na prática.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/dicas-para-fidelizar-a-audiencia-do-seu-site/” text=”Confira dicas de UX para publishers”][vc_empty_space][vc_column_text]
1 – Otimize a velocidade e reduza erros 400
Como percebemos, quanto mais rápido o seu site carregar, melhor é a experiência do usuário. Isso pode ser corrigido com a otimização de alguns elementos na sua página, incluindo tamanho das fotos e gadgets adicionados.
Além disso, é fundamental verificar se há hiperlinks de redirecionamento com erros 400. Esse é um tipo de quebra na programação e que prejudica a classificação do seu site.
Por isso, verifique todos os botões e links: desde uma citação que redireciona para uma postagem sobre conserto de câmbio automático, por exemplo, até as formas de checkout, no caso dos e-commerces.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Google EAT” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/o-que-e-google-eat/” text=”Conheça uma das mais recentes atualizações de algoritmo do Google”][vc_empty_space][vc_column_text]
2 – Faça comparação com os concorrentes
Outra dica é comparar a experiência da sua página com a concorrência. Isso ajuda a ter insights importantes sobre como outros sites estão investindo no aprimoramento de seus conteúdos e a qualidade da infraestrutura tecnológica.
É importante focar em páginas do mesmo nicho de atuação. Por exemplo, se o seu negócio é voltado a serviços de espelhamento automotivo, o ideal é focar em empresas que façam a mesma atividade.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
3 – Aprimore o design do seu site
O design é um dos pontos mais importantes para o Google, visto que vários usuários já consideram a sua experiência de navegação logo que entram na página, pela disposição dos elementos e pela aparência do layout.
Algumas dicas para um design aprimorado são:
- Organize os elementos em ordem de prioridade;
- Escolha uma paleta de cores padronizada;
- Mantenha a identidade visual da marca;
- Não exagere nos recursos imagéticos.
Além disso, é importante que as imagens clicáveis façam sentido ao usuário. Se a intenção é colocar uma ilustração referente a troca de categoria CNH, o elemento deve representar justamente esse serviço.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
4 – Instale o Ubersuggest para o Chrome
A extensão do Ubersuggest para o Chrome ajuda nesse processo de adequação do seu site à atualização do algoritmo Google Page Experience.
Com esse recurso, é possível verificar os dados de cada URL no ranking de pesquisas. Ou seja, tem-se dados a respeito do emprego de palavras-chave nas estratégias de SEO (otimização para os mecanismos de busca).
Assim, ao digitar por “CNH suspensa ou cassada”, por exemplo, o Ubersuggest mostra dados de pontuação do domínio (maior o número, maior a autoridade) e a quantidade de citações (links) que uma página recebeu.
Desse modo, ao fazer uma busca otimizada, o ideal é procurar uma pontuação de domínio mais baixa e com menos backlink do que a concorrência, mas que mantenham uma alta posição. Com isso, fica mais fácil investir em estratégias de rankeamento.[/vc_column_text][vc_empty_space][vc_column_text]
5 – Continue produzindo conteúdo relevante
Não é de hoje que se fala sobre a importância de produzir conteúdo relevante para o melhor rankeamento do seu site.
Afinal de contas, esse aspecto leva em consideração o próprio perfil do consumidor atual, cada vez mais interessado em informações relevantes, não em anúncios sensacionalistas e invasivos, como ocorre na publicidade tradicional.
Sendo assim, a experiência do usuário também é caracterizada por esse compartilhamento de conteúdo relevante, que envolve o uso de informações cada vez mais aprofundados sobre uma temática.
Para os sites que já investem no marketing de conteúdo, a dica é permanecer nesse mesmo esquema, aprofundando os artigos e materiais, quando possível. Até porque a principal moeda de troca na internet é a informação.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/conteudo-evergreen/” text=”Entenda o que é e as vantagens de produzir conteúdo Evergreen”][vc_empty_space][vc_column_text]
Quais as métricas de avaliação do Google para 2021?
Além das três métricas mais importantes do Page Experience, o Google já enfatizou que as Core Web Vitals provavelmente irão evoluir com o tempo. Fora que o buscador não deixará de avaliar os demais indicadores que já faziam parte da experiência do usuário.
Sendo assim, tenha em mente que as avaliações do Google serão feitas com base:
- Na responsividade e compatibilidade com dispositivos móveis;
- Em uma navegação segura, com protocolos HTTPs;
- Na ausência de materiais intrusivos, como banners e popups;
- Na produção de conteúdo relevante.
Para ajustar eventuais problemas do seu site, a dica é usar as ferramentas do próprio Google, como o Search Console, que ajuda a identificar rapidamente as falhas e os pontos de melhoria da sua página.[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vntd_content_box title=”” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/google-search-console-para-publisher/” text=”Google Search Console: principais funcionalidades para publishers”][vc_empty_space][vc_column_text]
Conclusão
O ano de 2021 promete se focado na experiência do usuário. Tanto que até o Google está investindo em uma nova diretriz de UX trazida pela atualização do algoritmo do Google, a Page Experience, levando em consideração os aspectos que melhoram a navegação e a vivência dos internautas.
O artigo de hoje trouxe algumas dicas de como melhorar a experiência do seu site, cumrpindo as diretrizes do Google e, com isso, alcançar um melhor rankeamento.
De praxe, vale lembrar que quanto maior é o tráfego orgânico, maiores são as chances de conversão e vendas![/vc_column_text][vc_empty_space][vc_empty_space][vc_column_text]A Alright AdTech Company leva tecnologia, conhecimento e receita para mais de 300 publishers, e entregamos campanhas hiper-regionalizadas com maior cobertura e melhor contexto para anunciantes. [/vc_column_text][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse conteúdos relevantes para publishers e anunciantes digitais
[/vc_column_text][vc_video link=”https://youtu.be/IAu_tHQUwdI”][vc_empty_space][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/4″][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Conheça a Alright for Brands!
Publisher, quer seu portal n maior Rede de sites regionais do Brasil? Solicite uma avaliação do seu portal e faz parte da Rede Alright for Brands!
[/vc_column_text][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][/vc_column][vc_column width=”1/4″][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text css=”.vc_custom_1530816391241{margin-top: -10px !important;margin-bottom: 50px !important;}”]
Veja Também
[/vc_column_text][blog_carousel posts_nr=”4″ meta=”date” bullet_nav=””][/vc_column][/vc_row]