Conteúdos no formato web stories, de consumo rápido e com forte apelo visual, se tornam mais populares a cada dia.
Popularizados pelo Snapchat, esses conteúdos ganharam ainda mais força quando foram adotados também pelo Instagram – mas não pense que eles estão restritos às redes sociais!
O Google também pegou carona na moda, e exibe uma aba de web stories no Google Discover – a página inicial do buscador nos smartphones, onde são exibidas notícias e artigos que podem ser de interesse do usuário.
Se você também percebeu a presença dos Google Web Stories na busca, quer saber como emplacar seu conteúdo por lá e quais os benefícios, veio ao lugar certo!
Hoje o papo é sobre os web stories do Google, e como eles podem ajudar a aumentar o tráfego do seu site – e, consequentemente, a sua receita.
Continue lendo para desbravar as possibilidades do Google Web Stories!
O que são os Google Web Stories?
Os Google Web Stories são carrosséis de conteúdo disponibilizados na interface do Google Discover.
(já falamos sobre o Google Discover nesse artigo, não deixe de conferir)
Com o uso de imagens, vídeos, texto e animação, esses conteúdos são apresentados de maneira mais dinâmica e atraente, geralmente com um CTA (Call-to-Action, ou em português, Chamada para Ação) ao final levando a uma versão mais completa em forma de vídeo ou artigo.
As imagens são exibidas na vertical, e enchem a tela dos usuários.
O formato é bastante parecido com o que estamos acostumados no Instagram, permitindo que os usuários avancem ou retornem para a tela anterior com apenas um toque.
Os Google Web Stories exibem conteúdos de temas diversos para cada usuário, baseados nas buscas anteriores e em temas de interesse, o que garante uma “curadoria” única para cada internauta.
Ou seja, os seus web stories serão exibidos para usuários interessados no tema, o que os torna mais propensos a engajar com o seu conteúdo.
O resultado? Uma alta taxa de cliques e visualizações.
Uma excelente oportunidade para criadores de conteúdo, não é mesmo? Saiba o que é o Google Discover e como ele pode ajudar a trazer mais visitantes para seu site” \
Como os Google Web Stories aparecem no Discover?
Mesmo que o formato rápido e dinâmico possa sugerir o contrário, os Google Web Stories não aparecem automaticamente no Google Discover.
É necessário que os criadores de conteúdo elaborem os web stories diretamente em seus sites para que eles sejam exibidos para os usuários, em um processo semelhante ao das AMPs (Accelerated Mobile Pages – saiba mais sobre elas aqui).
Para os usuários de Android e iOS, a aba de stories aparece no topo do Google Discover, logo após as recomendações principais.
É possível gerenciar as preferências, e também selecionar a opção de não exibir os stories. Os usuários também são capazes de gerenciar os interesses, acessando uma lista com temas que já foram buscados no Google.
Nessa lista, é possível selecionar temas para seguir e também para ocultar. Ou seja, o usuário tem total controle sobre os assuntos que serão exibidos no Google Web Stories.
Como usar/ instalar os Google Web Stories?
E agora vamos à pergunta que não quer calar: como usar os Google Web Stories?
Temos boas notícias para publishers que utilizam o WordPress: existe um plugin que facilita bastante a tarefa de criar os stories.
Desenvolvido pelo próprio Google, o plugin Web Stories torna o processo bem simples.
Para instalá-lo, basta clicar aqui, ou fazer o download diretamente pela interface do WordPress.
Após a instalação, basta ativar o plugin para começar a usá-lo. A interface é bastante amigável, do tipo drag-and-drop, e permite que os publishers criem e editem os web stories de maneira fácil e rápida.
Outro diferencial do plugin é o acesso direto aos vídeos e imagens publicados no WordPress, facilitando a tarefa de transformar artigos em stories.
O plugin também conta com templates prontos, que tornam a elaboração ainda mais fácil para quem não tem muita intimidade com design. Ou seja, não tem desculpa para não usar os web stories!
Como ter os melhores resultados com o Google Web Stories?
Agora que já sabemos como instalar e usar os Google Web Stories, vamos ao que interessa: dicas de otimização para ter os melhores resultados com a ferramenta!
