[vc_row][vc_column][vntd_hero_section heading=”8 Tendências do Marketing Digital para 2021″ subtitle=”Confira as principais tendências de marketing digital para o novo ano na visão de especialistas da Alright” btn1_label=”” images=”7003749″ bg_overlay=”dark50″ fullwidth=”fullwidth-stretch” container=”stretch” content_width=”narrow” content_offset=”50 px” parallax=”no” heading_fs=”52px” heading_tt=”normal” subtitle_fs=”28px”][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/6″][/vc_column][vc_column width=”2/3″][vc_empty_space][vc_column_text]O ano de 2020 foi um momento totalmente inesperado e imprevisto na história contemporânea. Nossa relação com o mundo mudou, e com isso também a nossa relação com as marcas. Por isso, é preciso ficar de olho nas principais tendências do marketing digital para 2021 e começar um novo planejamento.
Passamos por um ano de intensas mudanças. A pandemia da Covid-19, decretada em março de 2020, exigiu a adaptação das empresas para novos contextos, principalmente devido às medidas de isolamento social. Com isso, muita coisa mudou.
Além do uso intensificado das TICs (tecnologias da informação e da comunicação), que foi uma alternativa para vários negócios continuarem, também está aí o desafio de planejar o ano de 2021 levando em conta os impactos e perspectivas da crise.
Nesse sentido, teremos muitas mudanças: de estratégias, ferramentas, recursos, até mesmo na forma e na metodologia de trabalho. Por isso, muita coisa vai ter que ser revista.
No artigo de hoje, conheça algumas das principais tendências do marketing digital para 2021 e comece a planejar já os próximos passos da sua empresa. Acompanhe a leitura![/vc_column_text][vntd_content_box title=”Sazonalidade de receita de anúncios ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/sazonalidade-de-receita-de-anuncios/” text=”Saiba como manter uma receita consistente durante todo o ano, mesmo em meses de menor volume de publicidade online “][vc_empty_space][vc_column_text]
1 – Loja Figital
Para quem ainda não se adaptou ao mundo online da compra e venda, vai precisar fazer isso o quanto antes. Isso foi perceptível durante a pandemia do novo coronavírus.
Para termos uma ideia, segundo uma pesquisa da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), 52% dos brasileiros passaram a comprar pela internet durante a pandemia e cerca de 70% dos participantes afirmam que manterão esse hábito. Além disso, 11% dos compradores fizeram sua primeira compra online durante a pandemia.
Hoje em dia, é possível achar praticamente tudo na internet. Desde um notebook novo, passando por vestuários, artigos de decoração, papelaria, itens de mercearia entre outros.
Fora que a estimativa é que, até o ano de 2040, 95% de todas as compras serão feitas via e-commerce. Portanto, quem ainda não se atualizou, a hora é agora!
Durante a pandemia, muitas empresas que não conseguiram fazer a migração para o online não conseguiram enfrentar a crise e acabaram fechando. Como essa tendência irá se manter, não vai dar mais para ignorar a presença do digital. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Saiba como evitar fraudes no ecossistema de mídia programática” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/como-evitar-fraudes-no-ecossistema-de-midia-programatica/” text=”Entenda como garantir a segurança das suas campanhas no meio digital “][vc_empty_space][vc_column_text]Segundo o Comitê Gestor da Internet, 58% dos brasileiros conectados utilizam a internet exclusivamente pelo celular. O fenômeno mobile-first, para muitos, é mobile-only. Estamos comprando online em qualquer lugar e a qualquer hora. Não paramos mais para fazer compras. Compramos em movimento.
Depois de meses de restrições ao comércio de rua e shoppings, a reabertura total tornou-se uma grande incógnita. Será que este consumidor, que descobriu as facilidades e novas interfaces com o comércio eletrônico, voltará a comprar nas lojas da forma como fazia antes da pandemia? Certamente não todos os consumidores.
Nesse mercado do comércio online, vimos o crescimento cada vez maior do live commerce. As lives conectam o consumidor em tempo real com os vendedores (e também influenciadores) das marcas para aproveitar descontos e oportunidades. O consumidor está sempre atento ao que as marcas estão transmitindo nos seus canais e aplicativos.
O live commerce tende a crescer no Brasil da mesma forma que na Ásia, onde já é uma das principais formas de venda no varejo digital. Em países como Japão, Coréia do Sul e, principalmente a China, os vendedores das lojas físicas interagem com compradores online através de vídeo e chat.
