Tecnologia no agronegócio: Como impactar o produtor rural conectado

A transformação digital renova os processos das empresas e cria novos hábitos entre consumidores e clientes. Bilhões de dispositivos já estão conectados à Internet e, em poucos anos, outros bilhões também estarão. É comum a tecnologia destacar-se quando conecta pessoas em grandes centros urbanos através de aplicativos de mobilidade, por exemplo. Porém, a revolução digital não fica para trás no campo.

O portal CGN, parceiro da Alright Network, esteve no Show Rural Coopavel em Fevereiro, e mostrou algumas tecnologias ao alcance do agronegócio brasileiro, como a FarmGO, uma plataforma de Agricultura Digital, nacional, que reúne em um único lugar informações do plantio até a colheita. É uma ferramenta que melhora a performance da lavoura, identificando os pontos de baixa produtividade e auxiliando na tomada de decisões para as ações corretivas. No mesmo evento ainda foram apresentados robôs ordenha, que juntamente com outras informações beneficiarão a saúde do gado e um sistema de placas solares exclusivo do Show Rural Coopavel.

Ainda sobre o evento, nosso parceiro Agrolink destacou a presença da GSI e sua novidade, a plataforma EDGE. Direcionada para a gestão de equipamento à distância, permite a produção em tempo real, mesmo de longe. Ainda possui integração com outros softwares de análise e gestão.

E esses são só alguns exemplos do que a tecnologia está fazendo pelo agronegócio. Há muito mais!

A digitalização do campo e sua importância

Segundo a ONU, em 2050, a produção de alimentos aumentará cerca de 70%. O combustível para essa revolução? A digitalização do campo. As tecnologias de informação e comunicação têm o poder de transformar os processos tradicionais quando aplicadas em diferentes cadeias da agricultura, como grãos e frutas e da agropecuária, gado de corte e de leite, entre outras.

O IoT (Internet of Things) ocorre na prática, por exemplo, quando o produtor rural utiliza acesso remoto via rede móvel – como aplicativos de smartphone – para consultar dados levantados por sensores em campo ou drones. Outro exemplo é a conexão dos sensores do maquinário, silos e criadores, controlando temperatura e umidade, além de sistemas rastreadores que monitoram a saúde de animais.

Ainda existe muito espaço para otimização dos processos agrícolas: do cultivo à entrega. Pode-se tornar essa cadeia mais barata, aumentar a acessibilidade e diminuir as taxas de desperdício.

O perfil e comportamento do atual homem do campo

Com os avanços da tecnologia e sua presença nos espaços rurais e agrícolas – física e mercadologicamente falando – o homem do campo hoje não está mais nos moldes demográficos e comportamentais de antes.

Segundo a Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio, que fez uma pesquisa recentemente sobre o comportamento e os hábitos do produtor rural, revelou que o perfil dele está ficando mais jovem: a faixa que era de 48 anos em 2013, hoje é de 46 anos. Somando isso com a democratização do acesso à Internet temos o dado de que 55% dos profissionais do agronegócio costumam acessar a Internet – a maioria diariamentepara buscar informação e atualização sobre seu mercado.

Esse índice é um grande marco na mudança do consumo de conteúdo por parte do produtor rural, que agora não olha apenas televisão e ouve rádio: a Internet está alcançando a popularidade desse meio mais tradicional. Ele é conectado e consome cada vez mais conteúdos na Web sobre o segmento agribusiness.

E a tendência é que essa transformação digital se expanda, amadureça e se consolide. Por isso a pertinência das marcas pensarem em estratégias de comunicação nesse novo contexto desde agora.

 

Novas estratégias para impactar o novo perfil de produtor rural

Não adianta você aumentar o investimento, você precisa direcioná-lo de forma eficiente. Considerando as mudanças no comportamento do profissional do agronegócio, consequentemente, mudanças no modo de anunciar e se conectar com ele são fundamentais. Por isso, fica a reflexão: você está usando as melhores estratégias para conversar com seu público?

Aqui na Alright, temos diversas soluções digitais entre as opções para impactar o produtor rural que está conectado – e os que ainda se conectarão. Conheça algumas possibilidades:

  • anuncie nos maiores e melhores portais regionais do Brasil com a rede premium de publishers que a Alright Network possui;
  • faça diferente e se destaque com a estratégia de BrandDay: um dia exclusivo – e intenso – de anúncios da sua marca exibidos inteiramente em uma rede de veículos selecionados, combinando formatos de alto impacto para falar diretamente com seu público;
  • conte com a hipersegmentação por geolocalização mobile em seus anúncios: conseguimos impactar quem visita sua loja, eventos da área e vários outros locais característicos do agribusiness;
  • seus anúncios online sincronizados com as campanhas offline veiculadas na televisão e rádio.

Quer entender mais sobre nossas soluções estratégicas e completas para realmente impactar o empreendedor rural? Vamos conversar!

Solicite contato pelo e-mail: comercial@alright.com.br

 

Sobre a Alright

Somos um hub de inovação que integra um time de parceiros com soluções completas, prontos para os desafios da mídia digital. Atuamos com a curadoria de plataformas de segmentação e distribuição de mídia e conteúdo em diversos formatos e canais estratégicos, de acordo com a necessidade e os objetivos de cada anunciante.