Confira algumas recomendações para o Google Web Stories:
– Priorize os conteúdos em vídeo
Os conteúdos em vídeo são cada vez mais populares, e entre os usuários consumidores dos Google Web Stories essa preferência também predomina.
Por isso, a própria empresa recomenda a utilização de conteúdos nesse formato nos stories, para oferecer aos usuários uma experiência mais imersiva e envolvente.
A dica é criar vídeos no formato retrato, com a proporção 9:16.
– Foque na legibilidade do texto
Conteúdos em formato de texto não são os mais recomendados para os Google Web Stories, mas quando forem inevitáveis certifique-se de que são legíveis.
Preste atenção ao tamanho das fontes utilizadas, e também tenha cuidado com o contraste do texto. Se o fundo é claro, utilize cores escuras – e vice-versa. Lembre-se de que o conteúdo será consumido em smartphones.
Também é importante cuidar a disposição dos elementos: mantenha o texto separado das imagens para evitar confusão visual!
– Evite textos longos
Outra dica do Google é ser breve e transmitir apenas informações essenciais no formato de texto.
A empresa aconselha a evitar os blocos de texto muito longos. Outra dica compartilhada pelo Google é usar diversos tamanhos e estilos de fonte para tornar o texto mais dinâmico e legível.
– Use animações
Os recursos de animações podem tornar os seus stories ainda mais interessantes e atraentes para os usuários.
E se você deseja destacar algum elemento ou objeto no seu conteúdo, esse é o recurso certo para chamar a atenção!
Uma dica importante é prestar atenção no tempo e estilo da animação, para que ela seja condizente com a identidade visual da sua marca.
– Abuse do storytelling
As pessoas se conectam a outras pessoas, e gostam de ouvir histórias que partam de uma perspectiva mais humana.
Por isso, sempre que possível, faça vídeos para adicionar um toque pessoal aos seus stories, mesmo quando o tema parece ser mais duro.
Exemplo: se um jornal compartilha stories sobre uma reportagem investigativa, que tal adicionar um depoimento do repórter sobre o trabalho de apuração?
Como usar o SEO para ter melhores resultados com os web stories?
Agora que você já sabe como desenvolver o melhor conteúdo para os Google Web Stories, vamos conferir algumas dicas de SEO para que você tenha o melhor resultado possível com suas publicações.
Confira:
– Conteúdo em primeiro lugar
Quem costuma acompanhar e estudar as tendências de SEO já sabe disso, mas não custa repetir: a criação de conteúdo de qualidade deve estar no topo das suas prioridades.
Explore temas relevantes, busque fontes confiáveis e mantenha seus leitores bem informados. Ao entregar conteúdo bem feito, os resultados aparecem com muito mais facilidade!
– Ofereça a melhor experiência para os usuários
O Google preza pela boa experiência dos usuários, e seus stories devem seguir os preceitos da empresa para ter os resultados esperados.
Confira algumas dicas para oferecer a melhor experiência para os leitores:
– Use entre 10 e 20 slides para contar sua história;
– Não force a visita ao seu website. As web stories devem contar uma história completa, embora de forma resumida;
– Não exagere no texto. O Google recomenda um máximo de 10 palavras por slide;
– Evite animações muito bruscas, e que podem causar incômodo nos usuários;
– Adicione conteúdo relevante aos seus stories com links, vídeos e outros formatos. Facilite a vida do leitor, caso ele queira saber mais sobre o tema abordado!
– Crie web stories para seus principais conteúdos
Se qualidade e relevância são diferenciais para o Google, faz sentido usar o recurso das web stories para destacar seus principais conteúdos.
Trazer ainda mais visitas para páginas que já são populares fará com que o buscador aumente ainda mais o reconhecimento da sua expertise no assunto abordado.
Dessa maneira, os seus conteúdos serão cada vez mais recomendados pelo buscador – e, consequentemente, você terá mais visitas e ganhos.
– Capriche na capa dos seus stories
A capa é um dos “detalhes” mais importantes dos seus stories, pois é ela que vai atrair (ou não) a atenção dos usuários.
Mas a importância da capa vai além: ela também serve para informar ao Google detalhes da sua publicação.