Estamos diante de uma soma de fatores única no varejo: crescimento do comércio eletrônico somado a novas tecnologias e mudanças marcantes no comportamento do consumidor. Essa tempestade perfeita está alterando a loja física como a conhecemos. Os compradores se conectam com vendedores online que facilitam a compra na loja física e vice-versa. Alguns preferem tocar nos produtos antes de comprar online.
A fusão entre e-commerce e varejo tradicional está criando um novo tipo de PDV: a Loja Phygital. Essa mistura de loja física e digital abre um amplo espectro de possibilidades. Desde ter atendentes online mostrando produtos em chamadas de vídeo até a transformação da loja física em um grande estúdio de entretenimento online para transmitir conteúdo dentro da loja para milhares de consumidores. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Anuncie com estratégia” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/site-poluido-com-publicidade/” text=”Saiba como gerar mais receita sem poluir o site com anúncios “][vc_empty_space][vc_column_text]
2 – Publicidade Sustentável
Ter um propósito que vai além das vendas é algo que encanta os consumidores – e será um fator preponderante para o ano de 2021.
De acordo com o Deloitte, cerca de 79% dos clientes afirmaram que vão continuar fazendo compras com os empreendimentos que buscaram oferecer ajuda para comunidades, humanizando suas ações.
Isso diz respeito a muitos outros objetivos. Por exemplo, uma empresa que fez renovação de licença ambiental e se mostra preocupada com a sustentabilidade, será lembrada por esse valor. Dessa forma, cria-se um relacionamento mais forte com a marca.
Por esse motivo, vale a pena investir em estratégias que evidenciem ainda mais os propósitos e valores da sua empresa, para criar um vínculo afetivo com o público.
O propósito também se relaciona diretamente com a responsabilidade da empresa no impacto causado na sua comunidade, na sociedade e no meio ambiente. Por isso, cada vez mais as marcas querem saber mais sobre os impactos gerados na sua cadeia de fornecedores. Quando este assunto chega na comunicação, o investimento em mídia é algo sensível para as marcas que querem saber para onde está indo o dinheiro investido.
Os gestores de marketing estão sendo cada vez mais cobrados pela responsabilidade no investimento em mídia para não financiar discursos de ódio e sites que propagam notícias falsas (fake news). O contexto onde a marca aparece no ambiente digital se tornou mais relevante para os consumidores que cobram essa responsabilidade social das marcas. A publicidade, agora, deve responder à expectativa do consumidor sobre o que a marca está incentivando com seus investimentos.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Foco em Experiência do Usuário no Mobile ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/mobile-first/” text=”Entenda por que o Google valoriza sites que oferecem uma boa experiência nos dispositivos móveis”][vc_empty_space][vc_column_text]
3 – Marketing ubíquo
A agilidade é uma palavra de ordem para as tendências do marketing em 2021. Com o aprimoramento tecnológico cada vez mais intenso, é fundamental investir em ferramentas digitais que promovam uma comunicação mais rápida e eficiente.
Hoje em dia, o comportamento do consumidor exige essa rapidez. Não é à toa que as pessoas estão investindo em tecnologias de automação não só em seus trabalhos, mas também em casa – por exemplo, os sistemas de automação residencial som.
Sendo assim, a agilidade vai valer para muitos processos e operações, como:
- Entrega dos produtos;
- Execução dos serviços;
- Atendimento e comunicação;
- Suporte ao cliente;
- Entre outros.
Aqui, não tem jeito: a sua empresa vai precisar aprimorar as ferramentas digitais, inclusive no âmbito do marketing. Uma dessas ferramentas que está se tornando padrão para grandes e médias empresas são os chatbots. Cada vez mais “humanizados”, os chats automatizados e, muitas vezes, impulsionados pelo aprendizado de máquina e inteligência artificial estão por toda parte. Pode acontecer de sequer nos darmos conta de que estamos falando com um robô, uma vez que a linguagem está cada vez mais fluída e natural.
Os bots não estão mais somente nos chats. Também falamos com robôs por áudio e até vídeo. Os assistentes de voz estão cada vez mais acessíveis e com mais aplicações ativadas por voz. Dessa forma, as marcas terão mais dados sobre os usuários para tornar a comunicação ainda mais personalizada. Nosso diálogo com as máquinas tende a se tornar mais natural e frequente. O marketing será realmente um diálogo contínuo com um consumidor modelado por dados que moldam nossa identidade digital. Assim, podemos afirmar que a tecnologia irá interagir com uma versão digital ampliada do que somos na realidade.
