Weather Sync
Porque trabalhar mídia combinada com alteração de clima pode ser a melhor estratégia
Não é difícil perceber o quanto as alterações climáticas podem influenciar nas vendas em certos segmentos. Sorveterias, por exemplo, viram ponto de encontro nos dias quentes. Lojas de aquecedores, por sua vez, recebem muito mais atenção quando as temperaturas despencam. Enquanto isso, varejistas que trabalham com produtos que podem ser utilizados em todas as estações quebram a cabeça para entender qual a melhor oferta para cada clima e qual o melhor momento para impactar o consumidor.
As pessoas costumam ter padrões de comportamento atrelados ao clima que podem influenciar diretamente nas suas vendas. Indústrias como alimentação e bebidas, farmacêutica, roupas, viagens, casa & jardim e automobilística são diretamente afetadas pelos termômetros. Usar o Weather Sync para combinar a mídia com as alterações do tempo pode ser a estratégia mais acertada para impulsionar os seus anúncios e aumentar o seu ROI, já que você promove o conteúdo certo no momento exato!
O que é Weather Sync
Weather Sync é uma tecnologia que torna a sua campanha de mídia programática ainda mais precisa e contextualizada. Com ela, é possível associar as suas campanhas de publicidade digital com as condições meteorológicas de cada região onde seus anúncios estão rodando.
É possível configurar a sua campanha em tempo real ou em uma janela de sete dias com os seguintes critérios: temperatura, clima nublado, chuva, neve, sol, tempestade e vento. Por exemplo, você pode estipular que seus anúncios mostrem diferentes imagens e produtos para cada temperatura. Digamos que você criou uma campanha específica para um bairro de São Paulo. Esses anúncios podem mostrar uma pessoa realizando atividades ao ar livre quando a temperatura está acima dos 25°C, uma pessoa com guarda-chuva em punho quando chove e outra pessoa bastante agasalhada quando as temperaturas caem. Dessa forma, suas mensagens farão muito mais sentido para os consumidores.
Plataformas como o Facebook não possuem ferramentas para configuração de campanhas baseadas nas mudanças climáticas, mas com a solução oferecida pela Alright você será capaz de veicular propaganda extremamente segmentada.
Ao associar sua publicidade com o clima, sua empresa vai apresentar mensagens que geram mais identificação entre os consumidores. A identificação leva à confiança, e a confiança gera vendas. Ou seja, usar o clima como argumento pode ser um grande negócio.
Como o clima influencia o comportamento e as decisões dos consumidores
Uma pesquisa realizada pelo British Retail Consortium revelou que o clima é o segundo maior influenciador do comportamento dos consumidores, ficando atrás apenas da economia. O clima afeta o estado emocional, influencia as decisões de compra e até o orçamento disponível. Se você tem dúvidas, observe os seus próprios hábitos em diferentes estações: você se alimenta de maneira diferente, se veste de maneira diferente e planeja passeios diferentes.
O clima determina como os consumidores fazem suas compras. Em dias muito frios ou chuvosos, por exemplo, o número de compras online sobe. Um estudo divulgado pela Rich Relevance revelou que empresas dos segmentos de móveis, decorações, roupas e atacado vendem 12% a mais pela internet quando o clima está ruim em comparação com dias ensolarados.
Por outro lado, os dias de sol costumam deixar as pessoas mais felizes e mais propensas a gastar. Experimentos já comprovaram que os consumidores se tornam dispostos a pagar até 56% a mais pela mensalidade da academia após serem expostos ao sol. Detalhes como a temperatura, umidade, pressão do ar e luminosidade afetam diretamente o nosso humor e nossa disposição para as compras. Alguns empresários já perceberam isso e usam luzes que imitam o efeito da luz solar em suas lojas para inspirar os consumidores a gastar mais.
E, claro, não podemos esquecer das necessidades específicas que surgem a cada mudança de temperatura. Precisamos ajustar a temperatura da nossa casa, e precisamos adaptar também o nosso guarda-roupa ao clima lá fora. Pesquisa realizada pela WXTrends monitorou os hábitos de consumo durante as alterações no clima e observou que quando a temperatura cai, o consumo de sopas aumenta em 2%, as vendas de aquecedores portáteis aumenta em 15% e as farmácias vendem milhares de protetores labiais a mais. Por outro lado, quando as temperaturas aumentam, sobem também as vendas de refrigerantes (2%), de ar condicionado (24%) e de protetor solar (11%).
O ROI (Retorno sobre Investimento) das campanhas baseadas no clima
As campanhas publicitárias baseadas no clima trazem ótimos resultados. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos apontam que as empresas que usaram a publicidade atrelada ao clima tiveram suas receitas dobradas ou triplicadas. Em 2013, a marca de cerveja Stella Artois realizou uma campanha acionada pelas temperaturas no Reino Unido, quando percebeu que sutis aumentos na temperatura faziam as vendas de cidra disparar. A empresa de bebidas configurou uma série de anúncios do produto, que eram exibidos em paradas de ônibus sempre que a temperatura estava um pouco acima da média mensal. A escolha das paradas de ônibus não foi por acaso – elas estavam localizadas próximas a pontos de venda.
O resultado? A empresa teve um aumento de 65,3% nas vendas durante a execução da campanha baseada na temperatura. Além disso, os anúncios foram 50% mais baratos do que o normal, já que só eram exibidos em determinadas condições climáticas. Para deixar tudo ainda melhor, a campanha viralizou e a empresa ganhou o equivalente a £15.000 em mídia espontânea. Nada mal, não é mesmo?
Como configurar uma campanha de mídia programática sincronizada com o clima
Sincronizar a sua campanha de mídia programática com o clima é uma tarefa bastante simples: basta escolher a localização e as condições climáticas nas quais deseja enviar mensagens específicas que o sistema faz o resto, disparando sua publicidade na hora certa para as pessoas certas.
Com a solução oferecida pela Alright você será capaz de impactar os seus consumidores no momento perfeito sem fazer um grande esforço. É um trabalho simples, e que traz resultados extraordinários! Quer saber mais? Converse conosco para descobrir como a sua campanha de mídia pode ser muito mais eficaz com o Weather Sync!