Por isso, é importante incluir informações como título e data de publicação, além de conter a sua marca.
– Use títulos curtos
Na hora de escolher um título para seu story, use seu poder de síntese.
O espaço para o título nos Google Web Stories é limitado, e comporta até 90 caracteres. Mas a recomendação da empresa é que se utilize até 70 caracteres para criar um título descritivo, que informe o assunto da publicação de forma rápida.
– Crie títulos únicos
Para evitar problemas com títulos duplicados, é fundamental criar títulos únicos para suas Google Web Stories.
Mesmo que elas sejam baseadas em artigos existentes em seu site, resista à tentação de usar o mesmo título. Mas pode usar e reforçar a palavra-chave, viu?
– Aposte nos links internos
Sim, os links internos que tanto fazem diferença na estratégia de SEO dos sites também podem ser usados nas web stories.
Levando em consideração que as stories são previews de conteúdos publicados no site, faz todo sentido usar links internos apontando para eles.
Além de gerar tráfego para sua página, essa estratégia reforça a relevância do seu conteúdo para o Google.
– Inclua legendas em seus stories
Em caso de stories em formato de vídeo, é importante incluir legendas com o conteúdo que está sendo falado.
Lembre-se que nem sempre é possível visualizar os stories com o som ligado. As pessoas consomem conteúdo na fila do banco, no transporte público e em outros lugares, e nem sempre têm um fone de ouvido à mão. Você tem que prever todas as possibilidades, e entregar seu conteúdo de maneira que seja acessível a todos.
E já que estamos falando em acessibilidade, incluir as legendas também torna o seu conteúdo acessível aos deficientes auditivos.
– Inclua texto alternativo nas imagens dos stories
O texto alternativo é uma prática bastante recomendada para aumentar a detecção do conteúdo, e também é bastante útil na criação dos web stories.
O próprio Google recomenda a utilização do texto alternativo em sua lista de melhores práticas para stories.
Além disso, o texto alternativo é uma maneira de tornar seu conteúdo acessível a deficientes visuais, que dessa maneira podem ouvir a descrição das imagens.
– Verifique se o story pode ser encontrado pelo Google
É imprescindível verificar se os seus stories poderão ser encontrados pelo Google.
Para isso, fica a dica da empresa: não inclua um atributo noindex na Story. Ele impede que o Google indexe a página e que ela apareça nos resultados.
Além disso, é altamente recomendado que você adicione as Web Stories ao sitemap.
Para verificar se o Google é capaz de encontrar as suas web stories, acesse o relatório de cobertura do índice e o relatório de sitemaps do Search Console.
Quais as vantagens de usar o Google Web Stories?
Usar o Google Web Stories é bastante vantajoso para os publishers!
A primeira, e talvez mais óbvia, vantagem de apostar em conteúdo nesse formato é que assim aumentam consideravelmente as chances de aparecer para novos usuários no Google Discover.
E seu conteúdo não vai aparecer de qualquer forma: vai aparecer com bastante destaque, de uma maneira que realmente é impossível de ignorar.
E o melhor: para usuários que já demonstraram interesse no tema abordado!
As web stories também têm um grande potencial para direcionar tráfego para o seu site.
É possível incluir um CTA direcionando os usuários para a página que você quiser, então use esse recurso para promover ainda mais conteúdos populares da sua página.
Além disso, é possível exibir anúncios nas web stories e aumentar o seu faturamento, mas isso é assunto para o próximo item!
Veja também: “Principais pontos e adequações de empresas à LGPD”
É possível monetizar os Google Web Stories?
Ao visualizar stories do Google, você verá que são exibidos anúncios intersticiais (entre uma tela e outra). Ou seja, é possível sim monetizar os conteúdos nesse formato!
Segundo o Google, “anúncios de story são atualmente compatíveis com o Google Ad Manager para inventário de venda direta, e em breve anúncios programáticos e suporte do AdSense serão incluídos”.
Outra sugestão da empresa é usar os stories para divulgar links de afiliados. Se você usa o marketing de afiliados para monetizar seu conteúdo, essa também é uma boa estratégia para aumentar seus rendimentos.
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