Consumidor cada vez mais automatizado. Marketing cada vez mais inteligente e fluído. A soma dessas duas realidades produz um efeito “piloto automático” onde as relações são programáveis e, cada vez menos, demandam intervenção humana. Nossas decisões de compra não são mais uma conexão homem-máquina, mas uma relação máquina-máquina. Ao longo do tempo, o processo de consumo e interação com as marcas não terá mais uma fronteira distinta entre o conteúdo, nossos hobbies, nosso trabalho, nossas necessidades, etc. O marketing será uma parte quase indissociável da nossa vida e, assim, imperceptível como o oxigênio que respiramos. Estamos entrando na era do marketing ubíquo.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”SEO essencial para publishers” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/dicas-de-seo/” text=”Conheça dicas essenciais de SEO para publishers aumentarem sua receita”][vntd_content_box title=”Conteúdo que nunca envelhece” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/conteudo-evergreen/” text=”Entenda por que os conteúdos Evergreen ou perenes são importantes para a sua monetização “][vc_empty_space][vc_column_text]
4 – Marcas onipresentes
A informação já é a bola da vez no marketing digital, mas ela vai ganhar ainda mais importância em 2021 (ainda mais com o boom das fake news que surgiram por aí!).
Fora que o futuro reserva o compartilhamento de informações indo além do texto, mas principalmente em áudio e vídeo, que serão os formatos mais apreciados e consumidos pelo público nos próximos anos.
Então, se você vai fazer uma campanha de divulgação de um relógio de ponto portátil, por exemplo, vá além daqueles anúncios tradicionais e invasivos, para oferecer um conteúdo de qualidade ao seu público. Além disso, pense bem no formato – às vezes, investir em um vídeo bem-feito, por exemplo, pode ser a chance de sucesso do seu material.
Vale dizer que o vídeo não será apenas uma opção preferida de consumo de conteúdo, mas também pode ser usado em outras estratégias de marketing, como o link building.
Fora que as transmissões ao vivo conquistaram o seu lugar ao sol e, atualmente, várias plataformas permitem a realização de lives.
É uma ótima forma de atrair audiências em eventos online. Inclusive, você pode usar um telão de LED para eventos para exibir vídeos como parte do conteúdo. Os eventos híbridos vão tomar conta de 2021. Misturando pequenos grupos de convidados presenciais e grandes audiências online, os eventos vão mudar a forma de conectar marcas e consumidores. Essa discussão permeou a cobertura da Alright Adtech do Web Summit 2020.
Em relação ao conteúdo abordado pelas marcas, veremos cada vez mais o ativismo tomando conta da pauta dos canais de comunicação das marcas. Os consumidores passaram a cobrar das marcas posicionamentos em relação às grandes questões sociais e políticas. Por isso, esperamos ver cada vez mais conteúdo e eventos promovidos por marcas engajadas socialmente para discutir essas pautas que saem do âmbito do mercado da marca.
A evolução do marketing de conteúdo será uma ampliação da pauta, dos formatos e das possibilidades de conexão com o consumidor. As marcas estarão mais presentes nas nossas vidas não somente através dos produtos e serviços que entregam, mas também por assuntos relevantes para todos além do entretenimento. Estamos diante da era das marcas onipresentes. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Algoritmo de Engajamento da Alright” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/engajamento-do-usuario-e-geracao-de-receita/” text=”Entenda como funciona a tecnologia da Alright que otimiza a receita e melhora a Experiência do Usuário do seu site”][vc_empty_space][vc_column_text]
5 – Treinadores de Algoritmos
Já podemos observar a Inteligência Artificial (IA) em várias ferramentas do nosso dia a dia. Em 2021, essa tecnologia promete se expandir ainda mais, principalmente nas ferramentas de marketing e atendimento ao cliente.
Só para termos uma noção, recentemente o Google Analytics lançou uma nova versão que promete levar o processo de Machine Learning a níveis ainda mais aprimorados, para que as campanhas de marketing sejam mais segmentadas.
Além disso, a IA já é usada em inúmeros equipamentos, como catraca de academia que já traz informações a respeito da cada aluno, bem como chatbots de atendimento ao cliente.
Entre os grandes benefícios da Inteligência Artificial, destacam-se o maior aprimoramento de dados, capacidade de armazenar dados com segurança, facilidade na orientação de campanhas, além de máxima produtividade e redução de custos.
Todos os dias novos aplicativos e sistemas estão utilizando a inteligência artificial para criar uma relação mais personalizada, adaptada às nossas características individuais. O consumidor já está se acostumando a lidar de forma mais proativa com a inteligência artificial e a automação no relacionamento com as marcas.
Muitas pessoas já têm por hábito abandonar carrinhos no e-commerce com produtos que gostariam de comprar porque sabem que, logo em seguida, elas vão receber e-mails com ofertas e descontos relacionados àquele produto abandonado. Os adolescentes já sabem que certos vídeos não devem ser vistos no Youtube no modo logado, mas sim, na janela anônima do browser, pois as recomendações de conteúdo no futuro podem revelar o que eles estavam assistindo.
As redes sociais são outro exemplo de como as pessoas aprenderam a controlar os algoritmos. Muitos evitam comentar e interagir com postagens de pessoas específicas, pois sabem que o engajamento aumenta a relevância dos perfis para aparecer primeiro na timeline. O contrário também vale: as pessoas interagem intencionalmente com perfis específicos para que estes tenham mais relevância.
Nossa relação com as máquinas está cada vez mais familiar e próxima. Estamos aprendendo a lidar com os algoritmos de forma intencional numa busca por programar as máquinas através das nossas interações. Estamos compreendendo a nossa capacidade de treinar as máquinas e sistemas para que eles passem a reagir conforme nosso desejo.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Nova atualização do algoritmo do Google ” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/atualizacao-algoritmo-do-google-2021/” text=”Conheça a atualização Google Page Experience que prioriza a experiência do usuário”][vc_empty_space][vc_column_text]
6 – SEO Muito Além do Negócio
O SEO, ou otimização para os mecanismos de busca, já é uma estratégia conhecida no marketing digital. Basicamente, a intenção é melhorar a classificação de uma página dentro dos buscadores, como o Google.
Assim, quando um usuário procura por encadernação capa dura, por exemplo, irá se deparar com conteúdos que utilizam a palavra-chave, dando preferência aos links com melhor ranqueamento.
Para 2021, o SEO continuará sendo uma das estratégias mais importantes do marketing digital, no entanto, alguns fatores terão maior peso, principalmente com relação à experiência do usuário.
Por esse motivo, é importante garantir que o seu site tenha uma boa velocidade de carregamento, seja responsivo e, além disso, promova uma boa interação com o usuário.
O próprio Google já afirmou que a experiência do usuário terá mais peso em suas avaliações. Ou seja, não se pode descuidar do conteúdo, mas também é preciso ficar de olho nos aspectos de programação do seu site.
Tradicionalmente, as marcas buscam ser relevantes em assuntos relacionados ao seu mercado de atuação em busca de usuários qualificados como potenciais consumidores. Porém, como já vimos anteriormente, as marcas estão se conectando com as pessoas através de pautas sociais e assuntos não necessariamente conectados ao mercado de atuação. Isso produz um efeito de ampliação do horizonte de conteúdo no qual a marca passa a olhar o SEO.
Uma marca de smartphones, por exemplo, pode se engajar em assuntos relacionados à igualdade de gênero, antirracismo, saúde no home office ou assuntos de comunidades específicas na web. Assim, a marca passa a se tornar relevante e aumentar sua autoridade em contextos diferentes do seu mercado de atuação, mas que são relevantes para os seus consumidores.
O consumo cada vez mais consciente também produz um reflexo nesta tendência onde as marcas estão mais atentas aos assuntos relevantes para suas audiências. Desta forma, as marcas passam a prestar contas sobre o impacto gerado na sua cadeia produtiva. É outro ponto a adicionar na conta do SEO que se amplia ainda mais no escopo da pauta de conteúdo.
O trabalho de SEO está mostrando que as marcas competem pelas buscas também fora do seu mercado. Ao entrar em pautas sociais, as marcas passam a competir com veículos de comunicação que cobrem estes mesmos assuntos. As marcas passam a olhar o marketing de conteúdo como um veículo de comunicação através de um espectro mais amplo e não com um viés específico de mercado. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Evite problemas de alta latência na rede” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/latencia-do-site/” text=”Saiba como diminuir o tempo de resposta do seu site e deixá-lo mais ágil”][vc_empty_space][vc_column_text]
7 – Programática para Todos
O crescimento do Google Meu Negócio já era esperado, porém com a pandemia da Covid-19, nem todos os estabelecimentos puderam usufruir da ferramenta – ainda mais porque o recurso é voltado para os médios e pequenos empreendimentos, os mais afetados pela crise.
Porém, com a recuperação já prevista, o ano de 2021 promete revelar todas as potencialidades do Google Meu Negócio como ferramenta de marketing digital.
Com ele, as empresas terão mais canais para divulgar seus produtos e serviços, além de melhorar a otimização dos sites, fazendo com que as páginas tenham uma melhor classificação.
Assim, se uma empresa de relógio de ponto portátil criar campanhas no Google Meu Negócio, as chances de expandir a marca na internet são muito maiores.
Os pequenos negócios que souberam fazer a sua transformação digital no marketing, aquisição e experiência com o seu público-alvo estão sobrevivendo e crescendo durante a pandemia. Plataformas como o Google Meu Negócio e os marketplaces dão o impulso necessário para colocar pequenos negócios em atividade no ambiente digital. Mas muitos outros detalhes são igualmente importantes.
O investimento em mídia está se tornando cada vez mais acessível e simplificado para os pequenos e médios empreendedores divulgarem seus produtos e serviços. Plataformas de CRM e Inbound Marketing estão se tornando padrão para uma camada de empresas que até pouco tempo resolviam tudo em planilhas de Excell. Muitos destes, em busca de diferenciação e sofisticação na sua busca por audiências específicas, passaram a contratar empresas de mídia programática para testar novas abordagens no marketing digital.
A mídia programática ainda tem muito a desenvolver no Brasil. Os pequenos e médios negócios já estão olhando para esta tendência. Mas sempre fica a dúvida: onde o meu anúncio vai aparecer? A Alright Adtech é um parceiro fundamental na construção da ponte entre anunciantes e audiência.
A empresa assumiu o papel de conectar veículos digitais que ainda não estavam presentes no ecossistema da mídia programática. Os pequenos e médios portais de notícias regionais são uma parte fundamental nessa conexão dos negócios emergentes com audiências locais.
Dessa forma, não só os pequenos negócios estão evoluindo no ambiente digital. Os pequenos produtores de conteúdo também estão se conectando de forma mais sofisticada. A mídia programática, agora, não é mais para poucos privilegiados. É acessível a todos.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Como gerar tráfego de diferentes fontes” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/tipos-de-trafego-online/” text=”Conheça os 6 principais tipos de tráfego online e como atraí-los”][vntd_content_box title=”Os 11 Fatores da monetização de sucesso” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/11-fatores-monetizacao/”][vc_empty_space][vc_column_text]
8 – Marcas Que Falam
As pesquisas por voz já vinham crescendo gradativamente com o passar dos anos. Mas para 2021, a perspectiva é de um aumento muito significativo, ainda mais com o aprimoramento do Google Assistente, Cortana e Siri (aplicativos de busca por voz).
Para termos uma ideia, de acordo com a ComScore, cerca de 50% das pesquisas em 2020 eram feitas por voz. Por isso, espera-se que o próximo ano essa tendência chegue com bastante força.
A melhor forma de incorporar essa busca é por meio das técnicas de otimização. Assim, ao usar a palavra-chave “alvará de táxi”, por exemplo, é fundamental pensar em como o termo seria pesquisado em um aplicativo de voz.
Os chat bots e sistemas de telemarketing já aderiram a este momento em que o ser humano se relaciona com seus devices através da voz. Trocamos os dedos pela fala.
Se falamos com as máquinas, esperamos que elas falem conosco? Talvez não em todas as situações, mas na maioria das vezes, preferimos um tutorial em vídeo do que em texto. Ou uma orientação por voz ao invés de um longo texto explicativo.
Já utilizamos o recurso de áudio do whatsapp de forma diária. Podcast é um dos formatos que mais cresceram durante a pandemia. A Deezer, por exemplo, publicou uma pesquisa mostrando que o consumo de podcasts cresceu (pasmem) 117% no Brasil. As marcas não podem esperar mais para literalmente falar com o consumidor. [/vc_column_text][vntd_content_box title=”Por que conectar seu site ao Google Ad Manager?” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/google-ad-manager/” text=”Saiba aproveitar os benefícios da principal plataforma de gerenciamento de anúncios”][vc_empty_space][vc_column_text]
Conclusão
Apesar das condições atípicas do ano de 2020, em especial por conta da pandemia da Covid-19, espera-se que o marketing digital avance a passos largos no futuro.
Para 2021, as tendências revelam o quanto as ferramentas tecnológicas se aprimoraram, mas sem esquecer o foco no usuário, levando em consideração a experiência de navegação, a personalização do conteúdo e o comportamento do consumidor digital.
O artigo de hoje buscou trazer algumas das principais tendências no marketing digital para o ano de 2021. Dessa forma, as empresas podem já começar o seu planejamento e alcançar sucesso com as campanhas.[/vc_column_text][vntd_content_box title=”Header Bidding da Alright” link_type=”external” item_url=”https://alright.com.br/header-bidding/” text=”Saiba como se beneficiar da técnica de Header Bidding com a Alright e aumente sua receita”][vc_empty_space][vc_raw_js]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[/vc_raw_js][vc_empty_space][vc_single_image image=”7003598″ img_size=”150×150″ alignment=”center”][vc_column_text]
Confira o conteúdo em vídeo!
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